terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

FANFICTION X-MEN - MOJO AND HIS ASHOLES

 FANFICTION X-MEN - MOJO AND HIS ASHOLES AND WOMEN-BAD-FUCKEDS 

POR JORGE RODRIGUES 02 2022 



Cable apareceu diante do escritorio do Prof. Xavier enquanto ele meditava na cadeira do escritório. Então Xavier reconhecendo ele, disse: 

- Como você apareceu aqui? 

- Como sempre. Tenho pouco tempo. Mojo liberou um virús aqui no meio dos seus X-Men. É um vírus tecnologico, virtual, os seus X-Men já estão contaminados. É ridiculo pra mim explicar de onde procede este experimento, mas talvez você entenda. 

Disse Cable tocando no seu olho. Então Xavier disse: 

- Bem antes da hora do almoço. Tudo bem continue. 

- O que está com Mojo é tão nojento quanto a natureza do experimento, mas eu vim aqui para desinfertar essa residencia. 

- Por que só os X-Men? Disse Xavier. 

- Por que Mojo é tão ridiculo <O> quanto os materiais fecais <O> que lhe dão audiência. Mas a rasão é tão ridicula quanto. A questão é que tem somente um X-Men que não foi contaminado. Wolverine. Ele não só não foi contaminado, como cada um dos outros foi contaminado, todos eles, inclusive você mesmo. Mas Wolverine não. 

- Wolverine tem o fator de cura! Disse Xavier. 

- Não é só por causa disso. É uma conspiração contra o Wolverine. Ao Mojo importa somente os outros X-Men, porque Mojo, e as milhares de merdas com ele tem inveja do Wolverine. No futuro Wolverine irá se tornar o lider de todos os X-Men, e conforme o que está acontecendo hoje, e eu vim no tempo exato da mutação sobre eles, os seus X-Men vão se tornar verdadeiros babacas, e pelo que ira acontecer no futuro eu teria que matá-los agora mesmo, inclusive você. Mal testemunho se terá de vocês no futuro. Me perdoa a expressão. Eu estou salvando os seus X-Men, porque o Wolverine sozinho vai conseguir liderar todo este grupo sem nenhum dos outros X-Men se isso continuar acontecendo. Mas você vai perder os seus X-Men por causa de Vagabundos Escaralhados e Cuzões querendo se promover às custas deles, e com muita inveja de ainda saber que Wolverine pode ser o lider. Mas Wolverine corre o risco de ser contaminado no futuro, mas por enquanto ele é a solução para exterminarmos os babacas por trás desta ridicula conspiração. 

- Explique melhor. Não consigo ler na sua mente. Outras pessoas além de mutantes foram contaminados? 

- Sim! Mas o que eu sei que, por exemplo, o Homem Aranha foi transformado num grande babaca! Quando me falaram no babaca que se tornou o Homem Aranha eu pensei em não comentar isso com o Wolverine, porque sabendo à respeito do futuro, certamente ele vai arrebentar esse Homem Aranha de porrada como se fosse um palito de dentes sendo quebrado. Foram tão contaminados, e já estão à serviço de Mojo, que se eu contar isso ao Wolverine, como tenho experiência sobre o futuro, e não foram poucas vezes que vim aqui, mesmo pra uma missão das mais rápidas como essa, ele vai querer matar todos os X-Men. Todos os X-Men já estão mortos, e devem ser executados: Eles foram contaminados, à menos que eu faça a limpeza aqui. 

- Como assim fazer a limpeza? 

- Vai ser duro o trabalho. Chame o Wolverine aqui: É ele mesmo que vai me ajudar. 

Então Wolverine logo abriu a porta do escritório, e disse: 

- Por que sua mente mandou me chamar? 

Então Cable disse: 

- Não sei qual vai ser a maior descepção pra você: Ter que matar todos os seus amigos para salvá-los de se transformarem em babacas, ou saber que eles serão transformados em grandes babacas, e você vai ter que matá-los do mesmo jeito sem salvá-los. 

  


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

VIDA SENTIMENTAL COM DEUS 1

Neste blog estão publicados todos os meus livros. O meu acordo é que ao ler qualquer escrito você contribua na minha conta com R$ 10,00 por escrito. Ao contribuir você se tornou legitimamente possuidor do conteúdo como leitor. Não autorizo ninguém à manipular, nem espoliar meus escritos. LEIA, E CONTRIBUA. 

CONTA: CAIXA Ag 0811 Co 7640541620 Op 1288 

ESTE TRABALHO NUNCA FOI FINANCIADO.   

Meu blog: simfuje.blogspot.com 

Minhas fotos: simfujejorge.blogspot.com 


VIDA SENTIMENTAL COM DEUS

O manual do solteiro (Volume 1)

Dedicatória: 

Agradeço ao Senhor Jesus que me deu a oportunidade de escrever esse livro me ensinando pessoalmente essas coisas, me dando o conhecimento e as experiências de maneira incrível.


INTRODUÇÃO:

Esse livro é um manual para os solteiros que estão sós ou procurando alguém. Tornando o momento de solidão um tempo de sabedoria, buscando tornar divertida e dinâmica a vivência desse tempo que para muitos é um tempo ruim, e trazendo conselhos sobre como evitar erros na vida sentimental.

Deus me concedeu as experiências necessárias para falar desse assunto e o dom do conhecimento. Todo o conteúdo desse livro decorre exclusivamente de uma experiência minha com Deus por cerca de 10 anos.

O objetivo desse livro não é estabelecer regras, mas dar um caminho ou estratégias para que você se conduza prudentemente e da melhor maneira possível conforme os princípios valorizados no livro, e através da tua própria reflexão, decisão, situação, e expectativa, como você achar melhor. 


CAPITULO 1

As três etapas do relacionamento sentimental:


Paquera (ou namoro convencional)/ Namoro (ou noivado convencional)/ Casamento


O que as pessoas chamam de namoro, que é o primeiro passo de um relacionamento sentimental vamos chamar de “Paquera”, porque é o início de uma relação sentimental sem muito contato, um “Antes de namorar".

O que as pessoas chamam de noivado vamos chamar de “namoro”, que é uma relação mais afetiva, porém com uma idéia de noivado, porque é um namoro que busca um propósito: O casamento. Sendo assim o noivado pra nós seria só uma formalização cerimonial de casamento, enquanto que o namoro seria um relacionamento que por objetivar o casamento entra nos moldes de um noivado. 



Na verdade você só precisa entender que há três tempos nesse relacionamento que será interessante serem observados, e que vamos chamar respectivamente de:

1 paquera 

2 Namoro 

3 Casamento


A PAQUERA

No primeiro estágio, após conhecer alguém, você conversa, fala, passeia, se demonstra, compartilha, está junto...Tudo que diz respeito a um acordo entre duas pessoas ou pelo menos um das partes (Porque uma das partes pode não estar firme em sua decisão de se unir pra sempre) para se conhecer alguém querendo ficar junto, isto é, casar. O namoro seria só uma ponte para o casamento. 

As vezes a Paquera terá o descompromisso daquele que é cativado, mas não pode ter o descompromisso daquele que cativa, o qual deve almejar um compromisso sério e só deve iniciar uma conquista e uma paquera na intenção de um compromisso de ficar junto por toda a vida, ou seja, um casamento. 

Aqui está a chave da paquera: Você só vai iniciar uma paquera com alguém que você quer de verdade pra casar, até o limite em que você entende que conhece essa pessoa e gostou dela de verdade. Ou seja, você não conhece ainda completamente a pessoa, nem a você mesmo em relação à ela, mas até onde você inicia e coloca-se na posição de atrair e paquerar alguém, você deve estar decidido pela intenção de estar com a pessoa pra sempre.

Outro ponto, é que a paquera não vai ter beijo nem abraço, nem nenhum contato físico, porque o objetivo da paquera é você conhecer a pessoa antes de namorar, porque você só vai namorar se na paquera você estiver certo de que é essa pessoa mesmo que você quer pra casar, e para entrar no namoro é preciso haver a postura recíplica da outra pessoa de também querer você pra casar, aí então acontece o namoro.

Nesse momento do relacionamento você não deve buscar "um beijo ou abraço" da pessoa. Na verdade isso não é uma regra, mas para um “namoro verdadeiro” a paquera se caracteriza justamente por isso: É um “Antes do namoro", um “Mini-namoro” sem nenhum beijo nem abraço, porque é só uma preliminar que vai provar se você quer mesmo essa pessoa pra casar, ou te dar a oportunidade de conquistar uma pessoa que está indecisa por você. 

Você que gosta da pessoa de verdade vai chamar a pessoa para a paquera, e a pessoa indecisa vai te dar essa chance e poderá sair da paquera se não deseja casar com você sem iniciar o namoro, assim como qualquer desventura ou incompatibilidade vai ser decidida e conhecida ali antes de entrar no namoro.  


O que é a Paquera?


A paquera então é o primeiro estágio antes de um namoro sério, por isso o toque e o beijo nunca deve ser um instrumento nele presente.  No máximo, se for necessário você demonstrar que ama uma pessoa com alguma carícia para conquistá-la (um carinho mais ousado), pois às vezes é preciso um “jogo sincero de conquista” que carinhos. Então não se pode proibir, mas você deve se conscientizar que está experimentando o início de um relacionamento e deve aprender o autodomínio para o crescimento espiritual através dessa relação, tendo em vista também que: Ainda não foi decidido a firmeza desse relacionamento para que haja uma postura que só será adotada no namoro, ou seja, pra duas pessoas que querem casar. 


A paquera preliminar como pensamento de um grupo


A liderança de um grupo deve estimular que não seja feito contatos físicos com liberalidade na paquera, mas sem impor. Um relacionamento de beijos, abraços, e carícias públicas ou ocultas numa relação que não é firme e convicta de um propósito, isto é, quando as duas pessoas não estão decididas uma pela outra objetivando o casamento não deve ter toques. Deve haver até esse ponto somente um relacionamento infantil de expressão de amor, o que chamamos de: Paquera.  Seria um amor platônico.


O amor "Eros"


A palavra "Eros" é a palavra: Amor, que nesse contexto significa: “Amor sentimental". O amor sentimental não é um amor incondicional. O amor incondicional é traduzido pela palavra: "Ágape", que podemos definir por um amor espiritual, um amor que não se apoia em nenhum critério que beneficie à você mesmo, mas a outra pessoa por puro amor. Então, dentro de um amor "Eros", pode existir alguma coisa de "Ágape", que é quando você se identifica tanto com uma pessoa, com a aparência dela, com o jeito, com ela, que sua missão é agradá-la, mas isso é uma coisa que só você mesmo pode saber o quanto ama a alguém. Nem toda pessoa que agrada à alguém, ama, e nem todo que ama, ama a ponto de querer ou saber agradar. Um amor pode ser pequeno, ou grande, medido às vezes pelas obras, às vezes não. O que é importante entender é que o “Amor Eros” é criterioso, não é integral, se apoia na imagem e no “Eu” exterior de alguém, o que o faz uma coisa que, sem hipocrisia ao falar, é um pouco egoísta.

Importante é entender que um amor Eros verdadeiro tem dois pontos: "Até que ponto meu coração está ligado a outra pessoa?" (Isso envolve sentimento)  e "Até que ponto eu estou disposto a agradar essa pessoa por estar ligado à ela?" (Isso envolve atitudes) 

O “Amor Eros” então é gostar de verdade de alguém pelo que ela é, tendo em vista que o Amor Eros se baseia na aparência e no jeito exterior de alguém, e induz você a querer gerar felicidade à esse alguém por causa do efeito que tem a aparência, ou imagem, ou o jeito, ou a soma de tudo isso pra você. E cada pessoa vai ocupar o seu grau no termômetro do “amor sentimental” em relação a cada pessoa com quem de alguma forma se afeiçoar. 


O domínio próprio e a má escolha

Algumas pessoas tem uma visão de relacionamento sentimental mais carnal do que outras, sendo relações muito mais puxadas para interesses físicos do que relação de admiração e apreciação da outra pessoa, e devemos respeitar, até porque vida sentimental na sua essência é algo que está apenas apoiado na admiração da aparência e do jeito de uma pessoa. Ou seja, no seu critério mais infrutífero a vida sentimental é uma “vaidade sadia” para alegrar o coração humano, mas é muito importante ter limites, desenvolver domínio próprio, senso de responsabilidade, sinceridade nas decisões, e a obrigação de ser fiel no casamento, pois quem não se dominar na paquera indo direto para o namoro ou casamento pode incorrer num relacionamento sem amor e compreensão, ou um relacionamento puramente carnal: Um relacionamento que é bom por um lado, mas que está ameaçado a fracassar até ver outra pessoa melhor. Tudo isso por uma falta de domínio na escolha que poderia ser verificada no início evitando uma escolha errada e uma visão da vida sentimental carnal e sem domínio próprio, ou a situação de magoar outra pessoa deixando-a.

O desejo sexual e a lascívia


Eu acredito que existe uma diferença entre desejo sexual e lascívia. Todo tipo de liberação de desejo sexual fora de regras estabelecidas por Deus caracterizaria uma transgressão. O desejo sexual está ligado ao ser humano pelo fato da vida sentimental. O homem se atrai por uma mulher e vice-versa, e isso é um estimulo que vai até o desejo sexual. Mas a lascívia podemos entender por um desejo sexual incontido, e até sórdido. Então vamos estabelecer uma diferença entre: Desejo sexual natural, e lascívia.

Desejo sexual é quando eu desejo demais uma pessoa que primeiro eu amo de verdade ao ponto de isso me levar ao desejo, seja parceiro de relacionamento ou alvo da minha paixão. Eu desejo tocar e sentir a pessoa, o pode me levar a transgredir por uma questão de limite moral, ou seja, eu não posso liberar esse desejo da maneira apropriada em todos os casos, então se eu o libero mesmo assim eu estou transgredindo um limite de Deus, mas motivado por uma intenção legítima. 

A lascívia, porém, é um desejo incontido de fornicação, ou adultério, associado ao olhar ou a carne, que se sacia ilicitamente na imagem de qualquer pessoa do sexo oposto ou em uma pessoa que eu considero alvo de desejos físicos, mas sem nenhum afeto pessoal: “Amor verdadeiro”.

Eu posso sentir lascívia pela pessoa que eu estou paquerando, e isso pode ser um sinal pra eu saber que não amo muito essa pessoa e não vou me dar bem com ela, pois eu não tenho nenhum tipo de afeto que retribua a outra pessoa o que eu sinto, mas um desejo de satisfazer esse desejo imediatamente, que é outra caraterística da lasciva: A pressa de satisfazer o desejo, independente de afeição, seja pelo olhar, ou pelo desejo físico, numa atitude apressada. Mas isso aí é uma coisa que você mesmo vai julgar: A maneira como você enxerga seu companheiro sentimental.

Da mesma maneira eu posso sentir um desejo sexual por uma pessoa que não está comigo, pelo desejo de tocá-la e de olhá-la, de tê-la, o qual é mais paciente, e envolve afeto: “Amor Eros”, mas pode te levar à uma “transgressão moral”.

É importante entender que uma pessoa solteira tende à lascívia dependendo da pessoa e da vida que ela leva, que é o desejo sexual quando a pessoa em algum momento se deixa enredar por ele e quando o desejo torna-se um olhar impuro ou masturbação. O importante é você saber como dominar seus desejos sexuais, buscando a despeito da fraqueza e até da masturbação, um coração puro, desejando principalmente fugir de qualquer vinculo mental com o adultério (violação de uma pessoa comprometida com outra). E no caso de desejar quem se está paquerando ou namorando, aqui não transgride a consciência, mas a carne quando você pode se meter em problemas com a fornicação. O conselho é sempre ser uma pessoa com planos profissionais ou pessoais, e com ocupações, pois tudo isso serve de escape quando sua mente está ligada a outras coisas que te fazem escapar de coisas sexuais e passar por elas sem se deixar dominar.  No aspecto físico quando você libera tuas energias em trabalho e dorme tranquilo para acordar no dia seguinte isso também ajuda a se livrar de questões sexuais que possam culminar em “transgressões morais” ou te colocar em problemas sexuais. Invista sempre em planos e trabalhos que te tragam satisfação pessoal.

Uma ultima observação é que você até pode desejar alguém por lascívia se for lícito você ficar com esse alguém. Você só não pode é olhar ou tocar aquilo não é seu.  Lembre-se como o rei Davi cometeu adultério: A principio ele desejou uma mulher de uma maneira errada, quando a viu despida, mas até ali ainda era lícito que ele pudesse ficar com ela, quando porém ele soube que ela era casada, ali ele transgrediu moralmente e se meteu em um problema gravíssimo, que no caso foi um adultério. 

Você pode ser feliz e “dar certo” com uma pessoa mesmo tendo começado a desejar a pessoa de uma maneira “errada”. O importante é você entender que isso pode ser um sinal de que você pode não amar essa pessoa e pode ter a mesma atitude outra vez deixando a pessoa que você escolheu anteriormente . Ou seja, o seu amor no caso é menor que o seu desejo, ou talvez não haja amor verdadeiro.

Paquera: o ponto de espera para o namoro sério


A paquera é um exercício de domínio próprio onde você “descobre” se você ama a pessoa de verdade ou não, se gosta pra vida toda ou não, se precisa de outros “apetrechos físicos ou pessoais” além dos que a pessoa já tem, ou se precisa de “Amassos” pra se satisfazer com a pessoa, ou se tudo isso é só um complemento para expressar o que você já sente por alguém independente disso. Então resumindo: A ausência do toque vai mostrar a qualidade desse amor.

A paquera não precisa durar muito tempo se privando de liberdade maior com uma pessoa que você já reconheceu com firmeza que te ama e que você a ama, mas o importante é que dure todo o tempo que for necessário para você saber se gosta de verdade de uma pessoa e se ela gosta de você de verdade também, então não importa se vai durar anos, ou se poucos meses, é melhor ficar anos indeciso numa paquera do que indeciso num namoro, o que já estamos aconselhando que não deva acontecer, pois o objetivo não é impor o limite para atrapalhar, mas estabelecer que a escolha foi feita com sabedoria e firmeza, pedindo conselhos à Deus.

Resumindo: a paquera vai durar todo o tempo que for necessário até eu descobrir que amo de verdade uma pessoa para futuramente me casar, aí eu poderei entrar no outro passo que é o namoro. Fora isso, não há namoro nenhum: Não procurarei toques, nem beijos.


O NAMORO


O namoro é o inicio de um compromisso que vai objetivar o casamento certamente. É o que chamaríamos de: “Noivado”, com tempo indeterminado, porém que deve durar o mínimo possível, porque a missão é o casamento. 

Um noivado é um compromisso de casamento antes de ele acontecer.  Já estão casados no aspecto pessoal, só falta o laço final (a ligação física) quando há condições financeiras e pessoais de o concluir, porque ligando-se duas pessoas fisicamente pra sempre entra o preceito em que devem deixar a dependência dos pais e viverem suas próprias vidas começando uma nova família. 

No noivado não se descobre se gostamos de alguém, mas já decidimos, isto é, estamos casados, só falta a oportunidade. Por isso que o rompimento de um noivado é uma falta de respeito à outra pessoa, e é assim que devemos enxergar o namoro.

Claro que não vamos ser radicais de dizer que uma vez namorando, já estamos casados, ou que não pode separar mais. Na verdade o namoro é um tempo em que ainda se pode separar se não der certo, mas a idéia é que: Quem entra no namoro já passou pela paquera, onde conheceu, conversou e se afinizou. Então você só vai namorar se for pra casar, caso contrário, não entre no namoro.

O interessante é que o namoro é, antes de uma decisão de namorar, uma decisão de querer casar, e é isso que é legal: Você não quer namorar, porque se teu propósito é namorar, você não pode namorar pelo que analisamos até aqui. Mas se você quer casar, aí sim você namora. 

O namoro é como uma aliança com benefícios, mas obrigações. A obrigação é amar de verdade e querer casar, e aí você entra nos benefícios, “Beijar e abraçar". Se você não se decidiu seriamente por isso ainda está na paquera.

 

O rompimento de um namoro


Embora todo relacionamento pode ser rompido, quando se rompe um relacionamento de “Namoro firme", o namoro que estamos dispostos exercer, ou noivado (como estamos falando do segundo passo de quem já decidiu-se por uma pessoa), de certa forma houve uma infidelidade, porque pra eu romper um relacionamento onde eu entrei nele consciente do objetivo final, que é casar, e decidi que quero essa pessoa conversando e convivendo na paquera, e já cheguei a beijar e abraçar uma pessoa (no caso do rapaz), ou cheguei a usufruir do dinheiro, do tempo e do investimento dessa pessoa em mim (no caso de uma moça), se depois de tudo isso eu olho pra outra pessoa e largo um compromisso anterior, isso é infidelidade! Porque no momento que eu olhei pra uma pessoa e convivi um tempo com ela, e decidi que é essa a pessoa que eu quero namorando, se eu rompo com isso, porque olhei pra outra pessoa, eu fiz o que eu nunca deveria ter feito. Eu não posso fazer isso, mas se isso é o que eu quero, é melhor que eu faça mesmo, do que viver enganando uma pessoa, mas eu traí a confiança da outra pessoa. Isso é uma traição! Um adultério! Porque a idéia da paquera é que antes que isso aconteça, eu já devo ter previsto tudo isso.

A vida é assim, eu sempre vou ver alguém que terá algo melhor que aquela pessoa que está comigo, mas eu não posso viver largando uma pessoa e trocando por outra melhor sempre, então a idéia da paquera também é a seguinte: Eu só vou paquerar com alguém que eu esteja querendo pra casar. Por isso que eu vou paquerar, pra conhecer com quem eu pretendo me casar, e eu só vou namorar com que eu vou casar.

A decisão segura e firme


Eu tenho que decidir o que é o melhor pra mim, ou seja, eu não posso entrar em nenhum relacionamento com alguém que não me empolgou, que não me satisfez, que eu não sei se gosto muito, que eu ainda vou aprender a amar, ou que é bom, mas tem coisa melhor, etc... Não! Quando você gosta de alguém de verdade, isso já acontece logo no início, antes de paquerar, e embora o que cativa uma mulher é um pouco diferente do que cativa um homem, é logo no começo, quando alguém vem até você, ou quando você se admira por alguém, ou quando você está procurando alguém, que você tem uma noção do que sente por uma pessoa, e sabe que tipo de afetos levará à uma paquera, que podem aumentar ou diminuir. 

No início do interesse por uma pessoa é que você vai avaliar o quanto gosta dela. É nesse momento, antes de entrar numa paquera, que você deve perceber se essa pessoa te encantou de verdade ou se o que você está sentindo é uma atração física e passageira, ou apenas uma atração que acontece entre qualquer pessoa de sexo oposto. Devemos pensar dessa maneira radical: "Se eu não gostei de verdade de uma pessoa pra querer um casamento com ela, então não devo nem posso paquerar". 

O ponto chave da escolha certa e a idéia principal para um início de relacionamento é isso: Eu não posso ficar com a pessoa mais bonita do grupo, nem com a pessoa mais legal dessa cidade, nem com a pessoa melhorzinha que deu pra encontrar, nem ficar com a fulana porque não deu pra ficar com a ciclana, nem tentar ver se o fulano muda ou se eu venho a gostar mais dele... Não! Eu tenho que ficar com aquela pessoa que é a melhor do mundo pra mim. Caso contrário eu devo ficar sozinho.

É muito radical essa colocação, e é assim que temos de entender a coisa a princípio. A pessoa que eu vou ficar pode não ser a mais linda candidata a ficar comigo, mas tem de ser tudo aquilo que, se eu tiver, eu vou considerar que encontrei tudo que eu precisava. Isso é estar apaixonado de verdade. 

As três situações que levam a paquera


Há três situações para se querer paquerar alguém:

1 Uma pessoa vem a mim e me atrai a paquerar: Eu posso gostar dela ou não.

2 Eu me afeiçoo naturalmente, me apaixono, ou me interesso por alguém casualmente sem ter procurado: Eu posso gostar dessa pessoa de verdade ou só um pouco, por atração passageira.

3 Eu estou escolhendo ou procurando alguém, e essa pessoa pode ser o que eu tenho procurado ou não, mas eu preciso gostar dela de verdade pra querer atraí-la a paquera. 





O lado decidido e o lado preventivo da paquera


Quando alguém vem até mim e me atrai à paquerar se eu gosto dessa pessoa de verdade uma responsabilidade passou para mim: Eu aceitei um relacionamento com alguém, sendo assim eu tenho que ter feito isso (de aceita-la), porque gostei de verdade da pessoa. Outra situação é quando alguém escolhe você ou se apaixona por você e quer que você lhe dê uma chance, alguém que insistiu ou te atraiu à paquera, nesse caso você pode deixar claro que pode não dar certo, porque tudo está na paquera ainda.

No caso em que você toma a iniciativa por ter se interessado, ou por ter escolhido uma pessoa, você deve estar disposto a querer um casamento, se não, não deve nem se declarar nem atrair uma pessoa para paquerar para não magoar a outra pessoa depois.

Outra idéia da paquera é que: Se eu tenho que me decepcionar ou decepcionar uma pessoa isso deve acontecer intencionalmente no momento da paquera, onde existe essa consciência de ambas as partes que pode não dar certo. Você deve saber que pode entrar na paquera e se desencantar pela pessoa pela convivência, onde você ficou com alguém que você se atraiu ou que você escolheu, ou que escolheu você e você gostou para algo sério, mas não deu certo por algum motivo, ou a pessoa te desencantou não sendo o que você imaginava no início, mas tudo é uma questão de sinceridade e de propósito.


A liberdade de cada um fazer o que quer


Quando eu vou cativar alguém, vimos à principio que eu tenho de ser radical: "Só devo cativar quem eu gostei de verdade num proposito de selecionar pra mim uma pessoa pra casar", mas é interessante entendermos que nossa vida é administrada por nós, então todo conselho radical, pode ser quebrado, ou não ser seguido totalmente. Mas o conselho aqui é de maneira radical para evitar a perda de tempo e o risco de magoar a outra pessoa, porque haverá momentos em que alguém vai te encantar e você vai querer paquerar com um percentual de indecisão no teu coração, ou a pessoa vai querer você e você vai se deixar levar a dar à ela uma chance, ou você quer ver no que vai dar se relacionando com uma moça mesmo vendo que teu sentimento é pequeno ou não tão completo por ela. Tudo isso pode acontecer, o que é importante é você entender a diferença entre um conselho seguro e uma atitude que oferece riscos de magoar alguém, ou você se atrasar, ou até se meter numa inimizade com a outra pessoa. O objetivo é evitar se deixar levar por alguém que você sabia que ia dar errado, gerando prejuízos pra você, ou para ela, ou te contrapondo contra ela. E Deus é juiz dessas coisas, principalmente se você sabia que ia decepcionar uma pessoa. É isso que devemos vigiar antes mesmo da paquera.

Você pode paquerar uma pessoa gostando pouco dela, mas o importante é você ser sempre sincero e transparente com a pessoa sobre as tuas motivações e sobre a intensidade do que você sente por ela para que ela também escolha se quer você na mesma medida em que você se oferece.


Quando as coisas vão acontecendo naturalmente 


Quando as coisas vão acontecendo entre duas pessoas naturalmente, elas podem se deixar levar à uma paquera indecisos sobre o que sentem um pelo outro e sem saber o fim das coisas. Isso acontece quase sempre quando nós somos cativados por alguém a entrar numa paquera sem que nós tenhamos planejado aquela pessoa, ou quando pela amizade achamos interessante “tentar” uma “Amizade sentimental". Duas pessoas vão se dando espaço pela amizade (não pelo desejo onde se um aproveita do outro), mas um interesse sincero onde os opostos se atraíram, num nível de amizade. Nesse caso os dois não estão bem decididos um pelo outro, ou só um só está decidido, ou as vezes os dois não se gostam tanto assim, ou um dos dois não gosta tanto do outros, mas ambos querem tentar alguma coisa. Ou seja, ter uma experiência perto de uma paquera.

Nesse caso não é ruim deixar acontecer, mas é preciso que haja consciência naquele que gosta menos de que o outro gosta mais para que quem gosta menos não dê muito espaço a outra pessoa nem a deixe se iludir. E aquele que gosta mais precisa entender que o outro gosta menos respeitando o rompimento desse acordo. Ou então os dois gostam pouco, mas é preciso que haja humildade, respeito, e compreensão de um para com o outro, pra que não haja briga depois. Seria um acordo, ficando na paquera até que um desejo real de casamento aconteça nos dois, para que só depois disso bem decidido se vá para namoro, e se não fluir, volta-se ao inicio. Tudo feito de maneira limpa pra não haver espaço para tentações, nem para magoar ninguém, nem ninguém usar ninguém, porque se não der certo já se sabia dessa possibilidade no início, e essa paquera também não foi pretexto pra deixar emoções meramente físicas avançarem, algo que é comum em pessoas que não se amam. 

Então é por isso que a paquera vem sempre antes do namoro, sempre sem beijo nem abraço nenhum, porque quem ama de verdade nem precisa disso tão rápido, porque o pouco de quem se ama já basta, mas quando não se ama, aí sim precisa-se de outra coisa. 


