Neste blog estão publicados todos os meus livros. O meu acordo é que ao ler qualquer escrito você contribua na minha conta com R$ 10,00 por escrito. Ao contribuir você se tornou legitimamente possuidor do conteúdo como leitor. Não autorizo ninguém à manipular, nem espoliar meus escritos. LEIA, E CONTRIBUA.
CONTA: CAIXA Ag 0811 Co 7640541620 Op 1288
ESTE TRABALHO NUNCA FOI FINANCIADO.
Meu blog: simfuje.blogspot.com
Minhas fotos: simfujejorge.blogspot.com
SIMFUJE: A arte marcial livre (Volume 2)
(Simples-Fusão-Objetiva)
DEDICATÓRIA
Quando eu conheci Jesus, eu trabalhava num livro sobre arte marcial. A arte marcial livre, filosófica, e estratégica era o meu foco. Eu interrompi essa iniciativa por querer me dedicar totalmente à Deus, então eu abri mão de muitas coisas, e de tudo.
Me entreguei totalmente à Deus ajudando as pessoas sem auxilio de ninguém pra isso, porque Deus me guiou assim a fazer. Tentei trabalhar por um salário como toda pessoa comum, mas sem sucesso.
Eu perdi muitas coisas que os homens amam e apreciam, e não tive uma série de coisas por muito tempo. Cometi erros que só quem passou pelo que eu passei cometeria. Mas eu ganhei muitas coisas que só Deus poderia me dar!
Desde o dia 25 de julho de 2001 até hoje abri mão da arte marcial e me entreguei à ter Deus em primeiro lugar na minha vida e esperar dele o meu futuro todos os dias sabendo que nada do que eu aprendia com ele em cada um desses dias tristes era em vão: Que nada era o que simplesmente parecia, e que nada era, senão pela fé, tudo o que era pra acontecer.
O contrário do que diziam, o contrário do que faziam, o contrário do que eu queria, o contrario do que eu tentava fazer, muito ou pouco, seja ruim ou bom, e Jesus dormindo...Assim foi minha vida...
Mas hoje Deus realiza meu sonho!
Obrigado meu Deus. Eu te agradeço muito por isso!
12 de junho 2010
INTRODUÇÂO
Nesse manual teremos ilustrações dos movimentos que estarão nas ultimas páginas com o número das fotos num “livro de ilustrações”. Você deve identificar o número da foto enquanto faz a leitura do livro, e no final do livro, no “livro de ilustrações”, observar a respectiva figura.
SOBRE O FUNDADOR DO SIMFUJE
Eu pratiquei o Karate Shotokan por uns 3 anos. Nesse período pude concluir algumas coisas sobre objetividade e liberdade, e gerar muitos escritos por uma experiência pessoal. Depois tive contato com a filosofia e alguns conceitos técnicos do Jeet Kune Do, após isso pratiquei por 1 ano e 4 meses o Kung Fu Ving Tsun. Após isso, por cerca de 7 anos não tive quase nenhum contato duradouro com a prática arte marcial, senão algumas vezes.
Durante esses 7 anos conheci o evangelho de Jesus. Deus me deu o dom do conhecimento e foi me acrescentando sabedoria. Por meio desse dom e das experiências que tive na vida pude ter a capacidade de desvendar mistérios do Ving Tsun e do Karate.
Esse livro flui com a influência dessas artes marciais na minha vida, mas todos os conceitos técnicos e filosóficos deste livro são resultado da minha experiência individual no período em que as pratiquei, e depois com o dom de Deus.
Da minha experiência com a arte marcial, motivada pela existência do Jeet Kune Do é que hoje eu criei o SIMFUJE.
O SIMFUJE é uma porta aberta a todo praticante que respeita todos os estilos de arte marcial, mas busca o seu próprio estilo em qualquer elemento da arte marcial.
O SIMFUJE é simpatizante de toda arte marcial que busque ou valorize valores ou virtudes no caráter humano.
Eis aqui o SIMFUE: Uma oportunidade à todo que deseja praticar a arte marcial, e abrir oportunidade àqueles que desejam seguir carreira ensinando e praticando o que gostam de fazer. Uma arte marcial com valores e virtudes, e sem limites para cada praticante.
Dedico um tributo ao Ving Tsun e ao mestre Moy Yat, por sua arte marcial distinta da luta, no entanto, uma das mais procuradas para o assunto.
Dedico um tributo ao Karate Shotokan e ao mestre Furushô, que foi meu professor. Aprendi a valorizar essa arte depois que comecei a entendê-la.
Dedico um tributo ao Jeet Kune Do e ao fundador dele (Bruce Lee) por manifestar a idéia da arte marcial pertencer aquele que a pratica, unificando os elementos de cada estilo, mas diluindo os limites de cada um deles. Acredito que ele tinha o mesmo sonho que eu: De dar oportunidade à muitos de viver ensinando e praticando o que gostam de acordo com sua identidade e seus objetivos individuais assim como ele também sonhou e o fez.
Neste livro eu sigo basicamente a mentalidade do pensamento moderno para arte marcial, e o pensamento tradicional para arte marcial filosófica.
Todo o conteúdo filosófico e técnico deste livro resulta das informações que absorvi no passado, mas principalmente do meu estudo pessoal antigo e presente, das experiências individuais com o que eu mesmo desenvolvi. Tudo foi produzido e agora escrito individualmente sem auxílio de livros, mestres, ou qualquer fonte externa. É fruto dos meus treinos, meus escritos antigos, e descobertas pessoais para desenvolver esse projeto agora depois de tanto tempo. Sem a pretensão em adentrar naquilo que por experiência não me é especialidade ainda ou nunca foi. Por isso posso dizer que baseado no que absorvi de fora pra dentro e no que desenvolvi de dentro pra fora, que esse é um trabalho sem a pretensão de ser melhor, nem diferente, mas original pelo fato de ser uma experiência individual, fruto do meu próprio estudo e descobertas.
Na realidade eu não gostaria de me expressar dessa forma, porque sei até onde possuo habilidades do saber e do fazer, e já passei dessa fase de me sentir orgulhoso pelo que sou ou tenho, assim como nunca me dediquei em ficar desvalorizando o que é dos outros. Mas sempre existem pessoas que gostam de desvalorizar o trabalho dos outros, seja de quem se esforçou por conseguir ou de quem naturalmente conseguiu por aptidão. Não há como agradar gente assim e eu assim não quero, pois o pretexto fútil para se sentirem desagradados já lhes baste como castigo, creiam ou descreiam. Que as palavras mesquinhas e de incredulidade dessas pessoas sejam contra elas mesmas um testemunho que as condene e faça ser reconhecido o meu trabalho. Resumindo: O que Deus me deu sem livros, sem mestres, e sem vídeo-aulas por cerca de 10 anos é meu e ponto final.
MEUS MATERIAIS SOBRE ARTE MARCIAL
Esses são materiais onde eu tive instruções sobre arte marcial no passado (1996-2000).
1 Livro de Karate Shotokan volume 2.
4 Revistas contando estórias sobre Bruce Lee desde sua infância até a carreira.
1 Revista-mini-biografia de 6 páginas, com algumas frases de Bruce Lee sobre Jeet Kune Do, e com um vídeo sobre Wing Chun do mestre Li Hon Ki.
1 Revista biografia de Bruce Lee da “Editora Escala” (Vol. 1).
3 Documentários de Bruce Lee em vídeo
1 Um documentário falando sobre vários artistas marciais do cinema inclusive Bruce Lee.
1 Vídeo: "Bruce Lee Fighting Methods" (Em inglês 2001).
1 Livro: "O kung fu de Bruce Lee" do autor Marco Natali.
1 Livrinho do professor Sérgio Paulo Ribeiro com algumas frases.
Filmes: A fúria do dragão (Gravado da TV), Dragão chinês (Alugado e gravado), Operação dragão (Alugado e gravado), O vôo do dragão (Gravado na TV, versão com cortes).
Eu fui adquirindo esse material aos poucos pelo período do ano de 1996 até 2000. E após me converter à Jesus (Julho 2001) deixando de praticar arte marcial, no ano de 2003 eu me desfiz de todos esses materiais e não os tenho mais até hoje. Ou seja, a única informação teórica que tenho até hoje é o que estava contido neste material.
Durante muito tempo não tive acesso a nenhum material nem informações sobre o assunto pela internet, ou outra fonte, porque eu nunca tive acesso à internet até Julho de 2007, e só poderia pesquisar sobre o assunto à partir de Março de 2011 quando tive acesso liberal à internet.
Não tenho me baseado em nenhuma fonte externa até a fundação do SIMFUJE em todos os meus escritos que dissertam sobre lutas, esgrimas, e filosofia, dos quais tenho direitos autorais reservados (2010).
A GUARDA (FOTO )
1 Os pés podem estar no esquema da Base Paralela, ou no esquema da Base de Retranca.
2 Uma mão estará à frente e a outra atrás de preferência Semi-Abertas fechando somente no momento do impacto dos socos permitindo fluencia na contração do ante-braço e proporcionando facilidade para realizar defender também.
Em guarda na Base Paralela eu posso estar com o pé da frente plantado no chão com o calcanhar do pé de trás levantado com o corpo Meio De Lado. Ou eu posso estar com o pé de trás plantado no chão ficando na ponta do pé da frente com o corpo De Lado, embora não ficamos totalmente De Lado, porque os pés estão paralelos.
A posição De Lado expõe menos o plexo solar e o baixo ventre, além de facilitar o uso de chutes com a perna da frente, dando mais liberdade para quicar e se mover na ponta dos pés.
O joelho fica pra dentro naturalmente servindo de proteção para a virilha.
A posição Meio De Lado te induz a estar mais estático, um pouco mais frontal e expondo um pouco a virilha.
Em guarda na Base Alinhada eu devo estar com o pé de trás plantado e o pé da frente pode ficar na ponta do pé. O corpo vai ficar De Lado.
Se você estiver com o peso do corpo dividido entre as duas pernas estará vulnerável ao desequilibrio de uma rasteira e à ação do adversário em investidas diagonais contra você.
Com os pés alinhados você diminue a possibilidade do advdersário aplicar uma boa rasteira em você sem que ele tenha que encaixar-se e virar o corpo totalmente para fazer uma varredura completa do seu pé, uma vez que você está de lado e alinhado, deixando-o vulnerável após ele a rasteira ou se você repor o pé. Quando a posição é curta pode-se repor a perna facilmente. O pé da frente fica "flutuante" pronto pra ser levantado se preciso.
Com a Base Alinhada eu posso chutar com a perna da frente e manter o quadril de lado para chutar outras vezes através dessa posição com mais conforto.
No combate eu posso agir estaticamente, ou quicar na base na ponta dos pés. Nos treinos eu só devo quicar em determinados tipos exercícios.
A Base Alinhada é mais natural quando estamos distantes do alvo ou tendência é intencionarmos chutes com a perna da frente. Ao passo que quando estamos mais próximos do alvo ou intencionamos dar socos com a mão de trás (ou chutes com a perna de trás) é mais natural enfatizarmos a Base Paralela.
O importante é no início treinar todas as situações, termos conhecimento das melhores alternativas, e através de nossas expereriências individuais adotarmos nosso repertório de estratégias.
EFEITO COMPASSO OU EFEITO BÚSSOLA (FOTO )
Quando você está na Base de Retranca o seu corpo fica alinhado lateralmente direcionado para o centro do adversário. Quando você está da Base Paralela o seu corpo estará direcionado para o adversário, mas os pés estarão separados.
Fique atento para angulação do corpo antes, durante, e depois da aplicação de socos e chutes.
Você deve estar intencionado de frente para o alvo como o movimento de um compasso ou uma bússola. Você deve observar isso em todos os exercícios.
USANDO A BASE DE RETRANCA COMO GUARDA (FOTO )
Essa posição diminue o equilibrio dos lados pelo fato dos pés estarem alinhados. Sendo assim é preciso estar atento para desviar o pé da frente de eventuais rasteiras e uma atenção maior com relação aos pés em termos de equilibrio e deslocamento por haver limites no movimento para os lados.
Você pode manter a base um pouco mais alongada se quiser.
Essa posição enfatiza mais o uso dos membros da frente para atacar, enquanto o peso está mais no pé de trás.
Você pode golpear com a mão de trás e encaixar o quadril com o corpo de frente com as pernas alinhadas. O pé da frente deve direcionar-se 45° para o lado oposto ao punho que golpeia, e o calcanhar do pé de trás deve se soltar do solo, mantendo o equilibrio no centro do corpo, sem se desequilibrar pra frente nem pros lados com os pés alinhados. As perna ficam próximas e os joelhos quase se encaixam, tomando cuidado para não embaraçar as pernas nem se desequilibrar.
Para chutar avançando com semi-passo com as pernas alinhadas preciso tomar cuidado pra não chocar os pés na troca de passo.
Você pode chutar com a perna de trás, embora essa posição seja menos sugestiva para isso.
Podemos socar com o punho de trás em situações retrancadas com o corpo de frente com os pés alinhados e com o peso na perna de trás. O pé de trás fica fechado 45° para frente. O pé da frente pode estar aberto apontando 135° para o lado do pé da frente com a sola do pé no chão, ou na ponta do pé.
OS MEMBROS DESTROS POR NATUREZA (FOTO )
O primeiro passo é entender que somos destros ou canhotos.
Não adianta nos enganarmos com a idéia de que podemos fazer tudo igual dos dois lados, pois isso não é possível, o nosso corpo possui diferenças e proporções descumunais mínimas em cada membro. Também não adianta querer desenvolver as mesmas habilidades ou técnicas para os dois lados. Sempre existe uma destreza maior em um dos lados. Tudo isso culmina em mudanças de comportamento para cada lado do corpo e em diferenças para cada pessoa.
Sendo assim cada lado do corpo faz um movimento diferenciado, naturalmente e tecnicamente, e cada movimento é um movimento em um milhão, com uma técnica definida, mas numa nova circunstancia sempre.
O primeiro passo para começarmos a treinar é definir qual seu braço mais destro e qual sua perna mais destra.
AS DUAS GUARDAS (FOTO )
Quando você se posiciona em guarda terá a situação de pôr seus membros mais destros à frente ou atrás.
Você terá essas situações:
1 Os membros mais destros estarão à frente
2 Os membros mais destros estarão atrás.
A OPÇÃO DE SER AMBI-DESTRO, OU AMBI-CANHOTO (FOTO )
Não podemos querer que os dois membros, braços ou pernas, tenham a mesma destreza ou sejam iguais, seria desperdício de tempo treinar os dois lados com a mesma estratégia, tentar desenvolver a mesma habilidade, ou querer que os movimentos sejam iguais, mas poderiamos optar por sermos ambi-destros, ou ambi-canhotos, escolhendo um membro (braço ou perna) destro por natureza de um lado, e um membro (braço ou perna) não destro por natureza como membro para ser “forte” mediante treino. Ficariamos então com os membros “fortes” (braço e perna) com os lados invertidos.
É importante entender que o ideal e o correto é você optar pelos seus membros mais destros naturais como membros principais, isto é, seguindo o fato de você ser canhoto ou destro usar esses membros de um único lado como membros mais fortes.
A tola opção de ser ambi-destro por exemplo foi a minha à tempos atrás, e pode ser a sua. Digo assim porque mesmo que você alcance uma boa desenvoltura do lado menos destro, e isso é possível, e ainda que você raciocine desnecessáriamente isso como uma estratégia para confundir o adversário, você estará forçando uma coisa que com menos trabalho e esforço alcançará do outro lado naturalmente com mais eficiência e podendo adptar tudo isso numa estratégia funcional também.
É possível que para você algum movimento ou técnica flua melhor do lado menos destro. É preciso que você se aprimore sempre naquilo que é natural em cada lado do corpo, compreendendo que você pode usar estratégias, técnicas, ou movimentos diferenciados para cada lado.
Se você opta pela estratégia ambi-destra, ou ambi-conhota, deve ficar atento para se utilizar disso sabiamente como estratégia de luta.
É preciso que você compreenda que sempre terá um membro maior que o outro, um lado do corpo mais destro que o outro, e que deve se utilizar de cada lado do corpo de maneira diferente para que você não se estresse por tentar alcançar o que nunca vai conseguir.
Seguir qualquer regra ou esforço que não produz o resultado efeitivo ou mais direto seria contradizer a idéa do aperfeiçoamento, da evolução e do auto-conhecimento que faz de cada aluno um mestre de si mesmo.
Isso é um dos motivos que faz o estudo da arte marcial ser fascinante: O auto-conhecimento relativo a cada situação e a liberdade para produzir o resultado esperado, e para isso podemos adotar diferentes estratégias de acordo com cada situação e com cada pessoa.
AS DUAS ESTRATÉGIAS DE GUARDA
Temos duas guardas de ação para lutar, vamos nomear elas como: A guarda Serpente e A guarda do Tigre.
A GUARDA DA SERPENTE
O seu corpo fica Meio de Lado ou De Lado, uma mão na frente outra atrás com os pés separados na largura dos ombros, ou alinhados na Base de Retranca, com as pernas flexionadas, mais apoiado na perna de trás ou da frente, quicando ou imóvel.
A guarda da Serpente tem a idéia de valorizar os membros que estão à frente na guarda, sendo assim para se utilizar da estratégia da serpente você precisa os membros mais fortes à frente, braço ou perna (FOTO 232), pois esses serão mais usados.
Observe que o conceito da linha central permanece, mas ela divide o seu corpo ao meio pelo angulo em que seu corpo está posicionado diagonalmente em relação a linha central (FOTO 233).
O elemento de variação entre a Base Estável e a Base da Retranca é imprecindível no combate, porque quando usamos chutes com a perna da frente varias vezes o corpo adota como apoio a perna de trás, que é a caracterista exata da Base da Retranca, sendo assim essa possibilidade e essa mudança deve ser treinada num aspecto instável (FOTO 234).
As mãos
A estratégia para as mãos é que a mão da frente é a mão principal de socos e a de trás funciona como "jab" para enfatizá-la (FOTO 235).
A mão de trás também funciona como uma mão defensiva que atua com timing enfantizando a mão da frente em contra golpes (FOTO 236).
A mão da frente possui uma defesa firme e estável e a mão de trás auxilia na reposição para usá-la outra vez como ataque (FOTO 237).
Note que durante os socos seu corpo vai adotar duas postuas de torax e quadril principais para essa posição que é MEIO DE LADO e DE LADO (FOTO 238). Embora você pode socar com o braço de trás encaixando o quadril, ou ficando com o quadril de frente.
Note que os pés nunca devem ajuntar-se na mesma linha, para isso se acostume a adotar essas duas posições: DE LADO e MEIO DE LADO, movendo o calcanhar do pé de trás levantando-o ligeiramente e movendo o quadril sem perder a posição (FOTO 239).
Nessa posição podemos aplicar bons avanços com JABs como se faz na esgrima, mas observando para não se posicionar com os pés alinhados e para isso deixando o calcanhar pé de trás livre para manter as perna paralelas.
Note também que pelo fato dessa posição induzir você a usar a perna da frente parado e a mão da frente, pode acontecer de você necessitar se apoiar mais no pé de trás com a sola no chão plantada, e ficando com o pé da frente na ponta do pé, mas sempre com os pés paralelos (FOTO 240). Você deve treinar essa troca por opção.
Os chutes
Chutamos basicamente com a perna da frente (FOTO 241). Podemos desferir vários chutes com a mesma perna, mas evitando manter o joelho erguido para chutar de novo o que não é eficiente, a perna precisa relachar e baixar para chutar de novo rapidamente (FOTO 242). Nesse momento opera a idéia de estarmos numa BASE DE RETRANCA, mas na verdade ao nos reapoiarmos devemos retornar a posição inicial.
Podemos aplicar avanços trocando passos para chutar com a perna da frente (FOTO 243).
Podemos também aplicar sequencias com ambas as pernas, mas sabendo que a perna da frente no caso é a mais forte e nessa estratégia deve permanecer sempre à frente (FOTO 244)
No caso de você ser ambi-destro, a guarda da serpente só vai funcionar estratégicamente com o membro que está à frente. Ou seja, o seu membro mais forte que está à frente vai atuar, mas o outro (braço ou perna) mais fraco que estiver à frente vai ficar inativo nessa situação (FOTO 245).
A GUARDA DO TIGRE
A guarda do Tigre seria o fato de utilizarmos a estratégia para lutar colocando os membros mais fortes atrás. (FOTO 246).
O seu corpo fica Meio de Lado ou De Lado, uma mão na frente outra atrás com os pés separados na largura dos ombros, evitando se posicionar na Base de Retranca pelo fato de explorarmos mais os membros de trás, embora podemos trabalhar a Guarda do Tigre na Base de Retranca em outros exercícios. As pernas ficam flexionadas, mais apoiado na perna de trás ou da frente, quicando ou imóvel (FOTO 247).
As mãos
A mão da frente funciona como JAB semelhante ao boxe para enfatizar a mão de trás que é mais forte nos DIRETOS (FOTO 248).
O quadril se encaixa nos socos com os socos da mão de trás, ficando o corpo de frente (ou pouco mais que isso) e movendo o calcanhar livremente para atacar mantendo o equilibrio com liberdade no centro do corpo sem se jogar à frente (FOTO 249).
A mão fraca à frente seria como uma mão defensiva, funcionado como um escudo apanhando ataques ou jabiando para atacar em cheio com a mão de trás (FOTO 250).
Os chutes
Quando você quer usar a perna de trás pra chutar, você tem duas opções:
Chutar e avançar, e isso fará com que você mude a posição da guarda após ter chutado invertendo a estratégia do Tigre para a estratégia da Serpente (FOTO 251).
E chutar e retonar a perna atrás a posição que você estava mantendo a guarda (FOTO 252).
Quando você chuta e recua está mantendo a guarda do Tigre por querer usar a perna mais forte vindo com ela de trás, ou agindo de acordo com a situação repondo a perna. Quando você chuta e avança, essa situação vai se desfazer, porque a perna forte agora estará à frente e para chutar de novo você poderá usar a perna mais fraca que agora estará atrás numa sequencia (FOTO 253), ou usar a perna que veio de trás de novo, mas agora na posição da Serpente porque ela ficou à frente (FOTO 254).
Aqui já percebemos que existe uma dinâmica entre a posição do Tigre e a posição da Serpente, onde você vai administrar essas duas situações com o fato único que somente um dos teus membros (braço ou perna) é o mais forte, e este está à frente ou atrás e você precisa ter essa consiência nos treinos para explorar ao máximo esse potencial para tudo tornar-se instintivo no combate.