Não se deixar levar por alguém a uma paquera ou namoro sem interesse


É preciso estar atento ao fato de que as vezes alguém aparece nos conduzindo à uma paquera com a aparência de que nos ama, mas com a falsidade de tentar nos conquistar e nos levar até um relacionamento sentimental, sabendo que amamos outra pessoa ou que não a amamos de verdade, promovendo nossa infelicidade ardilosamente, fingindo a amizade, e as vezes com um espírito oculto de uma pessoa que se voltará contra nós até com ódio, ressentimento, ou amargura, porque não teve o que queria.  Por isso sempre mantenha firme a tua escolha pessoal e não se deixe levar por ninguém, porque a tua vida sentimental é tua e pertence a você controlar tua felicidade. Respeite sempre os sentimentos dos outros, mas nunca abra mão do que é teu, porque se você tentar agradar à alguém que você não ama nessa área, você se fará automaticamente infeliz.   


O melhor pra mim


Eu posso até entrar na paquera sabendo que essa pessoa não é a mais bonita ou legal que eu escolheria se pudesse escolher, e que eu talvez escolheria outra, mas amar de verdade pra paquerar como a gente está estudando aqui é você pensar e saber que existem outras melhores, mas se você ficar com essa você vai estar completamente satisfeito. Ou seja, se eu encontro alguém que é o melhor pra mim, independente da oportunidade, se vai aparecer outro melhor depois, não pode me interessar mais, porque só vai me interessar se essa pessoa não foi o melhor que eu escolhi pra mim. Se alguém é o melhor pra mim, acabou as outras pessoas. Porque ainda que apareça outra pessoa melhor ou com algo melhor, eu renuncio (não pelo esforço, mas pela boa vontade), porque avalio que já tenho um alguém que é “Melhor" pra mim ainda que a outra pessoa tenha algo mais, ou seja, mais que a pessoa que está comigo. Somente assim conseguiremos ser fiéis: Estando com quem a gente ama de verdade.

É importante sempre escolher uma pessoa pelo elemento de gostar ou amar de verdade, porque nunca terá fim as qualidades que veremos em outras pessoas. Mas se eu deduzo que outro alguém é melhor ao ponto de eu querer largar essa que ficou comigo, é porque eu ainda não tinha encontrado alguém que era o melhor pra mim, mas eu fiquei com alguém que não era o melhor pra mim (ainda que seja uma pessoa belíssima), e esse “desencanto" na verdade não foi desencanto por quem estava comigo, porque o que estava comigo ainda não era "tão melhor assim" pra mim.

Isso costuma acontecer quando eu escolho a melhor pessoa que tem disponível ao invés de esperar aquela pessoa que eu vou “Olhar” e dizer: “Com essa pessoa eu não preciso de outra ainda que seja melhor que essa”. Caso contrário, eu sempre vou encontrar alguém melhor depois de quem eu fiquei, porque fiquei com alguém pela ansiedade, pela pressa, ou pelo medo de não encontrar alguém especial, e assim vou estar sempre com a idéia de trocar de pessoa. 

A idéia é você saber esperar aquilo que você realmente quer e não tocar em nada que seja metade do que você entende por algo completo pra você. 



O amor fraco ou namoro de encosto


Você jamais deve atrair ou conquistar uma pessoa para a paquera com pouco interesse (exceto no caso que já vimos acima). Primeiro porque no caso de uma moça que quer um compromisso sério, se você relatar essa proposta de que gosta dela pouco, ela dificilmente vai aceitar entrar numa relação com você, ela pode até ficar até chateada com você por você ter ido até ela com essa proposta. No caso do homem, ele pode aceitar que uma mulher o atraia para a paquera com pouco interesse se ele gostar da moça, porque ali ele te uma chance, mas o que o homem nunca aceita é esse procedimento num namoro, porque o homem é “ciumento” e não aceita ser traído, a menos que ele esteja disposto a tirar uma vantagem com você. 

Estamos contrapondo em todo esse estudo relacionamentos sem propósito. Pra entrar numa paquera com essa parcialidade, no caso do rapaz, ele teria que estar com a intenção de enganar a moça, e depois poderá largá-la por outra, por isso que estamos reprovando isso desde o início. A mesma coisa a mulher que namora com a intenção oculta de estar indecisa por outro rapaz ou pensando em largá-lo depois ...Nem entre no namoro com um rapaz com essa intenção, porque homem não aceita esse tipo de coisa. 

Então se você está indeciso, sendo levado por um sentimento que não é completo, ou prevendo magoar alguém depois, é errado você atrair, seduzir, ou conquistar essa pessoa. A atitude correta nesse caso é você nunca se declarar (no caso do homem), nem se insinuar atraindo (no caso da mulher) a pessoa que você sabe que não te empolgou de verdade. Mas se você deseja “tentar” se aproximar da pessoa, deixe as coisas acontecerem naturalmente. Se há uma proximidade, um diálogo... Deixe acontecer, mas não provoque a situação. Assim a pessoa vai notar ou perceber qual a sua motivação em relação à ela. Se ela vier a gostar de você ela vai notar que o seu sentimento está mais em função dela gostar de você do que de você ter a iniciativa de gostar, e não vai se sentir magoada caso as coisas aconteçam e vocês fiquem juntos. Mas se você atrai a pessoa, você cria altas expectativas ou engana a pessoa. E se por ventura não há oportunidade de diálogo com a pessoa nem proximidade, então você deve se dominar e compreender que se você não ama alguém de verdade, não deve cativá-la para se sentir aliviado, se encostando ou usando alguém.

Não é aceitável que uma moça esteja com um rapaz usando do seu dinheiro dos seus planos, do seu tempo, uma vez que ele quer um casamento sério com uma mulher fiel, e é mais reprovável ainda ele ser largado por uma garota que se aproveitou dele esperando alguém melhor enquanto ainda estava com ele. Também não é aceitável que um rapaz beije, abrace, iluda, ou use uma moça, e depois descubra outra melhor que ela e a largue depois de ela ter confiado sua vida e seus sentimentos. 

O desencanto no namoro pode acontecer, mas quando vem resultando de uma escolha com “intenção parcial” desde a paquera, é uma fraude com a outra pessoa que deveria ter sido observada no início. E Deus é juiz dessas coisas. 

O medo de não encontrar a pessoa certa


Algumas pessoas realmente temem não encontrar a pessoa certa ou temem ficarem sozinhos pra sempre, por isso que se dão a relacionamentos não duradouros, ou agindo com deslealmente com a outra pessoa por essa razão. 

Pessoas belas de aparência podem escolher com mais facilidade a quem querem, e pessoas não tão belas se sentem às vezes muito preteridas. A natureza humana sempre busca o que mais bonito, ou melhor, por tendência de objetivo, e a pessoa com pouca beleza muitas vezes não é aceita por alguém com beleza. Na verdade Deus fez a mulher com uma mentalidade diferente do homem justamente pra que não haja tanto essa desigualdade. Ou seja, é comum pessoas bonitas se agradarem ou buscarem pessoas bonitas, e pessoas não tão bonitas buscarem pessoas não tão bonitas pela própria natureza humana. Mas a diferença entre o que a mulher espera do homem e o que o homem espera da mulher faz com que tenhamos surpresas, onde moças bonitas conseguem enxergar algo num rapaz não tão bonito (quando a escolha é sincera), e um rapaz belo pode agradar-se de uma moça não tão bela (embora seja mais difícil).

O importante é confiar em Deus e buscar encontrar a pessoa certa. Às vezes temos que ser ousados pra esperar. Pessoas bonitas às vezes fingem ter ousadia pra ter quem querem quando na verdade atraem pela aparência (o que é mais fácil). Do mesmo jeito quem não tem beleza às vezes finge ter ousadia pra terem quem quer, quando na verdade não acreditam que podem ser felizes com quem realmente querem e ficam com quem apareceu.  A pessoa que tem realmente fé espera o melhor de Deus só decide pelo que é verdadeiro pra ela, porque Deus tem a pessoa certa pra cada um, seja você uma pessoa bela ou não. 

O interessante é que Deus jamais terá pra você o que pra você não é o melhor. Deus tem o melhor pra cada pessoa e você deve buscar esse melhor com bom senso (sem “olho grande”) sabendo quem você é, mas sabendo ser verdadeiro e exigente segundo a tua fé, e paciente, pois tudo é possível pra Deus.  


Havia namoro na época da bíblia? 


A bíblia vai mostrar que qualquer tipo de contato físico só é devido à casados, seja beijo, seja abraço. Um exemplo interessante disso é quando o rei dos filisteus, Abimeleque, avista Isaque acariciando Rebeca, e o texto faz questão de dizer claramente que Isaque era casado com Rebeca, e aí sim estava lhe fazendo carícias. O texto diz: “Olhou Abimeleque pela janela e via Isaque acariciando a Rebeca sua mulher". E essa é a grande verdade. 

Essa exceção no namoro só deve existir, porque pra você não perder uma pessoa até um casamento, por causa do tempo e das situações da vida, e de outras pessoas, é preciso um certo contado, até porque no contexto da bíblia um homem só procurava uma mulher na hora exata de casar, então não havia namoro, havia um curto noivado, e a cultura judaica era toda baseada no temor à Deus, na submissão e no cuidado dos pais, sendo que todo homem comprometido era rapidamente reconhecido como tal, bem como uma moça prendada e submissa que seria fiel ao marido, era logo percebida, e por causa das leis rigorosas do povo e da educação contra o adultério. Era uma cultura onde todos tinham oportunidades iguais de fazerem tudo certo, diferente dos dias de hoje. Por isso que não havia namoro. 

No entanto, precisamos colocar no namoro somente aquilo que vai ser útil e objetivo, mais pela questão funcional do que emocional, ou seja, beijar e abraçar como estratégia de conquista, preservação, e expressão do amor para outra pessoa, e não um elemento de escape de ansiedades, porque assim pode se tornar uma coisa com tendência a darmos brecha à fornicação, que dependendo do caso, pode trazer problemas.  


O tempo de um namoro até casar


O tempo de um namoro pode ser meses ou até anos, mas a idéia principal é que eu não estou ali pra ver se vai dar certo, mas eu já estou decidido, então se eu não caso logo com alguém tendo a idade pra isso e os recursos, tem algo errado. É aí que entra o namoro não como um encosto, mas só pra quem tem compromisso.

É aprovado que alguém possa estar numa paquera demorada que tem a aparência de uma amizade sabendo que pode recuar dessa posição estando consciente ambas as partes de que esse compromisso não é firme, e por isso não há um envolvimento físico. O que não é bom são relacionamentos de encosto, onde vai haver uma traição camuflada de “Namoro que esfriou e partiu pra outra” magoando a outra pessoa. Isso é totalmente errado e deve ser considerado traição. Então namoro tem o beijo e o abraço pra quem deseja casar e vai casar. 

Há pessoas que namoram muito tempo e nunca casam e dizem que não estão preparados. Um namoro que vai se empurrando com a barriga sendo que já deveria ter acontecido o casamento pode ter alguma coisa errada. Acontece que o rapaz vai se consumindo de ciúme e sendo criticando pelos outros como ciumento quando na verdade é a garota que tem de tomar uma posição e entender que o ciúme dele é uma atitude de objetividade para não perder uma mulher a quem ele se apegou. Ou seja, ou casa porque ama, ou separa porque não ama. A mesma coisa o rapaz que tem a seu lado uma garota infeliz, pois ele a trata com desprezo levando-a como uma carga, olhando ou cobiçando outra que ele não pôde ter, e não casa com ela. Isso é uma falta de posição associada com o desrespeito a outra pessoa. Porque em ambos os casos, depois que o infiel vai embora ser feliz, o traído fica infeliz e ainda tem de engolir sem poder reagir de forma nenhuma contra isso, e as vezes se levantam parentes defendendo o infiel e abafando a revolta justificada daquele que foi o traído. 


Idade mínima pra namorar


Em casos que os jovens tem menos de 18 à 20 anos pra baixo eu digo que essa coisa de beijos e abraços não deve acontecer aconselhando num contexto de grupos de jovens, educadores, ou pais, porque não cola bem crianças e adolescentes beijando na boca na minha opinião, antes o jovem deve crescer em seus propósitos desenvolvendo domínio pra se aguentar o máximo que puder, assim  será um adulto disciplinado, não egoísta, de temor à Deus, que evitará e não provará coisas ruins em sua vida, tanto sentimental, como social. 

Se eu não tenho uma boa idade para tocar uma outra pessoa (como estabelecemos no mínimo como inviável um namoro com toques e beijos dos 18 à 20 anos pra baixo), então eu permaneço na paquera, pois não cola nada bem adolescentes terem relação de beijos e abraços, tendo em vista que quem namora ainda que sem toque por causa da idade, deve ser grato à Deus por ter namorada, pois quem não tem namorada enfrenta um conflito ainda maior.


O namoro puro 


Todo namoro tem um espaço de tempo até um casamento. Algumas pessoas se sentem mais motivadas a se afastar dos desejos sexuais tendo por consolo a possibilidade de estar namorando, ao passo que com outras pessoas já acontece o contrário, quando namoram é que se sentem tentados aos desejos sexuais. Então se namorar (beijar e abraçar) faz eu me sentir tentado a transar, eu devo exercer um namoro nos moldes de uma paquera como vimos. Nesse caso eu posso estar decidido por quem eu quero, mas eu estou agindo de acordo com minhas fraquezas para não adiantar o momento de transar com a pessoa antes de casar.  

Os casamentos da bíblia


O casamento pela bíblia funcionava de maneira rápida. Havia dois processos no casamento pela bíblia: O noivado, que é o casamento já anunciado antes de acontecer, onde havia uma festa de uma semana antes, e o casamento imediatamente depois (como vemos na bíblia o casamento de Sansão), ou uma aliança anunciada em curto período esperando o casamento (como vemos no caso de Maria que estava aliançada com José para casar-se depois). 

Na bíblia não havia namoro, nem paquera, e também a mulher não escolhia nem tinha a iniciativa por um homem pra casar, embora a decisão final pudesse vir dela. Um homem escolhia uma moça, e ela juntamente com seus pais poderia aceitar ou não esse acordo (como vemos no casamento de Isaque e Rebeca quando ela é escolhida por Eliezer para Isaque, e também no caso de Sansão). Ou então a moça era oferecida pelos pais a um rapaz de confiança (como vemos Labão aceitando dar sua filha a Jacó evitando entregá-la a outro, e como o apóstolo Paulo aconselha aos pais sobre em que momento entregar suas filhas ao casamento). Então a idéia era também de que “a mulher iria ser dada à um homem”, então ela aceitava ou não. A mulher não era conquistada por um rapaz num namoro, mas havia um acordo, uma “paquera comportada”, mas só no casamento é que o relacionamento físico seria o único atrativo que traria gratificação à eles, bem como a vida financeira que o homem tinha a oferecer à essa mulher. 

Isso acontecia assim porque a mulher foi criada por Deus originalmente com pouca sensibilidade visual acerca do homem, ou seja, a mulher tem a capacidade natural de se apegar a qualquer homem independente de uma atenção excessiva à aparência (embora a mulher tenha senso de escolha e critérios pessoais em relação à aparência também). No caso do homem, originalmente ele sempre escolhe a mulher e a mulher o aceita ou não. As situações relativas de iniciativa, seja do homem ou da mulher, não desfazem a origem.  Tudo que uma mulher tem a oferecer à um homem é sua beleza e tudo que a faz feminina. Tudo que um homem tem a oferecer à uma mulher é o relacionamento do leito e cuidar dela materialmente. Essa é a natureza do homem e da mulher criada por Deus, por isso que antigamente as coisas decorriam dessa maneira. 


O CASAMENTO


Falar sobre namoro e casamento é assunto para um outro livro, mas até aqui a gente entende que o casamento resultou de um processo de vivência e domínio próprio que fez com que você tomasse uma decisão consciente, e se essa decisão não é consciente, pelo que estudamos, não deve nem ter saído da paquera, nem entrado no namoro.



CAPITULO 2


As três partes de uma pessoa na vida sentimental


APARÊNCIA/ PERSONALIDADE/ CARÁTER


O que vamos conhecer primeiro numa pessoa? 

A APARÊNCIA! 

No que diz respeito a escolher uma pessoa seja homem ou mulher, por que a aparência tem de ser a primeira coisa a avaliar? 

Porque é a primeira coisa que vemos na pessoa. 

Então é o que vai ser aprovado ou desaprovado logo no inicio. 

Se você vai escolher uma pessoa, imagine que você vai comprar um carro sem o ver antes, então o dono da loja fala de como é o potencial do carro (caráter), depois fala de seus recursos modernos (personalidade), mas quando você vai ver o modelo exterior, não gosta. Não é assim que acontece! Primeiro vemos o que está numa pessoa por fora, porque é uma impressão imediata e direta, e aos poucos vamos conhecendo por dentro. Isso é para o homem e para mulher que vai “escolher”, porque o olhar é a primeira coisa que vai entrar em contato com a pessoa em termos de análise, ainda que o homem seja mais visual e a mulher mais relacional.


A avaliação da aparência


No caso da mulher, há uma coisa interessante: Muitas vezes ela vai desprezar um homem por causa da aparência nas primeiras vezes, mas depois de conhecê-lo e se apaixonar, é que ela pode vir a julgar a aparência com uma outra visão, como algo secundário. Enquanto que o homem é mais decisivo com relação à aparência, porque a mulher é menos visual que o homem, ou seja, o homem quando vê uma mulher que gostaria de casar, ele no olhar já pensa: “É essa que eu quero”.  Então para o homem a primeira impressão, que é a visão da aparência é o fator decisivo para ele escolher uma moça. Já a mulher pode não se impressionar muito com isso inicialmente, mas ela costuma pensar mais ou menos assim: “Eu gostei da aparência, não achei ruim”, isso porque ela vai ver se o rapaz é o que ela quer mesmo pela personalidade após uma identificação com a aparência.

É possível que você (seja homem ou mulher) tenha a aparência como algo secundário e outras coisas te chamem mais a atenção à princípio, onde alguém passando por você simplesmente não te chamará a atenção. Mas quando você é aquele que escolhe ou que toma a iniciativa (seja você homem ou mulher. Embora seja próprio do homem tomar a iniciativa), mesmo que a aparência não seja o mais atrativo pra você (seja você homem ou mulher, embora isso acontece mais com as mulheres), você tem que ter uma definição de avaliação da aparência que seja aceitável logo no início pra dizer: “Com essa pessoa, pela aparência, eu aceito ir até ela e me declarar, porque pela aparência eu me casaria com ela".

Pode acontecer que conhecendo uma pessoa, depois de avaliar a aparência ela não seja o que você queria (isso é mais comum acontecer com a mulher), mas você não foi até alguém que não te agradou totalmente na aparência para desprezá-la depois, você previu sua atitude até onde deveria e poderia prever. 




A importância da aparência para o homem e para a mulher


A mulher tem uma atitude com relação a aparência masculina que é menos emotiva que a do homem, mas a aparência da mulher para o homem é o que mexe com as emoções dele: É o ponto chave em que um homem é fisgado por uma moça, e isso não depende dela fazer alguma coisa, mas de ela ser o que ele quer contra a própria vontade dela mesma. A visão para o homem é um elemento que atribui sempre ao homem a iniciativa de sempre escolher qual moça ele quer conquistar ou atrair. Já a mulher tende a se deixar emocionar mais com a atitude do rapaz do que por sua aparência. 

O homem tem por natureza o fato de sentir-se atraído por uma mulher à quem ele quer demonstrar algo à ela. Já a mulher, como ela não foi feita para atrair, quando ela deseja atrair, ela por não ser hábil em conquistar (e ainda que seja ou tente não terá o mesmo efeito, porque o homem não possui o estimulo de ser conquistado) ela vai se insinuar justamente com a beleza, para provocar a atenção do rapaz.

A mulher observa a questão da aparência, mas de uma maneira geral: Se ela vê que o rapaz tem boa aparência, ela nota isso e pronto, é um ponto de vantagem, mas não é um fator determinante.  Então é comum uma mulher ficar apaixonada pela simples beleza de um rapaz, mas isso poderá se tornará secundário depois no coração dela.


A aparência sendo elemento secundário para a mulher


A mulher quando decide procurar um rapaz obviamente ela quase sempre faz isso através da aparência, por causa da distancia, pois o pouco envolvimento relacional com uma mulher é o espaço que faz com que ela olhe para aparência mais do que para a personalidade e conteúdo relacional do homem. Quando a mulher está longe de rapazes ela tende a se apaixonar pela visão também, mas quase sempre pelo rapaz mais bonito do ambiente (porque eu poderia dizer que a mulher tem pouca sensibilidade visual para identificar critérios senão os mais notórios). Ou a mulher pode observar um determinado rapaz com critério e se encantar pelo rapaz que mais lhe agradou no contexto da aparência exterior, o que seria o rapaz que ela se identificou de verdade, mas nesse caso a aparência ainda é apenas um fator inicial e não decisivo. 

Para a mulher, no caso de ser escolhida, vindo o rapaz até ela, é como se a mulher fizesse as coisas ao contrário do homem por causa da natureza dela: Ela vai acabar atentando primeiro pro que o rapaz está oferecendo (personalidade) antes mesmo de atentar para aparência, por isso que quando vemos hoje em dia uma mulher escolhendo um homem (uma vez que a mulher não tem a natureza de escolher, mas de esperar ser escolhida), ela vai ter que avaliar o rapaz primeiro pela aparência por uma questão de lógica, porque a visão é o primeiro ponto de contato. Mas nesse caso em que o rapaz está agindo, tendo a iniciativa, os outros atributos de personalidade vão se manifestar logo no inicio para com a moça. Por isso que a mulher muitas vezes vai excluir um rapaz à primeira vista por causa da aparência, mas isso não significa que se o rapaz mostrar algo pra moça em termos de personalidade ela não vá ficar com ele depois. Por isso que um rapaz nunca deve sentir-se derrotado por ter sido rejeitado pela visão da mulher.

Em alguns casos a mulher rejeita pela visão porque não se identifica mesmo com a pessoa. Pode ser que o que o rapaz tenha a oferecer em outros atributos excetuando a aparência seja tudo que a moça buscava, e isso mude a visão dela totalmente acerca da primeira impressão que ela tinha da aparência do rapaz. E às vezes a confiança do rapaz em seu potencial e no que tem a oferecer à moça, a despeito da aparência é a maior força que ele tem.

A aparência do homem só consegue impressionar a mulher emocionalmente, a principio, quando possui algum elemento exótico, por exemplo: Um rapaz alto e forte, um rapaz com beleza feminina, um rapaz com aparência de valente, um rapaz que se expressa bem visualmente...Note que a aparência está associada com um elemento de “personalidade”. O mesmo acontece com relação a personalidade, as vezes o rapaz pensa que tem de ser uma artista pra conquistar uma moça, mas não é assim, basta ele ser original, ser ele mesmo, ele vai alcançar a moça que se agrada dele do jeito que ele é. Às vezes a própria timidez ou introversão já é um atributo que causa admiração.


Decidindo por alguém na questão da aparência


Essa deve ser a primeira coisa que vamos avaliar como agradável pra nós e isso tem de estar bem decidido. 

A questão não é a pessoa ser bonita, mas ela ser bonita pra mim de um jeito que eu aceite, e não só aceite, mas queira essa pessoa pra toda a vida sem necessitar de outro elemento da aparência de outra pessoa, mesmo vendo pessoas mais bonitas. Pois agindo assim, quando eu ver alguém que eu considere melhor que aquela pessoa, eu vou analisar que já tenho ao meu lado alguém que “na aparência” é o que eu preciso: Mesmo não tendo aquele elemento exótico, ou beleza de outra pessoa, eu já tenho o que eu preciso, e é por isso que vou renunciar outra pessoa.

Essa estória de ficar com uma pessoa sem gostar da aparência dela pode ser um engano. Se você fica com uma pessoa que não a acha “bonita pra você”, ou que você tem um desgosto com relação a aparência da pessoa, quando aparecer outra pessoa que seja do jeito que você quer na aparência gostando de você, somando isso com os outros elementos que você já apreciou ou buscou nessa pessoa que está com você, isso pode ser uma tentação pra você abandonar essa pessoa. É claro que no caso da mulher muitas vezes é estranho ela avaliar o rapaz que ela gosta como “bonito”, porque a maioria dos rapazes, por mais bem aparentados que sejam dificilmente podem ser qualificados como bonitos, porque a “Beleza masculina” tem outra intenção, por isso que essa palavra: “Bonito” não soa muito bem pra o homem, mesmo quando o rapaz é de boa aparência. Então a questão é você gostar ou aceitar completamente de todo o estereótipo da aparência da pessoa.

Seja sincero consigo mesmo, seja a pessoa bonita ou não, tem que ser bonita pra você.


      O que vamos perceber ou conhecer numa pessoa logo depois de olhar a aparência?

A PERSONALIDADE! 


Personalidade é como a pessoa faz as coisas, o que gosta, como ela é, o jeito de falar, etc... Vamos conhecer a personalidade de alguém observando visualmente esse alguém, convivendo, mas como aqui estamos falando de “escolher” uma pessoa, devemos observar visualmente a personalidade da pessoa no ambiente dela pra depois elegermos essa pessoa e assim conviver com ela conhecendo-a melhor.

Todo envolvimento sentimental envolve “ser escolhido por alguém”, ou “escolher alguém”. No ato de escolher alguém temos duas situações: Uma é quando estamos à procura de alguém e observamos várias pessoas até encontrar alguém, e a outra situação é quando você não está escolhendo, mas alguém que não te escolheu te chamou a atenção: Você se interessou ou se apaixonou por alguém. Então a aproximação precisa ser avaliada e decidida por você como viável ou inviável pelos princípios que já estamos falamos.

No caso da mulher de escolher um rapaz (na maioria dos casos, embora haja exceções com certeza), a personalidade é o elemento mais marcante pra ela, isso vai dar contexto à aparência dele.

No caso do homem, a personalidade tem menos ênfase do que a aparência, porque o homem ele detecta na aparência da mulher um atributo principal de personalidade. No “jeito da mulher” apenas se completará um contexto, ou seja, a voz, o jeito de se mover, os interesses, tudo isso vai se contextualizar fazendo essa mulher exclusiva e desejável pra ele tendo como ponto principal a aparência. 

Não é bom você ficar com uma pessoa bonita que você não admira a personalidade (seja você homem ou mulher), ou não valoriza, ou não tem nenhum afeto, porque isso pode gerar um desequilíbrio no cotidiano do relacionamento, mas cada pessoa administra sua vida sentimental como quer. 

Um homem (e também uma mulher) pode não conviver bem com uma mulher a quem não admira sua personalidade, ou que desvaloriza o seu jeito, ou que não gosta de conversar com ela, ou que a considera chata. É preciso que você saiba disso, observando a pessoa como ela é antes de optar por ela, e então equilibre tudo principalmente antes de escolher pra não magoar a pessoa aceitando a pessoa como ela é com sinceridade. Devemos sempre tomar cuidados pra não magoar as pessoas, porque Deus pesa o que fazemos quando agimos com inconsequência aos sentimentos dos outros, ou com maldade.

  Observe a pessoa previamente e de acordo com as tuas expectativas em cada área dessas citadas tenha uma reflexão sobre qual atitude tomar. Avalie se essa pessoa é tudo que você precisa, e se você é capaz de suportar as “debilidades” ou diferenças dessa pessoa sem precisar fazer esforço, pra não se encantar por outra pessoa melhor depois desta, ou abandoná-la.


E o que vamos perceber por último?

O CARÁTER! 


O interessante é que o caráter é o mais importante diante de Deus, e é o que vai sustentar todo relacionamento pessoal, mas para o interesse sentimental (físico ou afetivo, na questão homem e mulher), é de fato a coisa menos importante e você só vai poder avaliar por ultimo, depois de você observar o que te interessa no contexto sentimental. Pois não adianta você eleger uma pessoa com um caráter maravilhoso que te fará infeliz na vida sentimental, mas é o equilíbrio entre o teu ser espiritual e natural que nesse momento está, de certa forma, em contradição.

Para uma pessoa de caráter é importante casar com alguém de caráter, mas não deve ser por mera vaidade casar com alguém de caráter, pois não é a mesma coisa que casar com alguém religioso ou com boa reputação diante dos outros. Uma pessoa que faz coisas supostamente espirituais, ou que mantém um comportamento politicamente correto não tem nada haver com uma escolha espiritual. Analisar assim seria uma vaidade: Seria como pegar uma coisa inútil e transformar em algo importante. Escolher alguém de caráter é escolher uma pessoa que seja alinhada com virtudes como: A bondade, sinceridade, respeito, honestidade, e etc... Tanto para que o relacionamento sobreviva como para se ter propósitos sublimes ao longo da vida. 

Há certos defeitos humanos que vão tornar insuportável ou impossível um relacionamento sentimental, como por exemplo: Uma pessoa infiel, mentirosa, falsa, briguenta, e etc... E como alguém de caráter não combinará bem casarmos com alguém (seja homem ou mulher) que seja malvado, falso, cínico, traiçoeiro, egoísta, injusto, e etc... Mesmo que os defeitos dessa pessoa não ofendam você diretamente.

Só conhecemos o caráter de alguém, as intenções, os defeitos e qualidades de alguém na convivência. Então é preciso inicialmente observar a pessoa no seu ambiente de convivência e tirar conclusões básicas que vão definir 50% da tua decisão de se aproximar de alguém, ou aceitar uma pessoa que veio até você, pra que depois mais de perto, numa paquera, e com mais segurança (porque você tateou antes de dar o primeiro passo) você saber se essa pessoa é confiável, humilde, sincera, e coisas assim, que são indispensáveis para uma vida de boa convivência, e para propósitos sublimes diante de Deus e ao longo da vida.

Ultimas conclusões


Você pode ter sido escolhido por alguém e deve analisar esses três quesitos na ordem. Ou você pode ter se admirado (se apaixonado) por alguém e deve analisar esses três quesitos na ordem. Ou então você pode estar escolhendo alguém e deve analisar esses três quesitos na ordem.


Ordem de valores para analise na vida sentimental:


1 Primeiro analisamos a aparência.

2 Depois analisamos a personalidade.

3 E por ultimo avaliamos o caráter.


Ordem de valores no aspecto do sucesso do casamento

 

1 O caráter é o mais importante e é como um alicerce pra tudo.

2 A personalidade é o que vai tornar dinâmica uma relação entre duas pessoas ao longo da vida.

3 A aparência é o que tem uma função de satisfação pessoal.






Ordem de importância sentimental para a mulher:


1 A personalidade ou jeito do rapaz.

2 A aparência ou imagem exterior do rapaz. As vezes a mulher pode por o caráter como aspecto mais importante que a aparência e a personalidade, mas o caráter não tem nada haver com personalidade, mas são os valores que guiam a pessoa. Caráter não tem forma de expressão. Então é preciso entender a diferença.


Ordem de importância para o homem:


1 A aparência, a beleza ou imagem feminina é o que alcança o interesse masculino.

2 A personalidade no aspecto mais feminino (voz, jeito de mover-se, atitudes). As vezes o homem impressiona-se com o caráter da moça, uma moça de bom caráter (fiel, educada, comportada) causa admiração num homem, mas caráter não expressa comportamento, que está no nível da personalidade dinâmica da pessoa. 


OS TRÊS TIPOS SENTIMENAIS 


É complicado designar perfis de pessoas, mas eu quero estabelecer pelo menos 3 perfis básicos (seja para homem ou mulher), são eles:


1 O decidido

2 O sem critério

3 O olho grande

O decidido: São pessoas que tem uma visão da vida sentimental mais decidida. São aquelas pessoas que só vão se dedicar e valorizar uma relação com uma pessoa quando essa pessoa é exatamente o que elas queriam. Estão quase sempre esperando encontrar alguém certo, e amam quando houve um encanto ou admiração especial, ou quando a pessoa é exatamente como sonhavam ou queriam. Isso pode envolver um ato de se apaixonar, em que “o decidido" ao ver alguém que lhe chamou a atenção, mesmo sem ser o que antes esperava, ao ter aquela pessoa, ele não procurará outra e será fiel à sua decisão. Mas também pode acontecer de “O decidido" sem ser movido por nenhuma “paixão muito emotiva”, ao encontrar com alguém que gostou, olha a pessoa e diz: “É essa a pessoa que eu quero”, e está decidido a ser fiel a essa pessoa. 

Essas pessoas recusam quase sempre arriscar namorar com alguém que não lhes cause esse efeito de decisão, e não conseguem se afeiçoar com qualquer perfil de pessoa num relacionamento a não ser aquele que lhes agrade de verdade, seja por decisão pessoal ou por paixão espontânea, porque são determinadas com o que querem.

O ponto fraco nessas pessoas é que geralmente se emocionam demais quando encontram a pessoa que queriam, e isso as vezes não é correspondido, e também são pessoas difíceis de se deixarem conquistar ou mudar de idéia. A vantagem é que só se lançam numa relação pra ser duradoura e a levarão com inspiração e pretendendo serem fiéis. 

O sem critério: É a pessoa que ao invés estar escolhendo alguém como sonha, ou ser muito criterioso em não se doar quando não admira totalmente, vão ficando com alguém antes mesmo de estarem decididos por ela. Vão ficando com quem aparecer e for agradando sem muito critério definido. Tem pouca sensibilidade para diferenciar uma pessoa de outra, aceitam diferenças que fogem de limites ou critérios definidos. Não estão procurando coisas grandes demais e se afeiçoam por uma pessoa com facilidade, mas sem se apegarem muito também, e sem ter necessidade de outra melhor naquele momento. Essas pessoas tem muita facilidade de romper uma relação e partir pra outra sem se sentirem lesadas, mas ao mesmo tempo quando escolhem uma pessoa, seja muito encantadora ou não se conformam. Dificilmente rompem uma relação por olho grande, mas se quiserem romper a relação e partem pra outra fazendo isso sem muita “Cerimônia”. Conformam-se com o que tem sem muito medo de perder e sem muita preocupação de encontrar.

O ponto fraco nessas pessoas é que algumas dessas pessoas se envolvem em relacionamentos que não vão chegar ao casamento, mas vão acabar por continuar ficando de pessoa em pessoa. Se aparece alguém que lhes cause encanto querem  largar a primeira, porque não escolhem com critério, mas a pessoa que for aparecendo. A qualidade é que não se magoam tanto com uma perda e se dão muitas oportunidades de tentar tudo de novo e se doar a outra pessoa.


O olho grande: É aquela pessoa que quase sempre busca alguém que não tem nada haver com ela, e às vezes não identificam nada de bom com critério ou sutileza, nem na aparência, nem na personalidade, muito menos em termos de caráter.

É importante entender que não é nada impuro você desejar algo diferente, ou mais do que o seu nível, por exemplo: Uma moça gordinha querer um rapaz magro, ou uma moça não tão bonita se afeiçoar por um rapaz bonito, uma pessoa de uma raça querer uma pessoa de outra raça: Isso é totalmente válido, e ninguém tem o direito de julgar ninguém, mas a pessoa olho grande é aquela que tem um procedimento que está sempre olhando para o que é maior ou diferente dela e está sempre desprezando o que está no nível dela, em suma essa pessoa não tem critérios.

Um “Critério recíproco" seria, por exemplo: O rapaz negro que procura uma moça negra, ou o rapaz de aparência oriental que procura uma moça oriental. Um “Critério diferencial" seria, por exemplo: O rapaz de cabelo e olhos escuros que deseja moças de olhos azuis e cabelos claros. Ou seja, a pessoa olho grande não busca um critério seja igual ou diferente, mas cisma com alguma pessoa por olho grande, assim como se outra pessoa tiver mais do que aquilo ou for totalmente diferente, ela vai desejar outra pessoa do mesmo jeito. São pessoas que as vezes simulam amor, mas são egoístas e inconstantes.

A pessoa olho grande se deixa levar muito facilmente pelo que é diferente ou anormal, seja a pessoa mais bonita, seja a pessoa mais carismática, elas seguem as coisas por desejos e não tem nenhum bom senso, nem se apercebem ou se importam se a pessoa tem algum tipo de interesse nela, ou se a pessoa está em algum nível de semelhança com ela, ou se a pessoa está enquadrada em algum parâmetro ao seu gosto.  

Essas pessoas podem cismar com alguém do mesmo jeito que podem estar ficando com alguém só por necessidade pra se encostar usando uma pessoa que consideram desprezível mesmo que ela esteja no mesmo nível estereótipo delas. Podem ficar ligadas à alguém, mas podem ir atrás de outra pessoa totalmente diferente. São pessoas guiadas por desejos.















VIDA SENTIMENTAL COM DEUS 2

Neste blog estão publicados todos os meus livros. O meu acordo é que ao ler qualquer escrito você contribua na minha conta com R$ 10,00 por escrito. Ao contribuir você se tornou legitimamente possuidor do conteúdo como leitor. Não autorizo ninguém à manipular, nem espoliar meus escritos. LEIA, E CONTRIBUA. 

CONTA: CAIXA Ag 0811 Co 7640541620 Op 1288 

ESTE TRABALHO NUNCA FOI FINANCIADO.   

Meu blog: simfuje.blogspot.com 

Minhas fotos: simfujejorge.blogspot.com 


VIDA SENTIMENTAL COM DEUS (o manual do solteiro)

PART2


Dedicatória

Agradeço ao Senhor Jesus que me deu a oportunidade de escrever esse livro.


Introdução


O objetivo do livro é saber lidar com o momento de estar sozinho, com pessoas que gostam de você ou que você gosta, lidar com os desencontros, e saber encontrar a pessoa certa. Esse foi o assunto que tratamos no primeiro volume.

Esse estudo é uma monografia que se baseia apenas na minha experiencia e dom de compreensão enquanto cristão (não-evangélico). Essa monografia se baseia em cerca de 10 anos da minha experiência de solteiro. Publiquei separamente o primeiro volume, dividindo então essa monografia em partes, de maneira bem revisada, assim pude resumir e elaborar a apresentação dos pensamentos como eu queria. Eu editei o livro para que não fosse somente um manual para cristãos, mas dirigido à toda pessoa que deseja compreender e ter conselhos na questão da vida sentimental enquanto solteiro e à procura de alguém, para homens e mulheres. 

Esse segundo volume é a continuação desta monografia. Não foi devidamente revisada, apenas corrigida ortograficamente até o dia de hoje (Outubro 2013), então o apresento como uma “monografia inicial” deste projeto, pedindo perdão se hover algum texto onde esteja mal explicado ou não tão centrado com o propósito do primeiro manual do solteiro. Apresento então este trabalho como “O VOLUME 2 NÃO-REVISADO” da série: VIDA SENTIMENTAL (O manual do solteiro) até o presente momento até que eu possa organizar este trabalho como eu quero: À semelhança e propósito do primeiro volume.


 

CAPITULO 2


Temos duas situações iniciais a analisar: a primeira é:

Uma pessoa vem até mim dizendo que gosta de mim, ou eu percebi que de fato alguém está gostando de mim.

VAMOS IMAGINAR QUE EU NÃO GOSTO DA PESSOA QUE GOSTA DE MIM.


Rejeitando com sabedoria


Seja no caso de eu perceber que alguém gosta de mim, ou alguém se declarar à mim, eu devo analisar o meu afeto em relação a essa pessoa.

Se eu não gosto dessa pessoa nem um pouco, de maneira nenhuma, eu não posso nunca demonstrar que não gosto dela até que ela tenha a iniciativa de vir a mim e se declarar para não magoar a pessoa, eu devo tratar com todo respeito e nada comentar a respeito disso, até que essa pessoa venha e declare-se a mim com todas as letras, não devo mudar minha conduta de relacionamento em nada, embora eu esteja totalmente sujeito a ser mal interpretado por uma pessoa que vai confundir as coisas com ingenuidade, ou até uma pessoa mesquinha que irá me odiar por ver que eu não correspondo à ela, ainda que eu seja bondoso, porque as pessoas mesquinhas são assim mesmo, eu devo manter minha postura educada como se nem tivesse percebido nem que ela gosta de mim, pois é maldoso dizer que não gostamos de alguém ou desprezar a aproximação de um pessoa com atitudes antes que ela venha e diga. E no caso da mulher dificilmente ela vai declarar-se, mas se insinuar, por isso que é muito indelicado agir com uma moça demonstrando desinteresse num olhar ou numa aproximação, por mais educado ou discreto que seja, pois ela sente-se muito magoada, por isso haja como se você nem tivesse percebido, mas com toda educação e retribuição de respeito e cordialidade. 

No caso do homem a rejeição antecipada por olhar ou por palavras também magoa dependendo do valor que o rapaz dá a moça, e da maneira como ele se vê em relação a uma rejeição, mas o homem está mais acostumado a ser rejeitado num flerte, porque  ele sabe que toma iniciativas escolhendo e se declarando para a moça. Por isso rejeitar num olhar ou numa aproximação, deve ser uma coisa que evitemos,  porque pode ser somente uma intenção, ou interesse inicial natural, então devemos deixar a pessoa aproximar-se e sermos cordiais ao sermos observados por alguém, mesmo que essa goste de mim e eu não goste dela, pois eu vou estar magoando a pessoa agindo com rejeição, por isso eu como cristão devo ser muito cuidadoso com as pessoas que gostam de mim. 


Confundindo as coisas sem amar


O segundo passo é saber que mesmo não gostando de uma pessoa, a necessidade e a tentação de ter uma pessoa, pode me deixar eufórico e de comportamento sinalizante como se eu estivesse gostando da pessoa, e aqui entra o seu domínio e sabedoria para não dar brecha alguma, nem na sua mente, evitando agir dessa forma com a pessoa e até pensar nela (embora as vezes é difícil), para que Satanás também não te acuse de que você iludiu a pessoa, pois até sem iludir Satanás através de alguém ou da própria pessoa pode te acusar, e as vezes sem você iludir com nenhuma atitude, por causa do teu pensamento. 

Se foi o caso de você ter iludido e confundido as coisas com uma atitude sem domínio e a pessoa vier se declarar, peça desculpas e sem comentar o incidente, explique que você sentiu-se atraído, mas não reconhece como verdadeiro o teu sentimento, pois o sentimento no seu coração não é verdadeiro, não mencione a pessoa como não agradável a você, dizendo que não gosta dela, (muito menos se ela se iludiu com uma atitude tua) mas mencione o sentimento não verdadeiro do seu coração ao rejeitar alguém que te é atraente só em parte ou que você não gosta mesmo, enfatize que o seu amor não é verdadeiro por ela e nunca que você não gostou dela, assim você está ajudando ela a entender que você não a ama de verdade por uma perspectiva em que ela não se sentirá inferior a você, pode ser complicado usar as palavras certas, o importante é evitar desvalorizar a pessoa.

Em todo caso corremos o risco de uma pessoa mesquinha nos ofender ou odiar sendo nós cordeais ao rejeitá-la ou até por causa dos nossos deslizes carnais onde demos "sinais", as vezes sem querer dar nenhum sinal, mas seja sempre sincero, não use de fraudes pra se defender, fazendo a pessoa passar vergonha onde você errou e deu sinais, ou você tava afim "dando mole", mas agora não quer mais, dizendo: "não, eu não gostava de você não" onde você errou assuma, não seja sonso, nem malvado com a pessoa, procure entender o porque a pessoa veio a você até onde for tolerante a você, pois as vezes a tua felicidade, alegria, simpatia pode iludir a pessoa mesmo, por ela estar muito interessada em você, mas há pessoas muito malvadas que se iludiram mesmo ou não, mas vão te odiar de qualquer jeito, mas de sua parte preserve sempre a auto estima da outra pessoa ao rejeitá-la.


Quando alguém confunde as coisas com você


Se você não confundiu as coisas, mas a pessoa por sua vez está confundindo, e você percebeu que a pessoa só se aproxima de você por isso, a estratégia a principio é que você não deve deixar transparecer que não quer a pessoa, nem mudar o seu procedimento, mas sem falsidade, você  sutilmente vai transparecer nas tuas atitudes a tua indiferença e o desinteresse por ela sentimentalmente, porque você vai agir normal, evitar se doar tanto a essa pessoa do jeito que ela pensa que você age assim por gostar dela. Seja mais sério e menos carinhoso, mais distante e menos perto, o ideal é você fazer isso sem ela perceber que você já sabe que ela está gostando de você, mas isso é complicado. 

Não impeça a pessoa de se iludir, agindo com rejeição para não magoar ela, e também não haja de modo a dar brecha pra ela ficar se iludindo, evite qualquer comportamento dócil que você sabe que faz ela se iludir, corte pela raiz sem pesar tua consciência, pois se ela deduz vida sentimental no que você faz como amizade, é porque na verdade nenhum laço viável existe entre você e ela, então não haja mais como amigo com quem age com você como namorado (uma vez que ela está com você por outra intenção) haja como apenas alguém que respeita, pois esse é o tratamento devido a ela e ela tem de aprender a se contentar com isso.

Seja em tudo sincero e firme em sua posição, seja educado e bem intencionado em tudo, essa pessoa vai perceber que aquilo que ela pensava ser amor seu para com ela não é, que você a respeita, como amiga se for o caso, se ela não quiser ser tua amiga então não será nada.

O ideal, embora seja difícil, é ela se afastar de você porque percebeu que você não gosta dela deduzindo ela que você nem percebeu que ela gostava de você, mas se ela percebeu que você sacou que ela gosta de você e você não gosta dela, se for uma pessoa má, por causa do orgulho ela vai te odiar, mas nem se preocupe com isso, nem te pese a consciência, porque o ódio vindo quando você trata bem a pessoa, é sinal de que essa pessoa além de só estar preocupada com o interesse dela, nunca foi tua amiga, a culpa não é sua, por isso não cometa o erro de se humilhar ou afligir tua consciência, pois pela sabedoria você pode se afligir, porque essa pessoa só pensa nela mesma, e não terá pena de você se você não gosta dela.

Uma pessoa ao ser rejeitada por você pode continuar sendo sua amiga porque gostava de você como amigo mesmo, ou respeita você independente disso mesmo não sendo essa pessoa tua amiga, a pessoa que somente queria namorar com você, vai sair de perto por uma questão de prudência pra não se magoar, ou porque se sentiu envergonhada, ou porque não quer mais nada com você além disso, e isso acontece com todo mundo, mas outra situação que acontece é quando a pessoa sabe que você não gosta dela de jeito nenhum, e ela até aceita isso, mas não por humildade, mas ela está decidida por você, mas não demonstra isso por fora de modo que você entenda, como que descompromissadamente (no caso do homem), ou as vezes sim à você se você não a reprovar, ou a outros descaradamente sem você saber, se você a reprovar (no caso da mulher), então ela "gruda" em você e está sempre ali com você, mas fica esperando "o dia em que você vai ficar com ela" ela finge que não, mas no intimo só anda com você só por causa disso, simulando uma amizade, mas é atração sentimental, as vezes até física, essa pessoa pode te atrapalhar a ficar com alguém as vezes até te caluniar pelas costas pra te afastar de alguém (no caso da mulher) ou maltratar alguém que gosta de você (no caso do homem) e andar com você como se nada ela tivesse feito, é um outro tipo de ardil, essa pessoa não tá nem aí para teus sentimentos, só está preocupada em ficar com você, mas quer fazer você pensar que é sua amiga, não busque a amizade dessa pessoa nem a considere como amiga apenas respeite e continue a dizer que você não gosta dela, pois essa pessoa tem que saber mesmo que você não gosta dela, ainda que ela faça o maior teatro pra te agradar, ela só pensa nela mesma.  

Os três tipos de mulheres para um homem


Pra um rapaz existem três tipos de moça: a que o agrada só em parte, a que ele acha bonita mais não ama de verdade, e a que é exatamente o que ele quer por toda vida. 

No caso de um homem, quando está só, não cai bem rejeitar nem uma delas se a moça chegar ao ponto de se declarar (o que é muito raro, mas por causa de convívio social pode acontecer da moça se envolver com você e se sentir segura pra se assumir a você), nesse caso você não deve dizer: não, mas manter uma paquera que seja um tipo de amizade de consolação, "explicando por atitudes" pra pessoa que teu sentimento não é o mesmo, como que dando uma chance a moça. (embora pra namorar não deve acontecer nada) 

Também acontece que o rapaz quando vê uma moça que é bonita, mesmo não sendo o que ele vai valorizar pra toda vida, ele se sente tentado a ficar com ela, porque analisa que está só, e pode perder essa oportunidade, mas o problema é que ele já sabe que se aparecer outra melhor ele vai largá-la, e as vezes até não larga, mas só porque ainda não apareceu outra melhor, então é como se você estivesse se preservando de sofrer uma perda, pra fazer a outra pessoa perder depois, ou seja, não podemos proibir, mas em termo de um conselho direto, nesse caso, um rapaz deve ficar sozinho, porque o que o está movendo não é amor, nem gostar de verdade, mas a tentação e a falta de domínio, pois ele vai se declarar a uma pessoa dizendo que gosta dela, quando lá no intimo, ainda que inconsciente, ele não gosta totalmente dela, induzindo a moça a estar mais decidida por ele do que ele está por ela, pois é obvio que ninguém quer ficar sozinho, mas não é licito uma união assim, principalmente se é você que vai até a pessoa se declarar, então ou você se decide que quer a pessoa pra toda vida, ou não ceda, porque o homem é visual e decide o que é bom pra ele mais pelo olhar.

Os três tipos de homem para uma mulher


Pra uma moça existem três tipos de homens: os que ela não gosta de jeito nenhum, os que ela se sente atraída em parte, e os que são o que ela quer. 

Então, tendo em vista que o rapaz se aproxima dela, ela não deve dar brexa a quem ela não gosta de jeito nenhum nem pra paquerar, porque não vai fluir nada e o rapaz é mais preparado pra ser rejeitado que a moça, no caso do rapaz ser metade do que ela quer, pode ser que ali que nasça uma grande relação, porque o homem pode se revelar melhor no convívio, mas a mulher deve se preservar mais de alguém que não conhece e não sair aceitando logo uma declaração, pra não se enredar o coração a um homem que vai lhe trazer desgosto.   


Como rejeitar com sabedoria


Se a pessoa se declara a você e você não quer nada com ela, então diga: não. E faça a pessoa entender isso, mas a idéia é que você tente mostrar isso de um jeito que ela vai entender que não existe o mesmo sentimento por ela, que não será sincero nem produtivo você ficar com ela sem sentir a mesma coisa, ao invés de você dizer que não gosta dela de um jeito em que ela vai se sentir inferior a você.

É complicado falar que não gosta de uma pessoa, pois até com educação, você dizer que "se interessa por outro tipo de pessoa" e que não gosta dela, isso já entristece a pessoa, então antes disso diga que você não sente a mesma coisa, que quer esperar mais um pouco, mas se a pessoa não entender agindo com insistência é aí que você deve explicar que não gosta dela ou que busca outro perfil de pessoa. É complicado, mas o objetivo é tentar fazer a pessoa não se sentir desvalorizado, é uma atitude cristã (embora haja pessoas que rejeitem, seja namorado, seja quem gosta dela, seja até quem gosta de seus amigos ou de seus filhos, com tanta falsidade, e com um desprezo e orgulho tão grande, fingindo serem boazinhas que é pior que dar um fora com sinceridade. Nunca seja assim!). 

Se você está gostando de outra pessoa, aí é mais fácil, porque você vai mencionar isso. Ou se você não está querendo nada com ninguém no momento, diga isso, mas evite mentir, ou se mostrar melhor que a pessoa, porque se você ficar com alguém logo depois de rejeitá-la, ela vai ficar chateada, seja sincero e bondoso, seja humilde e direto, é esse espirito que deve guiar você, a pessoa se magoar de alguma forma acontece, e se for o caso, console, mostre o valor da pessoa, mas deixe bem claro que seu afeto não é sincero para com ela.


Quando a pessoa em parte te agrada


Um momento interessante, é quando a pessoa em parte nos agrada, mas nós não gostaríamos de ter essa pessoa de todo o coração, ou porque temos outra pessoa em vista. 

É importante entender que as vezes a pessoa é agradável pra nós, mas por ter outra pessoa em vista vamos ter de rejeitar, então explique exatamente isso, mas se a pessoa te é agradável só em parte, ou seja, é bonita, é legal, é de Deus, pra você, mas não é bem o que você quer, no caso de ser uma moça, e você estar só, não custa nada dar uma chance, se ela se declarar, ou deixar a coisa acontecer naturalmente se for acontecendo e não agir rejeitando, ou seja, você sabe que a pessoa não gerou aquele encanto em você, mas nesse caso não cola bem rejeitar uma moça. Você não deve dar brecha se não gosta de verdade da pessoa, nem se declarar, mas as coisas podem ir acontecendo aos poucos sem compromisso, ou a moça se declarar a você, pra isso que existe a paquera pra tudo isso se resolver deixando sempre claro até onde vão os sentimentos, pode ser que aí aconteça um grande relacionamento, mas (é como já foi dito) se a moça te agrada só em parte, você deve agir evitando fazer a pessoa se iludir, mas explicar tudo o que você realmente sente.

Nunca inicie um namoro com alguém que você não gosta de verdade, se isso não é o que você quer levar até o fim, casamento. Ninguém sabe o dia de amanhã, mas no que você pode dizer por hoje e por amanhã, você tem de estar decidido, prevendo as mudanças de aparência e situações do tempo, se gosta de alguém de verdade para ir a um casamento perpetuo, só assim inicie um namoro.


  Quando você não quer ficar com uma pessoa 


A atitude correta quando você não gosta mesmo da pessoa, ou quando você pressente que mesmo atraído não vai valorizar a pessoa, ou você está esperando outra pessoa, ou você quer permanecer só por uma questão pessoal, é "fugir" da situação, mas não da pessoa, mas fugir de não deixar o teu coração ou teus desejos te enganarem ou triunfar tua vontade sobre a razão, dando sinais de interesse, ou indo até a pessoa declarando-se falsamente, porque você só deve se declarar a uma pessoa  se gostar de verdade, pra não acontecer que aparecendo alguém melhor que aquela pra você, você largue quem está com você. 

Isso é loucura pra quem não é cristão, mas se não for assim, você vai ficar com alguém que você sabe que pode ou vai largar depois.

Se essa pessoa for má, mesquinha ou falsa, certamente guardará ódio de você, ou falará mal de você. Certamente você não pode vir a gostar de uma pessoa com esse costume, ainda que vier como uma pessoa boazinha. Não tente ser gentil com alguém que age com essa deslealdade, de sendo má de não aceitar que você goste de outra pessoa ou não dela, não se enfraqueça, nem agrade alguém assim, deixe ela sentir a dor, pois uma pessoa boa ficará triste e não com raiva, vai aceitar até a tua companhia para curar as feridas, ou pode se afastar, mas vai esforçar-se por te respeitar vendo que você a tratou bem.

Nunca seja despresivo com uma pessoa que você não gosta, principalmente se a pessoa te respeita e respeita o seu direito de não gostar dela, mesmo "teria sido" seja por boas intenções.

Essa pessoa pode continuar gostando de você passivamente, como que acreditando que o teu coração mudar com relação a ela depois, ou ela aceitará a rejeição, mas ficará feliz de saber que você a quer, aí cabe a você manter-se firme na tua sinceridade e posição.

Nunca dê uma chance a alguém que não te respeita ou que você sabe que vem tramando contra você ou falando mal, fingindo ser boa se você souber, porque essa bondade na verdade não existe, ela só te trata bem por causa do interesse dela mesma e nunca por você. Deixe ela fazer o mal, não te pese a consciência não querer alguém assim por motivo algum, pois ainda que ela se eleve as alturas, DEUS não é com ela e ainda que ninguém perceba o mal dela e que todos batam palmas pra essa pessoa e estejam contra você, as vezes acontece até um caso raro quando é você que gosta da pessoa, mas ela por causa de uma inveja, o porque se contrariou vai denegrir tua imagem dizendo que você a assediou porque gosta de você também ou porque não gosta, para dar a impressão ou que era você que a estava cobiçando quando era ela que gostava de você, ou porque você gosta dela ela vai dizer que você está assediando ela, para que você fique com raiva e ela se faça de vitima, essas pessoas por serem fingidas conseguem enganar multidões contra você de pessoas ruins como ela, confie no Senhor pois a queda dela virá.


Quando você não é tão importante pra alguém


Se você também sabe com certeza (sem conceitos precipitados) que alguém só gosta de você por causa da aparência, ou como apenas alguém que encontrou, não será um relacionamento cultivado, mas sujeito ao fim, evite isso, mesmo que você é que esteja decidido pela pessoa, já esteja pronto pra não se entregar a uma pessoa que não dá a você o mesmo valor, se você tem a intenção de não se separar, nem de se magoar depois.

As vezes numa amizade já aconteceu um clima e um interesse mutuo que pode já apontar pra um namoro sério, ou seja, você encontrou a pessoa certa e ela também, mas mesmo assim deve haver antes um tempo de paquera mesmo até haver certeza de namoro, você vai estar provando o amor verdadeiro por um pequeno limite de afastamento, porque quem ama de verdade, não vai te largar por estar sem te tocar por um tempo, aqui está a sabedoria de provar a si mesmo e ao outro também! Se uma pessoa sabe que outra pessoa gosta dela e te larga, é porque não gosta de você de verdade, se ela te larga, porque outro é mais ousado é porque não gosta de você! não tenha medo de perder alguém assim, pois tudo isso prova a pessoa. Você não deve por a outra pessoa a prova, pois pode perder mesmo, mas o que falo é que você nunca tenha medo de alguém te trocar por causa de uma oportunidade, para que você alcance coração sábio, renunciado e não se apegue com quem não te ama, esse é um desafio da vida, não só sentimental.


O namoro verdadeiro e falso


Ficar com uma pessoa que não amamos de verdade e não estando decididos de tê-la pra sempre conosco, no namoro, é o mesmo que estar com uma pessoa esperando outra melhor, nos sujeitando a magoa-la depois. 

Pode acontecer que os dois tenham a intenção descompromissada de ficarem juntos, e se acabar acabou. Isso numa paquera, aí é outra coisa. 