DUAS POSIÇÕES EM UM ÚNICO COSTUME
Não escolhemos entre as duas estratégias para lutar ficando com apenas uma delas, mas temos a possibilidade de dinamizarmos o uso das duas no fato de que temos membros mais fortes e mais fracos.
Se eu tenho um membro que é mais forte que o outro, obviamente, eu posso escolher usá-lo somente à frente ou atrás, como se faz no boxe onde a mão forte fica sempre atrás, ou como na esgrima, onde a mão de ataque fica sempre à frente, mas possuindo duas estratégias diferentes, porém sem mudar o fato de que o membro forte é sempre o mesmo, eu tenho a possibilidade de atuar com as duas estratégias ao mesmo tempo dependendo da situação ou à minha vontade (FOTO 260).
Quando eu estou posicionado com o membro mais forte à frente atuarei com a estratégia devida à GUARDA DA SERPENTE, mas quando esse membro mais forte estiver atrás atuarei com a estratégia da GUARDA DO TIGRE.
O interessante é que isso fluirá naturalmente, porque onde está o meu membro mais forte, ele instintivamente vai me conduizir a atuar de conformidade com uma ou com outra guarda, porque esse desempenho segue um desencadeamento de ações naturais, isto é, não é um estilo anti-natural, mas uma estratégia que eu poderia dizer que é "anatômicamente-instintiva" quando estimulada nos treinos.
A duas guardas são estratégias e não limites, você pode usar mais do que o que elas propõem como estratégia, mas aqui vimos quais são as intenções e os ponto centrais da estratégia de cada uma delas.
Quanto ao fato de querermos ser Ambi-destros ou Ambi-Canhotos, isto é, escolhendo uma perna mais forte do lado oposto ao braço mais forte, a unica coisa que vai mudar é o fato de que quando eu estiver na posição da Serpente para o braço para a perna será a posição do Tigre e vice-versa (FOTO 261).
O DOMÍNIO DE ESPAÇO EM BASE CURTA (FOTO )
O Domínio de Espaço é um conceito que define uma distancia onde eu estou em risco de ser atacado e onde eu estou com possibilidades de atacar. Essa distancia não pode ser calculada nem medida, mas é um tipo radar intuitivo onde eu tento qualificar em que distancia posso ser atacado e em que distancia posso atacar, e isso não depende só de aspectos físicos, mas também mentais e emocionais que influenciam em atitudes ofensivas ou defensívas. São duas situações unidas e opostas: a ofensíva e a defensíva.
Esse conceito é um elemento mais sugestivo do que técnico para que cada pessoa vá descobrindo intuitivamente com suas experiências, o que pode e o que não, se pode e até onde pode, em cada situação do combate.
Um exemplo disso é a famosa situação quando os dois lutadores parecem estar sendo repelidos e ao mesmo tempo mantidos diante um do outro estudando-se sem que nenhum deles tome uma atitude arriscada. Isso acontece porque ambos perceberam até onde podem falhar na sua investida ofensiva em relação a postura ofensiva do adversário, e daí ocorre o estudo, onde cada lutador tem de perceber como atacar adentrando no Dominio de Espaço do adversário sem ser atacado em seu próprio Domínio de Espaço.
No aspecto defensívo:
Uma posição curta incita o adversário a chegar mais perto de você trazendo à ele a sensação de que você está longe, mas ao mesmo tempo trás à ele a sensação de que você está atuando na retranca imaginando ser mais fácil chegar perto de você.
Uma posição longa intimida o adversário a não adentrar no seu domínio de espaço dando a impressão que você está mais ofensívo, mas ao mesmo tempo ele percebe que você não pode se alongar mais à frente, permitindo que ele possa te golpear e recuar se aproveitando disso.
No aspecto ofensívo:
Uma posição curta dá a você mais liberdade de se deslocar, e te dá a oportunidade de aplicar golpes de mãos como um bote usando o alongamento da base. Com a base curta o adversário é atraido a ter que chegar mais perto de você pra te atacar, mas você pode aumentar a sua distancia de ataque antes que isso aconteça com a base, ou então o adversário percebendo que você pode dar um bote, se manterá mais cuidadoso ao tentar se aproximar de você.
Uma posição alongada e baixa diminue sua movimentação de pés, e você não tem bote pra atacar, seu dominio de base já está revelado para o adversário, e sabendo que você não pode alongar-se nem se mover facilmente ele pode dar botes atacando você, se alongando e retornando. Uma posição longa proporciona mais equilíbrio, mas sem muita utilidade prática.
Aqui vimos somente que estar em guarda com bases curtas é melhor.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO PARA A ESTRATÉGIA DAS GUARDAS
O objetivo desses exercícios é criar hábitos para que você enfatise os membros mais fortes em cada situação de guarda e saiba administrar uma maior insidência deles nas duas situações, quando estiverem à frente ou atrás.
O que é básico deixar claro é que você não deve adotar somente uma das guardas como vimos, mas entender que o que você precisa é enfatizar o membro mais forte como centro na estratégia, esteja ele atrás ou na frente, estejam ambos do mesmo lado ou invertido braço e perna. O importante é saber como usar o membro mais fraco e o mais forte nas duas situações.
Vamos qualificar aqui como JAB o punho ou perna que está à frente e como DIRETO os membros que estão trás na guarda (braço ou perna).
Lembre que na guarda da Serpente você colocará o membro mais forte à frente, e na guarda do Tigre você colocará o membro mais forte atrás. E a tua atuação será diferente em cada situação.
Em ambos os casos a base deve estar natural e livre, da BASE ESTÁVEL para BASE INSTÁVEL.
Nesses exercício usamos menos o trabalho do quadril nos socos, o que veremos depois.
TÉCNICAS PARA A GUARDA DO TIGRE
Socos verticais ou horizontais
JAB, DIRETO SIMPLES (FOTO 269)
Fazendo assim você está habituando-se a enfatizar o soco mais forte em relação ao braço mais fraco.
Aplique os dois golpes num unico tempo. No JAB o corpo fica MEIO DE LADO, no DIRETO o corpo fica DE FRENTE.
JAB, DIRETO ENCAIXADO (FOTO 270)
O Efeito Empurrão deve ser treinado das duas maneiras. RETO e GIRO.
Tente disparar o JAB sem puxar a mão antes de socar no caso de um JAB de GIRO.
Aplique os dois golpes num unico tempo. No JAB o corpo fica DE LADO, no DIRETO o corpo fica MAIS QUE DE FRENTE.
Você deve treinar sem alongar a base, e alongando a base.
DIRETO, JAB, DIRETO SIMPLES (FOTO 271)
O soco mais forte toma a prerrogativa de ser mais incidente.
Neste caso o seu corpo fica DE FRENTE no primeiro DIRETO, fica DE FRENTE também no JAB, e fica DE FRENTE no terceiro soco DIRETO.
O Jab vai vir imediatamente seguido do Direto e não chegamos a encaixar o quadril no Jab, nem modular a posição do quadril em nenhum dos três socos. Também não devemos querer encaixar o quadril nos Diretos, mas movemos o quadril mais suavemente para situações rápidas de tempo curto de um golpe para outro, onde o ataque é seguido imediatamente por outro extraindo somente a energia dos braços. O quadril e as pernas devem oscilar naturalmente.
DIRETO, JAB, DIRETO ENCAIXADO (FOTO 272)
Neste caso o seu corpo fica MAIS QUE DE FRENTE no primeiro DIRETO, fica DE LADO no JAB, e fica MAIS QUE DE FRENTE no terceiro soco DIRETO.
Treine no Efeito de Empurrão RETO e de GIRO.
O quadril é encaixado nos três golpes.
Você deve treinar sem alongar a base e alongando a base.
DIRETO ENCAIXADO (FOTO 273)
Aplicando o soco mais forte vindo de trás você tem um importante jogo de quadril e timing. O quadril fica MAIS QUE DE FRENTE.
Você deve treinar sem alongar a base só encaixando o quadril, e alongando a base encaixando o quadril, com o Efeito de Giro, e com o Efeito Reto.
JAB AVANÇANDO (FOTO 274)
Executaremos um JAB avançando com o punho mais fraco, porque ele será util nesse caso.
Esse JAB deve ser sem encaixar o quadril com o corpo MEIO DE LADO.
Aplique o JAB com avanço encerrando em posição curta com o corpo MEIO DE LADO, sem encaixar o quadril. Esse Jab tateia o alvo.
JAB AVANÇANDO E DIRETO ENCAIXADO (FOTO 275)
Aplique o JAB com avanço encerrando em posição longa com o corpo MEIO DE LADO sem aplicar o quadril, e complete com um imediato DIRETO com QUADRIL parado após.
Esse jab serve de abertura e aproximação para mão de trás como se fosse uma finta de aproximação, ele trás a necessidade de ser completado imediatamente com o DIRETO num único tempo.
O DIRETO deve ser treinado de GIRO, e também RETO.
Note que esse avanço não pode ser muito longo e o Direto não pode ser lançado para muito longe, esse recurso aproxima você um pouco mais do alvo.
Treine devagar para pegar a forma primeiro. É possível treinar num alvo, pois aplicamos um avanço com dois golpes.
JAB AVANÇANDO E DIRETO AVANÇANDO ENCAIXADO (FOTO 276)
Após encaixar o quadril no JAB avançando encerrando em base curta com o corpo DE LADO, para a apliação do DIRETO se abrirá um espaço de tempo maior entre um soco e outro por causa do uso do quadril, para aplicar o DIRETO, após ter encolhido a perna de trás depois do Jab, você dá um outro impulso avançando no DIRETO, sendo dois avanços, um no JAB e outro no DIRETO, semelhante ao que se faz no Karate japonês, só que aqui aperfeiçoado.
Note bem o movimento das pernas:
1 Jab alonga e encolhendo no fim (FOTO 277).
2 aproveitando a encolhida da perna de trás, aplico outro avanço encerrando em posição longa (FOTO 278).
O segundo impulso de pés auxilia o encaixe do quadril com o DIRETO.
Essa situação ilustra como se os dois socos acertassem, ou também ilustra a idéia que se o primeiro soco tenha falhado e a distancia tenha se aumentado, o segundo vem depois do mesmo jeito.
Não dá pra treinar com alvo imóvel, sendo assim observe que você não deve tentar alcançar uma distancia muito grande sem eficiência.
CHUTES FRONTAIS E CIRCULARES (ALTO OU BAIXO)
Para treinar chutes é preciso atentar à algumas regras:
Nesses exercícios os chutes devem ser executados sempre girando o corpo pelo pé de apoio gerando atrito no chão, isto é, sem posicionar o pé de apoio aberto antes de chutar (FOTO 279). Nos treinos, esse elemento trás noção de equilibrio e organização na aplicação dos golpes. Também trás uma idéia de explosão, de aprendermos a golpear imediatamente de onde estamos sem ser notada nossa intenção préviamente.
Na luta sua desenvoltura é totalmente livre pra chutar.
DIRETO FRONTAL VOLTA (FOTO 280)
Saber que a perna mais forte está atrás implica em como saber bem usá-la nesta posição.
Lembre-se como é a aplicação do Chute Frontal voltando. Saiba que nessa atitude o seu corpo precisa exercer a intenção simultanea de encaixar o quadril pra frente totalmente, mas voltar caindo para trás voltando num único movimento (FOTO 281).
Você não vaiconseguir liberar energia pra frente totalmente e depois voltar para trás rapidamente, se não reagir simultaneamente intencionado com o avanço e com o recuo, sendo assim chutar e retornar a perna implica em um ato rápido, pois o quadril não pode se encaixa e desencaixar tão rápido.
Lembre que não se usa jamais Chute Circular voltando a perna num mesmo movimento, não é funcional aplicar esse chute voltando após num único movimento, ou a energia não sairá bem para o ataque ou o retorno será lento demais (FOTO 282).
DIRETO AVANÇA E COM A MESMA PERNA QUE AVANÇOU CHUTA OUTRA VEZ PARADO (FOTO 283)
Quando você chuta avançando com a perna de trás automaticamente você terá de entender que mudou a posição de guarda (da Guarda do Tigre, para a Guarda da Serpente), e após aplicar esse chute, você pode continuar chutando com a perna que agora ficou na frente (FOTO 284), ou retomar outra vez a mesma posição depois de ter avançado.
O mesmo vale para chutes circulares com a perna de trás.
Treine avançando e chutando denovo com a perna a frente:
Chute frontal.
Chute circular.
JAB, DIRETO VOLTA (FOTO 285)
Um chute com a perna da frente mais fraca também é bom acontecer, mas ele funciona na intenção de abrir espaço para um chute mais potente com a perna mais forte que está atrás.
Você deve chutar o JAB reapoiar o pé onde está o pé de trás, como que retraindo a posição após chutar, e logo chutar com DIRETO encaixando e retorando atrás (FOTO 286).
Agindo assim você está usando o recurso de sequenciar varias vezes na distancia da perna da frente e mantendo a perna de trás na mesma distancia da perna da frente. Aqui enfatizamos uma situação onde o adversário fica parado, e após ter dado esses dois chutes você pode chutar outra vez com a perna de trás (FOTO 287).
Essa situação deve ser treinada só com Chute Frontal.
JAB, DIRETO AVANÇA (FOTO 288)
Neste caso chutamos a curta distancia com a perna da frente, reapoiamos o pé no mesmo lugar onde estava, à frente, e avançamos com a perna de trás chutando, criando a situação em que o adversário escapando do primeiro chute nós o perseguimos com um segundo mais longo (FOTO 289)
Pode ser treinado com Chute Frontal.
Pode ser treinado com Chute Circular.
DIRETO, JAB, DIRETO VOLTA (FOTO 290)
Aqui eu começo com a perna mais forte vinda de trás, completo com a perna mais fraca, mas enfatizo tudo com a perna mais forte no fim.
Eu chuto com a perna de trás, reapoio o pé no meio ao lado do pé que ficou de apoio a frente (FOTO 291), aplico o segundo chute com a perna mais fraca, reapoio essa perna ao lado da que ficou de apoio quase no meio (FOTO 292), e chuto com a perna mais forte de novo recuando (FOTO 43), ou dou o ultimo chute avançando (FOTO 293).
Aqui você cria a situação de chutar com as duas pernas à uma mesma distancia.
Note que cada uma dessas situações podem ilustram o começo ou o fim de infinitas possibilidades, mas treinando essas você já ilustra muitas situações básicas.
A GUARDA DA SERPENTE
SOCOS VERTICAIS E HORIZONTAIS
DIRETO, JAB SIMPLES (FOTO 294)
O direto neste caso, por ser a mão mais fraca funciona como um jab-fraco enfatizando um JAB forte.
Como não usamos o quadril o JAB é aplicado com o corpo MEIO DE LADO, e note algo interessante, no momento em que você aplica o DIRETO com o punho mais fraco nesta situação o corpo não vai chegar a estar de frente, mas MEIO DE LADO também enfantizando o braço da frente, como se o braço de trás estivesse na retranca.
Posicione os pés paralelos sempre, mas com a liberdade de estar naponta do pé de trás ouda frente como quiser em cada situação. Nesse caso a tendência em que usamos socos, a tendência é se apoiar mais no pé da frente.
Pratique essa sequencia desferindo os dois socos num único tempo, de três maneiras:
Parado.
Alongando a base
E deselizando um pocuo à frente em avanço.
DIRETO, JAB ENCAIXADO (FOTO 295)
O direto neste caso, por ser a mão mais fraca funciona como um jab-fraco enfatizando um JAB forte, mas quando você jogar o JAB o corpo vai ficar DE FRENTE, vai haver um ligeiro encaixe no primeiro golpe, e quando vier o segundo, o JAB, o encaixe será com o corpo DE LADO.
Aplique os dois socos num único tempo.
Posicione os pés paralelos sempre.
Faça essa sequencia:
Parado.
Alongando a base.
E Deslizando um pouco a frente em avanço.
JAB, DIRETO, JAB SIMPLES (FOTO 296)
A repetição do braço mais forte, mostra que o braço mais fraco serve como repositor para o braço mais forte que é mais enfático. Lembrando que aqui nesse exercício o quadril funciona somente como estrutura e não como mola de impulso.
A atuação do corpo MEIO DE LADO nos três socos é algo natural sem enfatizar o quadril.
Podemos aplicar:
Parado.
Alongando.
Com pequeno avanço.
Lembrando que os pés devem estar paralolos e livres, você pode estar apoiado com a sola dos dois pés no chão.
JAB, DIRETO, JAB ENCAIXADO (FOTO 297)
Aqui nesse caso no primeiro JAB o quadril vai estar MEIO DE LADO, e funciona somente para abrir caminho ao DIRETO e JAB que virão depois. O segundo soco DIRETO vem encainxando o quadril DE FRENTE sutilmente, e o JAB vem encaixando o quadril no fim com o corpo DE FRENTE.
Se você jogar o quadril no primeiro soco irá quebrar a desenvoltura da sequencia, porque os três socos precisam ter um único tempo, e o primeiro Jab funciona para abrir caminho aos outros dois socos.
Podemos aplicar:
Parado.
Alongando.
Com pequeno avanço.
JAB, JAB SIMPLES (FOTO 298)
Com o punho mais forte à frente, golpear varias vezes com a mesma mão jabiando é um elemento interessante.
Aqui sem o quadril.
Faça:
Parado.
E Alongando.
JAB ENCAIXADO (FOTO 299)
Com o punho mais forte à frente você encaixa o quadril DE LADO num golpe seco e único.
Faça:
Parado.
Alongando.
E com avanço. Nesse caso o soco tema prerrogativa de atingir o alvo sem possibilidade de uma segunda ação.
JAB AVANÇANDO SIMPLES (FOTO 300)
O soco não encaixa o quadril, ficando MEIO DE LADO, tateando o alvo.
Esse elemento é outro surtilégio dessa guarda, que funciona como um atributo da esgrima.
Atente para a postura correta dos pés como vimos acima.
CHUTES FRONTAIS OU CIRCULARES
JAB PARADO (FOTO 301)
Atente para a posição correta do quadril como vimos acima nos chutes Circulares ou Frontais, observando aquelas situações acima (FOTO 302).
Da posição onde você estiver chute sem preparar antes o corpo e o pé de apoio pra chutar.
Chute Circular.
Chute Frontal.
Chute frontal baixo.
Chute Lateral baixo.
Chute Lateral.
JAB, JAB (JAB) (FOTO 303)
O segundo ou terceiro chute após outro deve sempre baixar a perna para chutar novamente, e nunca ficar com o joelho levantado chutando varias vezes, pois isso é ineficaz (FOTO 304). Você deve aprender a ser veloz chutando varias vezes com a mesma perna, mas é preciso que após golpear, ela relacha e golpeie de novo.
O primeiro Chute parte de onde e como você estiver em guarda encaixando o quadril de maneira direta, o segundo chute age à partir da posição onde o quedril ficou encaixado a perna relaxou e o pé de trás ficou na posição de retranca (FOTO 305).
Chute Circular.
Chute Frontal.
JAB AVANÇANDO (FOTO 306)
Seguindo a regra para chutes avançando, na Guarda da Serpente você se utiliza livremente desse requisito como uma das estratégia fundamentais. Você pode aplicar o elemento de avanço aqui para chutes circulares e frontais (FOTO 307).
Lembrando que um Chute Frontal é eficiente na altura do baixo ventre e na altura da canela (FOTO 308). Um Chute Circular é eficiente na altura do rosto, e nas costas do adversário do lado da mão de guarda do oponente (FOTO 309). Um chute circular baixo não deve ser usado para chutar no joelho, mas somente na coxa da perna frontal do adversário se for com o peito do pé ou canela (FOTO 310).
Chutes laterais precisam que o adversário esteja corporalmente de frente, ou vulnerável em relação ao momento que você desferir esse chute (FOTO 311).
Treine para:
Chute Lateral baixo
Chute Lateral (Treine os dois tipos)
Chute Frontal
Chute Frontal baixo
Chute Circular
JAB, DIRETO, JAB (FOTO 312)
Lembre-se que você nunca deve aplicar um chute circular com a perna de trás na intenção de recuar a perna ou com o corpo de frente, sendo assim, o chute Direto que recua será sempre um Chute Frontal (FOTO 313).
Você Chutar o JAB e vai reposicionar a perna como apoio junto da perna de trás como que recuado a perna, para manter a mesma distancia para os próximo dois chutes (FOTO 314). Em seguida vem o segundo chute com a perna de trás e a perna reapoia ao lado da outra que estava de apoio chutando com a perna que está à frente.
Após dar o ultimo chute você vai posicionar a perna da frente um pouco mais à frente (FOTO 315).
Treine nas seguintes sequencias:
Chute Frontal/ Chute Frontal/ Chute Frontal
Chute Circular/ Chute Frontal/ Chute Frontal
DIRETO, JAB (FOTO )
O chute Direto aqui serve como preparação para o JAB mais forte. (FOTO 317)
Após chutar com a perna de trás, você vai reapoiar essa perna junto com a perna da frente ganhando a mesma distancia para o próximo chute JAB (FOTO 318), e após chutar você vai reapoiá-la mais à frente (FOTO 319).
Treine com:
Chute Frontal/ Chute Frontal
Chute Frontal/ Chute Circular
Note que não propusemos todas as possibilidade, mas as mais diretas e as mais sujestivas para muitas situações.
Fique atento para o reposicionamento dos pés após cada chute!!! Sujerimos de maneira calculada, mas dependendo do chute, as vezes por algumas polegadas, você precisará reposicionar os pés juntos uma pouco mais atrás para que o próximo chute encaixe bem (FOTO 320). Fique atento à isso sempre, nas situações que der treine com um alvo visível com uma toalha no varalou um barbante tentando atingir o barbante. .
O ASPECTO ESTRATÉGICO DAS DEFESAS
Como tributo ao Kung Fu Ving Tsun podemos dizer que dele é que procede a origem da estrutura e do pensamento de nossas estratégias defensivas.
Temos dois pontos estratégicos para as defesas:
1 O primeiro ponto estratégico é que o movimento defensívo vai funcionar bem, indo para frente ao invés de ir para os lados ou pelos lados.
2 O segundo ponto estratégico é que o movimento defensívo vai funcionar bem indo pelo meio do corpo ou para o centro do corpo.
Tudo advém da própria anatomia do corpo que vai contribuir para essa efetividade com essas estratégias. Sendo assim figuramos uma linha que divide nosso corpo ao meio (FOTO 321), temos uma intenção de ir pelo meio para frente criando um triangulo através de nossos braços (FOTO 322).
Em todas as artes marciais há defesas. Defesas para cima, para baixo, e para os lados. Todas elas são teoricamente eficientes, ou seja, possuem idéias anatômicas razoáveis. Se adentrarmos na questão intuitiva ou estratégica de cada estilo ou sistema, veremos que essas defesas, mesmo que não sejam tão adequadas ou naturais para a luta prática, possuem um valor simbólico com uma eficiencia teórica, isto é, figuram situações no desenvolvimento de coordenações diversificadas que muitas vezes não poderíamos representar de maneira clara e precisa com movimentos simples.
De acordo com o pensamento estratégico desses estilos, qualquer modificação nesses movimentos poderia descaracterizar o próposito intuitivo de tais exercícios tradicionais, sendo assim, a sabedoria tradicional da arte marcial encontra muitas vezes essa contradição: O movimento que eu uso para desenvolver habilidades nos treinamentos não é naturalmente usual na prática da luta.
Não devemos então fazer questões nem colocações de desvalor a esses movimentos sem compreendê-los no aspecto teórico, mas no aspecto prático e funcional existem pontos fracos básicos na maioria das defesas tradicionais.
1 Não podemos prever onde seremos atacados. Por mais que tenhamos cada defesa para cada situação, é totalmente inviável usá-las exatamente num momento tão inesperado onde há tantas possibilidades (FOTO 323).
2 Nas defesas tradicionais, cada uma delas, segue uma trajetória e uma atitude diferente, não há um ponto comum entre elas, tornando-as então imprevisíveis de se aplicar no momento certo (FOTO 324).
3 A idéia das defesas tradicionais quase sempre é sair de um extremo e ir para outro oposto como que abrindo a guarda criando desproteção também. Exemplo: indo para cima, ou para para baixo, de um lado para outro (FOTO 325).
O nosso objetivo ao falar essas coisas não é nunca desvalorizar as artes tradicionais, até porque foi através delas que vieram as evoluções, seja nas supostas limitações que abriram caminho para evoluções, ou nos elementos evolutivos que vieram de pessoa para pessoa, em suma: houve sempre alguém que tentou descobrir algo melhor para aprimorar o que veio antes, e abriu oportunidade a outro de melhorar à partir daquilo, e isso é, mais uma vez, o que estamos fazendo.
O FLUIR FRONTAL PARA O MEIO (FOTO )
É importante entender que de maneira geral todo movimento de ataque tem a intenção de ir para o meio. Não importa se o movimento é circular ou frontal. O ponto final de todo ataque é o meio do corpo do oponente direcionado com o meio de seu próprio corpo partindo das laterais do seu corpo onde estão os teus membros. Sendo assim, nossa estratégia defensiva basea-se na simplicidade de administrarmos várias situações com uma única idea, isto é, defesas em alturas diferentes, vindas de direções diferentes, para defender movimentos diferentes, mas com uma idéia única: Ir para frente, ir para o meio e pelo meio. Ou seja, aquilo que era muitas coisas: para cima, para baixo, para os lados, etc, se torna uma coisa só: Ir para frente e para o meio. Os movimentos terão quase que a mesma trajetória, nós teremos somente de estar perceptivos e atentos à pequenos detalhes para interceptação como veremos, mas a idéia básica é uma só, o que facilitará tudo pra nós.
O TIMING E A ESTRATÉGIA
A palavra: Timing, significa: Momento Oportuno: Uma atitude feita no tempo certo, no momento adequado, do jeito certo, da maneira adequeda, em contraste com outro elemento, pessoa, ou propósito. Timing refere-se a habilidade de corresponder ou agir convenientemente a alguma situação ou propósito.
No contexto defensívo a palavra Timing inspira a idéia de agir reflexivamente. Falamos: Timing ao invés de: Reflexo, porque na defesa temos que reagir ao movimento do oponente no tempo correto, como o bote de uma cobra que através da informação percebida ela reage reflexivamente, no tempo certo e com a atitude certa. No nosso caso o sentido que vai captar a ação do adversário para reagirmos é a visão.
Uma reação com o Timing correto não envolve somente reflexo, mas percepção visual das situações, treino técnico de reações adequadas, e experiências.
As defesas que vamos estudar permitem através de uma estratégia a facilidade de converter muitas situações num único tipo de intenção e atituide.
Há um elemento inusitado em todo tipo de atitude defensíva que é a imprevisibilidade do movimento do adversário. Para corresponder ao que é imprevisível precisamos de Timing, técnicas pré-estabelecidas, e uma estratégia que converta o que é treinado em reações instintivas, isto é, uma estratégia para que a defesa aconteça de verdade.
O nosso reflexo não apenas vai perceber a ação do oponente, e não somente saberemos o que devemos fazer, mas vamos conseguir reagir corretamente, o que é ainda é difícil sem uma estratégia. Para isso teremos técnicas simples, estratégicas e exercícios para desenvolver o reflexo.
DEFESA DE PULSO (FOTO )
Para analizar essa defesa técnicamente ficamos com os pés paralelos na mesma linha da largura dos ombros com as bordas dos pés em linha para frente, com a mãos relaxadas ao lado do corpo (FOTO 328).
A mão que defende sobe com a palma da mão aberta e relachada interceptando com o pulso, seguindo pelo centro do corpo, com uma intenção frontal durante o contato com o braço do oponente, subindo (FOTO 329).
Eu devo erguer a mão e relaxar, uma vez de cada lado, sem forçar, apenas com estrutura, um movimento suave (FOTO 330).
O braço defende com a junta do pulso do lado do polegar da mão, e pode tocar o braço do oponente ligeiramente com as costa da mão na transição da defesa quando o pulso faz um giro (FOTO 331)
A defesea acontece em função da posição correta com o dedo médio apontando pelo centro do corpo com os cotovelo relaxados e alinhados com as laterais do corpo (FOTO 332), do Timing no momento certo.
DEFESA DE PALMA (FOTO )
Ficamos então com os pés alinhados na largura dos ombros, como as mão relaxadas ao lado do corpo. A mão que vai defender vai vir erguida por fora, à frente do ombro, relaxada, semi-aberta (FOTO 333), e vai se conduzir para o meio, interceptando de fora para dentro, mas não para o lado, e sim para frente, diagonalmente (FOTO 334), como se estivesse indo para o lado, e abaixando o o braço do oponente ligeiramente, mas com a intenção frontal e no meio (FOTO 335).
É um movimento suave. E toca no pulso do adversário com a palma da mão na parte onde está as linhas das mãos e o inicio dos dedos encaixando na chocha da mão (FOTO 336).
Uma mão vem após a outra como se fosse uma remada (FOTO 337). No momento que a mão chega ao centro ela começa a relaxar e a cair vindo a outra após, sem força (FOTO 338).
AS DEFESAS COM CONTRA GOLPE
Aprender a defender precisa envolver a idéia estratégica do contra ataque, sendo assim vamos estudar principalmente o uso defesas com contra golpe simultaneo, mas também com o contra golpe consecutivo.
Vamos estudar as defesas no aspecto técnico.
DEFESA DE PALMA COM CONTRA-GOLPE SIMULTANEO
Posicione-se com os pés paralelos na mesma linha, agora com os pés mais livres, e com as mãos relaxadas ao lado do corpo.
Dando um passo à frente seguindo a mesma linha paralela dos pés sem alinhá-los você vai defender com a palma de uma das mãos vindo de fora na altura do ombro indo em direção ao centro e ao mesmo tempo desferir um Soco Vertical por cima da mão que defende com a outra mão (FOTO 339). Lembra que a mão que defende descança descendo um poucoquinho para entrar a mão de ataque por cima.
A idéia é estar alinhado (FOTO 340), pôr um pé à frente defendendo (FOTO 341), e retornar a posição aplicando a defesa dos dois lados alternadamente.
Você pode defender com a mão que vai estar do mesmo lado do pé que avança (FOTO 342), ou defender com a mão que vai ficar oposta ao pé que avança (FOTO 343).
Treine defendedo com a mão do mesmo lado do pé que avança, e com a mão defendendo do lado oposto ao pé que avança. Treine as duas situações de cada lado.
Faça isso lento, e fluente como uma coreografia.
DEFESA DE PULSO COM CONTRAGOLPE SIMULTANEO
Posicione-se com os pés paralelos na mesma linha, agora com os pés mais livres, e com as mãos relaxadas ao lado do corpo.
Dando um passo à frente seguindo a mesma linha paralela dos pés, sem alinhá-los, você vai defender com pulso de uma das mãos, subindo com a palma da mão pelo centro enfatizando o pulso como ponto de contato no centro, e desferir um Soco Vertcal juntamente com mão que defende, fazendo com que a mão que defende abra caminho ao lado da mão que ataca no centro, um pouco para o lado, mas sem mover para o lado, ambas para frente e pelo centro (FOTO 344).
Você pode defender com a mão que vai estar do mesmo lado do pé que avança, ou defender com a mão que vai ficar oposta ao pé que avança (FOTO 345).
Treine defendedo com a mão do lado do pé que avança, e com a mão do lado oposto ao pé que avança. Treine as duas situações de cada lado.
Faça isso lento, e fluente como uma coreografia.
AS DUAS SITUAÇÕES DE GUARDA
Assim como você, o seu oponente também estará posicionado em guarda com um braço e perna à frente, e outro braço e perna atrás. Sendo assim principalmente nas defesas de braço é preciso estratégias para defendermos corretamente um ataque de mão tendo em vista a anatomia corpo humano diferente para cada situação.
Existem duas situações que vamos chamar de: GUARDA IGUAL e GUARDA OPOSTA.
A Guarda Igual é o fato de a sua mão frontal ser a mesma do oponente como num espelho (FOTO 346).
A guarda oposta seria o fato de a mão da frente do oponente ser invertida em relação a sua (FOTO 347).
AS SITUAÇÕES DE DEFESA
Quando somos atacados a interceptação desse ataque pode acontecer em duas situações: A POSIÇÃO IGUAL e A POSIÇÃO OPOSTA.
A Posição Igual é quando o braço que defende está do mesmo lado do braço do atacante (FOTO 348).
A Posição Oposta é quando o braço que defende vai seguir do lado invertido ou cruzado em relação ao braço do oponente (FOTO 349).
AS DUAS DEFESAS E AS DUAS PARTES DO BRAÇO
Tendo nós as defesas a DEFESA DE PULSO e a DEFESA DE PALMA, também temos o fato de que o braço do adversário tem duas partes: A PARTE EXTERIOR e a PARTE INTERIOR do antebraço e do pulso.
A Parte Interior é do lado onde está o polegar do punho (no caso do Soco Horizontal) ou o lado dos dedos da mão encolhidos com o polegar (no caso do Soco Vertical) com a parte de dentro do antebraço (FOTO 350).
A Parte Exterior é onde está as costas do punho (no caso do Soco Vertical) ou do lado do dedo mínimo (no caso do Soco Horizontal) (FOTO 351).
Uma defesa se encaixa perfeitamente em uma determinada situação de ataque, mas em outra não tanto, isso por causa do que já vimos acima. Vamos estudar esse aspecto.
Temos as duas defesas: A DEFESA DE PULSO e a DEFESA DE PALMA.
A defesa de pulso
1 A DEFESA DE PULSO funciona bem quando defende o braço do oponente numa POSIÇÃO OPOSTA pela PARTE EXTERIOR interceptando naturalmente com contra golpe simultaneo (FOTO 352).
2 Quando o punho do adversário é interceptado numa POSIÇÃO IGUAL pela PARTE INTERIOR usando a DEFESA DE PULSO essa reação não é tão eficiente da mesma maneira, ela deixa espaço para que o braço do oponente continue seguindo em direção contra nós, por causa da anatomia do corpo que não possui defesa neste caso (FOTO 353).
Quando isso acontece você tem de se habituar a perceber e sentir essa situação reagindo ou apelando para a estratégia da DEFESA DE PULSO-POSIÇÃO IGUAL-PARTE INTERIOR COM CONTRA GOLPE, que é quando você posiciona o corpo de frente no ato da defesa abrindo um pouco a mão defensíva levantando um pouco o cotovelo, subindo um pouco sem sair do centro e sem forçar para fora, mas para frente, e aplicando simultaneamente um contra golpe (FOTO 354).
Note que o corpo de frente facilita essa abertura sutil que impede o braço do oponente de chegar até você, assim como o contra golpe ocupa o centro vazio.
A defesa de Palma
1 A DEFESA DE PALMA funciona perfeitamente bem quando eu reajo interceptando um ataque que vem numa POSIÇÃO IGUAL tocando a PARTE EXTERIOR do braço do oponente (FOTO 355), com contra golpe eu posso defender simultaneamente (FOTO 356).
2 A DEFESA DE PALMA não funciona muito bem quando eu reajo interceptando o braço do oponente numa POSIÇÃO OPOSTA defendendo pela PARTE INTERIOR do braço do oponente, porque a anatomia do corpo não me permite deter o braço deste vindo nesta circunstancia contra mim (FOTO 357). Sendo assim eu devo entender que devo evitar essa situação com uma estratégia.
Eu devo desviar o braço do oponente para o lado, fazendo sair minha mão defensíva para fora do centro do meu corpo totalmente (FOTO 358), ao mesmo tempo que eu ocupo esse centro com um contra golpe simultaneo que vem por baixo (FOTO 359).
Note que ao mesmo tempo que minha mão defensiva sai do meio para desviar o ataque eu fecho o centro com o outro braço que ataca vindo por baixo. Esse mesmo braço de ataque me auxilia a impedir que o braço do oponente me alcance resvalando (FOTO 360). A mão que defende deve partir um pouco antes saindo do meio enquanto a mão de ataque vem por baixo.
Decore essas quatro defesas, pois vamos usá-las estratégicamente.
DEFENDENDO ATAQUES CIRCULARES OU ABERTOS
Uma das perguntas comuns é como defender ataques circulares. É interessante que no caso das mãos um ataque genuinamente circular quase sempre é uma má escolha, pois para golpearmos temos de abrir a guarda. Essa atitude é técnicamente mais lenta por desenvolvermos uma curva, tendo em vista que tudo que é reto é mais direto, necessitando também da abertura preparatória do braço antes de seguir ao alvo (FOTO 361).
Ainda que seja por uma questão milimétrica, entendemos que movimentos retos são mais rápidos e mais diretos. A mesma coisa acontece quando analisamos técnicamente chutes circulares, vindos de fora, que precisam ser bem rápidos caso contrário serão antes interceptados com chutes retos como vimos acima (FOTO 362).
Os chamados socos circulares precisam de uma distancia bem curta para serem efetivos (FOTO 363), sendo assim não são também uma grande ameaça numa distancia onde se pode usar bem os braços.
Exite também outras formas de aplicar ataques circulares vindo de fora com as mãos: um deles é esse golpe japonês que embora possa ser forte, é muito previsível e robotizado, que força demais o ombro por não mover o cotovelo (FOTO 364). Também podemos analizar a idéia de ser golpeado com uma bofetada com a palma da mão, ou também o que poderiamos chamar de "soco do gorila", onde o oponente ataca com o punho serrado batendo com os dedos e com a palma da mão vindo de fora para dentro num movimento longo aberto que se fecha no final (FOTO 365), sendo porém um movimento previsível que abre a guarda, não tem solidez na sua potência se não for amplo, pois mesmo que se aprenda a usar o quadril nesse golpe e o façamos mais fechado como uma defesa de peito japonesa (FOTO 366), o que seria a estratégia para usar bem esse soco, é um movimento que machuca mais a mão de quem ataca do que produz impacto.
A estratégia contra cada um desses movimentos é primeiro o Timing no reflexo, isto é, saber perceber os pontos fracos desses movimentos no momento em que eles ocorrem. Saber que o oponente tem de erguer a mão pra depois golpear, saber que por um momento ele fica vulnerável e que você tem de reagir contra ele antes do punho dele ser disparado já é um ponto estratégico.
A maneira mais arcaica porém direta de você se defender de um golpe aberto como esses que vimos em alguns casos é você reter o movimento com o anti-braço bloqueando a mão do oponente (FOTO 367). Uma vez que para mão do adversário tocar o seu rosto num golpe com o braço esticado, quando o braço dele é detido, o punho também é, mas é preciso analizar o ângulo em que você defende para que o braço dele não resvale no seu rosto vindo de outro ângulo (FOTO 368).
A maneira mais técnica e interessante de defender um movimento circular, é atacá-lo antes que ele dispare o golpe, isto é, no momento em que ele ergue ou levanta a mão para atacá-lo você o acerta (FOTO 369). Quando o soco do adversário é um soco circular a mão dele por ser circular é mais curta que a sua, o seu próprio soco com a mão esticada na direção dele, alé de acertá-lo impede que a mão dele chegue até você (FOTO 370). Quando porém o golpe é aberto e amplo pode ser que ele consiga te acertar simultaneamente, pois mesmo sendo golpeado em cheio a mão dele pode chegar até você (FOTO 371), e talvez seja preciso socar e defender ao mesmo tempo. Erga então a mão bloqueando com Soco Vertical simultaneo, treine dos odis lados (FOTO 372).
No caso dos chutes circulares vindos de fora, podemos interceptar com um chute frontal, como o que vimos com o calcanhar, atingindo porém o corpo do adversário enquanto levanta a perna antes de ele chutar (FOTO 373).
Alguns movimentos não chegam a ser circulares, mas partem de direções inusitadas para o meio, quando poderíamos falar do Soco Inverso (FOTO 374), e do Chute Semi-Circular Fechado (FOTO 375), e do soco frontal com trajetória aberta (FOTO 376). Na realidade essa é a real dúvida de muitos praticantes ao lidar com defesas: os movimentos abertos frontais, ou circulares frontais.
Esses movimentos seriam um momento intrigante na questão da defesa, pois sempre há pontos fracos, mas precisamos observar que mesmo um movimento sendo aberto, ele de alguma forma será para o meio e de alguma forma será frontal, seria talvez confuso lidar com essas situações, mas na prática há a possibilidade de nos livrarmos deles.
O Chute Semi-Circular Fechado dependendo do Timing, se não conseguirmos defendê-lo com chute há a probabilidade de você o defender com a colocação do ante-braço à frente do rosto, bloqueando a canela do adversário, porque a canela dele pode ser interceptada com seu ante-braço antes de se esticar no seu rosto (FOTO 377). É interessante inclusive você até bloquear a canela do adversário com um movimento forntal com a mesma mecânica da defesa de pulso, para frente (FOTO 378).
Quanto ao Soco Invertido você pode apanhá-lo com uma defesa de pulso, seguindo o pulso para cima, resistindo para frente sempre, com o cotovelo na direção do lado do tórax em qualquer situação (FOTO 379), ou com uma defesa de palma no caso do movimento ser mais fechado (FOTO 380).
Defender qualquer tipo de movimento não é fácil, o importante é você ensaiar as situações e saber perceber a estratégia do meio e do centro antes de tudo.
O soco que vem aberto de alguma forma ele terá de ir pro meio, mesmo vindo semi-aberto e atingindo diagonalmente o alvo. Com um Timing correto ele pode ser apanhado com uma Defesa de Palma (FOTO 381), e pode ser apanhado com uma defesa de Pulso mais ampla pra cima e mais por fora (FOTO 382), ou podemos usar esquivas que é próximo tema.
AS ESQUIVAS (FOTO )
As esquivas são atos instintivos que desviam ou confundem o adversário quando ele golpeia.
Existem duas possibilidades de esquivar de um mesmo lado da guarda:
1 Esquiva de Lado:
Na Base Paralela você se inclina para o lado da mão de trás ficando com o corpo de lado, sem baixar a cabeça, mantendo-a levantada, mas tirando o rosto do centro onde vem um soco contra você.
Você vai se apoiar na perna de trás e vai inclinar o tronco que ficará ereto diagonalmente, não tente inclinar com o abdomem nem dobrar as coisas, mas incline o corpo ereto para o lado apoiado na perna de trás com a cabeça ereta, com o pé de trás plantado no chão, ficando na ponta do pé da frente.
A situação seria como se você se virasse 90° para o lado da mão de trás totalmente com o corpo de frente para esse lado, um pouco inclinado para esse lado, bem apoiado no pé de trás da guarda, mas olhando pra frente onde está o adversário.
2 Esquiva de Frente:
Na Base Paralela você vai virar o quadril mais que de frente 45° em relação o oponente para o outro lado da mão da frente, ficando com o corpo de frente, virando o pé da frente para esse mesmo lado 45°, equilibrado na ponta do pé de trás e inclinando o corpo ereto nessa direção, mas sem baixar a cabeça.
A situação seria como se você virasse o seu corpo todo na direção 45° para o lado da mão da frente, virando o pé da frente nessa direção, 45°, se inclinasse um pouco para frente nesta direção, apoiado bem no pé da frente, mas olhando no centro onde está o seu adversário.
ANGULAÇÃO DAS ESQUIVAS (FOTO )
Para ilustrar o movimento das esquivas trace no chão uma reta do tamanho dos seus pés afastados na largura dos ombros (FOTO 389).
Medindo a mesma distancia nas extremidade dessa linha, trace para frente duas linhas do mesmo tamanho, uma de cada lado (FOTO 390).
Na primeira linha que você fez, meça a metade e marque com um ponto (FOTO 391).
Agora meça a metade das outras duas linhas dos lados e marque um ponto cada uma delas (FOTO 392).
Faça uma linha tracejada do tamanho da primeira linha, que vá do ponto central da primeira linha até o ponto central da linha da esquerda de modo que ela vá até fora da linha lateral da esquerda (FOTO 393).
Faça o mesmo do outro lado: uma linha tracejada do ponto do centro da primeira linha até o ponto da metade da linha da direita que vá até fora da mesma, na mesma medida da primeira linha (FOTO 394).
Por ultimo meça do lado de cada extremidade da primeira linha, mas uma medida da metade da primeira linha, dando prosseguimento à ela tracejadamente prolongando as extremidades (FOTO 395).
Podemos visualizar um angulos de 90° Graus, e angulos de 45°, e um angulo de 135° que são as situações que envolvem as posição.
Em uma das extremidade da primeira linha fica o pé de trás, e no fim da outra extremidade, na linha lateral, se a linha seu pé da frente (FOTO 396).
1 Para se esquivar pro lado do pé de trás (ou mão de trás) eu me inclino para esse mesmo lado 90° com o pé na mesma direção da extremidade dessa linha que vai estar tracejada, apoiando meu peso nessa perna (FOTO 397).