Não é o conveniente para um relacionamento cristão, mas muita gente tem esse costume, de ir namorando pra ver no que vai dar, mas é para isso que existe a paquera, pois nesse caso eu fico desobrigado de ser fiel assim como a outra pessoa, porque é uma experiência, então a atitude correta é que eu nunca vou me aproximar de alguém pra paquerar com uma intenção falsa, “pra ver se vai dar certo” não!, ou seja, quem deseja paquerar, isto é, quem vai tomar a iniciativa deve entrar na paquera querendo a pessoa certa pra casar, aí então iniciar um teste, e quem é paquerado ou escolhido entra na paquera com a prerrogativa de poder voltar atrás, assim como quem à principio escolheu paquerou e viu que não deu certo, porque eu nunca devo namorar serio com alguém se eu não gosto de verdade, nesse caso fica a paquera até que você se apaixone de fato pela pessoa, e decida conscientemente que é esta a pessoa que você deseja se casar.

Se você teme no futuro largar a pessoa no futuro, mas no presente você gosta muito dessa pessoa, disposto a abrir mão de coisa melhor por essa pessoa no que você entende até agora, isso é gostar de alguém de verdade, mas se há a incerteza em todos os casos fique só na paquera, não toque na pessoa e não assuma compromissos, é importante essa atitude de não avançar para um namoro mesmo que você goste muito da pessoa se você não decidiu por essa pessoa pra toda vida, você está se aperfeiçoando para que só tome decisões objetivas em tua vida, e nunca decisões fora de propósito e sem responsabilidade, contrapondo teus desejos medíocres contra objetivos leais que te trarão benefícios associados com responsabilidade, ou seja, não precisa existir um namoro que não vai ao casamento.

Outro motivo pra você não se declarar sem gostar sério da pessoa, é que você acaba por abrir uma porta pra essa pessoa onde talvez você fosse muito esperado por ela, ou até não, mas a pessoa nunca tendo imaginado que você gostaria dela e ficado muito feliz pode magoar-se muito com a tua desistência depois.

O sentimento inicial ao ver e analisar uma pessoa e depois de analisar algum tempo a pessoa é determinante do amor verdadeiro, não é a paixão, nem o fato de a pessoa ser tão bela ou tão alguma coisa, pois isso não quer dizer que você vai amar essa pessoa, pois só o amor vai criar relacionamento vivo entre você e a pessoa, pois tudo que não tem inspiração enjoa, mas é a força desse sentimento que você entende no momento "agora" como resistente ao tempo pela razão, ou seja, independente da paixão você gosta de verdade e deseja ser fiel, você é inspirado com essa pessoa, deseja fazê-la feliz e a despeito das mudanças do tempo tudo isso não te afastará dessa pessoa por um critério de exclusividade nela como um todo, isso é o amor verdadeiro no quesito "amor Eros". 

Pode acontecer algo com alguém pela amizade, mas daí se transformar em amor, não é apaixonar-se pela emoção, mas gostar pela razão e assim ser apaixonado pela pessoa, você saber que gosta daquela pessoa. 

Se você não ama, não flerte, nem paquere, só amizade! Pode ser essa a pessoa que vai mudar teu coração de uma vez por todas, mas fique na amizade sem a intenção, nesse caso será algo que virá a você e você não buscará a pessoa. 

Quando você gosta de alguém mesmo, isso estará em você com emoção ou sem, e na verdade sem a emoção é que você sabe se gosta de alguém ou não, e quando não sente emoção também não quer dizer que gosta, é uma questão de saber se gosta de alguém de verdade por sinceridade consigo mesmo.

O ponto mais importante nisso é que o fato de você gostar de verdade de alguém não quer dizer que Deus preparou ela pra você, talvez essa pessoa não goste tanto de você, ou seja forte candidata, mas Deus não queira, ou por erros teus você não possa, e pode ser que ela não goste de você.


Quando você está só e aparece alguém


A paquera também pode acontecer quando você, respeitando a pessoa deixa ela ter uma chance, num caso em que você talvez esteja sendo amigável somente ou não queira rejeitar a pessoa sem dar-lhe uma chance. 

No caso do homem, se você não tem ninguém em vista e a moça te agrada não é bom você rejeitar, você pode dar uma chance, mas isso depende da moça, como já disse há garotas espertinhas, elas encenam serem cheias de amor, mas só estão pensando nelas mesmas, as vezes já passaram por cima de alguém, e as vezes estão com muito ódio de você, você é que não sabe. 

No caso da moça se você não gosta de um rapaz mesmo, é bom que não dê chance, mas se ele insistir, sendo um rapaz respeitador que não vai invadir seu espaço sem sair do respeito, não atrapalhando você com relação a outro rapaz, você pode dar uma chance, ainda que seja só pra agradar ele e não ser indelicada furtando-lhe a oportunidade de expressar o que sente por você.  

Os opostos sempre atraem, um rapaz se encanta por uma menina e vice-versa e vai acontecendo, mas as vezes você não está decidido por essa pessoa pra casar, então não é namoro, é claro que quando as coisas acontecem assim a gente deixa acontecer pra ver onde vai dar e não diz o que sente de verdade logo no início pra não perder a oportunidade quando é boa, o importante nesse caso é não iludir a outra pessoa, mas agir na mesma medida da outra pessoa, pois o objetivo de tudo isso não é estabelecer regras, mas evitar magoar as pessoas, evitar se magoar, e evitar casar com uma pessoa errada.

Nunca chegue pra se declarar até uma pessoa com incerteza ou duvida, criando uma oportunidade, "porque você se atraiu por ela e pode dar certo" se você não tem certeza de que quer ela mesmo como um alvo de casamento, não faça isso, não iluda uma pessoa! isso é como mentir, porque se você deduz que ao ver outra pessoa melhor largaria esta, então fique sozinho. Você pode perder uma oportunidade que depois não vai se arrepender, porque você só deve se arrepender de perder oportunidade com uma moça que você casaria! caso contrario nada existe! pois afinal você é um cristão, você pode buscar uma pessoa no mundo e viver de namoro em namoro, ou no falso amor, mas não com uma irmã ou irmão em Jesus.  

Se já rolou um interesse mutuo não planejado, ou se tudo começou na certeza, mas apareceu a incerteza, para não perder a pessoa permaneça paquerando se não há outra pessoa em vista, mas se há outra pessoa em vista rompa imediatamente mesmo que você corra o risco de perder a pessoa que está com você! Porque ninguém é boneco de madeira pra ser usado, Jamais fique com alguém olhando pra outro pela incerteza, pois isso é deslealdade. Rompa, aí se você quiser volta, volte e tente de novo! 

Há casos de relacionamentos de paquera que começam na incerteza que podem dar certo, mas a pessoa tem de estar consciente de que há uma indecisão, se a pessoa não aceitar tua indecisão logo no inicio é o direito dela romper a paquera que começou, pois ela iniciou com você esperando algo maior, e você por sua vez deixou ela se aproximar pra ver se ía dar certo, ninguém sai perdendo.

Diga sempre o que você sente, seja sempre fiel no coração.

Você não deve se sentir culpado ao não querer uma pessoa, mas saber que quem se declara deve estar pronto para ouvir um: Não, Mas tenha em mente que uma rejeição magoa até os mais fortes, por isso seja muito educado como você gostaria que fizessem com você. 


  Quando é preciso escolher entre duas pessoas


As vezes a incerteza de ficar com alguém pode estar apoiada justamente no desejo de ser leal e fiel a ela, o que é um paradoxo, quando você está incerto entre duas pessoas, e seja com uma ou com outra você seria fiel com a que ficar, aí rola a duvida, qual das duas pessoas ficar? O que é "perigoso", porque vai soar como infidelidade! O interessante é que há pessoas super-infiéis que gostam de somente uma pessoa, e pessoas muito fiéis que tem a dúvida entre duas pessoas, mas você deve escolher uma das duas pessoas e apostar nessa pessoa e arriscar logo perder a outra, por uma questão de sinceridade de opinião, pois se uma souber que você tem outra pessoa em vista como igual a ela esse ciúme será o direito dela de te abandonar até por uma questão de provar teu sentimento, porque a mulher não gosta de ser avaliada sem sentimento firme, nem o homem de uma mulher com "aparência" de infiel, ou por não confiar que você será será, ou até pelo orgulho feminino dela, ou orgulho masculino dele, pois é assim que essa pessoa verá verá essa tua atitude: que você é infiel, ou é fiel independente de ama-la. 

Há pessoas que prezam o amor individual, outras não ligam quem será a pessoa, mas são fieis e não voltam atrás, e há pessoas que não aceitam serem segundo por orgulho e não por amor, assim como tem os infiéis que só gostam "daquela pessoa", mas se verem outra melhor largam a primeira imediatamente, cada caso é um caso.

Se você gosta de uma pessoa que você poderia ou pode ter, mas não teve coragem de aproximar, ou a pessoa está longe ou não você não pode ter mais gosta muito dela, não se una com outra pessoa que você não gosta tanto até que você limpe seu coração disso, caso contrário fique sozinho, não tente a sorte com alguém que você sabe que não vai valorizar.


Sendo humilde e sincero em relação ao que sinto


  Quando uma pessoa gosta de você tem de entender que sua vida pertence antes a ti, e ela deve ser humilde para as vezes entender que está em segundo lugar na tua vida, e você deve expor isso, ou que gosta de outra, ou que ainda não encontrou quem queira, (não use mentiras fingindo ser resguardado se você não é, nem diga que não quer namorar se quer, mas mostre que está procurando também, ela não é o que você tem procurado, seja sempre gentil, nunca sarcástico, seja sincero, nunca sonso, seja direto evitando ser ferino) se ela entende isso, então é um passo de humildade, mas ainda não quer dizer que ela respeita seu direito de escolher outra, pode estar se humilhando pelo que quer não se importando se ficar com ela vai te fazer infeliz.

Se eu quero muito uma pessoa, ou alguém me quer, quem tem que ser humilde é quem quer, e muito, porque está lutando por algo que pertence a outro, ou seja, é a vida do outro, tem de estar pronto a aceitar a rejeição, pois algumas pessoas ficam chateadas (por causa do orgulho, embora seja natural em alguns casos, só não é natural o orgulho da pessoa malvada e prepotente) pensando enganosamente a si mesmas: "ela gostava de mim e não gosta mais!" ou "me iludiu" ou "não gosta tanto de mim", e em alguns casos pode ser verdade, mas as vezes isso é uma desculpa para culpar a outra pessoa do fato de que você gosta muito da pessoa, mas ela nunca gostou de você.

Você nunca então deve ponderar se o outro gosta pouco ou não gosta para ficar chateado, a pergunta é: eu gosto dessa pessoa de verdade (interrogação) Então eu quero algo! o que a pessoa pensa de mim é problema dela!


VAMOS IMAGINAR O CASO DE QUE: SIM, EU GOSTO DA PESSOA QUE VEIO SE DECLARANDO A MIM.


Critérios de caráter a observar em alguém


É importante saber que o fato de eu gostar de uma pessoa e ela também de mim não quer dizer que esse relacionamento vai dar certo ou é algo bom, e que será aprovado por Deus.

As desventuras com a vida sentimental vão desde sofrer por ser abandonado depois, ser traído, ter brigas e desentendimentos, até estar ligado emocionalmente a uma pessoa de má índole ou irresponsável. 

No caso do homem é aconselhável entender que por ele ser o cabeça, ele terá de ser alguém preparado para trabalhar sustentando essa mulher, e conquista-la sempre para não perder a afeição da mulher, então um homem deve buscar uma mulher que tenha em seu caráter a fidelidade, e que saiba ser submissa. Uma mulher não fiel é um perigo ao coração de um homem e ele precisa perceber isso, bem como se ela está disposta a segui-lo no que faz ao invés de ser insubmissa o que vai gerar muitas brigas. Uma mulher precisa também ser vocacionada ao trabalho da casa, mesmo que ela se dedique a outro trabalho, pois uma mulher relaxada para com o serviço da casa é uma mulher preguiçosa! Embora é preciso observar que as pessoas tem aptidões diferentes, o importante é entender que toda mulher indolente tende a ser infiel por ser levada por qualquer homem que lhe faça sentir o que ela por sua inatividade não procura, são mulheres facilmente guiadas por conversas e por emoções sórdidas, do mesmo jeito que a mulher próativa sem o caráter dominado tende a se conduzir e a experimentar tudo o que quer sem limites, são mulheres guiadas por emoções, mas na postura de iniciativa de buscar e se deixar levar pelo que quer, então a mulher precisa ser dedicada naquilo que o homem não pode fazer enquanto estiver trabalhando fora à princípio, e desenvolver habilidades que venham completar o relacionamento social com o homem, ainda que sejam coisas que fujam do lar, como uma vida profissional semelhante a do homem, a mulher deve buscar sua carreira num entendimento de correlacionar seu trabalho ao que vai somar com o homem, porque ele será o guia do relacionamento. 

No caso da mulher ela precisa observar se o rapaz a escolheu por ama-la de verdade ou só porque a achou bela naquele momento, ou porque não tinha outra melhor, e saber se ele é responsável para sustenta-la e cuidar de seu futuro. O homem precisa ser um pouco visionário, ter um senso de atitude e ambição para o futuro, desejo de construir seu futuro, pois é isso que o moverá a correr atrás de alguma oportunidade e de trabalho, o homem também deve ter senso de esforço para dedicar-se dando seu melhor no que faz com diligência, do mesmo jeito que não deve esforçar-se cegamente no seu trabalho vivendo limitado ao trabalho que serve a interesses de outro, mas usar esse senso de esforço para construir e ir até o fim no que almeja para sua independência profissional, e o que é mais interessante para a mulher notar é o fato de o homem associar seu empenho no trabalho com a geração de frutos para o bem estar dela, seja no trabalho à serviço de outro tendo como recompensa uma salário somente, seja nos alvos individuais que se galga para crescer, a mulher então nota se o homem associa seu sucesso junto com ela, e seu lucro para ela também.

Tudo isso são os melhores alvos, mas sabemos que nem todas as pessoas se dão a essa excelência, e as vezes queremos amar pessoas que tenham debilidades nessas coisas por escolha própria, e ninguém será completo, mas esses são os conselhos não só para você encontrar pessoas completas, mas para saber notar os pontos fracos de quem você busca ou quem Deus te deu para saber como lidar com essa pessoa com tolerância e saber também que debilidades podem ser admitidas por você ou não de acordo com tua personalidade e tuas circunstâncias de vida.  

Então no que diz respeito a revelar os sentimentos no caso da mulher, revelar que gosta de um rapaz sempre é arriscado, porque ele é o cabeça que vai dominar tudo e ele pode ser uma mal cabeça, mas se ele souber que ela gosta dele, e Deus lhe reprovar a relação, em alguns casos será difícil pra ela afastá-lo, porque o homem tende a não aceitar ser rejeitado sem conquistar, mas a tendência é ele percebendo ou sabendo que ela gosta dele, ele vai insistir com ela. Daí cabe a moça explicar o que sente por ele, o que ele demonstra ser e o que Deus falou. 

No caso do homem, se Deus lhe mostra que uma moça não vale a pena, mas ele gosta dela, o seu maior inimigo é ele mesmo, que não vai resistir em ficar com uma moça desejável, assim como uma mulher orgulhosa rejeitada se ofende muito assim como Dalila fez aquele charminho e destruiu a vida de Sansão. 


Aceitando uma pessoa com prudência


Quando uma pessoa vem se declarando a você seja rapaz ou moça, é muito interessante que dificilmente uma moça se declara, mas há muitas maneiras de se declarar, e depende da intenção e da circunstância. 

O rapaz pode não se declarar por excesso de baixa auto estima em relação a moça ou timidez, mas a melhor ferramenta em todos os casos é a prudência e a sinceridade, para se declarar a alguém. Vamos explicar isso melhor...

Com imprudência iremos nos complicar emocionalmente se não estivermos prontos pro que pode acontecer e com falsidade podemos perder oportunidades e não conseguiremos nada de construtivo, só iremos atrás de cometer erros e seguir desejos carnais que advém do mesmo espírito que nos inspira a agir com falsidade e nos levarão "ao poço".

No caso da mulher, ela não deve enfatizar que gosta da pessoa que veio se declarando, mas não deve negar, você deve dar a entender de uma forma racional e não emocional, para que você faça um jogo de mulher difícil, pois mesmo que você ficou muito feliz, a atitude racional é como um véu, onde você não vai conseguir ocultar tudo que sente, mas mostrar de maneira translucida que você o quer sem dar a ele a liberdade de te achar fácil e com essa consciência te assediar se você estiver fraca emocionalmente, ele vai se sentir diante de uma porta de vidro, ele vai te ver e falar com você, mas vai sentir que você o quer do lado de fora, então você vai mostrar que você se interessou pela pessoa e quer uma direção de Deus, pra ela com certeza saber que você gosta dela, mas que você está querendo saber antes o que Deus fala a respeito disso. O  interessante é que no caso do homem, se uma moça vem se declarando a você é preciso que você adote a mesma prudência se ela pouco te conhece, depende da pessoa, do porque ela se declarou a você, e qual a circunstância que envolveu essa atitude, as vezes o fato de ela se declarar pode ser uma coisa equilibradíssima, e as vezes uma coisa sincera e pura, ela pode vir nem se declarando, mas aproximando-se para facilitar algo pra você que ela já sabe do que você sente por ela, mas geralmente a mulher que se declara para o homem que pouco o conhece quase sempre não é nada confiável.

Você deve usar de sinceridade: "eu gostei de saber que você gosta de mim, mas vamos fazer o seguinte, vamos orar por uma semana e saber o que Deus diz", você deve mostrar-se interessado na pessoa, mas pondo Deus antes, e demonstrar domínio de si, mas sem orgulho, e sem fingimento,  dominar-se não é mostrar-se superior, você não pode nunca agir como quem está dando uma desculpa pra rejeitar, ou seja, agir com orgulho, ou com fingimento, porque isso pode desanimar a pessoa e você perder a pessoa, você também deve evitar expor-se num desígnio de que um namoro já está acontecendo, mas mostrar-se interessado buscando saber se vai dar certo antes. Será sempre importante que uma pessoa que se declara esteja pronta pra não ser aceita, seja homem ou mulher, num caso em que Deus ou outra situação assim mostrar.


Pedindo a direção de Deus


No momento que alguém se declara a você não deve adotar uma postura de expectativa na outra pessoa enquanto Deus ainda não aprovou o inicio do namoro, mas uma expectativa com a probabilidade de um: Não. Mas para ouvir a Deus é preciso de uma coração voltado a ele, e ele vai falar por inspiração, por profecia, ensino, sinais, por acaso...

  Marque um local e uma hora para você conversar com a pessoa depois de pedir a direção de Deus, e estar afastado dessa pessoa por um semana, para explicar exatamente que houve um interesse na pessoa e que Deus confirmou à princípio.

Deus confirma ou não alguma coisa por meio de sinais, pela profecia, por ensinos inspirados, então durante esse tempo você deve esquecer um pouco a pessoa, ficar calmo e esperar que Deus fale com você, e você não deve assimilar qualquer palavra ao seu bel interesse, mas entender o que Deus trouxe de informações a você que tenham apontado para um: Sim ou Não.

Não se envolva emocionalmente mesmo gostando da pessoa, tente esquecer a pessoa para ouvir Deus e seja sincero consigo mesmo ao ouvir Deus falar. Na próxima conversa comente isso com a pessoa: o que houve de sinais positivos, ates disso como já disse, não diga: Sim, para que a pessoa não se encha de esperanças antes de saber o que Deus vai dizer.

Não tem problema você dizer: Sim, nem deixar a pessoa saber que você gosta dela, seja isso uma boa noticia de você saber que a pessoa gosta de você, ou seja isso algo que você já queria há um tempo, mas essa pessoa tem de entender, e você também, que o fato de você gostar não é o que vai definir que você vai ficar com essa pessoa, diga logo que se Deus não quiser você não vai aceitar.

Você deve ser prudente para não dizer um: Sim, caso Deus não aprove, mas querendo dizer um: Sim, esteja pronto a ouvir um:  Não de Deus, e por isso você deve ser sincero para dizer: Não à pessoa, mesmo sem esconder que você gostaria que fosse um: Sim de Deus.

Se a pessoa sabe que você se sente atraído por ela ou gosta dela faz essa pessoa te odiar ou te pressionar a ficar com ela por um comportamento odioso, ou fazendo calunias, ou dizendo que você a iludiu, se você não fez nada de ruim a ela, isso já é um motivo forte para que você não fique com ela, é uma demonstração de egoísmo natural e até maldade, porque foi ela que se declarou e deveria estar pronto para ser rejeitado, pois o fato de você sentir algo por ela não te obriga a ficar com ela, pois você além de não ter que ficar com ela só porque ela quer, e o fato de você gostar dela não quer dizer que você tem de escolher ela, também você já agiu com prudencia deixando bem claro na primeira conversa que você ainda iria decidir e poderia dizer: Não.

     Se Deus orientou você a dizer: Não, de maneira categórica e ficou isso bem claro, que: Não, você deve buscar saber porquê Não, Deus vai te avisar alguma coisa. Porque Não? Até quando: Não?...Não porque a pessoa não é boa ou no vai dar certo?, Não  porque essa pessoa não esta bem agora ou Deus tem outra pessoa pra mim?...

Em uma semana, alguma coisa Deus já falou com você a respeito disso. 

Estamos falando de coisas ocultas, ou seja, não conhecer muito bem uma pessoa até ela vir a nós e se declarar ou até conhecer, mas não saber se vai dar certo ou se podemos ir, é o que vai gerar mais coisas ocultas que só Deus sabe e pode nos dirigir, então conhecer pouco uma pessoa fará com que busquemos mais ainda a direção de Deus, o importante em casos assim é estar aberto a amizade com a pessoa depois que ela se declarou mantendo a distancia, pois ainda que Deus te oriente a um namoro e a pessoa seja confiável, vão sair namorando direto? Não! vão se conhecer primeiro, e Deus pode não orientar um namoro, mas permitir que você inicialmente aceite a pessoa!

Há até situações em que Deus não fala nada, então entenderemos que devemos ter amizade e relacionamento com a pessoa e continuar buscando a direção de Deus.


Rejeitando depois da direção de Deus


Se o Senhor disse: Sim, diga sim a pessoa, mas viva em oração e prudência, sendo sincero também com o que você sente, nunca orgulhoso, nem falso, pois o ser humano é falho e é preciso confiar só em Deus, pois essa pessoa pode vir a falhar mesmo tendo sido fiel no início, e pode ter defeitos que para o relacionamento pode não representar muita falta, mas que são prejudiciais a outras pessoas e você não deve consentir e ser cúmplice sendo de Deus, mas mostrar ser de Deus em tudo.

Explique a pessoa porque Não ou porque Sim. No caso do Não, explique porque Não com educação e respeito para que ela entenda porque Não, pois você nunca deve rejeitar uma pessoa por acusações infundadas, por orgulho, ou discriminação, fazendo isso você vai suscitar a ira da pessoa com certeza, porque você, mesmo tendo direito sobre sua própria vida, está confundindo a pessoa rejeitando-a sem fundamento ou com mentiras, ou por orgulho, fazendo a pessoa sentir-se mal ou enganada, ou traída, nesse caso o erro é teu e não da pessoa. 

Não finja que Deus disse que não ia dar certo, se na verdade é você que não quer a pessoa, e não rejeite uma pessoa dizendo que Deus é que mandou como se a pessoa fosse ruim se ela não é.

Se a pessoa é ruim diga somente que Deus não confirmou e por isso você acredita que não vai dar certo, porque Deus te avisou, diga que você quer esperar outra pessoa, pois por algum motivo Deus disse que não, deixe espaço a amizade e ao respeito, pois é complicado falar a verdade nesse caso, você deve então dizer que Deus não confirmou, se ela insistir você diga que você não quer, se ela insistir você diga então o porque Deus deu uma resposta que não foi boa com clareza, seja sincero, evite criar uma situação de falsa acusação espiritual, diga que você não quer a pessoa, e haja consolando e estimulando a pessoa a não se sentir inferior, explique você não é melhor que ela, que Deus tem outra pessoa, prepare um versículo que seja profético pra ela na medida do caso dela, prepare-se para se explicar, se preciso escreva num papel.


A SEGUNDA SITUAÇÃO É:

VOCÊ TÁ GOSTANDO DE ALGUÉM E QUER SE APROXIMAR DESSA PESSOA 


A gente tem que analisar inicialmente a diferença entre a atitude do homem e da mulher na questão da vida sentimental.


O HOMEM


O homem é por natureza OFENSÍVO, a ele pertence a atitude e a iniciativa, e isso não é um questão cultural ou  temporal, nem estatística, mas faz parte da natureza do homem esse "estilo", porque ainda que um rapaz seja tímido, a intenção dele é sempre a de eleger ou escolher a moça que ele quer, um homem nunca deseja ser escolhido por uma moça, mas escolher, pois ainda que ele seja escolhido, ele só vai ficar com ela se ele já tinha gostado dela, ou se vai gostar por um decisão que vai nascer dele, caso contrario ele não vai ficar com ela, pois uma mulher nunca consegue conquistar um homem com palavras, nem com carinhos, nem demonstrações, nem com coisas boas, e isso porque o homem elege a moça pela visão, pelo olhar, e deseja obtê-la, e ele faz isso por meio da aproximação, e ainda que ele não tenha coragem para fazer isso, é o que ele ambiciona, possuir uma moça que ele escolheu, daí a aproximação, o conquistar e o ser OFENSÍVO.

Uma das coisas comuns a analisar com relação ao homem pela mulher, é o fato de ele ser tímido ou não, uma vez que a mulher é DEFENSÍVA e espera uma atitude dele.


O homem desembaraçado 

   

Um rapaz desembaraçado, não vai se conter em se aproximar e uma moça, o rapaz desembaraçado vai montar todo um aparato, vai ir como amigo, vai ter qualquer assunto pra chegar até a moça, e vai caçar situações pra conversar ou se aproximar, ele naturalmente vai conseguir se aproximar dela. Ele pode não deixar claro logo de princípio, ou não vai se declarar logo dizendo que gosta dela, mas vai criar uma amizade de fachada, e logo depois vendo que a moça não teve nenhuma reação natural de agrado com ele, ele vai se declarar, e levando "um fora" ele vai insistir, mas usando a amizade de fachada. 


O rapaz declarado


Um outro caso é quando o cara chega logo se declarando a primeira vista ou depois algumas vistas sem conhecer a moça, ele virá as vezes sem a moça nunca ter percebido que ele gostava dela, já se declarando, ou a moça terá percebido que ele já estava observando-a, e a tendência da moça é sempre rejeitar a primeira vista um rapaz quando ele não era o que ela esperava ou quando esperava, a moça criteriosa  sempre mostra indiferença na primeira declaração mesmo dando a impressão que gostou de algo no rapaz, mas ela pode ter se agradado desse primeiro encontro e as coisas acontecerem ali, mesmo tendo sido uma coisa surpresa, ou ela não ter tido interesse ao perceber que o rapaz gostava dela, mas ali o cara conseguir conquistar sua atenção à princípio, mas se ele levar "um fora" esse rapaz vai ficar de longe como que esperando a moça mudar de ideia e lhe demonstrar interesse, ou ele vai tentar conquistar ela pela amizade aos poucos. 

Um rapaz declarado também pode ser tímido, ele teme, mas tem o costume de aproximar-se e declarar-se, mas geralmente faz isso só quando gosta muito da moça, então quando ele não faz, pode talvez ser um sinal de que não gosta tanto dela, mas pode ser que a timidez ainda esteja cobre ele. 


Quando a timidez de alguém ilude você


No caso do rapaz tímido, é interessante que o rapaz tímido ele pode se relacionar muito bem com uma moça que ele não gosta, mas a moça pode se enganar de pensar que o fato de ele só falar com ela, ou falar só com ela entre as moças, ou se relacionar proximamente dela, é uma evidência de que gosta dela por ele ser tímido com muitas pessoas, mas é justamente o contrário, isso acontece pelo senso de confiança que ele adquiriu nessa moça, como adquiriria com qualquer pessoa ou moça por amizade, embora ele pode vir a gostar dela pela amizade, mas nesse caso ele não vai ter constrangimento de se declarar a ela por causa da confiança da amizade, então é menos provável que ele seja tão tímido assim para não se declarar a ela e mais provável que ele não goste dela mesmo. 

Nesse caso o rapaz vai de alguma forma agir ofensivamente depois de ver que há confiabilidade pra se declarar, por ele ser tímido, através da própria amizade, mas isso tem de vir dele para você não se iludir. 

É importante você entender que enquanto uma pessoa não diz a você que gosta de você, você pode ter muitos sinais que são o material que fará você discernir se a pessoa gosta de você, seja para homem ou mulher, e é natural quando uma pessoa é gentil conosco a gente imaginar: "será que essa pessoa tá gostando de mim?" é natural! Mas o que não pode acontecer é você se iludir com uma auto-estima alta demais ou com o fato de a pessoa ser educada e ter por certo que gosta de você, isso é um engano, você deve ser humilde e criterioso, do mesmo jeito que as vezes perdemos oportunidades por nos acharmos inferiores e não consideramos uma chance quando as vezes ela chega a ser clara, mas nós não a entendemos por nos desvalorizar demais, a grande sacada é você nunca se apoiar no que a outra pessoa sente, mas no que você quer, então uma atitude simpática da outra pessoa, não pode ser um elemento pra você se assegurar que a pessoa gosta de você, mas um instrumento que facilita uma situação, do mesmo jeito que um desprezo ou "gelo" é um sinal de que vai ser mais difícil você chegar onde você quer.  