2 Para se esquivar para o lado do pé da frente (ou mão da frente) você se inclina e se vira 45° com pé da frente e o corpo para o lado da linha tracejada que tange a metade da linha lateral deste lado (FOTO 398).
Não importa se os seus pés sairem um pouco das linhas, o importante é você, seguir as idéias.
ESQUIVAS COM SOCOS
Podemos fazer as esquivas com socos simultaneos.
1 Ao esquivar-se para o lado da mão de trás golpeie simultaneamente com um JAB Horizontal baixo (FOTO 399).
2 Ao esquivar-se para o lado da mão da frente golpeie com um DIRETO horizontal baixo (FOTO 400). Ou com um soco Vertical do tipo Uper (FOTO 401).
Você também pode reagir golpeando depois de esquivar com um soco de EFEITO DE EMPURRÃO GIRO.
1 Ao esquivar-se para o lado da mão de trás, após esquivar golpeie com um DIRETO de Efeito de Giro ao alvo (FOTO 402). O efeito é interressante, é como se a esquiva preparase o golpe.
2 Ao esquivar para o lado da mão da frente, após esquivar golpeie com um JAB de Efeito de Giro (FOTO 403). A esquiva e a posição das mãos fluem bem para a aplicação do Jab após.
Lembrando que nesse caso você pode usar o Soco Horizontal ou o Soco Vertical, mas o Soco Vertical deve ser mais curto e partir com o cotovelo baixo vindo do lado do tórax para possa atingir o alvo de maneira eficiente e em cheio, ao passo que o Soco Horizontal precisa ser mais aberto ao lado do ombro e alcança uma distancia um pouco maior (FOTO 404).
TÉCNICAS DE DEFESA DE MÃOS
Vamos apresentar todas as possibilidades para que você possa ver e sentir nos treinos todas as alternativas e as posssibilidades que envolvem defesas, mas enfatizando o uso o braço mais forte de maneira estratégica com a GUARDA DO TIGRE e GUARDA DA SERPENTE.
TÉCNICAS DE DEFESA NA GUARDA DA SERPENTE
Situação 1:
EU: Guarda da Serpente X OPONENTE: POSIÇÃO IGUAL e desfere um JAB (FOTO 405).
DEFESA DE PALMA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
A sua reação pode ser DEFESA DA PALMA usando a mão da frente, contra-golpeando simultaneamente com Soco Vertical Direto mão de trás, e logo completando com um segundo Soco Vertical Jab (FOTO 406).
DEFESA DE PALMA COM SOCO INVERSO SIMULTANEO
Você também pode defender e ao invés de golpear simultaneamente usar a mão de trás para prender ou conter os braços do oponente num movimento de reposição (FOTO 407) e completar com um Soco Inverso com a mesma mão que antes defendeu (FOTO 408).
Ao limpar o braço do oponente para depois atacar, mantenha o polegar da mão protegido para não lesá-lo, só segure o braço do oponente para puxá-lo se a situação permitir de maneira natural (FOTO 409).
DEFESA DE PALMA ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
A sua reação também pode ser a de defender com a mão de trás mais fraca saindo do centro e simultaneamente socando com a mão da frente ficando com o corpo DE FRENTE (FOTO 410).
DEFESA DE PULSO ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
A sua reação pode ser a defesa de pulso aberta da mão da frente com contra golpe da mão de trás, erguendo um pouco a defesa com o cotovelo aberto, saindo um pouco do centro sem forçar para o lado (FOTO 411), mas para frente, e ocupando o meio com um Soco Vertical da mão de trás, e completando ainda com um outro Soco com a mão da frente que defendeu (FOTO 412).
Situação 2:
EU Guarda da Serpente X Adversário: POSIÇÃO IGUAL e desfere um DIRETO (FOTO 413).
DEFESA DE PALMA ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Eu posso usar a defesa de palma mão da frente saindo do centro e contragolpeando com a mão de trás um Soco Vertical (FOTO 414), e aina completar com mais um soco Jab (FOTO 415).
DEFESA DE PALMA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Eu posso usar a Defesa de Palma com a mão de trás contra-golpenado com a mão da frente simultaneamente num Jab (FOTO 416).
DEFESA DE PULSO, COM PALMA, E CONTRA GOLPE APÓS
Eu posso usar a defesa de pulso subindo com a mão da frente, completar com um movimento de palma com a mão de trás e atacar com a mão da frente logo após (FOTO 417).
Eu devo fazer os três movimentos em dois tempos, mas fluindo numa coisa só (FOTO 418).
DEFESA DE PULSO ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Eu posso usar a mão de trás para defender com a defesa de pulso um pouco levantada com o cotovelo erguido completando simultaneamente com um Soco Vertical da mão da frente (FOTO 419).
Situação 3:
EU: Guarda da Serpente X OPONENTE: POSIÇÃO OPOSTA e desfere um JAB (FOTO 420).
DEFESA DE PALMA ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Eu posso usar a defesa de palma saindo do centro com a mão da frente e contra-golpeando com a mão de trás um Soco Vertical com o corpo De Frente (FOTO 421), e completar com um Jab (FOTO 422).
DEFESA DE PALMA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Eu posso usar a Defesa de Palma com a mão de trás contragolpenado com a mão da frente simultaneamente num Jab (FOTO 423).
DEFESA DE PULSO, COM PALMA, E CONTRA GOLPE APÓS
Eu posso usar a defesa de pulso subindo com a mão da frente, completar com um movimento de palma de trás e atacar com a mão da frente logo após (FOTO 424).
Eu devo fazer os três movimentos em dois tempos (FOTO 425).
DEFESA DE PULSO ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Eu posso usar a mão de trás para defender com a defesa de pulso um pouco levantada com o cotovelo aberto completando simultaneamente com um Soco Vertical da mão da frente (FOTO 426).
Situação 4:
EU: Guarda da Serpente X Adversário: POSIÇÃO OPOSTA e desfere um DIRETO.
DEFESA DE PALMA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
A sua reação pode ser DEFESA DA PALMA usando a mão da frente, contra-golpeando simultaneamente com Soco Vertical Direto, e logo completando com um segundo Soco Vertical Jab (FOTO 427).
DEFESA DE PALMA COM SOCO INVERSO SIMULTANEO
Você também pode defender com a mão da frente e ao invés de golpear simultaneamente usar a mão de trás para prender ou conter os braços do oponente num movimento de reposição (FOTO 428) e completar com um Soco Inverso com a mesma mão que antes defendeu (FOTO 429).
Ao limpar o braço do oponente para depois atacar, mantenha o polegar da mão protegido para não lesá-lo, só segure o braço do oponente para puxá-lo se a situação permitir de maneira natural (FOTO 430).
DEFESA DE PALMA ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
A sua reação também pode ser a de defender com a mão de trás mais fraca saindo do centro e simultaneamente socando com a mão da frente, com o corpo de frente (FOTO 431).
DEFESA DE PULSO ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
A sua reação pode ser a defesa de pulso aberta com a mão da frente com contra golpe da mão de trás, erguendo um pouco a defesa, saindo um pouco do centro sem forçar para o lado e ocupando o meio com um Soco Vertical da mão de trás simultaneo, e completando ainda com um outro Soco com a mão que defendeu (FOTO 432).
Existem outras possibilidades, mas vamos expor diferenças em relação a Guarda do Tigre, por buscarmos mais conveniência de acordo com a estratégia que estamos treinando.
TÉCNICAS DE DEFESA NA GUARDA DO TIGRE
Situação 1:
EU: Guarda do Tigre X OPONENTE: POSIÇÃO IGUAL e desfere um JAB (FOTO 433).
DEFESA DE PALMA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
A sua reação pode ser DEFESA DA PALMA usando a mão da frente, contra-golpeando simultaneamente com Soco Vertical Direto (FOTO 434).
Você pode golpear embaixo com Soco Horizontal defendendo em cima (FOTO 435).
DEFESA DE PALMA ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
A sua reação também pode ser a de defender com a mão de trás mais forte saindo do centro com o corpo de frente e simultaneamente socando com a mão da frente (FOTO 436), e completar golpeando com a mão de trás que defendeu num Direto (FOTO 437).
DEFESA DE PULSO ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
A sua reação pode ser a defesa de pulso aberta da mão da frente com contra golpe da mão de trás simultaneo, erguendo um pouco a defesa, saindo um pouco do centro sem forçar para o lado e ocupando o meio com um Soco Vertical da mão de trás (FOTO 438).
Situação 2:
EU: Guarda do Tigre X Adversário: POSIÇÃO IGUAL e desfere um DIRETO (FOTO 439).
DEFESA DE PALMA ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Eu posso usar a defesa de palma saindo do centro com a mão da frente e contra-golpeando com a mão de trás um Soco Vertical (FOTO 440)
DEFESA DE PALMA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Eu posso usar a Defesa de Palma com a mão de trás mais forte contra-golpenado com a mão da frente simultaneamente num Jab com a mão mais fraca (FOTO 441), e completar com outro soco Direto (FOTO 442).
DEFESA DE PULSO, COM PALMA, E CONTRA GOLPE APÓS
Eu posso usar a defesa de pulso subindo com a mão da frente mais fraca, completar com um movimento de palma de trás atacando depois com a mão da frente (FOTO 443), e ainda completar com um ultimo soco Direto (FOTO 444).
Eu devo fazer os três primeiros movimentos de defesa, palma e ataque em dois tempos (FOTO 445), e aí vem o segundo soco.
DEFESA DE PULSO COM DESOBSTRUÇÃO E CONTRA GOLPE
Eu posso defender normalmente a defesa de pulso com a mão mais fraca à frente, e logo após eu desobstruo o braço do oponente com a mão que defendeu um pouco para baixo completando com um Soco Direto simultaneo (FOTO 446).
O movimento tem dois tempos, a defesa, e a desobstrução com o ataque da mão de trás.
Note que você não deve puxar para baixo o braço do oponente, mas baixar no meio o suficiente, com um movimento frontal, e protegendo o polegar da mão que desobstrui para não lesar (FOTO 447).
Você só deve segurar de fato o braço do oponente com o polegar em casos naturais e seguros, nestes treinos não faça isso.
DEFESA DE PULSO COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Você pode aplicar também a defesa de pulso indo para o centro com a mão da frente junto com a mão de trás atacando, ou seja, a mão da frente que defende sairá um pouco do meio do corpo para dar lugar as duas mão no centro, sem forçar a mão da defesa para o lado, mas para frente, abrindo espaço para o contra golpe simultaneo (FOTO 448).
DEFESA DE PULSO ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Eu posso usar a mão de trás para defender com a defesa de pulso um pouco levantada e com o cotovelo aberto aplicando simultaneamente um Soco Vertical da mão da frente (FOTO 449), e ainda completar com um segundo soco da mão mais forte de trás (FOTO 450).
Situação 3:
EU: Guarda do Tigre X OPONENTE: POSIÇÃO OPOSTA e desfere um JAB (FOTO 451).
DEFESA DE PALMA ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Eu posso usar a defesa de palma saindo do centro com a mão da frente e contra-golpeando com a mão de trás um Soco Vertical simultaneamente (FOTO 452)
DEFESA DE PALMA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Eu posso usar a Defesa de Palma com a mão de trás contra-golpenado com a mão da frente simultaneamente num Jab, e completando com a mão de trás um Direto (FOTO 453).
DEFESA DE PULSO, COM PALMA, E CONTRA GOLPE APÓS
Eu posso usar a defesa de pulso subindo com a mão da frente, completar com um movimento de palma de trás e atacar com a mão da frente logo após (FOTO 454), e ainda dar um segundo soco com a mão que antes defendeu (FOTO 455).
Eu devo fazer os três primeiros movimentos de defesa, palma, e soco, em dois tempos (FOTO 456), para finalizar com o segundo soco.
DEFESA DE PULSO COM DESOBSTRUÇÃO E CONTRA GOLPE
Eu defendo normalmente a defesa de pulso com a mão mais fraca à frente, e desobstruo um pouco para baixo e para frente o braço do oponente completando com um soco (FOTO 457).
O movimento tem dois tempos, a defesa, e a desobstrução com o ataque da mão de trás juntos.
Note que você não deve puxar para baixo o braço do oponente, mas baixar no meio o suficiente, com um movimento frontal, e protegendo o polegar da mão que desobstrui para não lesar (FOTO 458).
DEFESA DE PULSO COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Você pode aplicar também a defesa de pulso indo para o centro com a mão da frente junto com a mão de trás atacando, ou seja, a mão da frente que defende sairá um pouco do meio do corpo para dar lugar as duas mão no centro, mas sem forçar a mão da defesa para o lado, mas para frente abrindo espaço para o contra golpe simultaneo com a mão de trás (FOTO 459).
DEFESA DE PULSO ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
Eu posso usar a mão de trás para defender com a defesa de pulso um pouco levantada e aberta usando simultaneamente com um Soco Vertical da mão da frente mais fraca (FOTO 460), e completar com outro soco com a mão de trás (FOTO 461).
Situação 4:
EU: Guarda do Tigre X Adversário: POSIÇÃO OPOSTA e desfere um DIRETO.
DEFESA DE PALMA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
A sua reação pode ser DEFESA DA PALMA usando a mão da frente, contra-golpeando simultaneamente com Soco Vertical Direto (FOTO 462).
DEFESA DE PALMA ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
A sua reação também pode ser a de defender com a mão de trás mais fraca saindo do centro e simultaneamente socando com a mão da frente (FOTO 463), e podendo completar com um Direto com a mão que antes defendeu (FOTO 464).
DEFESA DE PULSO ABERTA COM CONTRA GOLPE SIMULTANEO
A sua reação pode ser a defesa de pulso aberta com a mão da frente e contra golpe simultaneo da mão de trás, erguendo um pouco a defesa, saindo um pouco do centro sem forçar para o lado, mas indo para frente e ocupando o meio com um Soco Vertical da mão de trás (FOTO 465).
Você deve ter notado que as mesmas situações se repetiram várias vezes em aspectos minimamente diferentes em relação a postura do adversário, e que deixamos de usar certas técnicas e outras usamos em certas situações. Fizemos para enfatizar todas as situações diante do oponente e as reações mais convenientes com as estratégias de guarda. Se você praticar todas essas situações, uma por uma e decorá-las o resto pode ficar por tua conta, mas assim você já estará absorvendo os elementos que precisa para sentir e visulizar situações estratégicas fundamentais.
Você pode reagir como quizer usando essas técnicas nos seus treinos pessoais e no combate, nós evitamos atitudes onde você é obrigado a usar a mão mais fraca de maneira mais enfática, e evitamos que você defenda com a mão de trás em situações em que você teria de girar o quadril pra defender, por ser mais lento.
Todos esses exercícios devem ser um vocabulario básico a ser decorado, você deve praticar isso regularmente, fazendo-os lentamente para pegar forma e habilidade antes de querer aplicá-los rápido para que se tornem em ações instintivas.
DEFESAS PARA CHUTES
DEFESA VARREDURA FRONTAL PARA CHUTES (FOTO )
Existe uma defesa de braço que pode auxiliar a defender chutes frontais na altura do abdomen e baixo ventre.
Erga a mão fechada na altura do ombro e baixe defendendo, varrendo.
Ou então, erga a mão fechada acima da altura do rosto e defenda abaixando, varrendo.
Você deve usar a mão da frente da guarda para defender.
BLOQUEIO DE CHUTE CIRCULAR ALTO OU MÉDIO (FOTO )
Para bloquear chutes circulares altos ou baixos você pode manter as duas mãos fechadas, erguendo o ante braço ao lado do corpo impedindo que o chute chegue até você numa postura estável servindo de barreira.
Você pode fazer isso na altura alta protegendo o rosto, do lado ABERTO ou do lado FECHADO da guarda.
E você pode fazer isso na altura média protegendo abdomen ou as costas, dos dois lados da guarda.
DEFESA DE CHUTE COM CHUTE (FOTO )
Para defender chutes com chute é preciso um preparo que envolve: Perceber a distancia correta, e um reflexo Timing para detectar e reagir antes e durante o momento em que o adversário levanta a perna.
Primeiro exercite a técnica do chute usado para defender.
O chute que usamos para defender chutes funciona da seguinte forma:
O corpo deve estar totalmente de frente no momento em que o chute é disparado para defender. É interessante saber que na prática, como já dissemos, o encaixe do quadril em um chute frontal sempre vai enfatizar o corpo um pouco mais de lado no momento do chute, mas aqui em teoria o corpo atua de frente.
O pé vai atingir o chute do adversário com o calcanhar, para isso o pé deve estar aberto, isto é, posicionado com os dedos apontando para fora.
O calcanhar e o a sola do pé seja o ponto de contato desse chute. É muito importante que você não contraia o tornozelo ou os dedos para enfatisar o calcanhar, porque isso trás desconforto e rigidez ao movimento, mas a parte dos dedos deve estar um pouco mais baixa que o calcanhar inclinado para baixo com o pé relachado posicionado corretamente.
A mecânica do movimento é a seguinte:
O joelho se levanta, o calcanhar intenta acertar a perna do oponente que vem contra você.
Então a perna estica-se para frente, mas sem a intenção de ir reto, mas descendo como se estivesse pedalando para frente.
É muito importante observar que na subida naturalmente contraimos o tornozelo enfantizando o calcanhar do pé, mas sem vergar os dedos pra cima apontando o calcanhar, como vimos, mas na descida, quando aconteceria o impacto, o pé relaxa inclinando-se o tornozelo com naturalidade para baixo.
É preciso que você entenda todos esses detalhes que vão fazer a coisa fluir bem.
Então o exercicio para esse movimento é você mover a subida e a descida do movimento como se estivesse pedalando, subindo joelho, descendo o pé, subindo calcanhar enfatizando, descendo calcanhar relaxando, como num ciclo.
Na pratica a coisa pode ser diferente em alguma circunstancia, porque o quadril precisa estar no mínimo de frente em relação a perna que vai chutar mas a mecânica da coisa deve ser treinada assim.
A idéia técnica é que esse chute vai ser desferido no meio do seu corpo, e vai interceptar o a perna do adversário atingindo o joelho ou a canela dele antes ou durante o momente dele levantar a perna para desferir um chute.
O aspecto mais interessante é quando o adversário tenta aplicar um chute circular, invertido, lateral ou giratório. Tendo em vista que ele terá de dirigir o movimento para o meio também, no momento que ele levanta a perna, ele será atingido na coxa, no próprio corpo enquando levanta a perna, na canela, ou até nas costas (num chute giratório), somente com o fato de você golpea-lo ao mesmo tempo com reflexo treinado e um preparo, não importando o que ele faça, você adianta-se golpeando no meio.
O JOGO DA LUTA LENTA
A Luta lenta é um exercício onde os dois praticantes vão enfrentar-se depois de terem desenvolvido suas técnicas sem a intenção de ferirem-se e sem perder o contato da distancia real.
Na luta lenta não é preciso equipamentos de proteção dependendo de quem quiser usá-los. O objetivo não é golpear nem ferir, mas tocar com fluência o corpo do oponente com um ataque vivo em qualquer parte do corpo, pincipalmente nos pontos sensíveis ou eficiêntes, semelhante ao que eu faria na realidade, desenvolvendo assim um jogo mental.
A velocidade precisa ser igual para ambos os lutadores, pois na luta lenta a habilidade física não é o que vai designar sucesso, mas somente a habilidade mental da reação e da iniciativa correta.
É importante que eu não perca os principios do equilibrio, da potência, da velocidade, do reflexo, e da distancia, que eu desenvolvi nos treinos e me deixe conduzir por uma liberdade que dilua as habilidade reais agindo sem realismo. Ou seja, evitando vícios, costumes, manias ou mecanismos ritmicos tolos, pois na luta não existem ritmos, mas a fluencia associada com ações inexperadas.
O combate lento, ou até mesmo os treinos lentos são prazerosos nos momentos em que eu quero desenvolver a mente mais que o corpo. Se eu preservar minhas habilidades corretamente de maneira lenta eu poderei também fazer tudo com velocidade e potência máximas sem me regredir.
Eu nunca devo considerar-me limitado por não fazer ou não querer certa coisa na arte marcial em SIMFUJE, e esse é o objetivo do SIMFUJE: permitir que cada praticante desenvolva a sua própria terapia e abrace os elementos que mais admira na arte marcial. O importante é que isso siga um mínimo de identificação com a luta, para que não haja separação entre eu e os demais praticantes.
Quando eu uso movimentos que possuem poder para destruir, em SIMFUJE, eu posso lutar com um oponente que não tem poder para destruir e serei igual à ele. Por ter a mesma força e a mesma velocidade que ele, estarei num desafio de igual pra igual, onde o que vai prevalecer é a habilidade mental para me adaptar, reagir e criar iniciativas.
Eu posso atacar com a ponta dos dedos e lutar de igual pra igual com um boxeador, pois ele será tão fraco como eu e eu serei tão forte como ele. Eu posso lutar com uma criança ou com uma mulher, eu posso com todas as minhas habilidades diminuir e com minhas poucas habilidades crescer.
A luta lenta é o desafio mental para todo praticante de arte marcial usar sua mente, sua liberdade, seus próprios movimentos, sua essência, ser igual a quem é diferente e tentar transcender seu oponente sem se esquecer que ele é seu maior companheiro na caminhada esportiva de auto-conhecimento.
A luta lenta é o jogo da mente, e o exercício emocional nesta luta é que: seja eu o mais habilidoso, ou não, eu terei de vencer meus orgulhos e ser apenas mais um no jogo da mente, seja quem eu for na prática.
O EXERCÍCIO DA LIBERDADE NO COMBATE
Na prática do combate você vai perceber que não deve se conduzir com regras, mas deixar fluir a habilidade que ficou em você e ter o seu próprio eu expressando-se, pois cada pessoa é um indivíduo que dança o seu próprio estilo, e a habilidade da luta é algo que só vai acontecer de fato instintivamente.
As vezes é preciso mover-se de um jeito que você não treinou e enquadrar-se em situações inexperadas, variadas, ou corriqueiras, mas que vão requerer de você macetes que você vai ter que descobrir de improviso em cada momento ou com à experiência agindo naturalmente para as próximas vezes.
Na luta não se preocupe, por exemplo: se o calcanhar vai levantar, ou se pra aplicar o soco você terá que se inclinar mais para o lado, se para golpear é preciso fintar antes, se o pé ficou apontando pra fora naquele momento, ou coisas assim. Tudo isso é um elemento novo, que você tem de saber apreciar do mesmo jeito que fazer nos exercícios os movimentos que são baseados em regras.