Quando o tímido te aceita sem te amar de verdade


As vezes acontece de uma moça se insinuando ou se declarando a ele numa amizade, ele até ficar com ela, mas ele talvez vai estar ficando com ela, não porque ele gosta de verdade, mas porque houve a facilidade, e não vai valorizar ou pode te trocar por outra, então a pessoa tímida, seja homem ou mulher, pode ficar com alguém por facilidade, sem amar muito, por causa do medo de ficar com quem realmente gostaria, quando muitas vezes ele desejaria ficar com outra pessoa, isso acontece com a mulher tímida também, por isso que quem se declara ou se insinua deve estar atento a isso quando começar a se relacionar paquerando. 


A timidez como sinal positivo ou negativo


A timidez está associada a incapacidade de procedimento, ou seja, a pessoa fica constrangida pela importância da outra pessoa, ou com medo de não saber como se sair bem de uma rejeição, ou com medo por não saber como tomar uma atitude, e não consegue controlar suas reações diante da pessoa, então fica vermelho, eufórico, gagueja, fica sem assunto, e não consegue ter nenhum comportamento diante da pessoa que gosta, por isso se afasta ou não procede naturalmente com essa pessoa, porque perde o controle natural de si mesmo e acaba evitando a pessoa pelo constrangimento, e isso pode ser percebido pela moça como um sinal de que gosta dela.

Há também o caso do rapaz evitar uma moça por sentir-se tentado com a beleza dela, ou evitar o efeito químico diante da moça, o que não quer dizer que gosta dela, mas uma atitude de falta de administração de comportamento perante a moça, e nesse caso ele não gosta da moça, ou apenas sente-se tentado ou constrangido com a presença dela, é como se fosse gostar, mas não a ponto de se declarar ou querer essa moça, é como acontece as vezes quando nos sentimos constrangidos com alguma coisa quando na verdade não temos nada haver com aquilo, mas como uma acusação da mente, por algum motivo de semelhança, como um efeito-ilusão.


A timidez


Na verdade o tímido deseja se declarar, mas para fazer isso tem de romper o medo de ficar constrangido e só assim é que não ficará constrangido de fato, pois tudo começa na antecipação de um fracasso ou incapacidade, é isso o que mais gela o tímido, pensar no que ainda vai acontecer e prever o que ele não tem experiência, nem manha para fazer (as vezes tem de estar muito motivado para não sentir medo ou sentir, mas encarar a situação) mas para o tímido, antes de agir, tudo é um fantasma. Uma pessoa tímida só vence a timidez se isolando de tudo que vê aprendendo a não antecipar as coisas, mas isso pode gerar o efeito contrário se ele não tiver motivação para viver no mundo, onde o tímido vai se atrofiar completamente guardando ainda a perspectiva do passado, ou com a ajuda de uma pessoa ou amigos o tímido vai se soltando.

Há uma diferença entre orgulho e timidez, o tímido não tem orgulho de ser rejeitado, ele tem medo de não suportar a situação e não saber como reagir na rejeição, então ele se vê muito envergonhado por não saber agir equilibradamente, o tímido quando se sente pronto pra ser humilhado por quem ele ama, ele pode ser humilhado varias vezes que não se importa de demonstrar que ama, já o orgulho faz com que a pessoa evite se declarar pra outra pessoa, porque não quer descer do salto de que todos saibam que ele estava gostando de uma determinada pessoa, as vezes muito cobiçada, ou de posição inferior, ou por orgulho a pessoa também teme ser rejeitado para o seu ego ou perante as outras pessoas, na verdade todos nós temos um pouco de Ego ainda que seja um Ego passivo de passar vergonha e se sentir baixo-estimado ou ser observado pelos outros, por isso ele age dissimuladamente depois dizendo que não gostava muito da pessoa, ou que essa pessoa não é bonita ou não é nada, ou age levemente chateado e contrariado, o tímido se inclina mais a sofrer do que a odiar, exceto no caso em que a moça é mal educada ou faz questão de humilha-lo pra se valorizar.


A MULHER


A mulher por natureza é defensiva, até quando uma mulher é mais desembaraçada e busca a alternativa ela sempre vai deixar "a deixa" para o homem se declarar, porque faz parte da mulher o ser escolhida, ser observada, ser admirada, ser querida, ser acariciada, a mulher sempre atua passivamente, porque ela foi feita com a sensibilidade de receber algo do homem, e não a nada que ela possa fazer que o conquiste, nem toque, nem declaração, nem presente, nada disso tem efeito natural de conquista num homem. 

A mulher desembaraçada

Uma coisa muito comum é que a mulher desembaraçada, ela vai fazer amizade e buscar conversa com o rapaz para que ele se declare a ela, mas isso nem sempre vai acontecer, e não vai acontecer com certeza se o rapaz não gostar dela! 

O conselho a uma mulher é que a mulher não haja ofensivamente, isto é, não se declare a um homem logo no início, ou quando não tem amizade com ele, pois isso é uma característica do homem, e isso não cai bem pra mulher por dois motivos: O homem geralmente não gosta de mulher assim, que diga que esta gostando dele, porque a probabilidade de ele não gostar dela é grande, pois se ele gostasse dela ele iria buscar fazer isso! Do mesmo jeito que uma mulher bonita tem mais chance de ser aceita se declarando, mas é até estranho uma mulher fazer isso, até porque se ela deduz que o rapaz pode ficar com ela, porque não esperar ele fazer isso! Ou então ela está arriscando em algo que sabe que vai dar errado! Aqui então vemos que uma mulher se declarar é insensatez! Pois você pode ser rejeitada, então esteja pronta a ser rejeitada!

Raramente ou quase nunca acontece de um rapaz aceitar qualquer moça (exceto se ele planeja ficar e largar depois, ou por ser muito bonita, correndo o risco de não valorizar como o que ele realmente queria). 


A mulher desembaraçada desleal


O que costuma acontecer é que uma moça atirada ela vai se apresentar diante do rapaz simulando uma amizade, mas já deixando bem claro que está querendo ficar com o rapaz, isso é uma moça ofensiva, ela não vai dizer que gosta dele, mas vai dar todos os sinais de maneira bem descarada e bem objetiva que será impossível o rapaz não entender que essa moça o quer, mas o problema é que toda mulher que age assim como já foi dito, não é fiel, não tem domínio próprio e escolhe o homem que quer ficar, e quase sempre antes de conhece-lo direito e pela aparência, as vezes buscam homens sem expressão ou muita atitude, e depois largam o relacionamento sem vergonha alguma ou capturam esse rapaz sendo altamente ciumentas, e fica aqui também um conselho para os homens não darem brecha a moça que age assim, nem se sensibilizar se ela vier a chorar, ou ficar com raiva de você, porque ela só está pensando nela mesma, não vai ter pena de você se tiver que te magoar, você só deve arriscar, a menos que você esteja interessado em correr riscos de sofrer bastante, pois essas mulheres as vezes simulam serem tementes a Deus, tímidas, dizem que vão fazer você feliz porque gostam muito de você, mas isso não é verdade, talvez não haja nem um pingo de amor nisso, mas uma paixão em algum elemento teu, e ela dificilmente aceita ser conquistada ou amada por alguém, a todos ela rejeita pra chegar onde quer e as vezes age como se isso fosse uma virtude, mas ela rejeita, porque não tem senso feminino de ser conquistada, nem de amar pela admiração, mas de correr atrás do que quer quase sempre visualmente.


A mulher desembaraçada


O segundo caso de mulher desembaraçada, é aquela moça que não é tímida, ela tem facilidade de chegar e conversar, e se ela estiver gostando de um rapaz ela vai tentar se aproximar dele, e fazer inicialmente uma amizade, isso é natural, quase sempre motivada pela visão ou pressentimento inicial do que aquele rapaz significa pra ela, é uma coisa natural a moça se levar pela aparência pelo fato de o único contato inicial que ela tem com os rapazes seja a visão, já num contexto de convívio onde há conversas e a oportunidade de conviver com outros rapazes, a moça já aprende a ser menos visual e mais criteriosa dependendo da mulher, pois está acostumada a ver e conviver, ver e ouvir fazendo com que sua "balança interior" evite um pouco a aparência como elemento de aproximação ou eleição de uma rapaz, por estar intimizada com o fato de que a aparência pode não revelar tudo que ela espera num rapaz no convívio prático, mas a tendência da mulher quando é movida pela visão somente, é pensar que o rapaz mais bonito será o melhor pra ela, enquanto que outro que não lhe pareça bonito por beleza terá uma presença contextual (até da própria aparência também, sem a questão da beleza) que vai lhe cativar, então a mulher deve analisar isso antes de se aproximar, mas continuando, a mulher desembaraçada tem dois tipos: A humilde e a imprudente. 

O peso da aparência


É natural que a aparência mesmo do homem deve agradar a mulher, mas a mulher de fato tem pouca sensibilidade e consegue "suportar" um homem além das aparências com certeza, pois a mulher tem um olhar diferente, ela olha, instintivamente para o que aquele homem tem a oferecer, seja pelo jeito, pela sensação que ele proporciona, pelo que fala, as coisas que ele pode dar à ela...A mulher sempre é mantida com emoções, então a aparência em si não é o que agrada a mulher como ponto central, mas o que ela fantasia em relação a isso, o que pode ser exótico pra ela.

É muito comum uma mulher se agradar de um rapaz de boa aparência a primeira vista, só por causa da aparência, porque isso causou nela uma química que foi imediata, que só podia ser gerada pelo olhar, sendo assim uma mulher só se apaixona a primeira vista por um rapaz dotado de boa aparência como vantagem, como vindo a se apaixonar pelo rapaz mais bonito de um grupo de mil, ou por um rapaz que tem, mesmo não sendo de boa aparência, algo que lhe deu a sensação "química" que ela se identificou de maneira pessoal pela visão. Já no homem o efeito é diferente, ele busca a moça mais bonita para os seus olhos e não necessariamente a mais bonita de todas se não o agradar, então em termos de aparência o homem é mais consciente e mais criterioso nisso, a mulher, porém, age sem critério pela aparência porque o que a sua natureza espera é algo que lhe cause uma espécie de "prisão ou choque emocional". 

A mulher as vezes tende a gostar de um rapaz, seja bonito ou não tanto, porque parece com um ator da TV, pela fantasia que é namorar o ator da TV, já o homem ele faz o contrário, ele começa a admirar a atriz da TV porque se parece com a moça da igreja que ele gosta, pois antes disso ele nem se deixava atrair pela beleza da atriz da TV, a menos que fosse o "tipo" dele, então a mulher tem mesmo essa capacidade que o homem dificilmente tem, mas em alguns casos acontece do homem, pelos critérios de uma moça, ver o conjunto, e olhar menos para aparência, ou pra ser mais preciso a aparência ter um apetrecho diferente com o conjunto das qualidades da mulher. 

É importante então, para o homem e para a mulher conhecer as fraquezas de sua natureza e suas forças na hora de escolher bem uma pessoa e não ser infiel depois.   


A amizade prévia


Como já dissemos, a mulher desembaraçada, por mais que ela haja com a iniciativa e a atitude de buscar quem ela gosta, ela deve ter sempre em mente o ser defensiva, porque a ela nunca vai pertencer o escolher, ou eleger, mas decidir se ela quer aceita o rapaz que a escolhe. A mulher pertence o decidir ou aceitar a eleição do rapaz à ela, mas por ser desembaraçada ela vai fazer amizade, saudar, buscar estar perto, conversar, para deixar que o rapaz vendo-a e conhecendo-a ele, ao gostar dela também se aproxime e por fim se declare, ela está facilitando as coisas pra ele, é como "jogar um verde pra colher maduro", a moça faz amizade e se o rapaz já tem algum interesse nela, ou vier a se interessar, ele vai mergulhar nessa amizade e vai se declarar a ela, só que nem sempre o rapaz vai agir como ela quer, a intenção dela deve ser somente quebrar o gelo para que o rapaz venha se declarar e se por acaso ele não se declarar, então ela deve ficar na defensiva, já percebendo que ele não agiu com nenhum interesse, essa é uma atitude correta por causa da prudência, mas quando a moça faz isso, aqui entra um conselho importante: ela tem de estar de fato somente fazendo uma amizade descompromissada, mesmo com a intenção de conhecer o rapaz, a mulher não deve querer ficar com o rapaz, mas conhecê-lo, (isso é um ato de prudência para o rapaz também, ter uma amizade antes de tudo, mas uma amizade sem falsidade, e por mais que o homem já seja decidido imediatamente, querer conhecer a moça por curiosidade natural, é um elemento que ajuda as coisas a acontecerem naturalmente porque o rapaz), então se o rapaz quiser algo mais, ele vai agir, a mulher tem de deixar a parte ofensiva para o homem, pois por mais tímido que esse rapaz seja, se ele tem a amizade da moça e não consegue se declarar ele não vai largar nunca essa amizade porque gosta dela, e se ela também gosta dele e vê que ele não se afasta dela essa amizade também nunca vai acabar! Até que com certeza um vai se declarar, ou ambos vão entender que aquilo é um namoro acontecendo!

É importante que a amizade prévia é um elemento bacana, mas só vale se você tem realmente curiosidade e boa vontade de conhecer uma pessoa que você deseja, porque ainda que o seu interesse seja somente o namoro e não a amizade, você não vai estar agindo como uma falsa amizade, um teatro maquiavélico de interesses, mas você entra com o espírito de jogar por aquilo que você quer, porém se você não está neste espírito você não deve usar uma amizade de fachada, a menos que você seja assim com todos ou com equilíbrio e respeito, sem falsidade, você deve ir até onde suas capacidades naturais te possibilitam, se pela amizade, ou declarando-se diretamente, ou esperando e trocando olhares, tudo é de acordo com tuas forças e com sinceridade.     


A hipocrisia na vida sentimental


As vezes acontece de errado por parte da moça é que ela vem com uma falsa amizade, não gosta de fazer amizade com ninguém, mas no caso deste rapaz que ela gosta, ela vem como se fosse amiga, então o cara pensa que ela é amiga e faz amizade, mas ela confunde as coisas por causa da intenção dela deduzida sobre a gentileza dele para com ela, e como o rapaz não gosta dela pra namorar, ele nunca vai falar nada que gosta dela, aí ela se ira contra o rapaz como se ele estivesse a iludindo, e as vezes muito contrariada capaz de caluniar e separar o rapaz de qualquer outra moça que goste dele, então se você não tem o costume de ser amiga (ou amigo no caso do homem) com as pessoas, não seja muito amiga por causa do seu interesse na pessoa, isso demonstra egoísmo: ser amigo só pelo interesse sentimental, (as vezes até orar sempre por alguém ou falar bem de alguém porque você gosta da pessoa) e isso é uma evidência de que essa atitude não seja de amor, mas de interesse somente pessoal, é o fato de que você só está sendo amiga da pessoa por causa de algo que você quer, e se não tivesse você não iria, então não vá assim. Se for, vá com respeito ao direito da pessoa, caso contrário você está confundindo a pessoa que não tem a obrigação de gostar de você. 

Geralmente a pessoa quando confunde as coisas levando tudo pro lado sentimental, ela deduz que as pessoas raciocinam como ela, ela vai na igreja as vezes fingindo ser muito espiritual, mas esta pensando em namoro todo o tempo, e ninguém sabe, há quem esteja enfrentando uma solidão maior que ela, mas esta se segurando bravamente, enquanto que ela quer é se dar bem, mas fingindo ser espiritual com fama de espiritual e tudo, então quando ela pensa que alguém gosta dela, ela se ofende pelo fato da pessoa não gostar dela, porque deduz que os outros são como ela, e o pior é que são essa pessoas que recriminam os outros quando querem namorar, essa atitude é que essa pessoa quer que alguém namore ela, mas se não é ela é pecado, é a chamada hipocrisia, mas se ela pensa que gosta dela, e não gosta, diz que foi iludida pela pessoa, porque ia naquele recinto, ou igreja, confundindo as coisas, por sua mente que só pensava nisso, é uma pessoa hipócrita. Essa pessoas assim não amam, elas sentem paixão e buscam o que querem, não amam. 


Dominando as paixões


Devemos tomar cuidado pra não nos deixar sermos levados por desejos e paixões, pois está em todos nós e é algo difícil para todos, mas há pessoas que não são capazes de continuar respeitando uma pessoa depois de não terem sido aceitas, não são capazes de manter amizade com alguém a não ser com esses interesses, isso em todo tipo de interesses, então o conselho pra pessoas pouco humildes ou pouco amigáveis, é respeitar mais os outros, e se você não tem preparo pra ser rejeitado, então fique na defensiva ou então adote uma postura mais objetiva e direta que não fará com que alguém se iluda sobre tuas intenções que não de amizade, isso vale para o homem e para a mulher e no caso da moça é mais fácil ficar na defensiva: espere que quem gosta de você venha.


A prudência da moça


Outra coisa é quando a moça deduz erradamente que o rapaz está gostando dela por lhe tratar bem, mas não está, ou seja, algum procedimento dele lhe deu essa impressão. Isso acontece porque a natureza da moça é ter a beleza para atrair um homem, então quando a mulher interessa-se por um homem, ela deduz sua aparência é um anzol para atrair qualquer rapaz que ela queira, quando não é bem assim se o rapaz não agradar-se por ela, ou estiver esperando encontrar a moça certa que ele quer,e não ficar com qualquer uma, então ela sendo desembaraçada vai fazer amizade com ele (mesmo sendo uma moça humilde que tem o coração disposto a amizade com todos independente do interesse dela por ele) mas o risco dessa atitude é que ela corre o risco de tomada pela emoção, se portar de um jeito insinuante e não ser correspondida, ou o rapaz não vai perceber que ela gosta, ou vai perceber e não corresponder e ela vai se sentir magoada e envergonhada por ter confundido as coisas, então o conselho sempre é que a moça não se deixe tomar por emoção enquanto o rapaz não disser a ela com todas as letras que gosta dela, e esse conselho vale pra homem e mulher: nunca confie que alguém está gostando de você para ir até uma pessoa se insinuar, pelo fato da pessoa ter dado sinais de gentileza com você, você só pode no máximo ver isso como uma vantagem pra você se aproximar, ou seja, uma facilidade para fazer amizade, não pense: "pode ser", mas pense: "não é, vou ver", "eu quero, vou ver", pois se você levar um fora se declarando, ou pela tua aproximação sentir que a pessoa não correspondeu num sentimento, você vai recuar sem sentir vergonha de ter se antecipado. Isso vale pro homem e pra mulher que se aproxima. 


O desembaraço pra se aproximar


Até aí uma moça sendo desembaraçada não deve se insinuar, nem se iludir ficando eufórica ou feliz, porque até aí ela tem de entender por prudência que o rapaz não gosta dela, ela não vai estar agindo com falsidade, apenas se pondo diante dele para que ele a aviste, para que ele a veja, a conheça, e ele haja declarando-se ou não, ela vai perceber pela atitude dele, e se ele gosta, ele vai se apegar com ela, e vai querer estar com ela até se declarar, a mulher deve deixar para o homem sempre a iniciativa, ela deve apenas criar a proximidade e gerar o dialogo natural e mais nada, porque como já foi dito, ela se livra de se magoar.

Não antecipar as coisas


Ter ouvido falar que alguém gosta de você ou deduzir que a pessoa gosta, quando não é, ou seja, confundir as coisas, não é errado, é natural e acontece, por natureza agir assim alimenta esperanças que fazem o coração sentir-se vencedor, mas essas emoções são enganosas e podem a frustração no fim, daí a necessidade da prudência, e a prudência seria não deixar-se iludir por emoções do coração, mas ter estratégias para saber a verdade sem se magoar.

No caso da menina, se ela supõe que um rapaz gosta dela e ela gosta dele, a atitude, se isso é verdade, é ela ficar na defensiva, não só em termos de esperar um pouco o rapaz vir, mas principalmente de ter isso como uma possível oportunidade que ainda vai ser investigada, mas nada de eminente, pois pode ser um engano, porque assim como o homem dificilmente é observado por uma menina, a menina por ter em sua natureza o "ser admirada" ela deduz muito fácil que um rapaz pode estar gostando dela só por olhá-la quando ela gosta dele, e já vai logo se iludindo, assim como quando ela não gosta, as vezes o rapaz está interessadíssimo, mas ela nem percebeu ainda, ou nem fez caso, mas se ele está olhando com interesse, por mais tímido que seja, ela vai perceber isso, que ele a olha, mas até aí nada de precipitar que ele gosta pra não se magoar.

Tomando uma atitude


É importante definir o que você quer independente do que a pessoa sente, ou seja, no caso da moça: "eu quero esse rapaz, mas não sei se ele gosta de mim", "sendo assim posso perder, mas quero ver", é misturar a ousadia com a humildade, mas sem esquecer a prudência, então a princípio ela vai saudá-lo, mas até aí nada de crer que ele gosta, vai tentar conversar com ele, mas até aí nada de crer que ele gosta dela, vai ter amizade, mas até aí nada de crer que ele gosta dele, pois depois que ficou fácil para o rapaz fazer a parte dele, você só deve se declarar se você for humilde e estiver pronta pra ser rejeitada, ou ele já vai ter agido, a menos que seja muito tímido depois de tudo isso ou não goste de você.

Até aqui o principio da prudência pra não se magoar é o mesmo para homem e mulher, a única diferença, é que a moça dá a ênfase para o rapaz se declarar, já o rapaz ele depois que criou um laço de amizade, ele se declara, mas o principal é: nunca se apoie que uma pessoa está gostando de você como quem vai ficar com a pessoa, esteja disposto a saber pela amizade sem compromisso. 

Tudo que você colher como sinais são apenas um conjunto de coisas para você analisar o que realmente está acontecendo sempre com a prerrogativa de buscar o que você quer independente do que a pessoa facilita pra você, pra você não apoiar sua ação numa ilusão que te trará decepção, nunca se aproxime de alguém já contando com a vitória, mesmo que você veja claramente que a tem, sempre esteja ali pra saber, com um espírito resguardado, até quando você for com ousadia, com graça, com alegria, essa é uma jogada inclusive interessante: um preparado para levar um fora, ele vai todo cheio do seu melhor, porque uma rejeição jamais quebra o seu amor, ele é capaz de ouvir uma moça falar que não gosta dele, mas isso não o magoa, porque esse é um apaixonado que escolheu a moça que quer fazer feliz mesmo, mas para a pessoa mal educada não dá pra ser gentil mesmo, porque seu objetivo é te desvalorizar, assim como um "conquistador barato" sabe levar foras, mas não é alguém que ama de verdade, o que estou querendo dizer, é que quem ama de verdade é humildade pra algo mais. 


Investigando e criando oportunidades


Se houve um boato ou impressão de que algum rapaz (ou moça no caso do rapaz) gosta de você e ele não vier até você, a ansiedade no teu coração de saber se isso é verdade, não deve levar você a se tornar uma pessoa ansiosa e emocional como é a tendência, mas você deve se conduzir a uma atitude prudente e criteriosa de investigar, manter a calma, pensar na maior probabilidade de não ser verdade, de observar a pessoa, saudar, perguntar a alguém DE CONFIANÇA (em ultimo caso e dependendo da pessoa) se ele gosta de você, e sempre permitir que ele possa se aproximar de você, estando você sozinha em alguns momentos, pedindo a um amigo DE  CONFIANÇA para que o convide a estar no mesmo meio que você (no caso do rapaz ao invés de ele pedir a alguém que chame a moça para seu meio, ele é que deve pedir a alguém que o introduza naquele meio onde está a moça e seus amigos). 


As barreiras

As barreiras são os falsos amigos, ou pessoas que já estão vinculadas pelo interesse à pessoa que você gosta, ou que gosta de você, e vão manifestar ciúme, calunias, invejas, mentiras, difamação, fofocas, falsidade, tudo isso pra atrapalhar você de chegar onde quer, mas você já tem de estar prevendo isso sem se tornar uma pessoa desconfiada, julgando antecipadamente, mas sempre agindo com calma e não se apegando demais à uma pessoa que já pertence a um outro grupo, para que se você tiver que perder essa pessoa por causa da maldade de alguém, você não se magoe, nem uma deixe a injustiça te revoltar, e você sair da situação sem a sensação de ter perdido nada, sempre confiando no Senhor e ouvindo suas direções para saber qual atitude tomar, porque pessoas assim sempre usam de falsas amizades para jogar pessoas contra pessoas, e para roubar oportunidades dos outros camuflados pela falsa amizade, derrubando pessoas com intrigas, e conquistando a confiança dos outros com fingimento.


DECLARANDO-SE


A aproximação a primeira vista

É sempre bom a gente evitar se aproximar de alguém que conhecemos logo de cara, mesmo no caso do homem por uma questão de boa presença perante a moça, pois do mesmo jeito que uma moça admira essa atitude do homem de conquistar, ela também reprova essas atitudes por julgar como um movimento superficial do homem em ganhar uma moça, principalmente se ela sabe que é uma moça bonita, a menos que ela perceba que você age com decisão sobre ela de maneira exclusiva, mas também pesa que as mulheres mal educadas que rejeitam muitos homens (falo daquelas que são bonitas), vão adorar quando um rapaz que elas gostam (ou acham bonito) vier a elas, do mesmo jeito que rejeitam um que elas não gostam com má educação, você tem de estar preparado pra essas coisas. 

A mulher educada e criteriosa sempre vai resistir e evitar se doar, mesmo quando sentir-se tentada, por isso que não é sábio se apaixonar por alguém a primeira vista também pelo ponto de vista espiritual, pois não sabe com que tipo de pessoas está lidando, uma moça bonita e mal caráter pode ser uma grande armadilha pra um homem, as vezes maior que um homem de boa aparência pra uma mulher, porque a mulher sabe que terá que ser submissa à ele e será prudente mesmo não querendo, do mesmo jeito ter boa aparência também pode ser uma grande armadilha, principalmente para o rapaz quando abordado por uma bela moça e para a moça bela que se sente preterida. 

Ter um interesse forte por alguém que pouco conhecemos não é aconselhável, embora sabemos que isso é natural quando vemos aquilo que desejamos (falo no caso daquilo que você sente que caiu como luva sem olho grande) quando você diz: "puxa, é isso mesmo que eu quero", ou seja, devemos ver uma boa oportunidade, mas guardando sempre o coração a não se prender, dependendo de um caso urgente aproveitar a oportunidade de seu declarar, mas se não há oportunidade, ou se há tempo pra decidir você deve se acalmar e buscar direção de Deus e pedir a boa oportunidade, ao invés de forçá-la, e entender que aquilo que Deus tem pra você, você vai alcançar sem desespero, e devemos ter olhos renunciados, ou seja, eu não devo prender minha vida nas coisas que eu quero, ainda que queira muito, estar pronto pra perder o que não é pra mim, e não querer possuir o que quero, mas o que quero que Deus vai me dar, precisamos analisar a soberania de Deus nessas coisas, pois ele é o Deus do impossível, e outra coisa: saber não se prender a uma oportunidade emocionalmente e nem lamentar quando ela escapa também é um exercício de aperfeiçoamento da renuncia, pois muitas vezes na vida não teremos tudo aquilo que a gente quer ou deseja, por causa não só de nossos limites como dos limites impostos por Deus a nossa vida, por isso você deve aprender enxergar a perda de oportunidades que não pode obter, como uma vitória, a vitória de que você não se prendeu aquilo e soube romper.

Na verdade não há nenhum conselho de proibição a se aproximar logo de uma pessoa que você gosta se você está pronto para a reação da pessoa e sabe no que está se metendo, e está bem decidido no que quer com a sinceridade do teu coração.


Declarando-se imediatamente


Se você sabe se declarar conhecendo pouco uma pessoa, saiba que o relacionamento cotidiano, depois da primeira vista e da conquista, pode te fazer uma pessoa fraca aos olhos da outra, ou a pessoa que você conseguiu ser fraca pra você na intimidade, e esse namoro não dar certo, ter sido uma ilusão, então conhecer a pessoa observando, ou antes por amizade naturalmente vai tornar as coisas mais naturais, quando você se declarar a pessoa vai saber exatamente quem você é e um:  Sim será mais completo, mas declarar-se a alguém envolve o fato de você saber que pode ser rejeitado e se magoar logo no inicio, assim como pela pessoa te conhecer pouco isso pode acontecer depois, e também você pode estar envolvendo-se com uma pessoa que pode não ser o que você queria ou pensava.

O anzol da declaração 


A atitude de se declarar é a atitude correta pra quem não quer perder a oportunidade correndo o risco de se magoar ao invés de correr o risco de perder a oportunidade, e aí que está o ponto mais interessante para quem se declara, porque depois que você se declara você acaba garantindo que essa pessoa agora sabe de teus interesses, e mesmo você sendo rejeitado pode haver uma chance (ou não) de você ficar com essa pessoa depois, pelo fato de ela te observar no convívio natural, toda vez que ela te olhar, pensar, lembrar ou ver você num recinto, ela vai lembrar que você gosta dela, e convivendo com você, ela vai receber informações de quem é você sem querer, e se ela gostar de você um pouco, vai começar a te observar e pode ser que venha a gostar de você assim, pois você jogou uma espécie de anzol para fisga-la, pois por te observar melhor depois de saber que você gosta dela, principalmente no caso do homem quando se declara, a moça pode começar observá-lo depois, e agora sabendo que ele tem interesse por ela, ela pode ela se interessar (ou não), e é atitude correta pra todo homem: Se declarar quando não pode primeiro conhecer a moça.

CONSELHOS PARA AS MULHERES


A insinuação da mulher


  Essa atitude da moça mostrar-se ao rapaz pode ter duas maneiras, essa que já falamos, onde a moça vai agir naturalmente sem deixar nada latente de seu interesse para que o rapaz se declare ou busque aproximação tendo ele o interesse, ou a moça vai dar a entender sutilmente e claramente que ela está gostando dele, mas aqui é preciso a preparação da humildade, pois você não sabe qual vai ser a reação da pessoa. 

Geralmente só vai agir com uma atitude se insinuar, ou se  demonstrar, através do olhar, do caminhar lento na frente do rapaz, do sentar-se perto dele, etc...geralmente a moça tímida, ou na moça que não sendo tímida não tem o desembaraço de chegar e conversar, ou num ambiente onde é difícil que as pessoas se falem, mas mesmo que seja num ambiente bem socializado essa moça vai ter demonstrar pro rapaz que está gostando dele se ela quer alguém específico, ou esperar que aquele que gosta dela venha, e ela tem de estar preparada a não ser correspondida no caso da insinuação, ela vai se insinuar e muitas vezes vai ver que o rapaz não a nota, e as vezes já a viu e não sentiu nada, ou nem percebeu que ela gosta dele, ou porque não quer nada com ela, então para a moça cabe estar preparada para entender isso, e não deixar de fazer a sua parte quando estiver gostando de uma rapaz, pois é um jogo, e ela está lutando, mas com sabedoria e prudência, lançando um anzol, mas sem se frustrar se o peixe não vier.


A rejeição que baixa a auto estima


Na rejeição para ficar triste se sentindo inferior, a moça deve entender antes de tudo, que o homem ele se afeiçoa fácil por qualquer mulher, mas ele só vai corresponder aquela que ele gostou de maneira exclusiva, então as vezes uma moça não tão bonita, ou que se sente assim, se sente muito rebaixada, porque não foi correspondida, mas quando ela entende que isso é importante acontecer pra que ela encontre a pessoa que vai amá-la de verdade ela vai superar isso, compreender que isso é uma "seleção natural" onde só vai ficar com você quem realmente gosta de você. É uma realidade simples e direta.

A sua atitude para a mulher depois desses desencontros que nunca devem ser encarados como decepções é tomar a postura defensiva denovo, onde só vai chegar à ela o rapaz que gosta dela, e ela vai ser a peneira que vai escolher se quer ou não, e continuar esperando que o rapaz que a ama vá até ela sem que ela nada faça.

O interessante é que o mesmo acontece com uma moça bonita quando ela é rejeitada, ela se sente muito envergonhada e começa se achar-se feia, ou que fez ridículo, mas isso acontece, as vezes o rapaz te acha muito bonita, mas não fica com você pra não perder outra que lhe agrade de verdade, ou não fica com você porque você sendo muito maravilhosa, não é o tipo que ele quer, é preciso entender isso que a rejeição não uma opinião sobre quem você é, mas uma decisão sobre o que a outra pessoa quer. 

Compreender essas verdades é esquivar-se de dores e preservar sua estima.


A rejeição pra quem gosta muito


Quando a gente gosta muito de alguém e aquela pessoa prefere outro, ou não nos admira, isso machuca o coração, trás uma sensação de impossibilidade com aquilo que a gente mais quer, mas o que nos ajuda a dar a volta por cima é entender que você é apenas diferente, apenas não é o que a outra pessoa quer, não é uma pessoa esquisita, indigna de ser amada por outra pessoa que se identifique com você. Claro que as vezes encontrar alguém que nos ame de verdade é difícil, geralmente todos amam a moça mais bonita, e todas amam o rapaz mais bonito, mas pouco mesmo amam de verdade aquela pessoa seja esquisita ou não, aqui é que está o milagre de Deus, encontrar a pessoa certa. Não se iluda que as pessoas do mundo se dão bem na vida sentimental, mais que quem é de Deus, é a mesma coisa, a diferença é que na igreja quem encontrou encontrou, encontrou, mas quem não encontrou fica sozinho, o que não acontece no mundo onde mesmo não gostando de verdade de alguém eu fico com alguém.

Por isso seja homem ou mulher, nunca se sinta arrasado por não ser o que alguém não quis, pois assim como ela não gostou de você, há quem goste, e há quem você também não goste mesmo considerando a pessoa especial.


A prudência para a mulher

 

O conselho principal para as moças, é que quando você gosta de um rapaz não é errado tentar a aproximação para ver se ele tem o interesse, nem se insinuar para que ele perceba que você gosta dele, mas o interessante é que, claro, um rapaz tímido ele tende a ter uma mente pessimista, então vendo que a moça gosta dele isso vai ajudá-lo a se aproximar, mas a moça em todo caso não deve tentar atrair um rapaz, e  muito menos tentar conquistá-lo, porque ela só vai conseguir atrair um rapaz que já goste dela antes ou que não esperava que ela podia gostar dele e vem a gostar dela, e nesse caso a tentativa dela abriu-lhe uma porta inesperada, pois o cara até então se achava indigno da moça, ou não tinha coragem de ir à ela em hipótese alguma, ou seja, não é uma proibição é um conselho para que a moça não se iluda, ela entender que pode adotar uma postura passiva na maioria dos casos, o que não vai funcionar com o rapaz que terá que buscar essa alternativa e tentar uma aproximação.

É preciso entender que uma mulher nunca consegue mudar o coração de uma rapaz para gostar dela, se isso acontecer com certeza vai acontecer por iniciativa dele de se permitir cativar e se apaixonar, e nunca do que ela faz para cativá-lo, pois o homem não é conquistável, então a moça deve entender que só o fato de ela arrumar-se direito, ser uma moça com um espirito transformado em caráter, não sendo relaxada, nem uma pessoa inconveniente, ou seja, crescendo espiritualmente para que seus defeitos mudem, só o fato de ela ser ela mesma, algum rapaz estará observando-a, sua aparência vai agradar nada mais nada menos do que um rapaz que a acha bonita, pois isso é óbvio, mas isso no caso da mulher, porque a mulher é como um ima que atrai a visão do homem, para um homem somente estar presente não vai atrair uma mulher, mas para a mulher só estar presente, e descansar, e esperar lhe baste. Um rapaz vai vir e se ela não gostar ela com toda educação vai rejeitá-lo, pois até ela só virá os rapazes que gostam dela, e os que não gostam não virão até ela ainda que ela faça todo um espetáculo para atraí-lo.                 


O medo de perder oportunidades


O medo de perder a oportunidade de ter quem você quer é o que faz nos sentirmos incomodados a nos pronunciar e tomar uma atitude quando as vezes a estratégia é esperar um pouco e agir com calma. 

É preciso entender que quase sempre quando nos pronunciamos existe o risco de sermos rejeitados, por isso não é proibido pela sabedoria você se pronunciar no que sente por uma pessoa quando você a quer muito, só é preciso estar pronto para o que pode acontecer preparando-se com a humildade.

Quando você quer muito uma pessoa, só mais pelo interesse pessoal do que pelo amor, está sujeito a culpar a outra pessoa pelo seu fracasso, se você não for uma pessoa com um coração preparado na humildade, porque o desejo voltado para si mesmo ocupará a razão de respeitar a outra pessoa, e no momento em que você sentir-se desvalido você desrespeitará o direito da outra pessoa, do mesmo jeito que pelo amor, a rejeição pode causar muita tristeza se você não está com uma auto imagem firme, ou um coração experimentado a lidar com perdas sem apegar demais com as coisas que tem e que pode alcançar, embora sabemos que ainda que estejamos firmes nessas coisas há imprevistos sempre, a falta de educação de alguém, o amor verdadeiro que também sofre muito. 


A atitude da moça quando gosta de uma rapaz


Então o conselho pra moça que não quer nunca se magoar, se ela é desembaraçada é ela agir com respeito (e amizade, se for verdadeiro) sempre sem demonstrar nada, o rapaz se encarregará da parte dele tendo você perto dele, caso contrário, simplesmente você não vai receber uma atitude de resposta gestual ou verbal que possa te magoar, não vai perder nada, pois não se entregou a decisão do rapaz. 

Se a moça é tímida basta estar calma, se portar bem e naturalmente, se o rapaz que você gosta se aproximar, bem, senão, você vai entender que ele não quis se aproximar, a menos que ele seja tímido.

Aí você pergunta: e se ele for tímido demais pra vir até mim sem eu me demonstrar a ele? 

Você deve entender que se você gosta mesmo desse rapaz e ele não vem à você, você como moça não deve se insinuar nem forçar a barra pra ele te avistar, porque ele já está te vendo e já te viu, e se você gosta muito mesmo de uma pessoa, você de fato vai esperar essa pessoa e não vai conseguir ficar com outra enquanto gosta muito dessa pessoa, ou seja, todo esse jogo sentimental, funciona como uma seleção natural, do mesmo jeito que esse rapaz se ele gosta mesmo de você vendo você sozinha, não vai partir para outra oportunidade enquanto te ver sozinha, à principio você deve entender isso, você vai contra toda sua ansiedade e vai esperar, o risco porém é que apareça outro rapaz nesse tempo e você fique com ele no lugar de quem você esperou por pensar que ele não gostava de você, ou que esse rapaz fique com outra moça por pensar que você não gostava dele, mas até aqui é interessante também raciocinar o fato de que só devemos ficar com quem gostamos de verdade, se você abre mão de alguém pra ficar com outro, é porque deve estar gostando de verdade e mais do que a outra pessoa que você queria, senão, você agiu precipitadamente, porque quem ama vai esperar, a menos que você optou não esperar quem você queria, em troca de alguém que é solução pra você naquele momento na decisão de ser fiel e ponto final. 

O risco então é aqui: que o rapaz desista de você por pensar que você não gosta dele. Agora se ele ficou com outra pode ser que ficou porque gostou mais dela que de você, a oportunidade passou de você, pois ele poderia ficar de verdade com você, mesmo vendo essa outra aparecer, ou então não ficaria com você vendo essa outra aparecer.

Então o conselho pra moça que não quer correr riscos de se magoar é esse, o conselho pra moça que quer arriscar é tentar uma aproximação descompromissada tendo coração provado na humildade e em sua estima forte.


Deus está no controle


Em tudo isso devemos entender que Deus tem o controle, e existe uma seleção natural, ou seja, os seus afetos são provados, assim como decisões erradas geram prejuízos que não podemos concertar, também precisamos crer que Deus sonda nossos corações e prova nossas emoções, as vezes por causa e muitos erros um rapaz não perde uma moça, e as vezes por um único erro ele perde, mas na hora da perda, na hora em que deixamos de fazer o que podíamos, devemos sempre crer em Deus que: as vezes um erro é o reflexo daquilo que não é pra você e saber aceitar que algo não é pra você por causa da tua atitude, assim como as vezes um erro é apenas o efeito de uma situação, que Deus tem poder pra refazer, e Deus vai sondar a tua atitude depois do erro e constatar que você é merecedor daquilo e te dar o que você quer porque tuas atitudes provam que você ama de verdade, temos que entender que Deus tem tanto poder pra fazer alguém perder aquilo que com falsidade podemos conquistar, como ele tem poder para restaurar aquilo que com sinceridade nós perdemos por errar. As vezes aquilo que a gente muito quer de coração não é pra nós, porque Deus tem algo melhor. Temos que crer que Deus nos livrará do que é mal pra nós, do que não estamos prontos pra ter e não nos deixará possuir o que nos fará mal ou o que podemos prejudicar, e nos dará o melhor e pra isso provará nossas atitudes.  

Então entendemos que a moça não precisa se preocupar de fato com nada no que diz respeito ao curso natural das coisas. Uma mulher fazer um rapaz gostar dela é muito difícil se ele não gosta dela, ele pode até ficar com ela, mas há maior probabilidade de ele largar por outra que ele goste mesmo, por isso que o termômetro do amor de um rapaz é ele vir à você sem que você faça nada e porque gosta mesmo de você. 

Como já foi dito, as vezes o rapaz sempre quis você, mas nunca imaginou que você gostaria dele ou é tímido demais. As vezes duas pessoas se gostam e uma nem imagina que a outra também ficaria muito feliz de saber que gosta dela, mas isso é uma coisa ocasional, já vi duas pessoas que tinham vontade um de ficar com o outro, os dois se aceitariam, mas um não sabia que o outro gostava, e isso nunca deu certo, nem chegou a acontecer, nunca conseguiram saber, e Deus nunca permitiu que ficassem juntos quando souberam, ainda que tentavam.

Também já vi duas pessoas que se gostavam sem saber um do outro, fazerem de tudo pra destruírem a vida de uma pessoa para que essa pessoa não ficasse com um e o outro afastava essa pessoa do outro, mas Deus tinha esses dois um pro outro, mesmo tendo feito mal a alguém eram um pro outro e acabaram ficando juntos. Por isso se tranquilize em que Deus está no controle, você não vai conseguir ficar com quem não é pra ficar, Deus não vai deixar, e você não vai perder o que Deus preparou pra você, por isso fique calmo, tranquilo e não se desespere nas situações adversas, injustas e difíceis pra você.


CONSELHOS PARA OS HOMENS


A aproximação do homem

No caso do rapaz quando gosta de uma moça sendo ele tímido ou não, ele precisa entender que à ele pertence a iniciativa, pois nunca vai ser natural uma moça declara-se à ele.

Nunca pega bem um rapaz ter moças vindo à ele e ele ficar rejeitando, porque não pega bem pra uma moça ser rejeitada, mas ao homem escolher, e à ela rejeita-lo ou aceitá-lo.

Ao homem cabe o escolher, e a mulher o aceitar ou não, como entendemos por natureza Cristo e a igreja.

Como já vimos que um rapaz extrovertido cria suas oportunidades, vamos aconselhar no caso do rapaz tímido.

Primeiro é importante entender que não é sábio a um rapaz ir se declarando a uma moça logo à primeira vista, dependendo da situação, da oportunidade e do local, porque do mesmo jeito que a mulher gosta de que o rapaz seja ousado, também a mulher tende a desvalorizar o interesse de um rapaz que vem até ela logo na primeira vez que a viu, a menos que seja uma coisa sincera onde ela percebe que houve um interesse natural e genuíno, ou interesse verdadeiro e exclusivo, porque a mulher criteriosa tende a sempre rejeitar e desvalorizar um rapaz quando ele tem essa postura de "olho grande".


Estando à vista e olhando


O primeiro conselho que você só deve se declarar a primeira vista numa situação oportuna e natural, se você pode esperar mais um pouco espere, porque a primeira coisa importante antes de tudo é a moça te ver no ambiente e saber quem você é, você ter tido a oportunidade de olhar pra ela pra saber qual a reação dela ao te ver, e perceber que você está olhando pra ela, tudo isso é um início, pois aí você sabe se algo pode acontecer, se há educação da pessoa até você chegar e se declarar, ou fazer a amizade. 


A amizade de uma aproximação sem compromisso


O segundo conselho é que assim como você teve tempo para a moça te ver, e também ela perceber que você a olhou e você discernir que reação ela teve, se ela não achou ruim, ou se achou, você deve tentar antes a aproximação descompromissada provida pelo seu recinto de trabalho ou atividade, o saudar, o se apresentar, o estar próximo até conseguir conversar, ou criar essa situação quando aparecer, mas é importante que criar essa ponte de amizade nunca poderá ser uma coisa nervosa, ou intencional para o namoro, pois assim é melhor se declarar, porque a moça vai perceber que você já está indo por interesse, então se você quer fazer as coisas com paciência vá sempre sem nenhuma intenção, para que nisso mesmo você já perceba a reação da moça, porque você indo se apresentar sem nenhuma intenção, se ela reagir com resistência, com falta de educação, ou deduzindo que você se aproximou porque gostou dela, "você já tatiou o terreno", se é liso ou áspero, você se aproximou então como amigo, não há razão pra se magoar, você apenas sabe que essa moça foi hostil, você recua e continua a tratá-la bem como amigo, pode ser que ela venha desabrochar contigo depois ou não e aí entra o terceiro passo que é lutar pelo que é difícil: conquistar e se assumir com equilíbrio.      


A mulher que resiste


A carne da mulher é tão cobiçosa quanto a do homem, ou seja, ela tende a rejeitar um rapaz que não a agradou com hostilidade, assim como se oferecer ou se deixar cativar facilmente por causa também do "olho grande" por algum apetrecho desse rapaz, mesmo ele sendo as vezes uma pessoa rejeitável aos critérios pessoais dela, e outra coisa é que na primeira vez, uma mulher criteriosa de verdade, vai rejeitar qualquer rapaz, ainda que de boa aparência, ela vai agir com uma resistência, (e as vezes até com desprezo, isso acontece com moças que são muito assediadas por causa da beleza), então se a moça gostar do rapaz no contexto da aparência, ela mesma vai se pôr a insinuar depois que ele esteve diante dela umas três ou até cinco vezes, só que o que vai atrair ela nesse caso é a aparência ou tua imagem exterior que envolve também jeito, conversa, ou voz, em segundo caso se você não tem nada disso que agradou, você deve então ter paciência para fazer amizade ou se aproximar conquistando essa moça aos poucos. 

Então a primeira estratégia é não ir se declarando a moça à primeira vista, porque a tendência é deixar uma má impressão, mas no que diz respeito ao rapaz ser inteligente, deixe ela te ver, o fato de ela estar só, e ver que você não se dirige a ela afoitamente, já é um elemento que desperta interesse na moça, porque demonstra força, claro que ela pode não te valorizar, mas é a primeira estratégia, deixe a moça te ver primeiro, mantenha-se forte. 

Moças bonitas já estão acostumadas a saber que todos os rapazes olham pra ela, ela sabe que todos os rapazes vem à ela e ela não gosta disso, algumas mulheres são mal educadas só com os rapazes que consideram desprezíveis, mas não com rapazes de boa aparência, outras agem com esse desprezo até com educação considerando isso uma coisa chata. 

Domínio próprio


Nesse primeiro conselho entra o conceito de que não é sábio ir se interessando ou se apaixonando por alguém a primeira vista para não se prender numa situação em que você precisa de equilíbrio e ter a capacidade para entrar e sair dela sem se magoar nem sofrer, nem se sentir envergonhado.

A sinceridade


A segunda estratégia está ligada ao seu coração, uma moça considerada difícil quase sempre é bonita, e como já disse há dois tipos de moças bonitas, as orgulhosas e as criteriosas, que já tem experiência de lidarem com caras bonitos ou de boa conversa que iludem, ou rapazes muito amigáveis que só querem namorar, e elas tem isso como uma carateristica pejorativa, e até com caras de bom partido, mas  que não tem o elemento que as agrada, então pra conquistar uma moça difícil você não tem que ser diferente, você tem que ser sincero, ou seja, enganar e fingir não vai colar, porque a mentira tem perna curta, ela vai ver que você tá encenando, e dar uma de bonzão também não, fica muito óbvio se você estiver fingindo ser o que não é, caras que são assim, que gostam de encenar um personagem pra agradar a moça, geralmente são pessoas mal caracteres, falsos, invejoso, trapaceiros, é o chamado hipócrita, mas ele pensa que está enganado a moça tão direitinho, ou que a moça uma hora ou outra vai cair na rede dele que não percebe que ela tá vendo que ele é superficial e nem dá brecha pra ele, esses caras assim eles mudam de costume fingindo serem malandros, ou santarrões, ou educados, ou rudes, de acordo com o que a moça deseja, são bajuladores da moça fingindo serem amigos dela e são ao mesmo tempo invejosos em relação a outros rapazes.

Você tem de jogar com a sua sinceridade, se você é muito original, é você mesmo, se não é muito original, é você mesmo, você tem o seu melhor, mas é você mesmo, e as vezes ser você mesmo pode ser algo tão maravilhoso pra moça, ou seja, ela ter visto em você exatamente o que ela queria que vai causar a estranheza dela de pensar que você está enganando-a.

Não seja fingido, jogue com a sinceridade para conquistar alguém que você gosta de verdade, assim você vai entender se está indo atrás da pessoa certa ou de sua paixões, então o segundo ponto é ser sincero com você mesmo, se porém você só quer a moça por aparência diga isso, ela pode vir a gostar de você vendo tuas intenções paralelas a isso, jogue com a verdade, jogue com você mesmo, você pode ser um pessoa com tudo que ela quer, mas ela te rejeitar, como você pode ser uma pessoa que não está com boas intenções e ela vai gostar de você e por isso vai ficar com você, porque ela quer entrar numa fria, assim como enganar vai gerar a decepção ou o descontentamento nela depois e isso será a sua decepção também.

O terceiro ponto é que você tem que gostar mesmo da moça! E isso tem de estar em você de verdade, aqui é a chave de uma boa conquista, ainda que seja a mais simples conversinha. 

Sendo masculino, porém com sensibilidade


A mulher não se agrada muito de homens com conversas femininas, mas que você fale à ela sobre ela, ou que fale com ela sobre o que ela gosta de ouvir, mas não como se fossem duas moças trocando figurinhas, pois a mulher já tem isso com suas amigas, ela quer um homem que faça planos pra ela, que fale com inteligência das coisas que ela gosta, que faça carinho de um jeito masculino, mas com uma sensibilidade feminina de prever o que ela gosta, como ela se sentirá bem ao ser tocada, a maneira como você está diante dela e se porta masculinamente também causa admiração, a mulher admira que o homem tenha sensibilidade feminina de prever o que faz bem a ela, então ser observador, mas ser ousado como homem cativa muito uma mulher, por isso que as vezes os caras hipócritas com aquela pinta de bonzão sem valores nenhum as vezes levam vantagem, porque eles encenam o personagem masculino que causa admiração, por isso que pastores e líderes conseguem além do dinheiro, mas pelo poder, mas algumas vezes pela postura alcançar moças bonitas, só que algumas quebram a cara, pois se enlaçam com um carrancudo, mal humorado, sem carinho, porque a mulher busca uma figura masculina com uma sensibilidade feminina, então resumindo: Quer perder uma moça? Seja muito eufórico, seja muito amigável, converse coisas femininas. A mesma coisa pra mulher: Quer ser enganada? Fique com aquele rapaz durão que te faz suspirar, que já pisou todos os rapazes para ficar com você. Tudo tem um equilíbrio.      

Ela tem de sentir pelas tuas palavras e atitudes que você gosta dela mesmo, que você gosta dela de verdade, mas que você é forte e não um dependente dela, você tem de gostar do jeito dela, da aparência e de forma exclusiva, e demonstrar isso. Isso eu falo da moça que é difícil com você, porque a garota hipócrita diz que você está olhando para aparência, mas quando ela ver um cara de boa aparência ou com pinta de machão vai cair na dele igual uma gazelinha apaixonada, assim como a mulher criteriosa quer que você não goste dela como gosta de qualquer moça bonita, porque você não vai conseguir engana-la, ela pode sentir-se tentada por você, e as vezes a moça cai nessa fraqueza de gostar de alguém que não vale nada, mas o critério tenta afastá-la, mas você tem de explicar pra ela que olha pra aparência sim como todo rapaz, sendo sincero, mas a aparência dela tem de ter exclusividade pra você, pra que você diga isso e ela veja isso em você. 

Como buscar o ambiente onde a moça está 


As vezes para você estar perto de quem você gosta precisa presidir no mesmo lugar que essa pessoa ou exercendo uma mesma atividade que a pessoa como uma espécie de "saltar muralhas" ou entrar de penetra.

O conselho porém que fica na questão de você ir para um ambiente ou fazer alguma mesma atividade que a moça, é que você esteja entrando nesse ambiente somente se isso for algo que você que você gosta mesmo, e que você não planeja sair depois se perder a moça, nem entrar de má vontade nesse negócio seja qual for por causa da moça, na verdade somos livres para fazer isso, mas a questão é que se a moça não ficar com você, a sua saída do recinto pode deixar uma má impressão de você ali, por causa de pessoas fofoqueiras que falam coisas depreciativas ou por não ficar com a moça ou perder a moça pra outro rapaz ali isso pode suscitar vergonha em você e manchar sua vida, então esse conselho visa a prudência dos teus sentimento e de tua auto-imagem, não faça parte de um recinto só por causa de uma moça, a menos que você entre ali com esse propósito claro, tanto dentro de si como diante das pessoas, sem fingimento, assim você pode entrar em algum recinto que você não deseja filiar-se e sair dele sem julgamentos de pessoas nem constrangido pela hipocrisia que você simulou, jogue sempre com a sinceridade, porque pessoas invejosas vão perceber que você está ali só por causa da moça e se você não ficar com ela vão tentar te denegrir, mas não vão conseguir porque você entrou de cara limpa, assumido, ainda que venham com palavras invejosas, ela não vão penetrar no teu coração nem prosperar fora contra você por causa da tua firmeza, pois ou você entre por propósito sincero, ou apenas entra já sem se envolver.

São essas pessoas intrometidas, mesquinhas, ou fofoqueiras que encontramos nos setores da igreja: grupo jovem, grupo de obreiros, etc...e temos que entender e estar prontos, não se deixando intimidar, mas sabendo que devemos agir com prudência até onde podemos, porque quando se fala de Satanás e que essas pessoas são servos dele, jogam de maneira suja mesmo e pesada sem misericórdia, essas que veem que você quer se aproximar de uma moça, mas vão fazer de tudo pra te impedir, porque eles estão cheios de lascívia e de inveja tentando ter alguém ali no grupo e vão impedir você de entrar pra ter o que eles vem cobiçando, fingindo estarem pondo ordem na casa, ou porque não conseguiram quem queriam, então não use de hipocrisia, entre com boa vontade de participar, ou com a cara limpa do que você quer para que possa entrar e sair sem dar satisfações a intrometidos, nem ferir tua auto-imagem, nem teu coração com uma decepção inusitada.

Seja sempre uma pessoa "classuda", calmo, firme, equilibrado, educado sem se misturar nem se deixar desestabilizar com essa casta de pessoas, que não só criticam por causa dessas coisas de vida sentimental, mas do que for preciso que Satanás as inspira.


A declaração


O quarto conselho para o rapaz então é: declarar-se. O primeiro passo é que você deve escrever uma declaração num papel, porque caso você não fale tudo o que quer dizer, tua proposta está escrita, escreva algo de no máximo uma página, mostre seriedade e propósito no que você diz, seja sincero, e use palavras mostrando o que você valoriza na moça, qual seu sentimento em relação à ela, suas propostas pra ela com homem, e seus projetos para o futuro profissional, a moça vai constatar que você é um homem com planos pra ela, projetos e é uma pessoa séria, mas ao mesmo tempo um conquistador, por isso escreva coisas sobre ela e o que você admira nela.

Você não deve entregar essa carta anonimamente, nem entregá-la e não falar com ela pessoalmente, isso só pode acontecer num caso extra, quando existe distancia, e muita dificuldade de penetrar no ambiente da moça tanto no aspecto social como no aspecto pessoal, porque é interessante que uma imagem tímida as vezes pode apaixonar a moça dependendo de como ela enxerga você no meio social e de como você age, uma pessoa equilibrada, educada, porém tímida as vezes cativa muito uma moça, assim como as vezes isso pode causar um grande desdém da moça, mas o interessante contra-ponto que eu faço, é que as vezes você quer revelar-se a moça desse jeito, com toda tua timidez, com todos os teus defeitos e pra você isso ser algo fabuloso, aí entra o fato de você estar pronto para um desdém, porque pessoas invejosas vão falar coisas como que você é covarde que foi um ato ridículo, na verdade as vezes aquilo que é louco, é fabuloso e a moça fica encantadíssima, mas por causa da inveja de outros nos deixamos desanimar.     

O conselho mais razoável é que você deve esperar uma oportunidade, pedir essa oportunidade à Deus, estar calmo, preparado para a rejeição e quando for até a moça se você não sabe o que dizer diga somente: "posso falar com você", e diga: "eu gosto de você" aí você explique que gostaria de conhecê-la, que seu interesse é sincero, que você gostaria de passear, e a tendencia é ela recusar ou te rejeitar, esteja pronto pra isso, não seja insistente demais na primeira conversa, peça uma chance, e qualquer que for a resposta dela, você diga: "eu escrevi algo pra você", não deixe ela ler na sua frente, diga pra ler em casa para você não ficar envergonhado, deixe tudo como uma semente, a tendência é ela dizer: "vou pensar" ou "não quero pensar nisso agora" ou "estou gostando de alguém", aí você diz: "tudo bem, eu só me aproximei pra quebrar o gelo".

Se não fluir nada no que você for falar não tem problema, você não precisa tentar conquistá-la na primeira declaração, apenas deixar suas intenções diante dela.


Vindo outras vezes 


  As vezes uma moça pode gostar que um rapaz venha cortejá-la, mesmo não gostando dele, e assim você conseguir cativar uma grande amizade e admiração da moça que pode fazer ela se apaixonar por você. Por isso tenha tudo como sementes, o coração de uma mulher é uma terra que você semeia com calma, ela precisa te ver, te ouvir, mas evite sempre fazer alguma coisa para se amostrar pra moça, os homens adoram isso, um homem é como um vulcão em erupção para ser visto por uma moça, principalmente o jovem quando na ausência de muitas coisas se vê numa oportunidade de "se dar bem" ele age como um "pintinho no lixo" como um macaco fora da gaiola, e geralmente quando agimos assim, as pessoas invejosas não querem nem saber dos nossos conflitos, não tendo em vista, que as vezes um erro nosso flui de muitas pressões que frustramos para cometer um erro, que para quem vive bem e tem o que precisa é abominação, mas você sabendo disso deve preservar sua reputação o máximo que puder por causa dessas pessoas. 