O prazer de lutar, na pratica da arte marcial tem de ser o prazer de dançar e de expressar um passo novo numa situação totalmente nova no jogo do improviso da luta.
Nos exercícios livres com parceiros você deve mover-se naturalmente não importando como você administra a posição dos braços e das pernas, pois nesse caso vai valer a naturalidade através do que você desenvolveu nos treinos técnicos, individuais, e treinos estabelecidos com parceiros.
Um artista marcial quando pratica o combate expressa o seu eu, que transcende as regras dos exercícios, e isso é mais um elemento interessante que compõe a arte marcial.
O EXERCÍCIO DA EFICIÊNCIA EM COMBATE
O treino do combate real jamais pode ser sem os equipamentos de proteção, dos mais seguros e completos possíveis, para que não haja nenhum tipo de lesão. Também no combate real não será permitido nenhum tipo de contato perigoso onde o companheiro possa fraturar ou lesar um membro ou sentido, toda vez que quisermos aplicar essas técnicas elas serão treinadas isoladamente, e aplicadas na luta somente com muito cuidado mediante a macetes que veremos em outro livro, onde podemos tocar o adversário demonstrando intenções perigosas sem de fato exercer o golpe perigoso na prática para jamais pôr em perigo o companheiro.
Com equipamentos seguros é possivel que apliquemos impacto e velocidade ao maximo sem machucar o adversário. O elemento da dor pode ser regulado de acordo com cada praticante devido o seu interesse de lidar com ela ou correr o risco de sentí-la, mas sempre mantendo a segurança de qualquer tipo de sangramento ou fratura, pois é muito importante entender duas coisas sobre a questão da dor:
1 Por mais que eu resista a dor bravamente, eu sou um ser humano e não tenho estrutura nem fui feito para sentir dor nem para me ferir. Sendo assim não existe esse negócio de eu me treinar para resistir a dor de golpes.
2 Eu tenho que entender que um único golpe pode ser a diferença entre a vitória e a derrota, então eu jamais devo ter a mentalidade de aprender a resistir a golpes, mas evitar cada um deles e tentar sair invicto sempre.
Em SIMFUJE eu preciso saber que uma luta pode prosseguir no caso de eu absorver bem o trauma de um golpe ou de muitos, mas eu devo me treinar para que isso não aconteça nenhuma vez e eu tente sair sempre invicto, sendo assim teremos dois tipos de combate:
1 O combate contínuo: onde a luta prossegue independente de quantos golpes eu receba ou aplique. Essa situação desenvolve minha reação diante da resistência do oponente aos meus golpes atacando-o com muitos golpes, mas sempre tentando ser fulmitante e sair imune.
2 O combate por pontuação: onde serão marcados pontos frágeis e reações desisívas como pontuação para a luta prosseguir ou parar imediantamente depois. Essa situação desenvolve minha capacidade de tentar sair imune do combate buscando derrotar o adversário de maneira fulminante, mas sabendo que o adversário poderia resistir.
É importante entender que a minha atuação nas duas situações deve ser igual, eu não devo imaginar que posso resistir a golpes do oponente numa luta continua, nem que meu adversário não possa prosseguir resistindo bem aos mesu ataques numa luta por pontuação.
Cada praticante em SIMFUJE entende que é frágil e que só vence de maneira razoável através das perícias, buscando ser fulminante e imune sempre. Não tiramos a realidade tiramos somente as lesões.
Na impossibilidade de termos aparelhos totalmente seguros no exercício do combate podemos adotar somente a velocidade como elemento de realismo, deixando as mãos fracas e os pés leves para somente vivenciarmos experiências de luta que terão somente efeitos técnicos como no caso da luta lenta, preservando a agressividade e as perícias sobre distancia, defesas e deslocamento.
Também podemos nos limitar a atingir somente os pontos que puderem ser protegidos, mas mesmo em áreas do corpo que resistem bem à golpes sem proteção, como por exemplo o peito, não devemos praticar a luta com lesões, mas sempre estar bem protegidos preservando-nos da tolice de se ferir o que não prova nada sobre habilidade, e nem devemos expor nosso companheiro a se ferir em aspecto nenhum.
Nos treinos baseie-se sempre em regras para adquirir atitudes técnicas eficientes, centradas e equilibradas, e nunca atitudes informes, nervosas, forçadas ou desajeitada.
Um artista marcial maduro sabe que toda a sua liberdade procede de limites que visam a efetividade.
Um artista marcial experiente desenvolve no combate aquilo que ele sabe que é efetivo mediante estudo, busca agir com o seu maximo de habilidade e não ser tocado facilmente com o máximo de prudência, transcendendo as regras em movimentos livres de maneira consciênte, porque já desenvolveu intimidade com todo o seu corpo e com várias situações.
O estudo sobre o combate envolve elementos físicos como por exemplo o alcance de cada um dos meus movimentos, a altura do oponente, o que o adversário pode fazer contra mim de longas ou curtas distancias, etc. Detalhes que vão gerar estratégias planejadas préviamente, e outras estratégias vão ser percebidas e descobertos através das experiências que virão, outras estratégias serão percebidas intuitivamente, assim como as habilidades mentais e físicas como: reflexo, velocidade, potência, deslocamento, etc.
A FILOSOFIA DA ARTE MARCIAL
Em SIMFUJE o exercício do combate além de todo o preparo físico e mental, nos dará experiências emocionais para lidar com: auto-confiança, ousadia, iniciativa, medos, inseguranças, ansiedades, ego, orgulhos, individualidades, etc. A existência do perigo e do confronto humano manifesta elementos a serem vencido na filosofia do combate para o crescimento humano.
Em SIMFUJE ninguém é forçado a participar do combate, nem mesmo quando é dominado pelos medos, muito menos pelo egos. Em SIMFUJE o combate não pertence aos fortes, mas principalmente aos fracos como exercício emocional.
Em SIMFUJE entendemos que a pressão do medo ou do ego para fazermos o que queremos ou não queremos de maneira ilegítima, é na verdade uma tentação para que uma pessoa se meta em prisões da alma, em problemas, e derrotas desnecessárias por falta de compreensão do que é realmente legitimo e importante em relação aos pensamentos e emoções que podem ser nossos grandes inimigos.
Não seremos bem sucedidos nos dispondo a fazer aquilo que não estamos totalmente dispostos, e não nos desenvolveremos como seres humanos se optarmos por agir movidos por tentações ou orgulhos, como em qualquer coisa na vida.
Devemos entender que uma luta jamais deve ser um desafio de coragem, nem uma expressão de superioridade, pois cada ser humano tem seus limites e suas qualidades, e nem mesmo uma vitória nem uma derrota pode mostrar nada sobre o que uma pessoa realmente é. Uma luta só pode revelar um momento sobre alguém, assim como cada ser humano pode ser muito mais que um simples lutador.
Em SIMFUJE o praticante deve ser auxiliado lentamente por um mestre a aos poucos ir perdendo os seus medos e os seus orgulhos.
Em SIMFUJE também devemos aprender a não associarmos a luta com um ato de expressão de justiça por muitos aspectos sociais e humanos que vamos aprender por motivo de auto-preservação, somente para quem tem por profissão legal servir e proteger é que a luta tem por objetividade ser real, pois somente Deus pode fazer justiça por nós de verdade.
Nas Lutas observe elementos como:
TIMING: UM MOVIMENTO OFENSIVO OU EXPLOSIVO E INEXPERADO SEM RITMOS OU GESTOS QUE DENUNCIAM O DISPARO DA AÇÃO
APROXIMAÇÃO COM CHUTES E COM SOCOS À DISTANCIA
EQUILÍBRIO E MOVIMENTAÇÃO COM LIBERDADE DAS PERNAS
TENTAR DECIDIR SITUAÇÕES IMEDIATAMENTE COM POUCOS MOVIMENTOS
TENTAR NÃO SER TOCADO
TENTAR REAGIR COM INTELIGÊNCIA QUANDO ESTIVER SEM ANIMO PARA AGIR OFENSIVAMENTE
ENFRENTAR SITUAÇÕES DE PERIGO “AVANÇANDO”
TOMAR ATITUDES INUSITADAS QUE FOGEM A TUDO QUE SE IMAGINA E CRIAR GOLPES OU ATITUDES INUSITADAS
Finalizado em 25 de Junho 2010
ESTRATÉGIAS DE LUTA
A UNICA REGRA PRA ENTRAR NUMA LUTA OU DISPUTA
1 QUERER ATACAR: AGRESSIVIDADE
2 SABER QUE VAI SER GOLPEADO E QUE SEU ADVERSÁRIO ENTROU PARA ATACAR: CORAGEM
3 IR PRA VENCER: OBJETIVO
OU NÃO ENTRAR
A REGRA PRA ENTRAR NUMA LUTA NO DIA MAL SÓ NOS TREINOS OU EM EMERGÊNCIA
1 SABER QUE ESTÁ FRACO E NÃO TEM NADA A PROVAR: SER HUMILDE
2 SABER QUE VAI APANHAR E QUE A DERROTA JÁ É EVIDENTE: SER CORAJOSO
3 TENTAR SE SAIR BEM COM A MENTE MAIS DO QUE COM A VONTADE: APRENDER COM O MOMENTO
OU NÃO ENTRAR
O INÍCIO DO COMBATE
1 TREINAR INICIATIVA SEMPRE
2 TREINAR O CONTRA GOLPE
3 TREINAR A AÇÃO DA DEFESA DURANTE E DEPOIS DO ATAQUE
1 O ADVERSARIO RECUA: SUCESSO NA INICIATIVA
2 O ADVERSÁRIO REVIDA IMEDIATAMENTE: ATENÇÃO E PERÍCIA
3 O ADVERSARIO FALHA NA DEFESA E VOCÊ PROSSEGUE: O CONFLITO É AGILIZADO
1 VOCÊ FICA PARADO ESPERANDO O ERRO DO ADVERSÁRIO E PERDE PONTO: PROCRASTINAÇÃO
2 VOCÊ VAI IMEDIATAMENTE E O CONFLITO É LOGO INICIADO: AGILIZAÇÃO
3 VOCÊ ESTÁ TENTANDO AVANAÇAR LOGO CONSTANTEMENTE, MAS AINDA NÃO FOI POSSIVEL: PRUDÊNCIA MEDIANTE A CIRCUNSTÂNCIA
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Seminário "SIMFUJE: A arte marcial livre" à distancia.
Através deste escrito você vai ter acesso, à distancia, às principais aulas do autor Jorge Rodrigues sobre a filosofia e prática do projeto SIMFUJE: Seus conceitos fundamentais e básicos, através de links de seus videos no youtube, e links de seus livros de Arte Marcial para compra, amostras gratuitas compiladas, e anuncios dos seus projetos à serem patrocinados.
Esse escrito é um currículo principal do projeto SIMFUJE, e do autor Jorge Rodrigues e sua Arte Marcial.
Todos os ensinamentos destes videos e escritos, bem como tudo que o autor publica, apresenta, e transmite, são de sua exclusiva autoria, e se baseiam em sua própria experiência individual e no dom que Deus lhe deu (o dom do conhecimento), com teor nos seus escritos com direitos autorais. (06/03/2015)
Nome (Name): Jorge Rodrigues
"O autor que aprendeu tudo sozinho sem livros, sem mestres, e sem internet (ou video-aulas"
Profissão (Work): Autor e escritor (Author and Writter)
Escolaridade (Education): Segundo grau completo (High School graduate)
Idiomas (Languages): Português e Inglês básico (Portuguese and basic English)
Nacionalidade (Nationality): Brasil (Brazil)
SOBRE O AUTOR
"...A minha filosofia e prática de Arte Marcial vieram de dentro de mim mesmo, desde os meus 15 anos, pelos meus milhares de escritos e milhares de movimentos, mediocres e sublimes ( >>> 1996-2001, 2003-2005, 2007-2008, 2010, 2011-2012, 2012-2015 >>> )...A minha arte de descobrir e de criar: A arte de lutar (1996-2000), a arte de ser humilde (2001-2005), a arte de ser paciênte (2001-2010), a arte de ousar (2011-2015)...A minha arte de aperfeiçoar por instinto (1999-2000) e elaborar por estratégia (2010), desde os meus sentimentos até os meus pensamentos (1996-2001), desde o início da luta até o fim dela (1999-2000), desde os meus movimentos (1996-2001) até a ausência deles (2001-2009)...Desde os 'Meus Conceitos' (1999-2000) até 'SIMFUJE' (2010)..."
Jorge Rodrigues
SEJA EMPRESÁRIO OU CONTRIBUA COM O AUTOR JORGE RODRIGUES
1 - TEOR FILOSÓFICO DE TODO O PROJETO
https://www.youtube.com/watch?v=Zio4n17GDwQ&index=27&list=PL7gV5b1teQvR7_S5BDoaWD2whr8zYApK0
2 - CONTRIBUA - SAIBA COMO É O PROJETO EM 4 MINUTOS
https://www.youtube.com/watch?v=BVnhrsMRsvk&index=13&list=PL7gV5b1teQvR7_S5BDoaWD2whr8zYApK0
3 - OPORTUNIDADE REVOLUCIONÁRIA PARA FORMAR PROFESSORES
https://www.youtube.com/watch?v=3A6axQv4UGw&list=PL7gV5b1teQvR7_S5BDoaWD2whr8zYApK0&index=5
4 - É MUITO FÁCIL PATROCINAR
https://www.youtube.com/watch?v=_7ei8LUvwXI&index=1&list=PL7gV5b1teQvR7_S5BDoaWD2whr8zYApK0
5 - PROMOVA UM WORKSHOP (Seminário interativo ou discurso) SIMFUJE
https://www.youtube.com/watch?v=3UhThY11Ukc&index=35&list=PL7gV5b1teQvR7_S5BDoaWD2whr8zYApK0
APRESENTAÇÃO DO PROJETO E PEDIDO DE PATROCÍNIO CONTRIBUÇÃO
Olá,
Contribua com o Autor Jorge Rodrigues em sua conta.
Caixa Econômica Federal. Agencia: 0811. Poupança. Conta: 15091-7.
O projeto com Arte Marcial inclui primeiramente o Ensino presencial, e em seguida Livros, Seriados de TV, Roteiros para Filmes, e mais projetos associados. O autor é o fundador do projeto, e por enquanto é o único aluno.
O objetivo é o autor comprar um local. Um escritório com banheiro que vai ser sua casa e sua escola de Arte Marcial, e financiar o agenciamento destes trabalhos.
Você talvez não saiba, mas praticar e ensinar Arte Marcial de maneira honesta e se tornar um professor é muito difícil, como praticante e para ser um mestre.
Nem todas as pessoas querem pertencer à uma escola de Arte Marcial.
Nem todas as pessoas querem seguir padrões já impostos por um professor.
Nem todas as pessoas querem absorver tudo que é imposto por uma Arte Marcial.
A burocracia para se aprender Arte Marcial e se tornar um professor impõe, muitas vezes, a distância, a humilhação diante de terceiros, um investimento não retornável, um preço injusto à certas pessoas, a disponibilidade de tempo que muitos não tem, a imposição de um objetivo comum, e a priorização de uma conduta ou habilidade que é de desinteresse do candidato, gerando tanto a hipocrisia naqueles que alcançam o objetivo, como o aniquilamento da carreira de muitos.
O projeto tem uma filosofia pioneira e exclusiva em todo o mundo que prega a busca, preservação, ou manifestação do caráter e da virtude.
Sendo assim o praticante não rouba conhecimento dos outros, mas adquire tudo de
maneira legítima, bem como não controla nem se deixa controlar por outra pessoa,
sendo estimulado à produzir o seu próprio conhecimento através da criatividade e de sua própria experiência.
O projeto já possui um simbolo oficial, livros com os primeiros ensinamentos, videos com demonstrações e discursos, um conjunto grande de escritos gratuitos que apresentam suas idéias filosóficas, e muitos ensinamentos 100% secretos pra serem apresentados por livros e presencialmente.
Neste projeto um Artista Marcial é o seu próprio mestre, e constrói a sua própria Arte Marcial de acordo com suas próprias limitações, e de acordo com seu próprio objetivo pessoal.
O lema do projeto é: "Você pode praticar Arte Marcial de maneira autodidata e honesta, de acordo com as tuas limitações e objetivos pessoais. Aprenda a construir a tua própria Arte Marcial".
Quem promove o autor Jorge Rodrigues é promovido por ele!
Quem o ajuda é ajudado por ele!
Quem lhe enriquece se torna rico com ele!
Porque o seu trabalho é pra ser sucesso no mundo todo!
Jorge Rodrigues (04/01/2016)
CLIPES DEMONSTRATIVOS
1 - Músicas do filme "Rambo" traduzidas
https://vimeo.com/151854330
2 - Músicas do seriado "Bruce Lee: A lenda"
https://vimeo.com/151906887
3 - Músicas dos filmes do Sylvester Stallone
https://vimeo.com/152377072
1 - Clipe 1
https://vimeo.com/152817049
2 - Clipe 2
https://vimeo.com/152970115
TEOR DO PROJETO SIMFUJE EM ALGUMAS FRASES
"...Você pode praticar Arte Marcial de qualidade, de maneira autodidata, de acordo com as tuas limitações físicas e pessoais, e de acordo com o teu propósito pessoal e individual...Aprenda a construir a tua própria Arte Marcial em SIMFUJE..."
"...SIMFUJE não tem um propósito filosófico, nem prático, e não o sugestiona, o importante é que você tenha o seu, o descubra, e o aperfeiçoe..."
"...Em SIMFUJE a porta de entrada obrigatória para o praticante é a preservação ou busca de valores ou virtudes do caráter como consiência filosófica independente de qualquer conexão filosófica-prática que você possa fazer ou não fazer durante à tua experiência com a Arte Marcial...SIMFUJE, através da experiência individual do fundador, vai propor inicialmente 2 pilares filosóficos básicos no auto-aperfeiçoamento do caráter para Arte Marcial: "Tentar dominar o orgulho e tentar dominar o medo". Essa conclusão poderá resultar na sua experiência com a Arte Marcial, como foi para o autor, ou pode ser insignificante ao seu propósito pessoal aprofundar-se. (E mais conceitos, virtudes, e valores podem ser observados e estudados filosoficamente se for do teu interesse na relação com o fundador). Mas sem a busca ou preservação de um bom caratismo desde o inicio e sempre, SIMFUJE não é benção, mas sempre será maldição por confissão perpétua, no céu e na terra, do autor que é o líder absoluto do projeto, e eleito por Deus para ele...De outra forma, isto é, sem a busca ou preservação de valores ou virtudes básicos para um bom caráter e boa consiência, esta Arte Marcial não é SIMFUJE..."
"...Eu não ensino nem pratico Karate nem Kung Fu...Kung Fu ou Karate são parte secundária da minha prática, como se diz em SIMFUJE: 'Quando você se enfada de praticar o que é mais importante pra você, pode se entreter com o que é secundário'...Eu ensino e pratico Arte Marcial Livre, que eu chamei de SIMFUJE: A Arte Marcial que tem essencialmente suas raízes e fundamentos na totalidade da minha própria experiência, na minha própria Filosofia, e na minha própria prática...Daí nasceu o projeto SIMFUJE para que você possa construir a sua própria Arte Marcial com raízes na tua própria experiência...Eu como fundador do projeto sou o seu cooperador para que você construa a tua própria Arte Marcial..."
"...SIMFUJE é um projeto de Arte Marcial Livre, nele eu pratico a Minha Arte Marcial, e você vai aprender e descobrir a sua própria Arte Marcial através de mim ou comigo...Eu pratico a minha Arte Marcial, e você praticará a sua..."
"...Em SIMFUJE alguns aprendizados filosóficos e práticos podem e serão sugestionados, mas em essência tudo é descoberto a cada momento, nada existe até que um ensinamento novo passa a existir à cada momento da vida..."
"...SIMFUJE não tem o objetivo de fazer da Arte Marcial um elemento excelso para o desenvolvimento de virtudes, valores, ou habilidades, mas a Arte Marcial, assim como tudo na vida, relaciona você com o que você faz, e com outras pessoas: Isto é, do próprio viver tiramos lições práticas e filosóficas...A Arte Marcial era apenas um elemento que à principio caracterizava o simples lazer e uma interação descomprometida consigo mesmo, com algo, ou alguém, mas você descobriu que tem a capacidade de te fazer refletir, pensar, mudar, ou evoluir, instintivamente ou de maneira estratégica identificando, associando, e guardando conclusões, porque em tudo isso estava você mesmo: O seu espírito, seus sentimentos, sua mente, e seu corpo, com alguma coisa que você fazia: Aqui por acaso a Arte Marcial..."
"...A sensação de se saber tudo, as vezes, é como não saber nada...SIMFUJE é como um copo vazio até à borda, com apenas um pouco charope no fundo, de algum sabor, somente o suficiente para fazer uma bebida, mas somente depois quando você derramar a água até a borda é que terá no copo uma bebida pronta e provará o seu sabor...E uns preferem mais doce ou menos..."
"...Em SIMFUJE a luta não é retirada como um elemento vil, e nem uma filosofia é imposta como propósito absoluto: A mesma coisa ao contrário: A luta não será imposta como tormento ao praticante, nem um propósito filosófico pode ser descaracterizado de SIMFUJE, porque SIMFUJE é Arte Marcial Filosófica, presando principalmente o Caráter, mesmo que essa filosofia seja ainda um vento vazio, sem forma, e sem significado durantes os teus movimentos mais leigos ou sofisticados...É principalmente pela boa consiência, pela descoberta e interesse em descobrir, e pela movimentação livre que nascem as filosofias, os ensinamentos, e as práticas..."
Jorge Rodrigues (06-14/03/2015)
"...Em SIMFUJE você não precisa ter todas as experiências, nem a experiência de um 'estilo', nem a experiência de outra pessoa na Arte Marcial: Você só precisa ter a sua experiência...Através da Arte Marcial você poderá compreender a vida, ou através da sua vida compreender o que é Arte Marcial...Você se torna um mestre quando através da tua própria experiência singular consegue compreender todas as outras possíveis experiências, e assim pode compreender todas as coisas da vida...Deus sempre é o mestre, e tudo ao redor são oportunidades dadas por Deus..."