Você deve agir discretamente, mostrar coisas pra quem você gosta é uma coisa muito maravilhosa, as moças gostam de ser visitadas por novidades, por coisas criativas que tragam a elas alegria e renovação da rotina, mas uma mulher assim como todo mundo deprecia pessoa que agem se amostrando fingidamente, ou se mostrando capazes, mas só por aptidões exteriores desprovidos do interior, e pessoa exageradas e sem controle que agem se amostrando, isso é pejorativo, mas mostre as coisas que você sabe com calma, com graça, sem a intenção de reconhecimento, mas de se compartilhar e brincar com a pessoa que você quer agradar, ela tem de entender tudo como agradinhos que você faz a ela, e não como alguém se amostrando.    


A moça precisa saber que você gosta dela 


Outro ponto é que depois que você se declarou, ela já sabe que você gosta dela, toda vezes que ela te olhar ou te ver, ela vai ter isso em mente, por isso não se afaste, não deixe a coisa se perder, apenas esteja por perto naturalmente.

O que assusta os tímidos é a rejeição e não saber lidar com ela, mas aí é só o começo. Cumprimente a moça quando ela passar, sorria um sorriso equilibrado, isso mostra firmeza e sutileza, mesmo como amigo, não deixe o trauma da própria timidez te bloquear e você vendo a moça se esconder, mas toda vez que ela passar cumprimente, se falar com você converse.

Se você é tímido demais mesmo, seja somente você, a estratégia para o tímido não gelar diante da moça, é nunca deixar a rejeição entrar em você, você tem que entender tudo como um vitória, você foi atá a moça já foi uma vitória não importa  o que aconteceu. Você recebeu uma rejeição? É ruim, mas não importa lidando com a rejeição você cresce como pessoa, pois na vida tudo devemos lidar como numa guerra, devemos ter prazer de lidar com esses desafios e pela fé acreditar que tudo isso nos constrói, tudo isso é uma medalha de honra, é uma parte difícil do caminho que passamos para chegar em lugar melhor.

Um soldado não é só um vencedor por lutar com armas, ou derrubar homens, mas um soldado precisa passar fome, sentir frio, sono, medo, ele passa por uma séria de privações e circunstâncias  humilhantes e aflicívas que fazem dele um campeão interiormente do por fora, assim deve ser a nossa maneira de encarar a vida cristã quando as coisas são adversas.

      Você pode não se comunicar com a moça, mas nunca deixe ela pensar que você está chateado com ela, porque as vezes o tímido passa por uma pessoa mal educada, porque quando a moça passa perto dele ele tem tanto desajeito em lidar com ela, passa sem falar nada como se não conhecesse a pessoa, isso porém é comum em ambiente de pouco diálogo entre todos, onde só conhecemos algumas pessoas, então tente não deixar essa imagem, mas quando puder explique que você é tímido e que você respeita a pessoa.   


O jogo da conquista


O contraponto da prudência seria a coragem, que é quando você quer se expor por querer muito uma pessoa, mas nisso é preciso humildade, estar preparado para uma rejeição não se magoar e não ofender a outra pessoa, pra isso é preciso amar a pessoa mais do que querê-la e entender que você é um cristão antes de ser alguém que quer encontrar uma pessoa pra namorar, então valorize sempre em tudo que você faz o respeito.

Se em teus lábios vierem idéias ou inspirações naturais a falar ou fazer com ela, seja convites, brincadeiras, palavras sacadas, estando perto dela faça, se não tiver nada não faça nada, para que você não passe vergonha arriscando uma atitude nervosa e esquisita, seja você mesmo, se você não é engraçado, não é divertido, não é, não tente conquistar com o que você não tem, mas se você tem cartas, mande cartas, diga: "posso te dar uma carta? receba por favor! gosto muito de demonstrar o que sinto a você!". Se você tem presentes mande presentes, em outras palavras se você tem amor libere esse amor, não importa se vai ser loucura aos outros, as vezes a loucura de uma atitude ingênua considerada como ridícula por muitos, na verdade é a maior demonstração de que aquilo foi bom por isso que falaram mal, e as vezes vai ser  algo mui admirável para aquela moça, vão dizer que você é um espertalhão ou conquistador barato, por causa da ingenuidade com que você sendo tímido ousou, então o elemento que vai te inspirar é o amor e o que não vai te fazer passar vergonha é a sinceridade, a humildade e a convicção de quem você quer ser para aquela moça independente do que ela mesma vai achar ou os outros, ou seja, eu sou eu mesmo e aceito ser assim. 

Se o seu sentimento é verdadeiro nunca desista dele, a moça pode não gostar de você mais que de alguém, mas as vezes é com você que ela vai ficar, se você não desistir de gostar dela e ela perceber isso, não seja inconveniente, tenha domínio, só desista de uma moça se ela estiver casada, só pare de ser gentil com uma moça se ela estiver namorando.       

CAPITULO 3


QUANDO SE APROXIMAR DE ALGUÉM PARA SE DECLARAR OU QUERER NAMORAR


Claro que no que diz respeito a Declarar-se, a gente focaliza esse conselho principalmente para homens, mas no que diz respeito a querer uma pessoa ou gostar de alguém a gente envolve a atitude da mulher também.


A primeira pergunta é: 


A APARÊNCIA TE AGRADA TOTALMENTE ao ponto de você entender que essa pessoa é tudo que você quer ou alguém com quem você se disporia a casar por toda vida, ainda que alguém melhor apareça e goste de você? 

SIM ou NÃO?


Essa pergunta tem de estar bem respondida em todos esses detalhes.

Se a resposta a toda essa pergunta é: NÃO, então você não deve se aproximar nem se declarar. 

Tudo isso tem de estar bem definido antes de você demonstrar ou se declarar a uma pessoa, porque você não pode estar certo do que quer somente em parte, porque certamente vai aparecer pessoas melhores e mais bonitas, e você tem de estar certo do que quer pra não iludir a outra pessoa, nem perder seu tempo, se você é de Deus.   

Como vimos no início talvez a aparência não seja o que mais desperta você numa pessoa, mas é a primeira coisa que você tem contato por causa da visão que chega primeiro, e porque ainda que a aparência não seja bonita ou isso não seja o que você mais busca numa pessoa você tem que aceitar totalmente e com sinceridade para não acontecer que alguém com os mesmos atributos + a aparência venha te seduzir, então toda escolha deve ser sincera categórica no sentido de saber que já não interessa que outra pessoa melhor possa aparecer depois: você não escolheu o que havia de melhor naquela circunstância ou naquele ambiente, nem naquele momento, mas escolheu exatamente o que você viu que era perfeito pra você.

Pois aqui fica o primeiro ponto importante: quando você olha uma pessoa e acha bonita pra ficar com ela, no intimo você sabe se ficou com ela porque te satisfez de vez, ou se ficou porque viu que era o melhor ali, isso não é proibido, mas o conselho correto é ficar só e esperar o que você realmente quer que ainda não apareceu, a menos que você esteja disposto a renunciar qualquer coisa, até o que é o que você sempre sonhou quando vier aparecer depois. Ok? Esse conselho visa, esse objetivo, de encontrar quem você depois não vai magoar, e evitar que você se frustre depois, porque sabemos que ninguém será a coisa perfeita, mas pode ser tudo de perfeito pra você. 


A segunda pergunta é: 


VOCÊ GOSTA DO JEITO dessa pessoa de ser e fazer as coisas ao ponto de que alguém muito melhor que ela apareça diante de você e você fique com ela a vida toda? 

SIM ou NÃO


Se a resposta for não em toda essa pergunta, então você já tem mais um elemento para não buscar essa pessoa, porque toda vez que nos deparamos com um sentimento de rejeição a algum elemento na pessoa e até o fato de não valorizarmos algo na pessoa pode ser um sinal claro que você não vai se dar bem com ela ou que você vai rejeita-la por outra, ou não vai dar muito valor a essa pessoa.

Lembrando de novo que essas perguntas não tem por objetivo deixar você "empacado", sem ninguém, esperando "uma pessoa encantada e perfeita", mas é evitar totalmente desencontros e frustrações, pra você e para outra pessoa, pois a decisão é sempre sua, mas com base nesses fatos você toma conhecimento se há probabilidade de um desencontro ou não.

O que virá da outra pessoa, é algo que não podemos prever, aí entra os conselhos que já vimos acima, mas de sua parte você deve saber o que está no teu coração.  


A sabedoria na escolha e na decisão


Acontece que em alguns casos uma pessoa valoriza tanto algo que considera bom na outra pessoa, que a ausência de outra coisa seria motivo para suportar o que não te atrai, cada pessoa pode administrar sua vida sentimental como quer, mas já sabe que toda vez que fugimos do equilíbrio perfeito, temos que administrar os contrapesos e aprender a se conformar com as decisões que fazemos, em outras palavras: ou eu espero aquela moça dos meus sonhos, ou fico com aquela que é bonita, mas não é o que me agradou de verdade. 

As vezes por causa de algum elemento da sua cobiça você é atraído para uma pessoa não sendo essa uma boa pessoa, ou não sendo um bom companheiro, o importante é que nessas duas perguntas você, que são as duas perguntas iniciais pra você decidir por você em termos de APARÊNCA e PERSONALIDADE, o CARÁTER vamos ver por ultimo, porque é a ultima coisa que conhecemos numa pessoa, embora seja o mais importante em termos de relacionamento pessoal e social: é o fundamento.

No caso da mulher, como já dissemos, por ela ter de ser submissa ao homem, sempre é mais arriscado ela escolher o rapaz, porque ela vai ter que olhar pra aparência e pra personalidade antes, aí ela se apaixona primeiro pra depois descobrir que o cara é um mal caráter e não vai conseguir esquecê-lo, então por isso que a mulher foi feita pra ser passiva, então a moa deve observar rapazes com mais equilíbrio, olhar pra aparência e personalidade para ter uma decisão, mas sem se apaixonar antes, aí sim, conhecendo o caráter por observação ou por relacionamento, aí sim ter expectativas e desenvolver um interesse, mas tendo em vista também o que já falamos acima: que gostar de um homem não é sinal que ele vai ficar com você a menos que ele já tenha escolhido por você, porque o homem não decide, nem é conquistado, mas escolhe.

No caso do homem por ele ser o cabeça, ele pode se dar ao luxo de gostando da aparência somente, já decidir que quer a moça, e se ela tiver um mínimo de submissão ele pode ter controle sobre ela. O homem não se preocupa muito em analisar primeiro por causa da natureza dele de ser cabeça, mas a aparência é uma coisa enganosa, o homem pode acreditar que porque viu uma mulher bonita, por ela "dar mole" pra ele, ele pensar que já pode ir ficando com ela, por causa dessa natureza do homem de ser o cabeça, mas isso as vezes é um perigo de você se atrasar na vida com uma pessoa que não vai valer a pena ou não ter nada de funcional numa vida com propósito vai ser somente uma mulher. 


A terceira pergunta é: 


ESSA PESSOA TEM BOM CARÁTER?


Não saia logo gostando de alguém só porque a pessoa é bonita ou legal, pois não é sábio agir assim. 

Se você gostou de alguém depois de estar certo a respeito da aparência, e da personalidade, você precisa ter uma noção do caráter da pessoa, e caráter pode envolver desde o comportamento, o que essa pessoa expressa na vida como qualidades, ou defeitos que prejudicam qualquer tipo de relacionamento com propósito.

Conhecer o caráter de alguém, à princípio, pode ser feito através de uma observação e da convivência normal, geralmente o homem busca conhecer o caráter de uma mulher depois de se declarar, e isso acontece porque o homem é o cabeça e ele se posiciona tendo com prerrogativa que ele comandará a mulher, mas também é necessário observar se a pessoa vale a pena para não ter problemas nem envolver suas emoções a alguém que pode te magoar, porque a perda de uma mulher para um homem, mesmo sendo doloroso como é para a mulher, no caso do homem já soa mais catastrófico: a sensação que a mulher tem ao perder um homem é tristeza que gera mágoa, a do homem porém é de traição, que gera vergonha e ira, por isso o homem tem de estar com seus ânimos sempre calmos e sem medo de sofrer perdas, muito menos de se importar com o que os outros pensam e não se envolver com mulheres "olho grande" ou infiéis no que diz respeito a filiar-se a uma mulher.

Já no caso da mulher é importante que ela conheça e observe o rapaz antes, e ter a questão do caráter como primeira coisa a observar e por ultimo a aparência, é claro que a aparência e o jeito é o mais valorizado à principio em certa medida pela mulher, ou o que tem efeito exterior mais precisamente, mas o caráter é o que vai sustentar, e no caso da mulher ela será comandada por um homem.

A outra parte da pessoa a gente só vai conhecer lidando com a pessoa, aí que entra a questão da paquera, onde vamos descobrir se tudo é o que parece ou não, é um namoro nos moldes de uma amizade, onde eu posso descobrir mais sobre a outra pessoa e voltar atrás caso veja que não é viável esse namoro, mas você primeiro deve observar, aí então se aproxime.


CONSELHOS DE PRUDÊNCIA


O amor a primeira vista


Não se apaixone por alguém a primeira vista ou logo no inicio, porque não é sábio agir assim.

Só porque alguém te trata bem não quer dizer que gosta de você, só porque alguém olhou pra você ou te observou não quer dizer que gosta de você, e as vezes nem quer dizer que te olhou com intenção, geralmente a mulher quando vê um rapaz olhar pra ela, quando o rapaz a agrada, ela deduz que o rapaz gosta dela, mas sempre quando o rapaz a agrada, então ela fica chateada, porque se iludiu, mas se rapaz não a agradasse ela nem perceberia. Isso acontece porque você se refletiu a si mesmo, foi você que desejou a pessoa e não ela que desejou você, mas acontece, com certeza, de a pessoa olhar pra gente com interesse e a gente pensar: "ela não gosta de mim não" e a pessoa estar gostando! A atitude certa é agir naturalmente e não se antecipar, se for verdade as coisas vão acontecer.  

Só porque duas pessoas se gostam no início não quer dizer que vai dar certo.        

Você se aproximar de alguém a primeira vista, não é errado, mas aí você não conhece o caráter, e também esteja pronto e humilde a ser rejeitado, só isso.


A mulher difícil


A mulher difícil funciona da seguinte maneira: ela vive uma vida fácil e estável e confia sua beleza, as vezes uma mulher difícil quando não tem consciência que é muito estimada, ou quando toma essa consciência num tempo em que as coisas são difíceis pra ela na vida, age com humildade, mas quando alcança status na vida ou estabilidade, ela começa a ser muito auto-confiante, mas sem perceber, então ela menospreza qualquer imagem de rapaz que goste dela, porque sabe que é uma moça bonita, não falo propriamente do rapaz que as moças chamam de mulherengo, mas de qualquer rapaz que mostre iniciativa, essa moça costuma rejeitar, porque deduz que ele gosta dela por sua aparência, o que é verdade, mas a atitude do interesse dele lhe causa aversão, não por demonstrar um comportamento oferecido, o que ela rejeita, mas ela é orgulhosa, não aceita ser escolhida, não se agrada que o homem tenha essa liberdade de escolhê-la, porque não aceita se deixar controlar, ela quer um homem que ela escolheu, que é do jeito dela, e que ela decidiu se oferecer a ele, a mulher que age assim repudia qualquer rapaz que está procurando moças, porque a vezes um rapaz tem na sua procura várias moças para selecionar uma, porque no inicio sempre há pouco amor, e o apego amoroso por um única moça, embora seja algo bom, é o risco para todo coração apaixonado não ter o que quer, então ela entende isso como safadeza ou incontinência, entende o rapaz como olho grande, e as vezes vê que o rapaz apenas está escolhendo assim como ela está escolhendo, mas ela tende a, por despeito, menosprezá-lo ainda que se interesse por ele, só que ela não cai em si que ela faz a mesma coisa, ela está observando mais de dez rapazes, pondo a prova cada um deles, e age com extrema intenção de critérios, como que dizendo quem serve e quem não serve pra ela, mas o interessante é que se o rapaz é bonito ela diz que não está procurando um rapaz bonito, se é perfeito é perfeito demais, se é pouco cativante, a mesma coisa, sempre vai ter um defeito, e a própria perfeição pra ela é um defeito, porque na verdade ela quer um cara que seja como ela quer e apregoa isso como meta a todos os rapazes, que sejam o que ela quer, mas fingindo que não está a procura de perfeição, porque não é perfeição que ela quer, mas um homem que seja como ela quer, então a diferença entre ela e um rapaz que busca uma moça entre várias na prática não é nenhuma, é que por ela ser mulher, é que o critério do homem gira muito em torno da aparência e da visão, já o critério da mulher, em torno da atitude e da postura, e o que agrada a ela pelo seu ego é isso: um homem que tenha a postura de não gostar ou não interessar-se por ela, então ela se oferece a esse rapaz ou com a intenção de se sentir valorizada aos olhos dos rapazes como uma mulher criteriosa, mesmo sendo infeliz, saciando-se no seu ego de mostrar as pessoas que sendo muito bonita rejeitou todos os rapazes pra ficar com um que não lhe buscou e que não tem boa aparência ou por ficar com um rapaz que tem boa aparência só o suficiente, mas que teve a postura de impactá-la não gostando dela nem se oferecendo a ela, o que faz com que ela se apaixone, isso porque a mulher ao mesmo tempo que se deixa tentar pela aparência, ela também tem capacidade de renunciar ou se conformar sem isso por instinto, então esse tipo de mulher age bem orgulhosa, e as vezes rejeita um rapaz que gosta dela de verdade, por um que gosta dela porque ela e ofereceu pra ele, porque ela gosta desse tipo de rapaz que não interessa-se por ela buscando-a, então quando a vida começa a ser difícil e ela começa a ter expectativas frustradas, ela começa a culpar o rapaz, a ver que ele não é nada em sua vida, ou que a emoção que sentiu perdeu a cor, então ela já busca um outro modelo de rapaz que satisfaça a sua necessidade presente, mas pra isso ela vai ter que engolir o orgulho e querendo saciar-se naquilo que precisa, acaba por tornar-se uma figura que cai em si descobre que pode ter a pessoas que quiser, e torna uma das maiores “prostitutas” na vida sentimental, vestindo roupas indecentes, se roçando pra ser vista por um rapaz, e acaba e entregando a qualquer conversa mole, bajulação barata, boa aparência, agora sem critério nenhum, revelando-se uma moça incontinente que já não consegue mais viver sem um rapaz e por não encontrar aquele modelo de perfeição que é difícil, por causa da incontinência e pressa em não ficar sozinha, ela falou tão mal de rapazes que gostavam dela de verdade, e se achava melhor que os que cobiçavam ela, torna-se pior que eles. O mesmo acontece com aquela menina tímida, hipócrita que está doida pra namorar, mas porque não apareceu um rapaz que ela goste ela age como se fosse muito prudente e paciente, e depois de ter caluniado um rapaz de boa aparência (que é seu ponto fraco) porque não gostava dela, ela encontra o rapaz mais bonito de seu grupo fica com ele, apaixonadamente, como se fosse um deus, e o rapaz as vezes não lhe oferece nada, é como se fosse uma estátua do lado dela, mas ela derrama todo o seu frenesi em cima dele,  porque a sua vida é fácil e tem tudo o que quer para se satisfazer pessoalmente e mais um rapaz bonito do seu lado, quando a vida se torna frustrante, entra em “parafuso” e se torna como uma louca, pega raiva do rapaz, e ódio dele e começa a querer destruir a vida dele sentindo prazer de destrui-lo, porque ele não compreende seus conflitos e ela vê que ele não tem nada a lhe oferecer emocionalmente.  


O respeito


  Nunca olhe pra uma pessoa e pense: "essa pessoa tá gostando de mim" mas no lugar disso você deve pensar: "eu gosto dessa pessoa... ... ...", aí depois você pode pensar: "SERÁ que essa pessoa gosta de mim"  ou seja, ponha sempre o que VOCÊ sente, antes da pessoa, não apoie o que você sente numa iniciativa da pessoa, pra não acontecer que você atribua uma malícia do teu coração à outra pessoa, em outras palavras, que você diga: "tava gostando de mim, me olhando e agora me rejeita", pois você nem sabe se essa pessoa gostava de você, e outra coisa, o homem antes de pensar em gostar de uma moça, e até a mulher pode fazer isso, a primeira coisa que ele vai fazer é olhar, e olhar é uma coisa que se usa pra tudo até pra tão somente ver o que está adiante de nós, seja uma parede, seja o chão. Agora pode acontecer da pessoa ter te olhado demonstrado uma charminho e logo depois trocar você por outra pessoa no olhar, isso magoa, mas você não pode culpar a pessoa, porque? porque você deve estabelecer o que você sente e ser humilde nisso, se você não gosta não tem porque ficar chateado, diga a sim mesmo se você ficou com raiva: "eu não gostava dessa pessoa mesmo", mas se você gostava, então seja humilde e reconheça como uma pessoa madura, se preciso diga: "puxa, eu gostava dessa pessoa, mas deixa pra lá Deus tem o melhor pra mim". Pois só assim é que alcançaremos as coisas sabendo lidar com essas decepções de cabeça erguida, e assumindo nossas decisões, ou seja: "eu quero isso e se eu perdi pelo menos lutei" e quem passa por isso sem fazer mal, parabéns você é um cristão, é isso que significa ser mais que vencedor, que é além de fazer o natural você suporta as decepções e continua!

Respeite sempre os sentimentos da outra pessoa. Toda pessoa que almeja tomar uma posição de iniciativa deve ser humilde sabendo que pode não ser aceito e deve se responsabilizar por sua intenção de gostar e não se apoiar na atitude da outra pessoa, e isso deve começar na sua mente, antes dos olhares, pois você pode ter se enganado, então se você deduz que a pessoa gosta de você isso é natural, mas esteja pronto para o pior sendo humilde pensando: "EU assumo que gosto dessa pessoa mesmo ela não goste de mim", faça esse exercício e aí você saberá se está pronto pra ir até ela ou não. Não é vergonha você assumir que gosta de alguém mesmo a pessoa te rejeitando, é vergonha a pessoa que finge que não gosta pra dizer que a outra pessoa é "safada" por gostar de você ou por nem gostar. 

Quando a gente não gosta de alguém, mas depois começa a gostar vendo a pessoa se insinuar ou olhar e por algum motivo a pessoa nos rejeita, a gente fica chateado, até com raiva, mas a pessoa humilde vai pra sua casa, ora, apresenta diante de Deus, e em cerca de 7 dias já volta na outra semana e fala com a pessoa como se nada tivesse acontecido, uma vez que a pessoa não te fez mal nenhum, ela pode até ter te iludido e você ficado chateado mesmo, mas se você não gosta da pessoa também não seja mal, acabou! E se você gosta ore e Deus te curará, essas coisas acontecem, mas se você é que se iludiu não culpe a outra pessoa, as vezes a pessoa pode ter sido educada com você e só isso, ou até pode ter até agido de maneira insinuante com você sem nem imaginar que você gostava dela tanto dela, ou agiu de maneira insinuante assim por estar alegre, talvez até pensou que poderia ficar com você, mas talvez ela não goste de você tanto quanto você confundiu e pensou que ela queria, ou ela queria só uma amizade preliminar antes de se decidir e você já foi com antecipação, e vendo que você se levou tão à serio e já se ofereceu a ela, ela vai agir se afastando um pouco, mas a pergunta é: "você gosta dela?". Temos que ter um coração racional nessas horas, o pensamento correto nessa hora é: "se essa pessoa agiu assim comigo se afastando, é porque não gosta muito de mim, então se ficar comigo pode me desvalorizar depois, Deus pode estar me alertando, eu vou ser mais cauteloso"  Essa é a maneira de encarar a situação ao invés de ficar triste querendo porque querendo a pessoa à ponto de sofrer, mas tudo é o momento, as circunstâncias, nenhum de nós está isento de errar, só precisamos saber quais estratégias podemos usar pra nos livrar de pensamentos que nos cativarão a infelicidade.

Se você ficou chateado com um mal entendido, é natural você ficar chateado e triste, vá pra casa, ore, e Deus vai limpar o teu coração, e então se você ficou com raiva evite uma aproximação intima com a pessoa se você entende que pode fazer algum mal pra ela injustamente, porque quando estamos assim as vezes sem querer somos tentados a falar coisas que vão magoar injustamente alguém, mas se você é uma pessoa humilde você realmente vai se entristecer e pode ficar até magoado, isso é natural, até porque quando a gente gosta de alguém mesmo, é aí que a gente fica triste, mas não se deixe levar por fazer o mal, entenda que esse momento é um momento doloroso e se isso provocou ódio, você deve se negar e ter até vergonha disso para ser curado, e se tiver, pode ter certeza que será. 

Se você quer algo de uma pessoa (ela), o que pertence a ela e não a você (ela), então seja humilde, assuma a tua posição com humildade antes da posição da outra pessoa, pois as vezes a pessoa não gosta tanto de você quanto você dela, ou se gosta, você tem de assumir a SUA escolha, e se a pessoa não quer você, mesmo assim você tem humildade pra dizer que queria a pessoa, esse é o segredo para você estar preparado para IR e para SAIR de um atitude sem ser envergonhado sendo vencedor ou não.


O cuidado com os opostos se atraem


Tome cuidado pra não deixar a tentação de estar perto ou lidar com alguém do sexo oposto falar mais alto quando você não deseja ficar com uma pessoa, não se deixe guiar por isso, porque é costume do homem gostar da companhia feminina mesmo sem interesse, e isso gera que a moça confunda as coisas, ou até mesmo você por causa do efeito dos opostos se atraírem, deixar que por causa das tuas atitudes, você iluda a pessoa. E isso também chama a atenção de pessoas invejosas para que falem mal de você, por você ter dado essa brecha. 

É natural confundirmos as coisas no relacionamento com sexo oposto, ou deixarmos esse sentimento de atração nos guiar no caso do homem por exemplo ao lidar com moças, não é pecado, mas isso gera confusão, principalmente se você não gosta da moça de verdade, pois há um certo ponto que é natural e você até reprime, mas há um certo ponto em que isso fica desagradável pra você como cristão, e aquele lance dos mesquinhos que esperam você tropeçar pra dizer que você caiu, então domine teus instintos naturais, porque as vezes você não é nem guiado por esse instinto a lidar com moças como outros que dão a impressão de serem mais espirituais e são justamente os mais fracos nessa área, as vezes a gente mesmo se reprime, mas no fundo sabe que o coração parece um vulcão, mas isso fica como conselho de prudência, porque se você até no seu relacionamento puro já consegue iludir uma pessoa, quanto mais Satanás vai te acusar que em algum momentinho você confundir as coisas no teu procedimento com alguém! Porque acontece, os opostos se atraem, mas as pessoas mesquinhas, mesmo vendo que você não gosta dela por 1000 vezes, se ela em uma vez ou duas perceber que você se sente atraído por ela, ou que gosta da companhia feminina dela, ou deixou "o adolescente exibido dentro de você" falar mais alto, mesmo não gostando dela, ela vai te segurar com correntes nessa culpa pro resto da vida.

O mal entendido de quem gosta de você


Há casos em que você percebe que uma moça é bonita, (e as vezes não) ou você sentiu um atração por ela (e as vezes não), você nunca a seduziu, nem demonstrou nem um pingo de sentimento, mas a moça chega a lidar com você  como se você estivesse gostando dela e ainda fica magoada por você não corresponder, as vezes nem sabe tua intenção, mas já aparece na tua vida com namoro marcado, casamento, mas só você não foi avisado ainda, tem até coisa pior em que isso acontece, a garota fica totalmente contrariada e com ódio, porque ela olha pra você, decide que você tem ficar com ela, vem toda sorridente, e se você a tratar bem ela vai se posicionar como se você fosse dela, e se você demonstrar desinteresse ela vai ficar com tanto ódio como se você tivesse que gostar dela, como se ela fosse a única moça do grupo, e como se fosse a melhor, porque ela decidiu que quer você, e tem casos que uma pessoa orgulhosa dessas convive com você com ódio e ao mesmo tempo fingindo ser boazinha mudando conforme a situação parecer boa ou ruim pra ela, e você nem sabe que isso está "rolando", e você chega a pensar: "talvez seja essa a pessoa que Deus tem pra mim, mesmo eu não gostando dela", porque você não sabe o demônio que está por trás dessa pessoa, então em algum momento você vai confundir as coisas e isso vai ser uma armadilha pra essa pessoa doente te acusar, porque você pensava estar lidando com uma amiga. 

Isso pode acontecer com o homem também, mas com o homem é mais raro o homem tende a respeitar a decisão da moça, porque sabe que ele tem a iniciativa e quase sempre é rejeitado, então por ciúme ou pela perda, ele tende a perseguir o rapaz que gosta dela por causa do ciúme se for invejoso, ou ficar triste por ser rejeitado, se for humilde, mas há com certeza o rapaz que persegue a moça, são pessoas doentes, isso pode acontecer  as vezes pela ignorância da moça de o rapaz ficar muito magoado com a atitude dela, e ela não ter sensibilidade na hora de romper, ou as vezes quando a moça o tripudia, porque a separação de um rapaz por uma moça sempre é mais traumática, isso no caso de namoro, ou de uma atitude parecida com traição da moça de moças impuras de coração que rejeitam um rapaz pra ficar com outro como se fosse uma honra agir igual a uma prostituta que passa um homem pra trás e fica com outro, então alguns homens ficam na dele, mas outros assumem uma postura vingativa de ódio, de alguma forma, por causa do desprezo dessa moça ou indiferença, porque a mulher quando rompe uma relação, ou não gosta de um rapaz, adota uma postura muito fria e as vezes totalmente indiferente a pessoa abandonada, ou seja, a mulher é tão egoísta quanto o homem na hora de rejeitar, mas o homem é mais sujeito ao ciúme, então ele sendo deixado ou trocado por outro, pode se chatear e guardar isso como uma perseguição, mas no caso da perseguição, isso pode acontecer pelo fato do cara buscar a mulher, mas ela simplesmente se esconder depois de ter falado e agido como uma imoral desmoralizando esse homem, então ele busca aproximação pra tentar se consolar de alguma forma com a resposta dessa moça, mas ela sendo pérfida não dá satisfações de sua vida, e cria essa situação malvada de fingir que está sendo perseguida, então o rapaz sendo fraco acaba agindo como louco perseguindo essa moça de alguma forma, por isso é muito perigoso pra uma mulher agir assim, porque ela se torna merecedora de um castigo por justa causa, e para o homem traído ou tripudiado se for só uma paquera, é um caso é difícil, porque ele não pode vingar-se, pois isso vai contra os valores de Deus que nos estimula a confiar na justiça de Deus, mas é preciso se acalmar e confiar em Deus, nunca se viu uma mulher pérfida ser feliz com o segundo homem, e a bíblia propõe para a mulher suspeita de adultério no antigo testamento um juízo fatal, que o teste da água onde a mulher bebia a água e se fosse digna da culpa, seu corpo era amaldiçoado, mostrando-nos que quando buscamos a justiça de Deus se a pessoa teve realmente a culpa ela vira tona e todos saberão, mas existe o caso de pessoas doentes irreconciliáveis, são pessoas inconvenientes, e totalmente egoístas, que difamam a moça e não aceitam conciliação com boas palavras de arrependimento sincero e respeito verdadeiro, mas a tendência comum do homem traído, é que ele só vai perseguir a moça se ela lhe fez um mal que o difamou diante dos outros, 


Agindo com transparência


Não finja ser amigo de uma pessoa, se você no intimo você não quer a amizade da pessoa, se você não sabe ser amigo não finja, nesse caso você está querendo namorar com a pessoa, então deixe isso claro na sua aproximação, ou seja, seja humilde tentando conhecer a pessoa para não acontecer que a pessoa pense que você é um amigo e você venha desprezar essa pessoa por não gosta de você ou tratá-la com falsidade depois, porque você só deve manifestar aquilo que você é, só seja amigo se você é amigo antes de tudo, não é pecado não querer ser amigo de uma pessoa, mas só gostar da pessoa, mas respeite a pessoa, pois o interesse é teu e não dela e ela não tem que suportar tua falsidade, traição ou ódio, nesse caso se você não é uma boa pessoa e não tem respeito está na hora de ir aprendendo isso.

Muitas vezes a pessoa tem um interesse ou admiração por você que é muito menor que o seu interesse, seja humilde porque é VOCÊ que quer a pessoa por não gostar tanto de você.

Não espere ser amado por alguém que você ama. Esse é o maior segredo pra não se magoar, ame e seja humilde, pois a retribuição do amor depende da decisão da outra pessoa, assuma o teu amor e esteja livre pra conquistar quem você ama.


Tendo sempre boas intenções


O fato de você não ser uma pessoa muito amorosa ou ser mais carnal na visão do relacionamento, não te impede de gostar de alguém, mas o ponto chave para a aproximação é o principio da fidelidade da escolha bem pensada e de reconhecer aquela pessoa como ela e ponto final, mas se você tem más intenções e não quer andar com Deus pervertendo os caminhos da pessoa ou sendo contrario a vida com Deus como convém ou não vai tratar bem a pessoa, ou está querendo usar a pessoa, ou não vai zelar pela felicidade da pessoa, ou vai furtar da pessoa a felicidade pessoal ou até afasta-la de quem ela quer de verdade com trapaça ou engano, ou até por ver a dificuldade de se aproximar de outra pessoa e se aproveitar disso, não se aproxime dela.

Tenha em seu coração sempre boas intenções e o zelo pela pessoa, pois antes de tudo você é um cristão e quando você zela pela felicidade dos outros antes de você Deus reserva o melhor pra voce em seus planos que são maiores, mesmo que demore pra você, não é você entregar o que é seu ou o que você pode ter, mas ser honesto em tudo que você faz.

O fato de você não ter uma super vida de oração ou ter problemas com algum pecado, ou dificuldade de lidar com alguma situação do seu caráter ou personalidade não te faz indigno de uma pessoa, você nunca deve pensar isso, o importante é você estar sempre com boas intenções e clareza em tudo que você faz, o desejo de acertar e a tentativa constante de mudar situações erradas de sua vida seja isso fácil ou difícil, pois buscando sempre a humildade, o temor a Deus e tentando se afastar do mal e buscar coisas boas, tudo se concerta.

Onde há má intenção ou rebelião contra Deus, ou vida de pecado admitido, nada pode dar certo.

Quanto mais você ama menos ciúme você sente, não é pecado ficar triste, nem sentir inveja, pecado é fazer mal ou odiar alguém que não te fez mal nenhum, vá pra sua casa confesse teu pecado peça a Deus, que em uma semana Deus te fará novinho em folha.

Quando você gosta de alguém seja humilde e tente conquistar, o amor faz você ter mais argumentos, faz você ser cara de pau pra olhar a pessoa e tentar, te faz mais humilde e confiante, menos amor te fará sentir ciúmes e tristeza, o pouco amor te fará sentir ódio de alguém que não te odeia.

    Se alguém te magoou covardemente se vangloriou por te humilhar e te fazer se sentir traído, isso te fará se irar muito e você pensará em loucuras, mas não faça essa loucura, confie no Senhor, essa pessoa é feita de carne igual a você, e nenhuma carne está imune ao juízo de Deus, o dia dela chegará.


O orgulho e a auto-estima em equilíbrio 


Você tem de enxergar a pessoa como superior a você para nunca se orgulhar contra ela ou odiá-la no caso de ela não gostar de você, essa humildade te fará saber perder, se analise nisso antes de tomar uma atitude em relação a alguém.

Você precisa se aceitar, não se sentir inferior, antes de tudo, e muito importante, é você ter auto-estima, se aceitar como é gostar de você independente da opinião da pessoa em relação a você, se apegar com as tuas coisas, que você recebeu de Deus e tem, estar já firme em si mesmo com relação a si, algo que você deve refletir se está pronto como que pra enfrentar um desafio, só tome atitudes se você se sente estável nesse aspecto.  

Algumas pessoas odeiam a outra por se acharem inferiores demais e se sentirem ofendidas, outras odeiam a pessoa ao ser rejeitadas por serem orgulhosas e não quererem "descer do salto" assumindo que não são melhores que a outra pessoa para que esta tenha de aceita-las. Então o segredo para vencer o orgulho e a baixa auto-estima é aprender a ser paciente, calmo, como se nada existisse que possa te fazer sentir-se mal e saber se realizar com o que você faz e em Deus, é um exercício, e aos poucos vamos desenvolvendo essas habilidades, o silencio diante de Deus, e conversar com ele por horas é um grande exercício.

Quando a pessoa gosta de outra pessoa


Se a pessoa que você gosta está presa sentimentalmente a alguém que ela gosta que não se declarou, ao invés de você e por isso te rejeita por gostar de alguém, você deve tentar conquista-la antes para não dar sua chance a outra pessoa mesmo ela não gostando de você, pois você não tem nada haver com isso, mas se ela se fechar pra você e não lhe der uma chance por causa disso. Se você puder ajude ela a se aproximar de quem ela gosta com a permissão dela, é claro, pois assim você vai resolver logo a situação dela com outra pessoa, se ela der certo com essa pessoa você fez uma boa ação, senão é a sua vez de tentar. Não desista logo no inicio, mas não insista se a pessoa gosta de outro e vai ser infeliz com você, também ou não gosta mesmo de você, não queira que alguém seja infeliz com você nem tenha o ardil de separar duas pessoas com as tuas palavras pra ficar com quem você quer, pois isso é trapaça, se você gosta e a pessoa aceita você mesmo gostando de outra, aí mesmo que você saiba, não comente nada sobre a outra pessoa para que você não perca a sua chance, pois a sua chance apareceu e você sabe que é mais fácil você perder se ajudar ela a ficar com outro, você só deve ajudar a pessoa a ficar com a outra se ela ficar infeliz com você ou não te quiser, pois antes disso talvez ela te aceite e esqueça a outra pessoa, e você consiga conquista-la, embora seja difícil, mas é sua chance aproveite-a com todas as forças e com honestidade.  

Se você está em segundo lugar no coração de alguém, entenda isso com humildade e nunca se coloque em primeiro lugar, do seu segundo lugar ocupe o seu lugar, você pode vir a ser o primeiro! Mas agindo com humildade e honestidade. 

Também não seja uma pessoa trapaceira que passa outro pra trás e ai é “humilde” pra aceitar o segundo lugar quando você sabe que quem está em primeiro lugar foi caluniado ou abafado com tua falsidade (é o rapaz que persegue outro rapaz com ofensas e se faz de bonzinho com a moça, pra que ela odeie o rapaz e ela goste dele ou a garota que calunia o rapaz pra moça dizendo que ele iludiu as duas e que não gosta da moça, finge ser amiga dela e depois fica com o cara dizendo pra moça que ele gosta dela pra moça ter que engolir por causa da amizade e ainda odiar o rapaz).

Não atrapalhe alguém de alcançar uma pessoa que você sabe que ela quer ao invés de você, coloque-se no TEU lugar, aproveite a TUA chance, faça a TUA oportunidade e cuide da tua vida sem atrapalhar a chance do outro que é igual a sua, se a pessoa tem mais a oferecer, ou é melhor que você não é de sua conta, confie no Senhor, apresente teu pouco à ele com sinceridade e Deus te capacitará e te abençoará para que você conquiste o que vai ser bom para você. Você deve entender que uma pessoa abençoada jamais é derrota, ainda que não alcance o que quer. 


A capacidade ou “sorte” para conquistar alguém


As vezes Deus deu mais capacidade à alguém do que à você para conquistar uma pessoa, e não deu a você, porque talvez Deus não te deu a moça! É preciso ponderar isso. 

Quando Deus enviava guerreiros às terras para conquistá-las, Deus dizia: “já entregue essa cidade em tuas mãos, vai e possui!”, então quando Deus tem algo pra alguém Deus capacita a pessoa pelo que ela tem e até pelo que não tem para ser bem sucedida a possuir, assim como o fato de a pessoa ter muitas coisas, mais que você, não quer dizer que vai conseguir ficar com a moça, porque Deus tem poder pra fazer alguém vencer usando pouca coisa ou até nada, e as vezes uma pessoa tem muito hoje, porque ontem não tinha nada quando muita gente o deixou pra trás, por isso respeite o que é dos outros pra que você seja respeitado por Deus quando chegar a sua hora. Quem avança com injustiça na verdade não pode avançar com Deus, ou só avançou por um tempo, ou avançou o que tinha pra avançar mesmo, ou se atrasou totalmente. Isso vemos na estória de Jacó: tudo que era dele desde o ventre materno, ele alcançou, mas o que não era dele, ele não alcançou mesmo, suas tentativas fora de justiça só lhe trouxeram prejuízos.   


A fidelidade da outra pessoa e tua    


O fato de que a pessoa não gostava e você antes e agora gosta, ou que ela gostava de outra pessoa, mas está com você, não quer dizer que ela não vá te valorizar, pois ela por ter se apaixonado por você de verdade (pelo que você é ou naturalmente) mas observe se ela gosta de você de verdade porque até então você não era interesse dela ou estava em segundo lugar.

Não se aproxime de alguém que você não gosta totalmente. Se você não gosta de ninguém e for acontecendo algo com alguém na base da amizade deixe acontecer naturalmente, mas não procure uma pessoa que você sabe que não gosta totalmente, seja se você não tem ninguém em vista ou seja se você tem alguém em vista, pra não acontecer que você largue essa pessoa a toa ou por causa de outra, também você pode perder uma oportunidade que considere melhor.


Forçando uma barra sem prudência


Uma moça espera que um rapaz venha até ela, então a única coisa que atrapalha uma mulher de ser alcançada por um rapaz é a timidez do rapaz o que vai fazer com que a moça precise insinuar-se, mas numa situação onde há confiança e diálogo, quando a moça se insinua é porque no intimo ela sabe que o rapaz não gosta dela, mas ela quer que venha a  gostar, então ela deduz emocionalmente ou que pode conquistar o rapaz, ou que pode atraí-lo se insinuando, o que não vai acontecer se ele não gostar dela tendo já oportunidade de demonstrar ou declarar, porque se ele gosta dela pra que se insinuar à ele?

A moça que faz isso de se insinuar a um rapaz mesmo vendo ele ter grande amizade, mas não se aproximar com interesse sentimental, quase sempre são moças que tem a chamada: amizade de fachada, ou seja, não é amiga coisa nenhuma foi tudo um teatro de uma pessoa que vai se irar muito ao saber que o rapaz não gosta dela depois de todo o esforço que ela teve pra tentar engana-lo! Mas a moça apaixonada numa amizade quando é humilde ela vai dar a entender claramente que gosta do rapaz de uma maneira delicada, declarada, porém singela respeitando o fato de que ele vai escolher se a quer ou não, se as coisas caminham pra uma paquera ou se ficam só no namoro, e então ela vai sentir se ele gosta dela ou não, pois já deixou bem claro a intenção e o cara já percebeu, ela vai reagir como uma figura do lado mais frágil, ou o lado declarado, ela não terá orgulho disso, quando a moça gosta do rapaz e adota essa postura não se magoa muito, nem passa vergonha, já a moça mais reservada que tem um certo medo de revelar-se, porém é humilde, ela vai se embaraçar tentando demonstrar o que sente, mas em todo caso ela não deve se insinuar, porque o rapaz tímido, quando adquire confiança, quando ele quer, ele mesmo vai se insinuar ou se declarar, assim a moça evita magoar-se.   


A questão da fé   


Você tem que entender que você tem de ser uma pessoa de fé e de opinião firme, fé pra acreditar que não existe pessoa perfeita, mas a pessoa que você vai encontrar e que você tem pedido à Deus tem de ser a pessoa ideal e você está à procura essa pessoa! Em alguns casos você pode querer um certo tipo de pessoa que você idealizou e para isso é preciso paciência, fé, e calma pra não saltar em cima daquilo que não é pra você só porque parece com o que você quer, e pode acontecer de aparecer alguém que é diferente do que você imaginou e ser a benção ideal e vai entender que foi Deus que te deu, porque jamais Deus vai colocar coisas diante de nós pra ver se a gente muda de idéia, mas se a gente muda de idéia por algo, e aquilo é o melhor pra gente a gente vai entender que foi Deus que colocou! Porque Deus está muito mais à frente da gente, do mesmo jeito que se Deus sabe que a gente quer muito algo, e estamos pedindo, pode demorar, mas ele está providenciando ao mesmo tempo que nos aconselhando em relação a essa escolha fixa, e é preciso entender que Deus é o Deus do impossível, mas as vezes o que a gente quer as vezes vai requerer paciência ou um esforço a altura.

Quando você desiste de esperar algo como você quer, e  de acreditar que Deus tem o melhor pra você, e isso acontece, você não é obrigado a raciocinar nas coisas assim (pela fé), algumas pessoas raciocinam de maneira mais prática e rápida e menos concentrada, mas eu não posso deixar de apontar essa questão da fé, de você encontrar aquela pessoa pra ser feliz mesmo, do jeito que você queria, a menos que você deixe de lado a questão da fé e raciocine que você quer encontrar alguém que te satisfaça logo, ou você abriu mão de esperar. É claro que existem pessoas que desanimam quando a coisa demora e acabam fazendo escolhas rápidas e as vezes até erradas. Nesse ponto eu só posso incentivar você a crer que Deus ajuda você a encontrar o melhor e pode te dar o que você quer ou que vai te fazer feliz de verdade, mas sem te incentivar a atitudes tolas que te farão afastar-se de Deus por uma fé que não é visão de Deus, porque fé é enxergar por Deus soluções além do natural. Existe uma diferença entre realizar um sonho, alcançar o impossível, de ser uma pessoa obsessiva, olho grande, ou afastar-se de Deus por causa do próprio objetivo.   

Essa situação de as vezes desistir de crer no melhor e optar por algo que não é o melhor, por causa da espera ou da impossibilidade, é triste, tando a espera, quanto uma escolha que depois traga tristeza, pois o nosso objetivo é incentivar você esperar e escolher pela fé.

A atitude correta de quem quer alcançar alguém pela fé, é que a espera, o desejo de encontrar aquela pessoa especial, tem de ser como que uma aventura em Deus, como os grandes conquistavam terras e promessas pela paciência e como o coração em Deus, é aqui que está o sucesso em tudo que buscamos alcançar, associar nossa vitória à Deus, e saber enfrentar também as coisas que temos de abrir mão, que as vezes queremos muito, porque uma das coisas que mais provam nosso amor à Deus é quando temos de abrir mão de alguma coisa que queríamos. 

Tem de ser mais especial pra você ficar só (ainda que seja muito tempo) pra encontrar a pessoa que você vai amar de verdade, do que ficar com alguém de qualquer jeito, só assim você vai conseguir vencer pela fé, isto é, orando e acreditando em encontrar a pessoa certa, mas vivendo a aventura da espera em Deus, acreditando nas oportunidades e na provisão dele, pois tudo na vida pela fé é assim, batalhando contra vontades por um ideal maior, e só conseguimos enxergar as coisas com mais fé quando vamos entendendo mais as coisas de Deus. 

A fé é como um quebra cabeça: os espaços são dúvidas, inexperiências, ignorâncias, ansiedades preocupações, e as peças são as revelações baseadas nas escrituras e no Espírito Santo que aos poucos a gente vai conectando até não haver nenhum espaço de dúvida, assim estamos pronto a saber se podemos ou não podemos alguma coisa, porque já não há mistérios de quem é Deus e até onde ele vai, mas tudo isso é um processo! Te confesso que pra construir fé em alguém de verdades demora alguns anos. 

Então se você tem o sonho de encontrar uma pessoa que ame de verdade, ainda que você esteja pecando, fracassando, chorando, você tem que entender que há dois meios de solucionar isso, a maneira prática em que você vai jogar seu sonho fora e vai se resolver sua situação de desespero carnal, ou mesmo que seja a sua situação de vergonha na vida espiritual, ou você vai esperar e lutar para solucionar esse problema da maneira certa que é vencendo o pecado e tuas ansiedades numa outra batalha espiritual que é independente dessa, ao invés de aniquilar um sonho pra alcançar outra vitória que depois vai te trazer arrependimento ficando preso a pessoa errada, não faça isso!

Algumas pessoa destroem sua vida sentimental ficando com alguém que não queriam, até pra agradar à Deus, pois raciocinam no desespero que casando com alguém logo não vão mais pecar nem ofender à Deus, e outras namoram com alguém que não lhes agrada pra não se afastarem o coração de Deus, isso até seria louvável dependendo muito da situação, mas na maioria dos casos será a maior tolice, que depois pode resultar num afastamento maior de Deus, quando a pessoa ver que pode fazer as coisas diferentes deliberando e quebrando costumes de caráter que nunca quebrou, ou seja, "perdendo a moral". Não misture as lutas, cada luta é uma luta.     

O conselho mais equilibrado à princípio é que você deve ser uma pessoa com posição e decisão firme: encontrar uma pessoa que você goste de verdade, independente de você ter planejado um tipo de pessoa ou não, pois o nosso objetivo nesse livro não é jamais fazer de você uma pessoa tola que fica esperando por uma obsessão, ou por algo que não é pra você e Deus já falou que não é pra você por sinais, ou alguém que não gosta de você e nunca gostou, mas de você ter a sua individualidade de acordo com o fato de que você é quem vai administrar por sua felicidade com Deus, e objetivo final tem de ser a sua felicidade na vida sentimental.   


Quando eu quero uma determinada pessoa


Antes de tudo eu devo querer encontrar o melhor pra mim, e isso só Deus sabe, é isso que deve estar no nosso coração. Depois apresentamos em oração o que queremos pela fé, porque sou eu mesmo que imponho limites a mim, se eu cismo com um tipo de pessoa, qualquer outra pessoa diferente que aparecer eu vou rejeitar, mas aí eu só tenho a fé com a disposição de aceitar a espera incondicional, ou ter a minha escolha manter ela sempre, mas no momento que eu ver alguém que eu gostei, eu dizer: Pai quero ver aquela, gostei de verdade. porque analisando assim você nunca tem a perder, só a ganhar. E quem sabe que não era essa mesmo que Deus preparou pra você! Porque o importante é Deus te ajudar a encontrar alguém que você vai gostar de verdade e tudo que parece acaso sempre é um milagre de Deus, foi assim quando Jacó encontrou Raquel por decisão, foi assim quando Rebeca encontrou Isaque e nunca tinham se visto, foi assim quando Davi encontrou Abigail, e foi assim quando Davi foi encontrado apascentando ovelhas e foi parar no palácio do rei pra fazer algo que não tinha nada haver, e derrotou um gigante por acaso.  

As vezes eu quero alguém que gostava de mim e não gosta mais por algum motivo, ou eu perdi pra outro e quero esperar até o fim pra ver se essa pessoa pode ficar comigo, e nesses casos eu uso da oração, porque a perseverança, a paciência e a oração são estratégias quando eu não posso fazer nada. Quando há uma distancia muito longa entre eu e uma pessoa e eu não posso ver a pessoa, quando eu perdi uma pessoa que se foi e não sei se verei mais, tudo isso acontece. O que eu preciso entender é que se eu quero arriscar esperar quem eu gosto mesmo, que não gosta de mim, ou se foi pra longe, ou está com outro, eu tenho estar pronto pra magoar também, e saber que em certos casos eu não posso fazer nada a não ser orar.

Num caso em que a moça que eu gostava ficou com outro, por exemplo, eu não posso fazer nada, nem tentar conquistar a moça, nem com charminho, porque isso raiz de cobiçar o que é do outro e de adultério, então nesses casos assim entra a oração, o pedir direção de Deus se é pra esquecer, se posso acreditar, se acreditar não vai me atrasar na vida, caso contrário é tolice, pois tenho que viver! E quem não está preparado para viver a vida cotidiana sem depressão, é melhor sair fora disso! O que é incerto é incerto e acabou! Precisamos saber que o que é incerto podemos acreditar e buscar, mas tendo antes o propósito de buscar o melhor de Deus que cuida de mim e do meu futuro, entender isso nas escrituras para ter uma fé real e ter a fé como uma ferramenta positiva e não negativa.   


Nunca se afaste de Deus!


Davi orou certa vez por uma causa perdida, que era seu filho recém nascido que iria morrer, Deus já tinha avisado que iría morrer, mas ele queria que aquela criança vivesse, ele estava lutando por uma causa perdida, mas ele quis lutar, ou seja: estamos limitados por nós mesmo em certos momentos, mas o ponto chave dessa situação, é que Davi quando viu que a criança morreu, ele se refez diante de Deus, ou seja, ele soube perder! 

As vezes algo pode ser conquistado por nós que nem imaginamos, mas quando a gente se afasta de Deus a gente perde a direção, e as vezes nem é pra nós e não sabemos, porque nos afastamos de Deus!   

A limitação


Jacó queria uma moça! Mas ele não tinha dinheiro pra pagar um dote, porque não tinha nada. Naquela época o dote era uma indenização que um homem pagava a uma família por separar uma moça do convívio dos pais, porque sendo o homem o cabeça da mulher, talvez essa mulher poderia nunca mais ver os pais, pois o casamento que era alegria a moça, também era tristeza de uma certa forma, mas Jacó teve a ousadia de pedir aquilo que ele queria, mas ele queria de verdade, ele estava disposto a pagar um preço, ele não tinha o que era preciso, mas tinha outra coisa como compensação, ele cedeu 7 anos de trabalho gratuito por aquela moça! 

Aqui é que está a coisa mais tremenda! Se você quer mesmo uma coisa, tem de estar disposto para aquilo, porque as vezes aquilo não é devido à você naturalmente, aqui fica para sua fé enxergar solução, mas o que podemos dizer é que a falta do que é necessário pode ser: timidez, distância, uma pessoa bela demais, uma pessoa famosa, mas quando você gosta de verdade de alguém um preço você vai pagar e não pode ser só da boca pra fora, porque Jacó foi explorado muitas vezes e podia desistir a qualquer momento e pedir a conta, foi um trabalho pesado, e quando vemos que ele foi enganado pensamos: "e se eu esperar tanto e não ter o que eu quero?", você terá o melhor de Deus mesmo assim porque lutou por isso e virá a ti!         

O melhor de Deus


Jamais acredite que o melhor de Deus pra você é algo que você não gostou muito, ou não é o que você quer, mas é isso que Deus preparou isso pra você! Nunca!

Quando Deus prepara o melhor pra você, pode não ser o que você planejou, mas será o que você quer e será muito bom pra você.

Pode não ser o que outro acha bom, mas se é pra você então é isso aí!

Como você sabe que algo não é de Deus pra você? Quando isso não é tudo que você queria ou quando não é nada do que você queria!

Se há alguma duvida ore! Se há ainda duvida paquere e tire todas as dúvidas você vai saber, se você nunca sentir vontade de entrar duma paquera pra um namoro por insegurança, não entre! O namoro é igual o batismo, quem sabe o que é o batismo deseja ser batizado!

    

Então vamos resumir nossas metas quando temos um propósito definido:

1 Creia no melhor de Deus independente do que você quer, confie que ele te dará o melhor e peça à Deus que te dê  o melhor.

2 Se você quer algo específico com detalhes, diga à Deus os detalhes e deixe tuas metas e sonhos vivos diante de Deus pela oração. Se for uma coisa difícil aos teus olhos ou que requer uma espera em oração você deve acreditar nisso, mas precisará corresponder a isso sendo uma pessoa que espera ou vai atrás de oportunidades de acordo com o necessário, porque no momento em que você desiste de esperar, ou aborta uma oportunidade você deixou o que estava buscando pela fé. Se há limites em você para ter algo, você terá que agir pela oração, para que Deus te ajude a conquistar o que você quer, mas você terá de caminhar onde pode até sua meta, em todo caso faça o que você o que é difícil apresente à Deus.  

3 Jamais se afaste de Deus porque você não teve o que queria, esteja sempre pronto a abortar aquilo que é ruim, que não é pra você, e se há uma esperança de ter algo pela paciência, ou não há quase nenhuma chance de ter, mas você  quer esperar pela fé, não se afaste de Deus, retorne ao início sempre que precisar: Deus tem o melhor pra você, você pediu ele está providenciando.  

4 Nem tudo que você quer Deus pode aprovar, ou talvez não é pra você, ou Deus tem outra coisa, etc...Por isso sempre busque a orientação de Deus, sinais, profecias nos oradores da palavras, revelação nas leituras...busque estar bem informado com Deus. 

5 Você está limitado por você mesmo, se você quer uma coisa específica, está preso a ela até conseguir e pode não conseguir! Ok? Isso porque somos humanos, podemos errar, as vezes até não merecer, podemos ser teimosos de querer somente aquilo, cada pessoa vai até onde crê. Eu posso citar um exemplo interessante: Eu quero uma moça alta, de cabelos longos (por exemplo) é isso que eu quero, então eu tenho que esperar! E isso pode durar muito tempo! Mas a minha decisão será, abortar ao ver uma outra moça que gostei e no fim eu descobrir que Deus tinha essa pra mim que é muito melhor! Ou eu estou decidido pelo que quero, não desisto do que pedi à Deus, mas há um preço. O que nunca, jamais pode acontecer é eu me afastar de Deus! E porque? Porque ele tem o melhor pra mim e eu tenho que crer nisso! E tenho que aprender isso pelo Espírito e encontrar essa segurança nas escrituras. As escrituras não falam muito de vida sentimental, temos porém Rute, Raquel, Rebeca, todos casos de encontros milagrosos na vida sentimental, mas temos outras estórias de pessoas que alcançaram coisas milagrosamente de inúmeras maneiras, e encontros milagrosos de pessoas com pessoas, só que cada um deles baseado em critérios, assim como a tua fé está te dizendo que com você pode acontecer. Estude esses milagres e entenda-os.




TECLADO 2009 - Por Jorge Rodrigues (Jor Roads)

 TECLADO 2009 - Por Jorge Rodrigues (Jor Roads)  (30 Julho à 17 de Agosto de 2009) Este livro foi 100% criado por mim, escrito, e finalizado...