Jorge Rodrigues (19/04/2015)
"...Arte Marcial Livre em SIMFUJE pode ser a sua melhor Arte Marcial para luta, ou pode ser a luta se transformando na melhor Arte Marcial pra você...Essas são as duas situações básicas no que diz respeito à Arte Marcial, só que um conceito te leva a entender a Realidade, o outro usa a realidade pra uma 'Fantasia' que pode se tornar muitas coisas...A melhor Arte Marcial talvez seja aquela que consegue compreender e tentar combinar os dois conceitos num só...Como eu dizia antigamente: 'Lute a melhor luta que você quiser lutar'..."
Jorge Rodrigues (28/04/2015)
"...O projeto SIMFUJE se originou da limitação: A limitação de aparelhos de treino, a limitação de alguém para praticar, da falta de oportunidade para saber e fazer as coisas, da compreensão de que os objetivos propostos por grupos nem sempre permitem o nosso propósito, da compreensão dos limites de nosso corpo individualmente, e de que as burocracias institucionais nem sempre reconhecem nosso próprio valor interno ou externo...Em suma SIMFUJE configura a manifestação do que 'não há' e através do 'nada' fazendo existir algo, valorizando bastante e incentivando a criatividade, a dedução, a imaginação, e o talento do praticante para construir sua própria Arte Marcial..."
"...SIMFUJE significa: Simples, Fusão, Objetiva...Pode ser Simples o que é Simples para Luta ou o que é Simples para o seu propósito, pode ser Fusão do que você criou ou do que você estraiu das outras Artes que você já praticou, pode ser Objetivo para a Luta ou Objetivo para o teu propósito: E só quem sabe a medida correta de tudo isso é você...Em SIMFUJE existe sempre esses 2 conceitos: A 'Realidade' e a 'Fantasia', e você precisa saber como dosá-los conforme o teu interesse...SIMFUJE porém reconhece que a melhor Arte Marcial é aquela que equilibra a 'Fantasia' com a 'Realidade', uma Fantasia com poder eficiente, uma Realidade que não te desprenda da tua Fantasia pessoal...Daí se dizer: Arte (Fantasia) e Marcial (Realidade)..."
"...Em SIMFUJE não existe o pensamento de que Arte Marcial depende de outra pessoa além se si mesmo para existir: Um parceiro é apenas um elemento funcional de desenvolvimento: Por maior que seja o seu valor, ele não pode reger a subsistencia da Arte Marcial de outra pessoa...Em SIMFUJE a autonomia e a individualidade, bem como as limitações e ausência de pessoas, oportunidades, e equipamentos, foram os conceitos que o geraram, sendo assim, a ausência de outra pessoa na busca e manifestação pessoal do praticante não aniquila a subsistência de sua própria Arte Marcial, antes, em SIMFUJE o praticante é incentivado à construir e criar os caminhos para que sua Arte Marcial exista independente de outra pessoa..."
"...Uma das Metas Filosoficas do projeto é que o praticante tem o direito de lutar para manter intacta a sua individualidade e autonomia: Isto é, eu controlo o nível de participação das outras pessoas na minha Arte Marcial...SIMFUJE rejeita a perpetuação do egoísmo, pois entende que compartilhar e praticar Arte Marcial com outras pessoas é justamente um vínculo de interação que conduz à aprendizados, e ao Domínio do Orgulho (Que é um dos pilares do projeto SIMFUJE), mas insentiva o praticante à não tolerar que a sua Arte Marcial venha se centrar num propósito controlado por outra pessoa além de si mesmo, sendo assim também é um vinculo de aprendizado, isto é, treinar, estudar, ou praticar com outra pessoa, lutar ou aceitar desafios deve ser uma decisão consciente e nunca maculada pela opinião alheia, nem pela tentação, nem pela imposição de outrem: Neste ponto o praticante se desenvolve quando através dos seus valores, da sua honra, da sua autonomia, de sua criatividade e capacidade de manusear situações, e do dominio do medo (Que é outro dos pilares de SIMFUJE) ele preserva aquilo que é seu em si mesmo e como deseja para si..."
Jorge Rodrigues (28-29/05/2015)
"...Uma filosofia é apenas um conjunto de idéias que descortinam as virtudes de uma consciência...SIMFUJE é um conjunto de idéias que expressam um propósito útil ou simplório,objetivo ou pessoal: Mas sempre com a virtude do caráter em você, isolada ou ligada ao que você faz...Tudo está esquecido, não é nada até existir uma idéia, é alguma coisa depois de uma experiência: Você na verdade não lembra, nem sabe mais o que é SIMFUJE...Mas se você encontrar-se com sua própria consiência, e se você encontrar nela a virtude, a honra, a sinceridade, a liberdade, e a objetividade seja com a descoberta mais elevada e útil ou com o feito mais simplório e individual, entenderá o que é a filosofia SIMFUJE..."
Jorge Rodrigues (Julho de 2015)
"...No que diz respeito à "tutoriar e ser tutoriado" a humildade é a principal virtude a ser desenvolvida em SIMFUJE: Ao praticar Arte Marcial com outra pessoa não queira ser quem ensina se você não foi solicitado pra isso...Se você quer aprender: Pergunte! Se você não foi perguntado: Não se ponha à impor ensino!...Estude com o seu parceiro ao invés de controla-lo: Construa a sua Arte Marcial com ele enquanto ele constroi a dele com a participação da sua, ao invés de querer construir a Arte Marcial dele com a sua...Procure saber e entender com perspicácia, antes de tudo, quem é o seu companheiro e o que ele procura mesmo sem falar com ele: Não ensine nada se ele não quer aprender: O que ele aprender com você pode aprender com outra pessoa ou sozinho, e se aprendeu algo com você, você não é melhor que ele por causa disso: Você ensinou porque quis...Ao aprender com alguém, o que era do seu interesse, respeite e reconheça quem te ajudou honestamente a progredir: Somente pessoas fraudulentas, emulativas, invejosas, e desonestas não reconhecem o valor dos outros..."
"...Ao pedir ajuda à alguém você cresce em humildade. Ao proteger a dignidade de um aprendiz e a Arte Marcial dele centrada nele mesmo você cresce em humildade...Ao considerar um praticante como inferior à você por motivo mediocre você não cresce em humildade, mas em soberba. Ao tutoriar alguém você não cresce em humildade, mas pode crescer em soberba...Quando você rejeita uma imposição ilegítima, e preserva imaculada e centrada em você mesmo a sua própria Arte Marcial você cresce em autonomia e força interior...Isso é o que eu aprendi sozinho desde os meus 15 anos praticando Arte Marcial, ninguém nunca me ensinou essas coisas, antes eu as aprendi com experiência..."
Jorge Rodrigues (19 de julho 2015)
"...Por mais filosófica que seja a Arte Marcial que você pratica, uma mera Arte Marcial jamais poderá modificar o seu caráter se você não quizer, mesmo desenvolvendo todo o teu potencial físico e mental...E por mais que você tente tirar toda filosofia da sua Arte Marcial ou venha à praticar uma Arte Marcial sem nenhuma filosofia, você não vai conseguir eliminar filosofia da sua Arte Marcial. Não é um conceito que precisa ser mentalizado, subsiste com o próprio viver, e não saber exprimir uma filosofia não ausenta você de ter uma filosofia. Porque a filosofia da Arte Marcial não vem da Arte Marcial em si, mas de qualquer coisa que você faça na vida com a participação irretirável da tua consciência e do teu ser. A diferença é que na Arte Marcial você usará quase que integralmente o seu corpo e a sua mente. E no que diz respeito ao caráter: Uns despertam a sua consiência para os valores da vida, outros não..."
Jorge Rodrigues (Outubro de 2015)
"...A maioria das pessoas que ostenta conhecimento na Arte Marcial na verdade cria desculpas para enganar os outros na forma de uma filosofia sobre o verdadeiro siginificado da Arte Marcial em suas vidas...Essas pessoas tentam enganar à elas mesmas com o seu orgulho, e na realidade nunca adquiriram nem um pingo de caráter dando chutes e socos no ar...No final de tudo sobra apenas você e o que você gosta de fazer, mais nada! Você e o seu tempo precioso desperdiçado...Pra um Artista Marcial o que é mais valioso é a simplicidade de estar consigo mesmo e com seus movimentos: Ele é na realidade aquele simples homem, pobre em seu propósito, que apenas luta com um adversário que não existe, criado por ele mesmo, e apenas isso é o mais importante significado de se praticar Arte Marcial, e é exatamente assim que todas as pessoas são neste mundo, grandes e pequenos, só que uns sabem o que são de verdade, outros tentam mascarar..."
Jorge Rodrigues (Novembro 2015)
"...Ser um Artista Marcial no conceito tradicional é JAMAIS PODER SER UM PROFISSIONAL DE ARTE MARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DE OUTRA PESSOA QUE ALCANÇOU UM DIPLOMA...'Alguém pode dizer: Mas a pessoa que alcançou um diploma se dedicou por anos para transmitir': Não interessa! Se o critério pra que uma pessoa possua uma coisa que não pertence nem a outra que lhe transmite é tempo, ou habilidade, seja lá o que for, isso é uma regra que pode violar a liberdade do individuo independente e diferencial...E a grande verdade é que ser um professor de Arte Marcial Tradicional é um 'privilégio' de poucos: Você vai pagar milhões em dinheiro, gastar quase toda a sua vida pra galgar a aprovação de outra ou outras pessoas, e quase sempre vai ser humilhante tanto quanto você tiver bom caráter...Nesse processo a vida vai te ensinar que você tem outras coisas pra cuidar, e uma delas é a sua carreira profissional, então se o seu propósito não é ser um professor de Arte Marcial, ela já não vai mais poder ocupar a sua vida como você quer, e há mestres que gostam desse tipo de aluno: Que pagam bastante e praticam pouco, porque é melhor lidar com um ignorante onde se possa colocar sobre ele o próprio orgulho, do que formar uma pessoa competente com sua própria autonomia...Se o seu objetivo for ensinar Arte Marcial, a sua vocação pode ser um investimento em tua própria ruína, ou uma grande perda de tempo num ESPORTE MENTAL OU FÍSICO, e não importa o quão bom ou digno você seja, tudo é uma conceção volátil do caráter de quem se outorgou ser o seu mestre: O dono da tua Arte Marcial...Aqueles que começaram cedo vão ter vantagem, porque vão ficar ali cumprindo todas as regras, mesmo que falsamente, para ocupar o 'lugar sagrado'. Os que tem outra vocação na vida, quase sempre vão ter que abandonar a dualidade, bem como os que começaram tarde, ou vão parar no meio, ou vão empurrar com a barriga aquilo que gostam, e as vezes doendo o coração pelo desejo de se assumir como um mestre e não poder, da mesma forma quem não teve a oportunidade na vida de serem professores...Foi disso aí que nasceu o projeto SIMFUJE: A ARTE MARCIAL LIVRE: Onde o único valor para a eleição do professor é o seu CARÁTER, e caráter não é comportamento, nem habilidades...O projeto SIMFUJE tem como uma de suas metas principais trazer dignidade ao Artista Marcial legítimo leigo, abandonado, inabilidoso, pobre, ou arruinado, e exaltá-lo sem nenhuma hipocrisia, mas apenas por aquilo que ele é: Um Artista Marcial..."
Jorge Rodrigues (Dezembro 2015)
"Meus conceitos" e "SIMFUJE"
1996-2001 - 2001-2010 - 2012...
Atenção:
Abaixo seguem links com videos do youtube.
O youtube bloqueia a apresentação de videos caseiros no "Modo de segurança", sendo assim, para visualizar todos os meus videos é preciso desmarcar o "Modo de egurança" do seu youtube. Também a qualidade de imagem do youtube para os meus videos não é boa, nesse caso visite o Vimeo para ver todos os videos. (09/07/2015)
https://vimeo.com/user38182015
FILOSOFIA SIMFUJE E A ARTE MARCIAL LIVRE
O que é SIMFUJE
https://www.youtube.com/watch?v=7SnJnoEbqQo
O que é arte marcial filosófica: Diferença entre Arte marcial filosófica e Arte da guerra (Parte 1)
https://www.youtube.com/watch?v=gRzHiPYo1Vo
O que é arte marcial filosófica: A luta e a filosofia (Parte 2)
https://www.youtube.com/watch?v=bcYXwp8K7P8
O que é praticar Arte marcial em SIMFUJE
https://www.youtube.com/watch?v=GFGnN1DYJ5M
Criando uma arte marcial (Parte 1)
https://www.youtube.com/watch?v=OEQglLEh-CE
Criando uma arte marcial (Parte 3)
https://www.youtube.com/watch?v=flU1NkbPKh4
Tutoriando e sendo tutoriado em SIMFUJE
A DIFERENÇA ENTRE LUTA, DEFESA-PESSOAL, E ARTE (2014)
1
https://www.youtube.com/watch?v=25I2xuaAFE8
2
https://www.youtube.com/watch?v=bby0WMXDFPk
3
https://www.youtube.com/watch?v=qYmD2Gis_No
4
https://www.youtube.com/watch?v=EmRo1eSpwK8
EVITANDO DISTENÇÕES (2014)
1
https://www.youtube.com/watch?v=m91Dc_5V6Uw
2
https://www.youtube.com/watch?v=RfEgThRIIdc
Criando um aquecimento
COMO FECHAR A MÃO (2014)
1
https://www.youtube.com/watch?v=fcdA0KUXOe4
2
https://www.youtube.com/watch?v=Mo3Yu-vXD8o
3
https://www.youtube.com/watch?v=bwPJUS9p2OU
FALANDO SOBRE DEFESAS (2014)
1
https://www.youtube.com/watch?v=QkLxy9eDPg4
2
https://www.youtube.com/watch?v=HtowEohQGtU
3
https://www.youtube.com/watch?v=aFk_fxiiiQU
FALANDO SOBRE BASES (2014)
1
2
COMO É O ESTUDO DAS ARMAS EM SIMFUJE (2014)
1
https://www.youtube.com/watch?v=QFCQSHaUCZo
2
https://www.youtube.com/watch?v=-nc01MzgzYg
DEMONSTRAÇÕES (2012-2015)
Luta 1 - 2012-2013
https://www.youtube.com/watch?v=jQ0X9Nhg8T8
Série 0 - JULHO 2014 (fev 2015)
https://www.youtube.com/watch?v=S-zLIw4zPt8
Série 1 - Janeiro de 2015
https://www.youtube.com/watch?v=ff8g2EMtmD4
Série 2 - OUT 2014 + FEV 2015
https://www.youtube.com/watch?v=jKfNBv2gGZQ
Série 3 - Março de 2015
https://www.youtube.com/watch?v=CkzkpIDwt80
Série 4 - Março de 2015
https://www.youtube.com/watch?v=WABX7ZVU1iE
Série 5 - Abril de 2015
https://www.youtube.com/watch?v=YBCb9OsT86g
Série 6 - Junho de 2015
https://www.youtube.com/watch?v=RWkgxWZCFfU
kung fu - karate - simfuje - jan - abril - jun 2015
https://www.youtube.com/watch?v=UVkXUhWyDUc
Trapping - 2014 - (Treino 3)
https://www.youtube.com/watch?v=e8lQOfpWytw
Esgrima Chinesa SIMFUJE - 2012-2013
https://www.youtube.com/watch?v=5tDuW3KdAwk
Nunchaku - 2012-2013
https://www.youtube.com/watch?v=8AdF8-uzsR8
Armas 1 - 2012-2013
https://www.youtube.com/watch?v=tkYdJpQCl60
Armas 2 - 2014
https://www.youtube.com/watch?v=A8QIf8-NJ-A
Repetições e adicionais
Making Off - Abril de 2015 - (Serie 4)
https://www.youtube.com/watch?v=9uBVI0dozdo
Luta (2) 2014 - (Serie 0)
https://www.youtube.com/watch?v=GsEUAcsqR8Y
6 parte 1 - junho 2015
https://www.youtube.com/watch?v=x1o70vEtx-Q
6 parte 2 - junho 2015
https://www.youtube.com/watch?v=OsbNDHfjatk
A ESTÓRIA DO AUTOR E DA ORIGEM DO PROJETO SIMFUJE (2015)
Explanação sobre a origem da Filosofia e Ensinamentos SIMFUJE
1
https://www.youtube.com/watch?v=PXIpMwAiZus
2
https://www.youtube.com/watch?v=-HcBA03Nj9Y
3
https://www.youtube.com/watch?v=bENWEo-3Rpg
4
https://www.youtube.com/watch?v=P-d1m_27DOo
5
https://www.youtube.com/watch?v=YoJsgyDuMdM
Minha estória mais antiga praticando Arte Marcial
3.1
https://www.youtube.com/watch?v=gysTex6t76E
3.2
https://www.youtube.com/watch?v=r4XlGEtiIZU
3.3
https://www.youtube.com/watch?v=tqNDTURrHJ0
3.4
https://www.youtube.com/watch?v=dz6Fe2JstBE
4.1
https://www.youtube.com/watch?v=115IMOOYqdc
4.2
https://www.youtube.com/watch?v=FBQifPgQ15Y
4.3
https://www.youtube.com/watch?v=nQDD6MsGe-Y
APRENDER e DESCOBRIR em SIMFUJE (Ensinamentos Filosóficos)
1
https://www.youtube.com/watch?v=K1G81y_KjkE
2
https://www.youtube.com/watch?v=BqNdbOanGUM
3
https://www.youtube.com/watch?v=8ynUc--VQGg
4
https://www.youtube.com/watch?v=VWQBUjuuj-o
5
https://www.youtube.com/watch?v=KMW1D-BxT-w
6
https://www.youtube.com/watch?v=pxZWjWhvQAI
7
https://www.youtube.com/watch?v=vf_9yHVlpNE
8
https://www.youtube.com/watch?v=8SxfBAxDXek
Falando sobre Arte Marcial Oriental
1
https://www.youtube.com/watch?v=bmQp-zgGtBQ
2
https://www.youtube.com/watch?v=5If_9vxA68Y
3
https://www.youtube.com/watch?v=ekzs81QBBR4
CONVITE PARA ESTUDAR COM O AUTOR JORGE RODRIGUES
O que é preciso para estudar SIMFUJE, e o que eu transmito
1
https://www.youtube.com/watch?v=zDrTLQ7EkDo
2
https://www.youtube.com/watch?v=UD2xR5jPyt8
3
https://www.youtube.com/watch?v=qykZywpV6L8
4
https://www.youtube.com/watch?v=L0SdSGVBn3Y
BLOG: "SIMFUJE: A arte marcial livre"
http://artesimfujelivre.blogspot.com.br/
CANAL DE MAKING OFFs
YOUTUBE - Nessa Playlist estão vários "Making Offs" das demonstrações.
https://www.youtube.com/playlist?list=PL3ILLDeVLA4-Tw8qXYexYKQlNtvUuo_hu
VIMEO 2 - Making Offs
https://vimeo.com/user40498213
A PRODUÇÃO DE 3 SERIADOS DE TV DE ARTE MARCIAL, LIVROS, E ENSINO, MINHAS CRÍTICAS DE CINEMA, E A CRIAÇÃO 3 GAMES (2014-2015)
A PRODUÇÃO DOS MEUS 3 SERIADOS DE TV DE ARTE MARCIAL
Trailer 1 do meu primeiro seriado de TV
https://www.youtube.com/watch?v=3JyUU3ISfIs
Trailer 2 do meu primeiro seriado de TV
https://www.youtube.com/watch?v=djaQ1rzG2Eg
A produção de um seriado de Arte Marcial para ser criado, escrito, e dirigido por Jorge Rodrigues
1 - Estratégia de produção dos seriado de TV 1
https://www.youtube.com/watch?v=hguXd8jBV1o
2 - Estratégia de produção dos seriado de TV 2
https://www.youtube.com/watch?v=KqGJZKLXMSw
3 - Oferta de 3 projetos para patrocinadores (Seriado, ensino, e livros de Arte Marcial)
https://www.youtube.com/watch?v=ZUwgJRDPBKQ
MINHAS CRÍTICAS ECLÉTICAS E EXCLUSIVAS DE CINEMA
Uma idéia exclusiva em todo o mundo para escrever um roteiro para os filmes: "Os Mercenários" e "Rambo" para Sylvester Stallone com Shannon "Bruce" Lee, e com Jhackie Chan como vilão da estória - Junho 2015
https://www.youtube.com/watch?v=I_gjCndCIog
Filme: Menina de Ouro
(Parte 1)
https://www.youtube.com/watch?v=EFUeShdy4fc
(Parte 2)
https://www.youtube.com/watch?v=Ty96CifMZiU
Filme: Tratamento de Chock
https://www.youtube.com/watch?v=oTZ3Hm9IL38
Filme: Rocky Balboa
(Parte 1)
https://www.youtube.com/watch?v=7ADbZC1i0Cs
(Parte 2)
https://www.youtube.com/watch?v=3F7J7O-VSBY
Filme: O grande mestre
(Parte 1)
https://www.youtube.com/watch?v=0O8xv_s2Vjs
(Parte 2)
https://www.youtube.com/watch?v=8c8-dB1KhxI
Kung Fu: A lenda continua
(Parte 1)
https://vimeo.com/121630611
(Parte 2)
https://vimeo.com/121632878
Meu livro-romance-roteiro: O ENCONTRO
(Parte 1)
https://www.youtube.com/watch?v=p-L9wlP7uQs
(Parte 2)
https://www.youtube.com/watch?v=6jXaJwgGXF4
Projeto de criação de 3 novos GAMES
https://www.youtube.com/watch?v=tws_ctEnPI0
PLAYLISTS DO YOUTUBE COM OS VIDEOS ACIMA
Video aulas exclusivas
https://www.youtube.com/playlist?list=PL7gV5b1teQvQhsCHO2LLiwS6TPRdOgPyF
Discursos SIMFUJE
https://www.youtube.com/playlist?list=PL7gV5b1teQvQrkqJyRhXG53ydzFgTeY-Z
Demonstrações
https://www.youtube.com/playlist?list=PL7gV5b1teQvRw1OCkx4Y6ptqoVRr3Io9R
Anúncios e Projetos
https://www.youtube.com/playlist?list=PL7gV5b1teQvR7_S5BDoaWD2whr8zYApK0
Canal Art d Deus
https://www.youtube.com/channel/UCD6yAymVzC22GSSHO5EI4bQ/playlists
Perguntas sobre Arte Marcial para Jorge Rodrigues
- Bom, vamos fazer algumas perguntas pata o especialista Jorge Rodrigues sobre Arte Marcial. Jorge, você que é um cara que aprendeu tudo sozinho, sem livros, sem mestres, e sem internet (Ou video aulas), como você sempre diz, que estilo de
Arte Marcial você recomendaria uma pessoa praticar?
- Nenhum! (risos) Brincadeira! Eu vou introduzir um pouquinho do que eu penso sobre Arte Marcial Tradicional pelo que eu as pratiquei e as entendi: Entre Karate e Kung Fu que são as mais populares eu digo no contexto físico o Karate, se for bem praticado, vai ensinar o praticante a ter noção de postura, coordenação motora, e a capacidade de conduzir energia cinética pelos músculos e ossos nos golpeamentos, além de explorar bastante o uso de todo o corpo. Mas são coisas que eu entendi sozinho. Porém o Karate não é completo em defesa pessoal. O Kung Fu tem 3 estilos interessantes:
O sistema Wing Chun vai dar à você uma minuncia maior para trabalhar a questão do senso de postura e das conexões do corpo, além de um senso defensivo bem amplo e inteligente. Foi o que eu entendi praticando logo no começo, sem um professor pra me dizer. Mas também não é um estilo completo, possuindo muitas limitações de movimentação. O Tai Chi, pela minha experimentação leiga tem como prioridade o aprimoramento do movimento bem fluído que percorra todo o corpo, seja simples ou vigoroso, como uma dança. E o Wu Shu que vai apresentar mais vigor, muitos chutes, e muitas situações a serem exploradas. O Kung Fu tem a característica de explorar e entender os limites do corpo, mas também o Kung Fu não representa a técnica mais elevada para auto-defesa.
- E filosoficamente falando você recomenda qual estilo?
- Nenhum deles! Nesse caso eu não estou brincando não, estou falando sério! (risos) As Artes Orientais contém na verdade as filosofias orientais: O Taoísmo, e os ensinos de Confucio e Sun Tsu. Eu não as conheço, só de ouvir falar, mas por experiência, os mestres não praticam nada disso, e alguns até misturam Arte Marcial com Psicologia, que eu acho nojento! A filosofia do Jeet Kune Do no que diz respeito à "Arte da Guerra" até hoje é a mais elevada e nobre dentre todas as escolas desde os tempos mais antigos! Com poucas frases, ilustra bem a essência da sinceridade, da autonomia, e da objetividade. E no que diz respeito à uma filosofia mais expandida em conceitos de virtude eu recomendo a filosofia SIMFUJE que é uma filosofia nobre e exclusiva em
todo mundo proposta por mim!
PARTE 2
- Em qual estilo de Arte Marcial você se baseia pra adquirir habilidades e se expressar?
- Em nenhum! Absolutamente! Sobre o que eu me inspiro para me expressar é bem evidente, que observando o que eu faço eu não preciso dizer pra você o que me agrada nisso ou naquilo, mas técnicamente falando eu não me baseio em estilo nenhum, eu me baseio em mim mesmo.
- Mas eu ouvi algumas pessoas dizendo que você se baseia no Sistema Wing Chun e no Karate...
- Você ouviu imbecis falando isso, e não pessoas! É tão ridícula essa afirmação que não precisa nem de palavras pra responder. O indivíduo quando é ou se faz imbecil, ele começa a acreditar que as outras pessoas são como ele, e muitas pessoas acreditam nas mesmas coisas que a maioria das pessoas acreditam, e por acaso esses dogmas foram inventados por alguém tão imbecil quanto eles (como por exemplo a Psicociência), e que por mais intelectual que seja (falando figuradamente) não pode impôr seus conceitos à outra pessoa. Eu não desenvolvo bem a "minha arte marcial" com ajuda de nenhum estilo chinês, nem japones, nem ocidental. A minha apreciação por alguns elementos da Arte Marcial tradicional só subsiste em praticar algo deles quando sinto vontade, porque isso está centrado simplesmente na minha própria apreciação, como quem aprecia jogar um jogo de xadrez, video-game, cartas, ou montar um quebra-cabeça. O que eu faço bem feito seja o que for, eu faço bem feito, porque eu gosto de fazer bem feito, eu gosto de descobrir como fazer bem feito. Inclusive eu jogo muito bem video-game e não aprendi de nenhum estilo (risos). Eu não preciso de Wing Chun nem de Karate para melhorar a minha Arte Marcial, antes, eu os melhoro com o que está dentro de mim: Que é a minha dedicação, talento pessoal, e minha boa vontade. Se pra mim Arte Marcial é SIMFUJE, é SIMFUJE que melhora o Wing Chun e Karate que eu pratico! E os tenho separado da minha própria Arte Marcial. O meu mestre sou eu. O mérito é meu. E é assim que você deve pensar sobre aquilo que você construiu sozinho, ou que é aperfeiçoado pela sua dedicação. Ninguém tem o direito de dizer "o que é ou deixa de ser" aquilo que só você sabe o que é de fato. Já teria jogado no lixo o "Karate Shotokan" e o "Sistema Wing Chun Tradicional" se não fosse do meu interesse e apreciação guardá-los comigo, e de vez enquando ainda os praticar. Eu poderia os substituir por "Ninjutsu" e "Choy Li Fat" que são estilos tão bons e até melhores para luta que esses que eu aprendi, e no entanto eu não procuro informações sobre eles para melhorar a minha Arte Marcial! Pra mim a eficácia do Karate é a mesma do Tai Chi Chuan e a habilidade adquirida pelo Sistema Wing Chun Tradicional pra mim é a mesma que eu conseguiria do estilo "Hung Gar"! (Isso se eu quizesse me empenhar em adquirir habilidades vindas de um estilo tradicional, coisa que eu nem ninguém precisa para ser um Artista Marcial com habilidades) Então não é por causa de "habilidades" que eu ainda os respeito! Muito menos por causa dos praticantes contemporâneos! Se dependesse disso não respeitaria porcaria nenhuma, porque nada disso pertence à eles, e respeito é uma coisa que eles nunca aprenderam na vida. A minha Arte Marcial por essência foi toda construída, elaborada, criada, aperfeiçoada, e praticada por mim mesmo. Por mais ninguém, e só eu a conheço, por isso que eu posso dizer que nunca tive nenhum mestre. Ainda que 30% daquilo que eu faço tem a influência do que outra pessoa criou ou passou pra mim, esses 30% foram em 90% desenvolvidos, entendidos, adaptados, e melhorados só por mim, por mais ninguém. As pessoas querem se fazer de idiotas acerca do que é dos outros, porque a idiotície nesse caso na verdade é um vinculo da inveja, e da falta de cuidado com o que é seu próprio e não o que é dos outros.
- O projeto SIMFUJE é tão poderoso e eficiente assim como você diz?
- Eu disse isso? Não sabia não! (risos) O projeto SIMFUJE não é isso: SIMFUJE é a reunião dos meus ensinamentos técnicos e filosóficos que são exclusivos (porque eu aprendi tudo sozinho) com um direcionamento filosófico à respeitar os limites de cada pessoa com seus propósitos individuais, que é a preeminência sugestiva do Projeto aos leigos. E também respeitar e valorizar os estilos tradicionais, por serem um legado criativo, inteligente, e artístico, mas sem depender de nenhum deles, pois o Projeto SIMFUJE prega que a sua Arte Marcial existe à partir de você mesmo, incentivando a criatividade, a autonomia, a imaginação, e a capacidade de dedução. O Projeto SIMFUJE tem ensinamentos que vão conduzir o praticante a compreender o paralelo entre "eficiencia" e a realidade, com "liberdade de movimento" e seu próprio objetivo como praticante. Ou seja, SIMFUJE não possui tudo fisicamente ou técnicamente falando, mas muita coisa bem refinada, e a cada dia eu vou descobrindo mais. A filosofia tem como propósta a preservação ou busca do Bom Caráter e da Virtude independente ou por consequência. Isso é SIMFUJE: Arte Marcial Livre e Filosofica.
PARTE 3
- Você conhece o Jeet Kune Do?
- Boa pergunta! Eu vou responder falando um pouco sobre mim. Quando eu comecei a praticar Arte Marcial o meu interesse era praticar Kung Fu, mas não um Kung Fu Tradicional, mas esse Kung Fu do cinema, mais parecido com uma luta. Eu recebi a oportunidade de praticar Karate, não era o que eu queria, mas comecei com ânimo, porém eu tive uma primeira descepção foi o que que me levou a entender logo no início que artes como o Boxe, Kick-Boxe, e Boxe-Tailandes poderiam corresponder à mim melhor que o Karate. Durante todo o tempo que eu pratiquei Karate eu vi bons lutadores, mas pra mim realmente não funcionava da mesma forma. Desde o inicio e eu escrevi muitas coisas tentando criar várias estratégias pra fazer as coisas funcionarem pra mim. Me lembro que cheguei a datilografar muitas estratégias de como se aproximar do adversário usando o Karate, mas era algo muito infantil e arcaico mesmo. Porque eu estava com a mentalidade de apaptar o Karate para a luta, e não ainda de lutar. Isso me frustrava muito, porque era uma dupla-personalidade praticar uma coisa e saber que aquilo teria que ser modificado pra funcionar pra mim. E eu tinha um perfeccionismo de não gostar de mudar as coisas tradicionais que eu gostava! O medo de quebrar um paradigma e esse paradigma ser a revolução que ninguém fez igual ainda! (risos) São os sofismas da nossa mente! Foi por esse tempo que me veio o interesse de saber quem era Bruce Lee e porque ele era considerado o melhor. Ouvi falar quando era criança, mas não sabia nada à respeito dele, nem sabia que ele havia revolucionado de fato as técnicas de luta. Eu tinha o pensamento fixo de que se eu soubesse fazer o que ele fazia, isso seria o segredo de se bem praticar Arte Marcial. Por essa época eu não tinha acesso nem aos filmes nem nada sobre ele, apenas pelos desenhos e alguns filmes, eu deduzia como ele era! (risos) Então eu me lembro de um caderninho onde eu desenhava como supostamente Bruce Lee posicionava os braços em guarda, e como ele socava, e quais chutes eu achava que ele usava, me baseando nos desenhos animados e filmes. E eu pensava: É assim que eu tenho que fazer! (risos) A resposta que eu precisava já estava aí, mas eu ainda precisava que alguém a dissesse, e era ele mesmo! E foi tremendo quando eu soube que as principais expectativas de Bruce Lee acerca da Arte Marcial Tradicional eram a falta de "liberdade de movimento" e a falta de "eficiência". Duas palavras que foram absolutas em toda a minha tristeza praticando Arte Marcial, então eu me encantei mais ainda pela pessoa Bruce Lee! Mas o meu conhecimento sobre Jeet Kune Do é somente esse! Eu li bastante escritos sobre a estória dele, mas sobre suas técnicas de luta, e sobre mais profundidade dos seus pensamentos, eu sei o que todos sabem. Talvez até menos, porque eu não tive acesso à muitos escritos. Mas foi aí que começou a minha fissura pelos Chutes Laterais e Socos Verticais do Bruce Lee, além de poder usar bases curtas pra socar: Era o meu sonho acabar com posturas de perna tradicionais. Pouco antes disso eu lembro que quando eu entrava em certa academia, tinha uma flâmula de Bruce Lee ali, e eu reverenciava a foto dele antes de comprimentar o tatame, e o mestre (risos). E eu fazia bem rápido pra ninguém ver e achar estranho! (mais risos) Quando eu rompi com a Arte Marcial Tradicional eu me dizia um praticante de Jeet Kune Do, porque eu não queria "puxar a sardinha" pra mim, uma vez que eu ainda estava começando a praticar Arte Marcial Livre, eu não sabia nada, apenas praticava baseado nesses conceitos "Liberdade" e "Eficiência". Mas foi por esse tempo aí que eu comecei a escrever mais ousadamente os meus pensamentos filosóficos e técnicos, aí eu me dizia um praticante de Jeet Kune Do, mas a Arte Marcial que eu praticava era "Os meus conceitos na Arte Marcial", era o livro que eu queria lançar. Então eu não posso pegar o meu novo e exclusivo legado e jogar fora, ou dizer: "Isso é Jeet Kune Do", porque não é! Eu nem sei quase nada sobre Jeet Kune Do, eu sei sobre a minha Arte Marcial e tenho os meus pensamentos e ensinamentos à acrescentar e à propôr. E Bruce Lee foi o cara que eu escolhi para me inspirar, se eu não gostasse do que ele faz, eu realmente teria outro "personagem" à admirar. Mas como Mestre de Arte Marcial é reconhecidamente a maior de todas as lendas revolucionárias da Arte Marcial desde o princípio de toda Arte Marcial Oriental e até Ocidental. Como praticante eu nem me comparo à ele, ainda mais hoje em dia (risos).
FIM DO SEMINÁRIO
@@@@@@@@@@@@@@
Anúncios aos patrocinadores e seguidores do autor Jorge Rodrigues.
MEU TRABALHO E COMO ME PATROCINAR
Os meus projetos principais de produção COM PATROCINADOR E EMPRESÁRIO protegendo meus direitos autorais e computadores são 28 ao todo. 3 desses projetos eu posso dar entrada em produzir imediatamente, que são:
1 - TODO MÊS UM LIVRETO DE ARTE MARCIAL COM ENSINAMENTOS EXCLUSIVOS EM TODO O MUNDO, além dos livros e escritos de outros assuntos que posso escrever.
2 - O ENSINO DA MINHA ARTE MARCIAL (SIMFUJE) presencialmente ou pela internet.
3 - O ROTEIRO DOS SERIADOS DE ARTE MARCIAL (Será um livreto todo mês com 1 ou 2 episódios da série, e a preparação para o Primeiro e Segundo seriado ser produzido. São 3 seriados que eu planejo criar) E OS ROTEIROS E ESTÓRIAS QUE EU POSSO ESCREVER.
O MEU TRABALHO CONSISTE EM:
1 - Mais de 20 livros de diversos gêneros publicados no Clube de Autores (Scribd, e Bubok.pt), mais de 500 frases apresentadas no meu Pinterest, Facebook, e Flickr.
2 - 28 PROJETOS: Livros, escritos, ensino, e filmagem. No PINTEREST estão mais de 260 "PINS" com anuncios dos 28 projetos de produção. Se você é empresário e quer ver esses projetos acontecendo, acredita neles, e quer ser participante do seu lucro e sucesso mundial, não adianta fornecer dinheiro: O autor Jorge Rodrigues não é empresário, é um homem com idéias lendárias e o que precisa é de um empresário que encaminhe suas idéias à empresas que produzem livros, escritos, e filmagem para que os projetos aconteçam, e tudo começa "escrevendo".
O autor precisa de um local, computadores protegidos de espionagem, um salário, e seus direitos autorais protegidos integralmente. É muito simples produzir com o autor Jorge Rodrigues material pra ser sucesso no mundo todo.
"É muito fácil ser empresário do autor Jorge Rodrigues": Ele só precisa de:
1 - Um escritório com banheiro,
2 - Um computador com editor de texto protegido de espionagem,
3 - Um salário minimo.
Com isso o autor Jorge Rodrigues produz o que é pra ser sucesso no mundo todo. O AUTOR JORGE RODRIGUES só produz o que é pra ser sucesso no MUNDO TODO".
Eu não apenas escrevo textos, eu trabalho para produzir livros, colunas, esquetes, frases, seriados e filmes, e pra que esse trabalho seja conhecido e com sucesso aprovado e reconhecido no mundo todo. Tudo que eu produzo é legitimamente e exclusivamente meu. Quem me patrocina patrocina um criador do seu próprio trabalho.
A minha prioridade são IDÉIAS. Os meus projetos tem a possibilidade de extensão para vários patrocinadores e participação de outros artistas anônimos de vários ramos. Uma empresa poderá escolher este ou aquele projeto meu para realizá-lo não precisando se comprometer com todos eles. Além de propostas de sociedades com franquias e empresas de renome internacional para exportação.
Meus projetos não se resumem só à escritos, mas à produções de filmagem (Seriados e filmes), literatura (livros, revistas, colunas, e postagens), produtos (brinquedos, games, e criações), ensino (Arte Marcial), e cada um deles tem estratégias de lançamento, público alvo, divulgação, designer, agregação de artistas, e outras empresas, etc. "TUDO SEGREDO, NADA ESCRITO, TUDO MENTALIZADO, E PRONTO PRA ACONTECER".
EU POSSO PRODUZIR E CRIAR...
Eu posso criar, escrever, ou produzir...
- 1 Seriado de Arte Marcial semelhante ao seriado "Kung Fu: A lenda continua". E quero tentar que o roteiro seja lançado como livro de aventura.
- 1 Seriado de Super-Herois semelhante ao seriado "Batman e Robin".
- 1 Seriado de Arte Marcial de aventura.
- Eu posso ensinar Arte Marcial como professor (O projeto SIMFUJE).
- Eu posso escrever um esboço de roteiro para o próximo e ultimo filme dos "Mercenários" com Shannon Lee e Jhackie Chan como vilão no elenco (E eu fui a primeira pessoa no mundo a sugerir
isso).
- Eu tenho uma idéia com vários detalhes para um próximo e ultimo filme do "Rambo".
- Eu posso dirigir o romance: "O encontro" e ele ser premiado mundialmente. Só eu posso dirigir a estória que eu mesmo criei, porque só eu sei como ela é além do livro.
- Eu tenho uma idéia pra continuar escrevendo o romance: "Mudando o Passado" e finaliza-lo.
- Eu posso tentar criar um longa-metragem épico de luta na mesma linha do filme: O Tigre e o Dragão.
- Eu tive uma idéia para a criação de um jogo de papel sugerido família Bruce Lee, mas com mais alguns segredos que eu não revelei: Que são uma série de produtos.
- Eu tive uma idéia para uma NOVA roupa de luta de um famoso lutador de UFC e gostaria de mostrar pra todo mundo. Mas só posso fazer se um patrocinador proteger meus direitos autorais.
- Eu tive uma idéia genial para a produção de um filme Teen para Turma da Mônica citando atores famosos (que tem inveja de mim por causa disso) em 2011 (E não autorizo ninguém a produzir sem me pagar direitos autorais).
- Eu tive a primeira idéia DO MUNDO para uma Estória em Quadrinhos Cristão (Que foi até delapidado por essas empresas com muita inveja de tudo que eu faço).
- Eu tenho uma idéia para um livro pequeno juvenil contando fatos biográficos legais.
- Eu posso escrever a minha biografia.
- Eu posso escrever e contar muitas estórias legais do que eu já vivi convidando pessoas para o grupo jovem e para a igreja. (Lembrando que esse é só um dos meus projetos, e eu não e eu não produzo NADA à favor da religião evangélica)
- Muitos livretos de Arte Marcial todo mês um novo livreto.
- Criar um Game Arcade novo
- Eu tenho uma idéia para criar vários personagens de luta
- Eu tenho um projeto mundial para a criação de um brinquedo em série
- Eu tenho uma idéia para uma série de brinquedos à ser produzido por um grande empresa.
- Eu posso aconselhar o relançamento de vários brinquedos e produtos que pra mim fizeram muito sucesso.
- Eu posso dar muitas sugestões para produção de novos filmes e mostrar que coisas não ficaram tão boas nos que já foram produzidos. Porque sou bastante perspicaz com pouca observação.
- Posso fazer um canal formal no youtube ou no facebook falando sobre games antigos, e diversidades como Cinema, Música, QUALQUER COISA TODOS OS DIAS (Como o meu canal no youtube E COMO EU FIZ NA PÁGINA "COISAS LEGAIS DO AUTOR JORGE RODRIGUES" antes dessas empresas começarem a me ameaçar todos os dias pra que eu parasse).
- Eu posso fazer Audios-de-Humor e criar algumas esquetes de humor que nem aquelas que eu publico no youtube e no Pinterest.
E mais...
MEUS WEBSITES
Meu Facebook
https://www.facebook.com/profile.php?id=100004834338897
Localize o meu trabalho especialmente pelo Pinterest:
https://www.pinterest.com/jorgerodriguesb/
E pelo Scribd:
https://pt.scribd.com/jorge0rodrigues-2
Meu Twitter:
https://twitter.com/ArtedeDeus
Perfil no GOOGLE+:
https://plus.google.com/u/0/101975693534650680142/posts
Meu Flickr
https://www.flickr.com/photos/131656528@N06/
Meu scribd
https://pt.scribd.com/jorge0rodrigues-2
Meu Vimeo 1
https://vimeo.com/user38182015
Meu Tumblr
https://www.tumblr.com/blog/jorgerodriguessimfuje
MINHAS 5 PÁGINAS DE LIVROS
Minhas duas páginas de livros diversos são:
1 - Bubok - Versões gratuitas compiladas, e versões completas em PDF por menos de R$ 10,00, e versão impressa o mais barato possível.
http://jorgerodrigues.bubok.pt/
2 - Clube de Autores - Apenas versões completas (acredito que por enquanto somente versões impressas).
https://clubedeautores.com.br/authors/63447
Minhas duas páginas de livros de arte marcial são:
1 - Bubok - Versões gratuitas compiladas, e versões completas em PDF por menos de R$ 10,00, e versão impressa o mais barato possível.
http://autorsujeito.bubok.pt/
2 - Clube de Autores - Apenas versões completas (acredito que por enquanto somente versões impressas).
https://clubedeautores.com.br/authors/86334
Minha página de dossiês
Bubok: TUDO GRATUITO PARA BAIXAR EM PDF
http://jeremiasdavi.bubok.pt/
21 livros do autor Jorge Rodrigues no "Clube de Autores": Escolha um!
http://clubedeautores.com.br/books/search?page=1&sort=&topic_id=&utf8=%E2%9C%93&what=Jorge+Rodrigues&where=books
ANÚNCIOS PRINCIPAIS
Seminário "SIMFUJE: A arte marcial livre" à distancia.
http://www.bubok.pt/livros/9240/Seminario-SIMFUJE-A-arte-marcial-livre-a-distancia
Currículo do autor Jorge Rodrigues
http://www.bubok.pt/livros/9206/Meu-Curriculo-My-Resume
Anuncios dos Projetos à serem patrocinados no Pinterest. https://www.pinterest.com/jorgerodriguesb/projetos-e-anuncios/
MEUS 3 BLOGS
SIMFUJE: A arte marcial livre
http://artesimfujelivre.blogspot.com.br/
LIVROS DO AUTOR JORGE RODRIGUES
http://autorjorgerodrigues.blogspot.com.br/
MYOU
http://jorgebarrosorodrigues.blogspot.com.br/
3 DOS MEUS CANAIS NO YOUTUBE
Projeto SIMFUJE: A arte marcial livre
https://www.youtube.com/channel/UCWFXO8Jnr7OWJy5rBBZ0Zww
Art d Deus - Autor Jorge Rodrigues
https://www.youtube.com/channel/UCD6yAymVzC22GSSHO5EI4bQ
Jorge Rodrigues - Making Offs
https://www.youtube.com/channel/UC75WyZjiuSeYAxWwfYHZP3A
MEUS 4 APLICATIVOS
1 - ARTE DE DEUS - EM PORTUGUES
http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/arte_de_deus_por_jorge_rodrigues#gsc.tab=0
2 - ART OF GOD - IN ENGLISH
http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/art_of_god_by_jorge_rodrigues#gsc.tab=0
3 - COISAS LEGAIS DO AUTOR
http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/coisas_legais_do_autor_jorge_rodrigues#gsc.tab=0
4 - SIMFUJE: A ARTE MARCIAL LIVRE
http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/simfuje_a_arte_marcial_livre#gsc.tab=0
AMOSTRAS GRATUITAS COMPILADAS DE ALGUNS DOS MEUS LIVROS E ESCRITOS
- O ENCONTRO (Romance platônico)
http://www.bubok.pt/livros/7833/O_encontro_Versao_gratuita_compilada
- A CRIAÇÃO DE DEUS (Monografia sobre Deus)
http://www.bubok.pt/livros/7830/A_Criacao_de_Deus_Versao_gratuita_compilada
- CONVERSA COM MONIQUE (Romance platônico)
http://www.bubok.pt/livros/7831/Conversa_com_Monique_E_Daiana_Gratuito
- MUDANDO O PASSADO (Romance juvenil)
http://www.bubok.pt/livros/7832/Mudando_o_passado_Versao_gratuita_compilada
- MANUAL DO SOLTEIRO (Manual)
http://www.bubok.pt/livros/7834/Vida_sentimental_com_Deus_O_manual_do_solteiro__Volume_1_Versao_gratuita_compilada
- A BENÇÃO DE DEUS (Monografia sobre Deus)
http://www.bubok.pt/livros/7925/A-bencao-de-Deus-Versao-gratuita-compilada
- MANUAL DE VIOLÃO (Para iniciantes)
http://www.bubok.pt/livros/7835/Violao-Tudo-sobre-o-basico-para-iniciantes-Versao-gratuita-compilada
- MANUAL DE CONTRABAIXO (Para iniciantes)
http://www.bubok.pt/livros/8064/Contrabaixo-Tudo-sobre-o-basico-para-iniciantes-Versao-gratuita-compilada
- TEXTOS DO MEU BLOG (Diversos escritos)
http://www.bubok.pt/livros/7923/Textos-do-meu-blog-Gratuito
4 links pra você baixar as lendárias frases do autor Jorge Rodrigues: O autor que aprende tudo sem livros, sem mestres, e sem internet.
FRASES ROMANTICAS (PARTE 1)
http://www.bubok.pt/livros/8834/FRASES-ROMANTICAS-do-autor-Jorge-Rodrigues
FRASES DE SABEDORIA (PARTE 1)
http://www.bubok.pt/livros/8836/FRASES-DE-SABEDORIA-DO-AUTOR-JORGE-RODRIGUES
FRASES ROMANTICAS (PARTE 2)
http://www.bubok.pt/livros/9094/FRASES-ROMANTICAS-Parte-2
FRASES DE SABEDORIA (PARTE 2)
http://www.bubok.pt/livros/9095/FRASES-DE-SABEDORIA-Parte-2
Baixe todas as frases de autor Jorge Rodrigues em PDF no SCRIBD.
FRASES SABEDORIA - PARTE 1
https://pt.scribd.com/doc/258756572/Frases-de-Sabedoria-Parte-1
FRASES SABEDORIA - PARTE 2
https://pt.scribd.com/doc/258756584/Frases-Sabedoria-do-autor-Jorge-Rodrigues-Parte-2
FRASES SABEDORIA - PARTE 3
https://pt.scribd.com/doc/262841501/FRASES-DE-SABEDORIA-Parte-3
FRASES ROMANTICAS - PARTE 1
https://pt.scribd.com/doc/258755127/Frases-Romanticas-Parte-1
FRASES ROMANTICAS - PARTE 2
https://pt.scribd.com/doc/258756549/Frases-Romanticas-Parte-2
FRASES ROMANTICAS - PARTE 3
https://pt.scribd.com/doc/263652228/Frases-Romanticas-Parte-3
AMOSTRAS GRATUITAS COMPILADAS DE ALGUNS DE SEUS LIVROS DE ARTE MARCIAL
- SIMFUJE: A arte marcial livre (Versão gratuita compilada parte 1 e 2)
http://www.bubok.pt/livros/7891/SIMFUJE_A_arte_marcial_livre_Versao_gratuita_compilada_do_volume_1_e_2
SIMFUJE em debate
http://www.bubok.pt/livros/7877/SIMFUJE_em_debate_Gratuito
- Esgrima Chinesa SIMFUJE
http://www.bubok.pt/livros/7867/Esgrima-chinesa-e-japonesa-SIMFUJE-Versao-gratuita-e-compilada
Baixe também no SCRIBD.
VEJA COMO PATROCINAR, APOIAR, OU EMPRESARIAR O AUTOR JORGE RODRIGUES
5 MANEIRAS DE PATROCINAR, CONTRIBUIR, OU AJUDAR O AUTOR JORGE RODRIGUES À SOBREVIVER COM SEUS ESCRITOS E SUA ARTE MARCIAL.
1 - SEJA MEU EMPRESÁRIO PATROCINADOR: Você se torna tutor do autor Jorge Rodrigues e de seu trabalho com Arte Marcial e com os livros e lucra lhe pagando um salário. Que é o mais importante, porque eu tenho 34 anos, e não possuo nada à não ser este trabalho. E sou vítima de muita inveja de Igrejas Evangélicas e empresas de TV e Rádio que praticam ofensas e emulações contra mim e meu trabalho desde 2007, e pessoas que, assim como eles, me fazem diversas AMEAÇAS DE SEQUESTRO, PRISÃO, TORTURA, E MORTE desde 2011, sem eu dever NADA à NINGUÉM.
2 - EMPRESTE SUA MARCA: Sem dinheiro nem investimento você faz uma parceria de marcas para que o autor adquira respeito através da tua empresa ou marca, e ao mesmo tempo você fica conhecido através das divulgações do autor.
3 - COMPRE MEUS LIVROS NO "CLUBE DE AUTORES" (Ou Scribd e Bubok.pt).
4 - CONTRIBUA PRA EU COMPRAR "MEU ESCRITÓRIO COM BANHEIRO" que vai ser MINHA CASA E MINHA ESCOLA DE ARTE MARCIAL: Não importa o valor. Dinheiro se usa sendo pouco ou muito! CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. AG: 0811 Op: 013 Conta: 15091-7.
5 - MOSTRE OU "COMPARTILHE" COM MAIS PESSOAS, OU "INDIQUE AMIGOS" PRA ME SEGUIR NO FACEBOOK ou outra rede social: Não gostou ou achou chato alguma coisa? Pule pra outra, você vai encontrar alguma coisa legal! GOSTOU MUITO DE ALGUMA COISA? Mostre pra mais alguém ou para alguém que possa patrocinar.
SEJA EMPRESÁRIO PATROCINADOR DO AUTOR JORGE RODRIGUES
- Olá eu sou o Autor Jorge Rodrigues: O Autor que aprendeu (e faz) tudo sozinho SEMPRE, sem livros, sem mestres, e sem internet (Ou video-aulas).
- Eu tenho muito mais "Escritos" para apresentar, mas eu só posso continuar escrevendo com EMPRESÁRIO PATROCINADOR, porque desde 2011 eu tenho trabalhado PRATICAMENTE DE GRAÇA, mas arduamente, incansávelmente, e de dia e de noite, com meus escritos: Divulgando, Criando, Escrevendo, e Aperfeiçoando cada vez mais, desde as Capas e Ilustrações, desde a criação dos Anúncios até o serviço de Divulgações, desde a Ortografia até o Conteúdo: TUDO EXCLUSIVIDADE E ORIGINALIDADE DO AUTOR JORGE RODRIGUES.
- Desde 2007 é muita inveja de IGREJAS EVANGÉLICAS, EMPRESAS DE TV, E RÁDIO, e muita gente me BOICOTANDO COM OUTRAS PESSOAS E EMPRESAS, além da difamação, calunias, ofensas, e AMEAÇAS DE SEQUESTRO, TORTURA, MORTE, E PRISÃO dessas pessoas e empresas que ME DEVEM MUITO. Mas eu NÃO DEVO NADA à NINGUÉM.
- E desde 2003 o Autor Jorge Rodrigues está completamente Pobre e Miserável precisando desta Oportunidade. ATÉ OS 34 ANOS COMPLETAMENTE MISERÁVEL, E TENDO SIDO VÍTIMA DE DIVERSAS HUMILHAÇÕES QUE A MAIORIA DAS PESSOAS DESSE MUNDO JAMAIS SOUBERAM O QUE É.
- O Autor Jorge Rodrigues é uma das pessoas MAIS NOBRES E SÁBIAS DESTE MUNDO, com o reconhecimento e indicação direito de Deus.
PROJETO: "AS MAIS DE 1001 ESTÓRIA CONVIDANDO PESSOAS PRA IGREJA E PARA O GRUPO JOVEM do Autor Jorge Rodrigues".
Eu já tenho publicado 4 escritos biográficos contando ESTÓRIAS sobre a minha vida com grande perfeição de detalhes, sentimentos, e situações. Esses escritos são: "A SEGUNDA CONVERSA DO ENCONTRO", "TODA A MINHA VIDA EM 3 ETAPAS", "ESTÓRINHAS ROMÂNTICAS", e "ESTORINHAS INFANTO-JUVENIS". Além de muitos outros escritos biograficos que eu tenho para publicar, e para escrever ainda.
Estes 4 escritos são GRATUITOS, e os 2 ultimos citados são escritos inacabados, porque eu possuo milhares de estórias, mas tenho trabalhado de graça como escritor desde 2011, porém precisando urgentemente ser remunerado e ter minha vida estabilizada DESDE 2001 vivendo grande miséria e humilhação desde esse tempo: Coisas terríveis todos os dias que a maioria das pessoas deste mundo nunca souberam o que é viver.
Eu tenho MILHARES de estórias emocionantes e muito divertidas para contar sobre eu CONVIDANDO PESSOAS PARA O TAL "GRUPO JOVEM", e para a ""IGREJA"" pelos anos de 2001-2005.
SÃO MUITAS PESSOAS, E MUITAS SITUAÇÕES MUITO INTERESSANTES, algumas divertidas, outras emocionantes.
São estórias QUE NINGUÉM EM TODO ESSE MUNDO SABE, NEM NA INTEGRA, E QUE TAMBÉM QUALQUER PESSOA QUE TENHA PRESENCIADO PARTE DA SITUAÇÃO NÃO PODE CONTAR NEM FALANDO A VERDADE (Porque são pessoas mentirosas, interesseiras, traidoras, e invejosas que conviveram comigo durante esse tempo), COMO TAMBÉM NINGUÉM PODE CONTAR ESSAS ESTÓRIAS DO MEU PONTO DE VISTA. E a maioria delas somente eu sou a testemunha mais consiente que pode contá-las.
Eu só posso continuar escrevendo se um EMPRESÁRIO PATROCINADOR aparecer, senão eu não vou escrever, porque eu já deixei muitos escritos biográficos de Portefólio, e os meus direitos autorais tem sido assolados desde 2008 pela INVEJA constante de Empresas de TV, Rádio, e Igrejas.
SEJA EMPRESÁRIO PATROCINADOR do Autor Jorge Rodrigues pra esse projeto se realizar.
O AUTOR E SEU TRABALHO
Olá,
- Eu sou Jorge Rodrigues: O autor que aprendeu tudo sozinho, sem livros, sem mestres, e sem internet.
- Desde o ano de 2001 eu me dediquei em conhecer e servir à Deus, aperfeiçoando o meu caráter e a minha fé nele.
- Nunca recebi favores, nem benefícios de ninguém, mas ajudei e partilhei-me com muitas pessoas com o pouco que tive para o fazer, sem receber nada em troca.
- Não assistia televisão até o ano de (2004) 2006, e vivi sem qualquer outra leitura a não ser a bíblia, por opção e fé.
- Sempre fui muito criterioso sobre o que ouvi falar sobre Deus, mesmo sujeito ao dominio do que se fala enganosamente em nome de Deus. Ou seja, sempre identifiquei que recebi de Deus o "Dom do Conhecimento" em mim mesmo, e a capacidade de discordar e entender à Deus e a bíblia por mim mesmo, bem como descobrir os segredos da vida.
- Tive muitas experiências frustrantes na vida depois que conheci à Jesus Cristo constantemente até o dia de hoje : Fomes, prisões, agressões, perseguições, e muitas necessidades, ingratidão de pessoas, inveja, etc, mas foi através disso que Deus me deu também o Dom da Sabedoria que se aperfeiçoou em mim com essas experiências, mantendo sempre digno e incontaminado o meu caráter de qualquer forma de injustiça, mentira, traição, ou ato desonesto e profano contra o próximo sempre com muito respeito e confiança plena em Deus.
- Pelos anos de 2008-2009-2010 eu construi diveros escritos que foram a expressão do que eu me dediquei desde os meus 15 anos até 2001 (A arte marcial), desde o ano de 2004 apenas escrevendo muitas coisas no computador (os romances), tocando violão e outros instrumentos desde 2001 (Os manuais de instrumentos), e minha constante devoção em ler, orar, servir, e entender à Deus (As monografias e diversos escritos de sabedoria sobre vários assuntos). Eu que pensei não ter construido nada, debaixo de tantas humilhações de pessoas, e de tempo perdido sob a opressão da inveja de uma igreja evangélica, Deus fez de mim um Artista e Escritor perito em vários assuntos que são exclusivos, porque são meus aprendidos e criados somente com Deus.
- Eu só vim a usar a internet pela primeira vez na vida no dia 25 de julho de 2007. Só vim ter internet em casa de maneira fixa à partir de Março-Abril de 2011, e mesmo depois desse dia jamais me dediquei em aprender nada de outras pessoas para manter incólume a autenticidade dos meus ensinamentos notando a inveja e o interesse de desfazer a Glória de Deus e a minha sobre o meu trabalho.
- Desde o ano de 2006 a minha vida e os meus escritos são alvo de grande inveja de pessoas e empresas, e o meu trabalho desde 2009-2010. Essa perseguição só aumenta, devido a avareza malícia, e inveja em que estão atoladas essas empresas. Sou então um grande profeta dessas injustiças, desde o ano de 2011 apresentadas por mim na forma de vários dossiês e posts.
- Conheça o trabalho do autor Jorge Rodrigues, e patrocine o autor em oposição à essas pessoas e empresas.
- Eu sou Jorge Rodrigues: O autor que aprendeu quase tudo sozinho, sem livros, sem mestre, sem internet por cerca de 10 anos.
- Não tive muitas coisas por muito tempo, passei muita fome desde o ano 2003 até hoje 2014.
- Não aprendo nada de ninguém, tudo eu descubro sozinho. Tudo que eu ensino nos meus livro e que falo nos meus escrito é de minha plena e exclusiva autoria.
- Desde o ano de 2007 eu enfrento a maior conspiração e perseguição já realizada contra uma pessoa e contra um autor: A inveja das pessoas que me prejudicaram (2004), das empresas Igreja da Graça (2007), MK Publicitá, Rádio Melodia (2008-2010), das rádios não-evangélicas associadas à eles que praticam espionagem em computadores e cartel (2010), e das empresas Rede Globo, SBT, Rede TV, Band, Educativa, Record (IURD), de várias empresas perigosas e milionárias durante todo esse tempo.
SOBRE MIM E A PERSEGUIÇÃO DAS EMPRESAS EVANGÉLICAS E DAS EMPRESAS NÃO-EVANGÉLICAS CONTRA O MEU TRABALHO E CONTRA MINHA VIDA
Dedico todo o meu trabalho escrito e falado à Deus e à Jesus: A gloria deste trabalho, dado por ti à mim pessoalmente, seja sobre nós, sobre mais ninguém.
Que todos se lembrem que o autor foi e é vitima da inveja e da usura das empresas-igrejas criminosas Radio 93fm (radio93.com.br), Igreja da Graça, Rádio Melodia (JuanRibe Pagliarin), Diante do Trono, e outros aliados. Quem com estas pessoas e empresas tem qualquer parte não tem parte nenhuma comigo nem com meu trabalho.
Também se lembrem que qualquer pessoa que se diga meu amigo ou aliado, que tenha parte com qualquer uma dessas empresas, ou com Monique Moraes (Que está envolvida em furtos, crimes, e espionagem contra mim desde 2006) e as pessoas que me prejudicaram na Igreja da Graça de Niteroi que era de Lauro Doriel até os anos de 2001-2008, e mesmo depois, também não tem parte nenhuma comigo nem com meu trabalho, seja quem for. Já foi dito: É um traidor, ou está sendo usado por eles como traidor para destruir e roubar à mim e ao meu trabalho! Quem mantém amizade real e integral comigo é contra todas essas pessoas, e não tenho mantido amizade com ninguém, nem pessoalmente, nem à distancia, e nem aos meus amigos e parentes dedico ou dedicaria autorização nenhuma sobre tudo que é meu trabalho.
Também não tenho parte com as empresas Rede Globo, SBT, Band, Rede TV, Record, Educativa, bem como as Rádios Não-Evangélicas ligadas à eles, ou qualquer outro tipo de empresa ou instituição de nível comercial ou religioso que se ligue ou siga a mesma tendência destas empresas: A ninguém autorizei jamais publicação nem tutela do meu trabalho. E qualquer pessoa que é contra mim ou à favor de quem me prejudicou tem no seu grande mal feito a sua maldição.
A minha benção seja sobre os meus que me apoiam sob a minha consideração secreta e reservada dentro de mim, e nunca revelada por outra pessoa, pois nada considero do que outra pessoa pensa sobre mim ou sobre o que eu penso dos outros. E sempre, aos que são contra os meus trabalhos exclusívos e honestos, a minha maldição. Em nome do Messias Jesus. Amém.
Por ele eU sOU como ele e seus profetas.
((Novembro 2014))
BENÇÃO E MALDIÇÃO
O propósito divino dos livros do autor Jorge Rodrigues e Maldições
Quando Deus me deu a inspiração para publicar esses livros ele me disse que isso tem cerca de 3 propósitos nestes termos:
1 - Dar pra mim todo esse conhecimento, e fazer conhecido que Deus me ensinou, não de livros, nem de ninguém, mas somente dele todos esses ensinamentos.
2 - Ganhar dinheiro vendendo esses livros.
3 - Ajudar as pessoas com ensinamentos que são exclusivos em todo o mundo.
Esses trabalhos foram construídos após 10 anos de muitas dificuldades, escritos e elaborados durante muitas dificuldades. Foram publicados e formatados exaustivamente na tentativa de aperfeiçoar cada vez mais sua formatação, e tem sido divulgados com muita dedicação. Uma vez que o autor Jorge Rodrigues é criador de TUDO O QUE PRODUZ: Desde a CRIAÇÃO E FORMATAÇÃO até os DESENHOS DA CAPA E DIVULGAÇÃO. Tudo feito com muita honestidade, sinceridade, e originalidade.
Todos os meus blogs, aplicativos, canais, redes sociais, videos, posts, textos, e websites em geral são apresentados à Deus sempre com poder para abençoar qualquer pessoa que deles participar com o propósito de progredir à mim juntamente com o meu trabalho conforme as bençãos de Deus, bem como tudo isso, que é meu, tem o poder de amaldiçoar conforme todos os juizos do Antigo Testamento ao Novo Testamento, da lei de Moisés e dos profetas até Jesus Cristo e os Apóstolos, com 4 grandes e inplacáveis maldições, qualquer pessoa que do meu trabalho ou de mim se aproxime com a intenção de prejudicar, destruir, ou praticar qualquer tipo de fraude, emulação, plágio, furto, ou trama de qualquer tipo contra mim e contra o meu trabalho. Aconselho até que saia de perto de tudo que é meu, pois no mesmo nível em que eu dispenso o bem à quem usou de bondade comigo dispenso exatamente o oposto à quem com esse sentimento se aproximou de mim ou me tem em sua mente. Este é o teor das minhas maldições sempre:
Jeremias 9, 22, Êxodo 22, 23, Isaías 32, 33, 36, 37, Provérbios 6.16-19, 17.13-15, 21.13, 22.16, 22.22-23, 24.15-16, 26, Obadías, Ezequiel 9, 2Samuel 12, 1Reis 21, 22, 2Reis 9, 2Samuel 3.
Se cumpra sempre tudo isso em nome de Jesus. Amém.
Qualquer outra fonte desses livros que não sejam nas minhas páginas oficiais e indicadas por mim, É FURTO DESSAS EMPRESAS (Igreja da Graça, MK Publicitá (radio93.com.br), Rádio Melodia, Diante do Trono, Rede Globo, SBT, Band, Record, Educativa, Rede TV, dentre muitas outras empresas de Rádio Não-Evangélicas e lojas milionárias) PROCURE O AUTOR PARA LHE PAGAR O VALOR DEVIDO AOS SEUS DIREITOS AUTORAIS.
Tem várias amostras gratuitas compiladas para o publico em geral, e as versões integrais estão sendo vendidas a preço acessível à todos conforme os valores propostos pelos sites.
Mesmo que fosse uma grande "mamata viver vendendo livros" (se não for e alguém disser que é custe a vida de quem falou em nome de Jesus), tudo isso pertence à mim e é o meu trabalho. Se roubasse de alguma empresa já estaria.
Ou seja, quem pratica furtos dos meus trabalhos vai receber maldições, vai devolver quadruplicado o valor do que roubou como castigo divino, e se delapidou, todo furto se paga com a própria vida em nome de Jesus e segundo a lei de Moisés e dos profetas.
TOME VERGONHA NA CARA, DEIXE DE SER AVARENTO, INVEJOSO, LADRÃO, E VAGABUNDO. E PAGUE O QUE É DE DIREITO DOS OUTROS E NÃO SEU.
Grato.
@@@@@@@@@@@@
Nenhum comentário:
Postar um comentário